Buscar

PIM VI

Prévia do material em texto

8 
8 
20 
 
 
UNIVERSIDADE PAULISTA 
 
 
IVAN PEREIRA DOS SANTOS RA 1139220
 
 
 
 
 
 
 
 
HAVAN LOJAS DE DEPARTAMENTO LTDA 
PIM VI 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2019 
 
 
IVAN PEREIRA DOS SANTOS RA 1139220
 
 
 
 
 
 
HAVAN LOJAS DE DEPARTAMENTO LTDA 
PIM VI 
 IVAN PEREIRA DOS SANTOS RA 1139220
 
 	 
Projeto Integrado Multidisciplinar VI para obtenção do título de Gestor Logística apresentado à Universidade 
Paulista Orientador: Altair Da Silva 
 
 
 
 
 
 
 
2019 
 
 
RESUMO 
 
 As empresas tem se tornado, a cada dia, mais dependente de administrações eficientes e capacitadas. A competitividade existente no mercado demanda dos administrados um grande conhecimento de práticas e teorias que são relevantes para a tomada de decisões e orientação ao caminho certo a seguir-se. O atual projeto integrando multidisciplinar objetiva proporcionar aprendizado prático e consolidação de conhecimentos que aspiram à administração competente das empresas. Neste sentido, serão abordadas teorias que abrangem a elaboração do plano de negócios através da descrição das caracteristicas e pretensões das organizações com o objetivo de diminuir possíveis barreiras futuras, a importância da tecnologia nas operações logísticas, que permite que os dados e informações cotidianas sejam processados com maior flexibilidade e rapidez, e por fim, o papel da ética, da moral e do direito na garantia dos preceitos sociais que tangem a sociedade. Alinhado a isso, pretende-se garantir e firmar o processo de aprendizagem e vivencia prática dos alunos, na realidade empresarial, onde a teoria deve estar relacionada à prática para o sucesso das metodologias administrativas. 
 
Palavras-chave: Plano de Negócios. Tecnologia. Logística. Ética e Legislação. 
Havan. 
 
 
 
 
 
LISTA DE ILUSTRAÇÕES 
 
FIGURA 1 - Parada Havan, inaugurada em 2010, na cidade de Barra Velha - SC..... 9 
FIGURA 2 - Caminhão utilizado para entregas na HAVAN ....................................... 18 
LISTA DE SÍMBOLOS 
	 
	
	
	% 
	 
	Porcentagem 
	h 
	 
	horas 
	km 
	 
	quilômetro 
	m² 
	 
	metros quadrados 
	R$ 
	 
	Real 
 
 
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS 
 
EDI 	 	Eletronic Data Interchange 
GPS 	Global Positioning System 
ICMS 	Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços 
LTDA 	Limitada 
nº 	 Número p. 	 Página 
RSE 	Responsabilidade Social 
TV 	 	Televisão 
WMS 	Warehouse Management System 
 
 
 
 
 
SUMÁRIO 
 
 
1 	 INTRODUÇÃO 
 
 A realidade das organizações na atualidade envolve conceitos e tecnologias que são essenciais para o desenvolvimento e produtividade. Nesse projeto integrado multidisciplinar busca-se descrever as atividades organizacionais da Havan Lojas de Departamento LTDA relacionando-as com temas recorrentes como o plano de negócios, a utilização de tecnologias para o planejamento e operações logísticas e os conceitos éticos e morais na construção da imagem da organização. 
 A Havan é uma das maiores lojas de departamentos do Brasil e emprega milhares de colaboradores em todas as suas filiais. Sua Matriz está localizada na cidade de Brusque em Santa Catarina. Atualmente, a empresa conta com lojas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Pará e Rondônia, totalizando um montante de 93 lojas. 
 O plano de negócios tem o objetivo de, através de uma descrição detalhada e minuciosa de todos os processos pertencentes a organização, evitar que possíveis barreiras ou problemas futuros façam com que o projeto não atinja as metas e lucros pretendidos. 
 As operações logísticas são preponderantes para uma empresa que possui grandes dimensões e envolve milhares de produtos e entregas. A implantação e utilização adequada das tecnologias existentes para o auxilio e administração dos recursos empresariais é fundamental para que uma empresa consiga obter lucros. Os conceitos éticos e morais devem ser levados em consideração em todas as tomadas de decisão dentro da empresa. O tratamento entre colaborador e empresa deve ser pautado na moralidade e baseado no cumprimento de todas as diretrizes e leis existentes na legislação vigente. Com isso, o estudo objetiva esclarecer as principais dúvidas acerca dos temas propostos, relacionando os mesmos, as diretrizes e práticas organizacionais da empresa em questão. 
 
 
 
2 	CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 
 
 	A Havan Lojas de Departamento LTDA é situada na Rodovia Antônio Heil, nº 200, no centro da cidade de Brusque no estado de Santa Catarina, na região sul do país. Sua principal atividade econômica trata-se do comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância em móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. 
 
FIGURA 1 - Parada Havan, inaugurada em 2010, na cidade de Barra Velha - SC 
 
Fonte: Havan (2017) 
 
2.1 	Principais produtos comercializados 
 
Cama, mesa e banho; 
Utilidades domésticas; 
Decoração; 
Eletrodomésticos; 
Eletroportáteis; 
TV’s e Áudio; 
Telefonia e Informática; 
Brinquedos; 
Jardinagem; 
Ferramentas. 
 
2.2 	Principais fornecedores 
 
Apple 
Asus 
Black and Decker; 
Bosh; 
Brastemp; 
Britânia; 
Candide; 
Consul; 
Cotiplás; 
Eletrolux; 
Intelbras; 
Invicta; 
Lepper; 
LG; 
Midea; 
Multilaser; 
Philco; 
Samsung, entre outros 
 
2.3 	Descrição da empresa 
 
 A empresa teve seu surgimento, no ano de 1986, baseado na existência de uma sociedade entre Luciano Hang, atual diretor da empresa, e Vanderlei, que se tratava do sócio. Da junção das primeiras sílabas dos nomes dos sócios, surgiu o nome da organização, que é Havan. Com a detecção de um potencial econômico existente na cidade de Brusque, em Santa Catarina, a empresa iniciou suas atividades com a comercialização de tecidos, a partir da possibilidade de importação desses produtos com a abertura das fronteiras para produtos estrangeiros. Mais tarde, em 1989, a empresa é transferida para a Rodovia Antônio Heil, onde encontra-se até hoje. No ano de 1999, a empresa toma novos rumos e ingressa no ramo de lojas de departamentos. A partir daí, a empresa passa a crescer progressivamente e incluir-se em novos estados brasileiros. 
 Atualmente, a empresa conta com lojas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Pará e Rondônia. Com um total de 93 lojas espalhadas por todos estes estados, a empresa conta com um número total de 10.000 colaboradores. Além disso, o grupo Havan agrega aos seus negócios outros empreendimentos no Sul do Brasil, como geração de eletricidade, postos de combustível, factoring, hotelaria e outros. 
 A empresa recolhe anualmente um montante aproximado de R$ 1 bilhão de reais, de acordo com levantamento feito em 2014. Ademais, possui política social colaborativa que busca fortificar a relação entre a empresa e a população, por meio de fomento a projetos sociais, culturais e esportivos. A empresa possui premiações e certificados de reconhecimento, conquistados ao longo do tempo, como por exemplo: 
 
Ranking 35 Maiores Varejistas do Brasil pela Revista Exame e Ibevar (2014); 
Ranking 100 Líderes de Melhor Reputação no Brasil pela consultoria Merco, publicado pela Revista Exame (2014); 
Prêmio Empreendedor José Pascoal Baggio (2014), concedido pelo Jornal Correio Lageano, como destaque no ICMS adicionado; 
Comenda “Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana” (2014), concedida pelo governo italiano; 
Vencedor regional e estadual em sua categoria em todas as edições do Prêmio Top of Mind pelo Instituto Mapa e Jornal A Notícia; 
Vencedor de o Prêmio Impar em sua categoria, em várias edições do evento, realizado pela Rede Record; 
Empresário Destaque no Comércio no Prêmio Top of Mind (2013); 
Prêmio Conceito Varejista Sindilojas Blumenau (2008, 2009, 2010,2011, 2012 e 2013) (HAVAN, 2017). 
 
2.4 	Ideologia da organização 	 
 
 A organização, com seus 10.000 colaboradores, possui como estratégia disponibilizar soluções inovadoras e diferenciadas com valores acessíveis e adequados a todas as classes sociais. A empresa trabalha com marketing forte e agressivo e busca oferecer aos seus colaboradores oportunidades de crescimento profissional, através de um plano de carreira bem definido. 
 A empresa recruta e seleciona trabalhadores com conhecimento técnico apurado e quando necessário, com experiência suficiente para a prática das funções. Alem disso, a empresa possui métodos de treinamento qualificados que são usados para, além de treinar adequadamente todos os colaboradores, identificar possíveis caracteristicas que sejam necessárias em outros departamentos da empresa. 
 Como missão, a Havan tem o objetivo de “Surpreender os clientes com produtos, serviços de qualidade e o melhor preço”. A visão da empresa é “Ser a maior e melhor Loja de Departamentos do Brasil”. Além disso, não menos importantes, os valores pregados pela organização são: 
 
Respeito e Simpatia: Trate a todos de maneira educada, demonstrando cortesia. 
Sangue nas Veias: Não espere acontecer, esteja sempre à frente, faça acontecer. 
Vontade de crescer com a Havan: Seja ambicioso e flexível para conquistar as oportunidades da Havan. (HAVAN, 2017). 
 
 
 	 
3 	PLANO DE NEGÓCIOS 
 
 Um plano de negócios possui o objetivo de descrever de forma detalhada qualquer criação, modernização, implementação de novas inovações ou inserção de novos produtos em uma organização ou em suas instalações produtivas. Além disso, um bom plano de negócios também possui metas distintas como apresentar credibilidade aos interessados, provar a viabilidade dos negócios, buscar fomento, além de promover seus criadores técnica e pessoalmente. 
 
3.1 	Análise Estratégica 
 
 Diante da automatização dos sistemas e das novas tecnologias existentes, torna-se necessário, cada vez mais, que as organizações busquem mecanismos que influenciem positivamente na administração organizada e lucrativa. A estabilidade organizacional é garantida por meio dessa gestão estratégica. Nesse sentido, a estratégia surge como um meio que garanta bom desempenho das empresas, ao mesmo tempo em que consegue vantagens competitivas no mercado. 
 No âmbito organizacional, o planejamento estratégico abrange todos os métodos utilizados para trabalhar continuamente e progressivamente o encaixe da empresa as constantes alterações de condições, com o intuito de visualizar o futuro e as garantias para a organização. Para Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. Diante disso, a meta principal do planejamento estratégico torna-se direcionar e orientar a empresa rumo à lucratividade e ao progresso. 
 Nota-se, então, que para o completo entendimento do planejamento estratégico é importante compreender e analisar a estrutura organizacional da empresa. Essa estrutura normalmente é dividida em três níveis que são a alta administração, que devem criar o planejamento corporativo para alavancar a empresa no mercado, as unidades de negócios da empresa, que deve elaborar o plano de negócios específico para torna-lo atrativo, e por fim, o produto, que deve possuir um planejamento de marketing, para buscar as metas do produto no mercado. 
De acordo com GAJ (2002, p.126), na elaboração de um plano de negócios eficiente, a organização de primeiro basear-se na sua ideologia, através da missão, visão e valores empresariais. Dessa forma, essa ideologia torna-se indispensável para o seu desenvolvimento. Além de todas as outras etapas existentes na construção de um plano de negócios efetivo, é importante ressaltar que todos os direcionamentos nele contidos, devem expressar a realidade da empresa e dos interesses dos seus colaboradores, a fim de evitar constrangimentos e ridicularizações. Um plano de negócio elaborado a partir dos interesses únicos e exclusivos da alta administração pode gerar esse tipo de problema, pelo pouco contato que possuem com a realidade geral da empresa. 
 
3.2 	Plano de Marketing 
 
 O plano de marketing trata-se de instrumento que deve ser usado e constantemente avaliado e atualizado. Através dele é possível estudar o mercado com o intuito de adaptarem-se as suas particularidades e conhecer suas novas tendências. Além disso, ainda é possível estabelecer metas e desenvolver ações em busca da competitividade. 
 A estratégia de marketing que compõe o plano de negócios trata das deliberações necessárias para realizar a adequação dos cinco principais elementos do plano, que são o produto, preço, praça, promoção e pessoas, as necessidades do mercado em que pretende-se atuar. 
 Como uma estratégia nesse sentido, as empresas tem buscado estreitar suas relações com clientes e fornecedores. Esse estreitamento dá-se por meio da delegação de parte das operações das empresas para ambos, repartindo responsabilidades e introduzindo valores da clientela. 
 Outro ponto importante é a procura das habilidades para que além de clientes e fornecedores, os colaboradores e outros departamentos da empresa, possam conduzir projetos de maior potencial. Isso é possível por meio da capacitação dos funcionários quanto às noções de marketing, financiamentos e setor operacional quanto a estabelecerem relações e conseguirem apoio, tanto financeiro, quanto pessoal. 
 
3.3 	Plano de Recursos Humanos 
 
 Os funcionários possuem papel de destaque na organização e são devidamente respeitados e valorizados. A importância de cada um é considerada de maneira igualitária a todos os outros, independentemente das funções exercidas e dos cargos ocupados. A empresa preocupa-se em estabelecer meios para que existam as condições adequadas para o crescimento profissional em função de um plano de carreiras bem definido. 
 Todos os funcionários da empresa participam de um amplo sistema de gestão de carreiras que estabelece parâmetros para valorizar a função e as atividades exercidas por cada um. A empresa atende todas as leis trabalhistas vigentes e estabelece meios para estimular e motivar os colaboradores através de convênios com planos de saúde, farmácias e consultórios odontológicos, prêmios de produtividade mensais, vale transporte, bolsas estudantis, entre outros. 
 Outro ponto importante trata-se da gestão de liderança imposta na organização, onde a empresa recruta e seleciona pessoas com potencial futuro que serão preparadas através de treinamentos adequados para assumir cargos de liderança e proporcionar a organização melhores resultados. As políticas sociais da empresa ainda estabelecem cargos para pessoas com algum tipo de deficiência física que são extremamente favoráveis para a inserção dessas pessoas no convívio normal com a sociedade. 
 
3.4 	Análise do Mercado 
 
 A Havan está inserida no mercado de lojas de departamento há muitos anos. Diante disso é considerada como uma das maiores empresas brasileiras que atua neste ramo. Sua estrutura é composta por 93 lojas espalhadas por 74 municípios em 14 estados brasileiros. Possui um total de aproximadamente 100 mil produtos nacionais e internacionais para comercialização em todas as lojas. 
 Anualmente, 100 milhões de clientes fazem uma visita a qualquer uma das 93 filiais existentes. Desse total, 2 milhões possui vínculo com a empresa através do cartão de fidelidade, que garante benefícios como descontos extras e possibilidade de parcelamento em um número maior de parcelas. 
Nesse sentido, para uma correta análise sobre as possibilidades e oportunidades existente em um mercado para a inserção de novos produtos ou serviços é preciso que, primeiramente, este mercado seja amplamente estudado e discutido. Como apresentado anteriormente, a Havan possui um mercado bastante consolidado e composto por clientes diversificados.Isso impede, por exemplo, que em um primeiro momento os custos de comercialização, impostos, dentre outros, superem as estimativas de lucratividade no novo empreendimento. 
 
3.5 	Plano Financeiro 
 
 Um planejamento financeiro bem definido disponibiliza recursos para que a empresa possa prever e estipular métodos para suprir as necessidades e possíveis obstáculos que possam surgir durante o desenvolvimento do projeto. Com esse planejamento torna-se possível que mais facilmente as metas e objetivos traçados no início do projeto sejam alcançadas. 
 Assim como em qualquer outro planejamento, o financeiro pode ser definido e separado em etapas que garantem sua correta elaboração. Nesse sentido, essas etapas podem ser definidas como: 
Recolhimento de informações necessárias; 
Diagnóstico da conjuntura atual e possíveis alternativas; 
Criação de métodos para a conquista das metas; 
Desenvolvimento de estratégias; 
Reavaliação e atualização constante do plano financeiro. 
 
 
 
4 	TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGISTICAS 
 
 O processo de implantação, planejamento e controle efetivo dos bens e serviços da empresa compreendem a logística organizacional. Com um modelo logístico eficiente, tem-se a possibilidade de encontrar métodos para diminuir os custos de produção, produtos e serviços a fim de fornecer produtos cada vez mais baratos. 
 	Segundo Novais (2001, p.36): 
 
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor”. 
 
 Aliado ao planejamento logístico, a tecnologia da informação, utilizada no produto ou no serviço permite que as informações e dados sejam processadas de forma mais rápida e eficiente. Diante disso, as decisões podem ser tomadas mais rapidamente e com mais qualidade, pois são baseadas em dados mais concretos. 
 
4.1 	Estrutura logística 
 
 O controle operacional de todas as saídas e entradas de novos produtos no estoque da empresa é controlado por um software moderno. Através da codificação individual de cada produto é possível determinar sua real localização rapidamente, esteja esse produto, onde estiver. Com esse procedimento, torna-se possível determinar momentaneamente a quantidade em estoque de qualquer produto que seja comercializado pela empresa. 
 Todo o processo de comercialização também é interligado com todos os outros setores, permitindo o desconto simultâneo da unidade vendida no sistema logístico computadorizado. Diariamente, os relatórios de vendas são impressos e repassados ao setor de transporte que torna-se responsável por dar o destino correto ao produto. Os relatórios são compostos pelas informações necessárias para que a entrega seja efetuada com sucesso, como descrição do produto, especificações, quantidade, localização no depósito e endereço de entrega. 
A entrega tem início na retirada no produto em estoque. Após essa etapa, o produto é direcionada para o embarque nos caminhões. É importante ressaltas que os itens embarcados em cada veículo são previamente analisados, onde é feita a programação da carga, a fim de evitar exageros e rotas inadequadas. Dessa forma, os veículos são despachados, com rotas programadas e planejadas, e com o devido peso. A garantia da entrega é realizada pela empresa através do planejamento estratégico realizado pelo software que garante a quantidade correta disponível diariamente de caminhões, motoristas e combustível. 
 A qualidade nas entregas é amplamente apreciada pela gestão da empresa. A linha Branca que é muito comercializada pela organização possui entrega gratuita garantida para aqueles clientes que forneçam endereço com no máximo 50 km de distância da loja mais próxima. Os produtos que constam na Lista de Presentes também possuem essa regalia. As entregas são realizadas no período entre 8hs e 18hs, de segunda a sexta, e de 8h às 12h, durante os sábados. Na FIGURA 1, pode-se observar um dos caminhões utilizados para a entrega. 
 
FIGURA 2 - Caminhão utilizado para entregas na HAVAN 
 
Fonte: Havan (2017) 
 
4.2 	A aplicação das tecnologias na Logística 
 
 A relação entre a tecnologia e logística possibilita um nível de operacionalização e automatização mais acentuado. Com essa prática, as atividades como produção, processamento de dados, estocagem, comercialização e gerenciamento do negócio tornam-se mais agilizadas e adequadas, que culmina em maior flexibilidade e efetividade por parte da empresa. 
 Na Havan Lojas de Departamento LTDA, o sistema informacional é totalmente integrado a logística empresarial por meio de sistemas que expandem as informações para toda a empresa, facilitando a gestão. Através da movimentação desses dados por toda a empresa, a elaboração de relatórios, consultas e tomadas de decisão são em tempo mínimo. Fica evidente que as inovações tecnológicas proporcionam um melhor relacionamento com a cadeia logística e consequentemente maior dinamismo para buscar soluções para os problemas ocasionais. 
 Segundo Fleury et al (2000), o objetivo principal da aplicação de tecnologias na logística é aumentar o fluxo informacional com o intuito de buscar maior flexibilidade e diminuir as dúvidas. Na Havan são utilizadas, entre as muitas existentes, algumas tecnologias consideradas primordiais para a posição de mercado em que a Havan encontra-se na atualidade. 
 
4.2.1 EDI (Eletronic Data Interchange) 
 
 O EDI ou mais comumente conhecido como intercâmbio eletrônico de dados trata-se de uma tecnologia logística informacional capaz de integrar a empresa a todos os seus componentes e parceiros, propondo maior comunicação e maior rapidez nas respostas. O sistema abrange todas as transações de dados entre os atores da situação organizacional da empresa, seja ela de qual ramo ou atividade for. 
 
4.2.2 GPS (Global Positioning System) 
 
 O Sistema Global de Posicionamento consiste em determinar a localização real e simultânea de qualquer corpo físico cadastrado no sistema sobre toda a abrangência do planeta terra. É necessária a conjunção entre o GPS e a comunicação, pois o funcionamento do sistema é baseado em informações repassadas pelo receptor que realiza o rastreamento de sua localização. 
 
4.2.3 WMS (Warehouse Management System) 
 
 O programa de gerenciamento de armazéns consiste na tecnologia que permite a troca constante de informações que permite o processamento de informações, a localização de produtos, o controle e o aproveitamento de toda a capacidade de mão de obra, além de possibilitar a emissão de relatórios diversos. Este sistema é capaz de administrar a movimentação de veículos para o transporte de produtos de forma automática. Através desse sistema, a Havan consegue otimizar os tempos de armazenagem, embarque e desembarque de produtos e ainda controlar o estoque de forma simultânea. 
 
 
5 	ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL 
 
 A condução dos negócios de maneira ética, moral e respeitando os direitos de ambos os lados, são condições mínimas impostas pela globalização e pela cultura imposta nas organizações, hoje em dia. Os direitos dos trabalhadores são outro tema imposto pelas discuções atuais e, cada vez mais, torna-se pauta de novas leis e diretrizes governamentais. A concepção de trabalho, atualmente, está atrelada a forma como ele é desenvolvido, respeitando os preceitos éticos, morais e principalmente, os direitos de todos os atores na conjuntura empresarial. 
 
5.1 	Ética, moral e direitos no âmbito organizacional 
 
 A ética, a moral e o direito são premissas fundamentais para a correta atuação de toda a abrangência organizacional, sejam colaboradores, clientes, fornecedores e a própria empresa. 
 O papel dos colaboradores diz respeito a realizar suas atividades de forma adequada, respeitando dos companheiros de trabalho e com dedicação. Devem seguir os roteiros aprendidos em treinamento,as regras organizacionais e acima de tudo, acompanhar e compreender o código de ética da empresa. 
 O papel da organizacional do quesito ético é denominado ética empresarial. Esse conceito aborda o comportamento das organizações no que diz respeito as suas ações, que devem seguir um parâmetro comportamental adequado e em acordo com os princípios morais e éticos propostos pela sociedade. A ética é uma teoria evidente e presente no dia a dia dos indivíduos, porque relaciona-se a compreensão das atitudes, da usabilidade dos valores e das consequências impostas pela não utilização. Não se trata apenas de uma tática empresarial, mas de um modelo funcional e constante no cotidiano da empresa. 
 A moral associa-se justamente aos costumes, valores e normas que são usados na definição das ações e atitudes empresariais. Essas atitudes, no âmbito moral, devem obedecer a livre escolha das pessoas. “A moral, como sinônimo de ética, pode ser conceituada como o conjunto das normas que, em determinado meio, granjeiam a aprovação para o comportamento dos homens” (LISBOA, 2009, p.24). 
 A Havan presa por uma postura social que gere benefícios e valorize a sociedade, o meio ambiente e a comunidade em que está presente. Através de patrocínios esportivos, doações para entidades carentes e o auxilio financeiro a programas sociais e culturais, a empresa busca praticar sua responsabilidade social empresarial de forma proativa. 
 
“RSE (Responsabilidade social empresarial) é o compromisso empresarial de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando em conjunto com os empregados, suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua qualidade de vida, de maneira que sejam boas tanto para as empresas como para o desenvolvimento.” (BANCO MUNDIAL, 2002). 
 
 Na atualidade, a responsabilidade tornou-se uma forma pela qual as empresas almejam certificar e a fixar os clientes e melhorar sua imagem no mercado. A população como um todo, ou os colaboradores, aguarda das empresas um retorno social garantido pelos lucros organizacionais. Alem disso, as pessoas precisam que as empresas estejam engajadas em qualificar suas vidas. Ainda sim, seguindo as diretrizes sociais com comprometimento, as organizações atingem um nível de satisfação capaz de melhorar a vida das pessoas e sua própria imagem perante elas. 
 
5.2 	Práticas organizacionais 
 
 A manutenção dos direitos trabalhistas envolve a relação entre a empresa e os principais representantes das classes trabalhistas, que tratam-se dos sindicatos. Nesse sentido, em um contexto geral, as relações trabalhistas envolvem a empresa e seus próprios colaboradores. 
 A Havan Lojas de Departamento LTDA tem a premissa de seguir estritamente todas as premissas estabelecidas nas leis que regem o trabalho no Brasil. Através disso, a empresa espera contar com colaboradores motivados e que busquem sempre um maior índice de acertos. 
 
 
6 	CONCLUSÃO 
 
 Com o decorrer do estudo, pode-se perceber a real importância da aplicação de teorias no cotidiano das organizações. O processo organizacional envolve variáveis que precisam ser amplamente analisadas para que possa chegar-se a qualquer conclusão. 
 A Havan Lojas de Departamento LTDA é uma das maiores lojas de departamento do Brasil e conhecedora dos conceitos e metodologias recorrentes. O sucesso e desenvolvimento contínuo da empresa são baseados na valorização de seus colaboradores e na aplicação de tecnologias no seu sistema logístico. 
 O plano de negócios mostrou-se essencial para direcionar a empresa quanto aos riscos e possíveis problemas que podem ser encontrados no decorrer do projeto. O plano de negócios possibilita uma descrição organizada e explicativa de todas as principais condições, caracteristicas e diretrizes para um ampliamento, criação ou desenvolvimento de uma nova organização. 
 Aliado ao plano de negócios, a utilização de tecnologias no processo logístico implica em maior flexibilidade e rapidez na identificação, carregamento e entrega de produtos e pedidos. Além disso, possibilita o controle simultâneo do estoque e de todas as vendas e compras realizadas pelos outros setores da empresa. 
 A prática dos conceitos éticos e morais em uma empresa geram resultados satisfatórios, pois além de determinar uma relação profissional e de respeito com os funcionários, passa a ser vista pelos clientes como uma organização preocupada e que busca sempre o melhor para seus trabalhadores. 
 Por fim, é possível afirmar que o projeto integrado multidisciplinar, através das suas premissas, garantiu ao aluno a prática dos conceitos estudados. Ademais, permite, através da convivência profissional, ampliar os níveis de experiência dos alunos e gerar benefícios para as empresas. 
 	 
7. REFERÊNCIAS 
 
BANCO MUNDIAL. Public sector roles in strengthening corporate social responsibility: a baseline study. Washington, 2002. Disponível em: <http://www.worldbank.org/privatesector/csr/> Acessado em: 01 jun. 2019 
. 
 
 
FLEURY, P.F., FIGUEIREDO, K., WANKE, P. Logística Empresarial: A 
Perspectivas Brasileira. Coleção COPPEAD de Administração. São Paulo: Atlas, 2000 
 
 
GAJ, L. O estrategista: do pensamento à ação estratégica na organização. São Paulo: Editora Makron Books, 2002. 
 
 
HAVAN. Disponível em: <http://www.lojashavan.com.br/home>. Acesso em: 01 jun. 2019 
 
 
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992 
 
 
LISBOA, L. P. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2009. 
 
 
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: 
Estratégia, Operação e Avaliação. Rio de Janeiro. Campus, 2001

Continue navegando