Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Qual a finalidade da normalização dos materiais de construção?
Elaborar normas com o objetivo de regulamentar a qualidade, a classificação, a produção e o emprego dos diversos materiais.
Descrever os tipos de sócios das entidades normalizadoras no Brasil:
- Sócios mantenedores: contribuem substancialmente;
- Sócios coletivos: firmas ou entidades;
- Sócios individuais: contribuem em menor escala;
- Entidades associadas: Assessoram o trabalho da ABNT.
Comentar sobre a vigência de uma norma da ABNT:
A ABNT estabelece a revisão obrigatória de cada norma de 5 em 5 anos, no máximo. O desenvolvimento da normalização pode até ser considerado a medida do desenvolvimento industrial de um povo.
 Quais são os tipos de normas brasileiras, dê exemplos:
- Normas: dão as diretivas para cálculos e métodos de execução de obras e serviços, assim como as condições mínimas de segurança;
- Especificações: estabelecem as prescrições para materiais;
- Métodos de ensaio: estabelecem os processos para a formação e o exame de amostras;
- Padronizações: estabelecem as dimensões para os materiais ou produtos;
- Terminologias: regularizam a nomenclatura técnica;
- Simbologia: para convenções de desenhos;
- Classificações: para ordenar e dividir conjuntos de elementos.
Como se faz o encaminhamento de uma norma no Brasil?
Os sócios da ABNT elegem os elementos para os diversos comitês brasileiros, que são os órgãos orientadores da parte técnica sobre determinados assuntos. A instituição de uma norma é regulada pela Diretiva. Os comitês criam as comissões de estudo, que parte de um texto básico, que poderá ser preparado por um de seus membros ou encomendado a um técnico. A partir do texto básico, ela elabora um anteprojeto, que é enviado ao comitê. Este o examina, para ver suas implicações com outras normas já em vigor, e o encaminha para os associados para votação. Sendo aprovado, passa a “Norma”.
O que são marcas de conformidades de produtos das entidades normalizadoras?
É quando as entidades normalizadoras reconhecem publicamente os materiais que estão de acordo com suas especificações. Pode ser indicada por um símbolo a ser afixado no material ou embalagens.
Definir peso específico, massa específica e densidade de um material:
- Peso específico: é a relação p= (P/v), entre o peso em corpo e seu volume.
- Massa específica: é a relação m= (M/v), entre sua massa e seu volume.
- Densidade: relação entre sua massa e a massa de mesmo volume da água destilada a 4® C, no vácuo.
Explicar os 5 principais esforços ( tração, compressão, flexão, cisalhamento e torção) numa viga biapoiada:
- Compressão: Ex.: duas pessoas empurrando a viga, uma para o sentido contrário da outra.
- Tração: Ex.: duas pessoas puxando a viga, uma para o sentido contrário da outra.
- Flexão: Ex.: uma viga com dois apoios, um em cada extremidade com duas pessoas pulando no meio dessa viga.
- Torção: Ex.: duas pessoas torcendo uma viga.
- Cisalhamento: o corte da viga.
Do que depende a qualidade dos materiais de construção?
A solidez, a durabilidade, o custo e o acabamento da obra.
Qual a principal finalidade da disciplina “materiais de construção”?
Como não seria prático que cada novo engenheiro fosse adquirindo aos poucos essa experiência, é preciso que esses conhecimentos sejam difundidos por meio do ensino, essa é a finalidade.
Comentar sobre o histórico dos materiais de construção:
Nas civilizações primitivas, o homem empregava os materiais assim como os encontrava na natureza, não os trabalhava. Não demorou muito para que começasse aprender a modelá-los e adaptá-los às suas necessidades. Vê-se, assim, que se formava um ciclo: melhores materiais possibilitavam melhores resultados e melhores técnicas, por sua vez, demandavam materiais ainda melhores. Sua evolução é tao importante, que é necessário que o estudo dessa matéria seja constantemente estudada pelo profissional em sua vida.
Falar sobre a necessidade de atualização profissional em função das novas técnicas construtivas e surgimento de novos materiais:
Por causa da evolução dos materiais serem tão rápidas, o profissional precisa estar atualizado para que a utilização do material seja duradoura.
Discutir sobre a expressão “ não adianta saber apenas calcular a viga, é necessário saber também dosar o concreto de modo a obter a resistência prevista”:
Para construir, é preciso conhecer, a fim de alcançar o objetivo desejado, as forças externas que atuarão sobre a construção, as forças internas que então, se originarão, e também, com suma importância, o material que poderá resistir, conhecendo suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.
Definir asfalto e concreto asfáltico:
Asfalto é matéria hidrocarbonada, de cor preta, presente em muitos petróleos crus, nos quais se encontra dissolvido. Os asfaltos são aglomerantes que oferecem particular interesse ao engenheiro, por se tratar de um poderoso ligante. 
Os concretos asfálticos oferecem elevada resistência ao ataque pela maioria dos ácidos, álcalis e sais.
Explicar cimentos asfálticos, asfaltos líquidos, emulsões asfálticas:
- Cimentos asfálticos: são materiais termoplásticos, variandoa consistência de firme e duro, em temperaturas normais, e que devem ser aquecidos até atingir a condição de fluídos, conveniente ao seu emprego.\
- Asfaltos líquidos: nestes asfaltos, a fase semissólida de materiais se encontra dissolvida em óleos de grau de volatilidade variada, conforme sejam as variedades de cura lenta, média e rápida.
-Emulsões asfálticas: são misturas homogêneas de cimento asfáltico e agua com uma pequena quantidade deum agente emulsificador normalmente usado como ajuda no processo de fabricação.
Explicar o que é o ponto de fugor nos asfaltos:
Representa a temperatura critica, acima da qual é necessário tomar precauções especiais para afastar o perigo de incêndio durante o seu aquecimento e manipulação.
Explicar asfaltos líquidos de cura lenta (SC), cura média (MC) e cura rápida (RC):
- SC: são misturas de cimento asfáltico e óleos.
- MC: é uma mistura de cimento asfáltico de penetração de 120 a 300 cm com um solvente hidrocarbonado de ponto de evaporação próximo ao querosene.
- RC: é uma mistura de cimento asfáltico, de 80 a 120cm de penetração, e de um solvente altamente volátil.
Descrever as aplicações do asfalto na construção civil:
São utilizados nas obras de pavimentação, pintura impermeabilizante, isolamento elétrico, papeis e papelões impermeabilizantes, entre muitas outras aplicações.
Descrever o processo de obtenção de cal:
A cal resulta da calcinação da rocha calcaria pura, obtida da produção de oxido de cálcio puro.
O que é a cal viva?
É um produto de cor branca que apresenta soba forma de grãos de grande tamanho e estrutura porosa, com densidade media de 0.85, ou em pó, com densidade média de 0.5. A densidade absoluta é, em média, 2.20.
Como é processada a extinção da cal viva em obra, e quais os cuidados que devem ser observados?
É obtida mediante a adição de água. É uma reação altamente exotérmica, acompanhada de considerável aumento de volume.
Quais as principais propriedades da cal hidratada?
Plasticidade, retração, rendimento e endurecimento.
Citar e explicar sucintamente quais os ensaios de verificação da qualidade de uma cal hidratada:
Colocam- se em um balde, dois ou três pedaços de cal, de aprox. ½Kg cada, adicionando-se água, até que eles fiquem cobertos; observa-se quanto tempo leva para iniciar-se a reação de extinção, quando o matéria começa a soltar fragmentos ou a esboroar-se. De acordo com o tempo decorrido, tem-se a seguinte classificação:
- Extinção rápida: tempo inferior a 5min. Neste caso é necessário que a cal seja colocada na água, nunca o inverso. A operação deve ser constantemente observada, e ao mais leve sinal de desprendimento de vapor, deve-se proceder a uma rápida e enérgica agitação, adicionando mais água, até cessar o desprendimento.
- Extinção média: tempo entre 5 e 30min. Adiciona-se água suficiente para fazer submergir parcialmente omaterial. A agitação será ocasional e, havendo desprendimento de vapor, deve-se adicionar água aos poucos. Convém não adicionar mais água que o necessário.
- Extinção lenta: tempo superior a 30min. Neste processo, a quantidade de água a ser adicionada deve ser o bastante para umedecer completamente o material.
Quais as principais propriedades do gesso?
Pega, resistência mecânica, aderência e isolamento.
Quais as características que conferem ao gesso sua excelente propriedade de proteção contra o fogo?
A condutibilidade térmica do fogo é muito fraca, 0,40 cal/h/cm²/C/cm, cerca de 1/3 do valor para o tijolo comum.
Cite as principais utilizações do gesso na construção civil:
É utilizado especialmente em revestimento e decorações interiores, por ser muito maleável, oferece ótimos resultados. Ele não se presta, ordinariamente, para aplicações exteriores por se deteriorar em consequência da solubilização na água. O gesso é largamente utilizado na fabricação de ornamentos, painéis para paredes e forros.
O que é cal hidráulica?
A cal hidráulica tema propriedade de endurecer sob a água, embora, pela quantidade de hidróxido de cálcio que contem, sofra também a ação de endurecimento pela carbonatação proveniente da fixação de CO2 do ar. Não é um produto apropriado para construções sob a água, pois sua pega é muito lenta.

Mais conteúdos dessa disciplina