Buscar

Apresentação - Polimeros

Prévia do material em texto

POLÍMEROS
Equipe:
Eduardo Bortoli
Guilherme Marques
Julio Cesar Gomes Souza
Lincon Henrique Moreira Gomes
Lucas Santos
Professor Orientador:
Giovana Cristina Buso Weiller Pimenta
Universidade do Norte do Paraná
1
Neste trabalho o principal objetivo é discutir e apresentar o ciclo de vida dos materiais polímeros, desempenho do material, sua disponibilidade e impacto junto ao ambiente.
Objetivo será dividido em quatro partes, obtenção na natureza (disponibilidade), mostrar se o material é renovável ou não renovável, o seu reaproveitamento direto ou indireto e por fim o seu descarte.
Introdução
2
2
Os polímeros são um grupo de macromoléculas formadas por unidade menores, os monômeros, ligados entre si através de ligações covalentes.
O Polietileno de baixa densidade (PEBD) é um material termoplástico com boas propriedade mecânicas, grande resistência química e baixo custo relativo.
Possuem diversas aplicações como: Recipientes para embalagens de produtos alimentícios, farmacêuticos e químicos, utensílios domésticos, brinquedos, materiais de construção e etc... 
3
4
Os polímeros podem ser divididos em vários tipos, sendo que os principais são os naturais e os sintéticos.
Polímeros Naturais: São polímeros encontrados na natureza e que estão presentes na composição orgânicas de espécies de vegetais e animais, inclusive em nosso DNA. São conhecidas como biomoléculas ou ainda moléculas da vida, presentes em carboidratos, lipídios e proteínas. 
Polímeros Sintéticos: São aquelas fabricados em laboratório e surgiram na tentativa de igualar a composição de polímeros naturais. Os primeiros surgiram no final do século XIX, por volta dos anos 1800, sendo necessário um grande conhecimento em química orgânica e ter uma tecnologia mais sofisticada.
5
6
TABELA DE EXEMPLOS DE CADA TIPO DE POLIMERO
Polímeros de fontes renováveis: Materiais Biodegradáveis e Compostáveis.
São materiais fragmentáveis sob efeito da luz ultravioleta (UV), do oxigênio ou de um alto nível de calor.
Os plásticos biodegradáveis pode ser criados de a partir de substancias vegetais e animais como celulose, o amigo e a chitina.
7
Polímeros de fontes não renovável: 
Plásticos oxibiodegradaveis, também conhecidos como OBP consiste de polímeros que contem aditivos que aceleram sua degradação oxidativa na presença de luz ou calor. Esses aditivos são compostos de metais de transição: Ferro, Níquel ou Cobalto.
8
9
Reciclagem dos polímeros: 
Reciclagem primária: Processo de reaproveitamento dos materiais para outras finalidades
Reciclagem secundária ou mecânica: Processo em que transforma o material em pedacinhos, para que seja reutilizados na fabricação de materiais de qualidade inferior, como sacos lixos, solados, etc ... Cerca de 15% dos resíduos produzidos no Brasil são reciclados mecanicamente.
Reciclagem Terciaria ou química: Reprocessa os plásticos, transformando em monômeros ou misturas hidrocarnonetos, que poderão ser reutilizados como matéria de novos produtos plásticos.
Reciclagem quaternária ou energética: Tecnologia que utiliza o resíduo como combustível para a disponibilidade de energia elétrica e térmica. No Brasil ainda não é aplicado.
10
O Descarte é necessário ser realizado em locais apropriados, pois se jogado de forma incorreta pode demorar de 30 anos a tempo indeterminado para sua degradação.
Se lançado ao meio ambiente de maneira incorreta pode-se chegar a rios e até mesmo ao mar, causando mortes de animais, e contaminando estes locais.
Descarte
11
Descartes em depósitos a céu aberto: É usado depósitos a céu aberto que contribui para a contaminação do solo ao seu redor.
Descarte em aterro sanitários: Lixo é ali depositado e compactado, coberto com terra, tem a consequência negativa pois futuramente esses ambientes não poderão ser usados para construção ou agricultura
Descarte por meio de incineração: Ao serem queimados os plásticos lançam ao ar substancias toxicas, como HCI, NH3 e o HCN, que pode ser evitado/minimizado se cumprido o controle rigoroso na filtração e neutralização dos gazes. Ideal para eliminação de lixos potencialmente perigosos com proveniente de hospitais, e de algumas industrias.
Reciclagem ou reaproveitamento da matéria prima: Melhor alternativa de “descarte”.
Descarte
12
TABELA COM EXEMPLOS DE POLÍMEROS E O TEMPO MÉDIO DE DEGRADAÇÃO.
Descarte
13
Com a conclusão das pesquisas e elaboração deste trabalho, pode se concluir que deve se ter uma maior importância para todos os tipos de materiais que usamos em nosso dia a dia, tendo uma preocupação maior com o descarte e a possibilidade de reaproveitamento correto destes materiais. 
Em relação aos polímeros, pode-se observar o quão prejudicial o descarte incorreto do mesmo e ao mesmo tempo a tão importante é este composto hoje em dia, principalmente como esta crescendo os polímeros na construção civil. 
O ciclo destes materiais é curto, devemos aumentar este ciclo e assim nos beneficia-nos e crescendo.
Conclusão
14
BRITO, Raquel. Polímeros: Tipos, o que são, exemplos e biodegradáveis. [S. l.], 2018. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/05/31/polimeros/. Acesso em: 13 mar. 2019.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Polímeros: Poluição e lixo. [S. l.], 2017. Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/quimica/polimeros-poluicao-lixo.html. Acesso em: 16 mar. 2019.
HIPÓLITO, Israel da Silva ; HIPÓLITO, Rafael da Silva; LOPES, Gean de Almeida. Polímeros na Construção Civil. In: IX SIMPÓSITO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2013, São Paulo. Gestão e Tecnologia para a Competitividade [...]. [S. l.: s. n.], 2013. Disponível em: https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/5518429.pdf. Acesso em: 13 mar. 2019.
PLÁSTICOS Biodegradáveis. [S. l.], 2014. Disponível em: https://www.resumoescolar.com.br/biologia/plasticos-biodegradaveis/. Acesso em: 16 mar. 2019.
QUEVEDO, Renata Tomaz. Polímeros. Valinhos, 2016. Disponível em: https://www.infoescola.com/quimica/polimeros/. Acesso em: 15 mar. 2019.
Referências
15
RECICLAGEM de plásticos. Campinas, 2017. Disponível em: https://papeisbarao.com.br/reciclagem-de-plasticos/. Acesso em: 15 mar. 2019.
SOUZA, Líria Alves. Polímeros e poluição. [S. l.], 2013. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/polimeros-poluicao.htm. Acesso em: 17 mar. 2019.
Referências
16
17

Continue navegando