Buscar

Rochas docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rochas são elementos naturais que é constituindo pela agregação/resfriamento de minerais. As rochas são comumente classificadas pela sua formação, em magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.
	As rochas que se formam com o resfriamento de magma recebem o nome de magmáticas ou ígneas (do latim fogo). Podem ocorrer duas formas de resfriamento do magma dando origem a essas rochas. Quando o magma é resfriado no interior da crosta terrestre obtêm-se as rochas intrusivas ou plutônicas, esse processo é bem lento devido à temperatura no interior da crosta terrestre. Quando o magma é expelido pelas erupções vulcânicas ele se resfria mais rápido e gera as rochas extrusivas ou vulcânicas. As rochas magmáticas são as rochas mais antigas e algumas delas deram origem à crosta terrestre. Para sabermos se a rocha se resfriou no interior da Terra devemos olhar se ela apresenta cristais bem formados e de tamanhos semelhantes. Se a rocha for resfriada fora da crosta terrestre ela apresentara minerais muito pequenos, que nem chegam a formar cristais.
	As rochas sedimentares são formadas pelos pedaços de outras rochas, esses pedaços se originam pela quebra das rochas ou pela decomposição química das rochas. Essa decomposição química das rochas se chama intemperismo e é muito importante para a mudança do relevo da Terra. Depois de sofrer a ação intempérica os fragmentos de rocha gerados são carregados e depositados em bacias aonde vão se compactando até formar uma rocha. As rochas sedimentares podem ser: -Detriticas, que são as rochas formadas pelos detritos de outra rochas. – Químiogénicas, são as rochas que resultam da precipitação dos elementos dissolvidos pela água. – Biogénicas, que são as rochas que são formadas com detritos de outras rochas e detritos de animais mortos.
	As rochas metamórficas são formadas no interior da crosta terrestre, onde a pressão e a temperatura são altas, os atritos e/ou combinação química de dois ou mais minerais transformam a estrutura molecular das rochas e dão origem a as rochas metamórficas. As rochas metamórficas podem ser formadas por rochas ígneas e sedimentares. Por exemplo, se ocorrer uma mudança na crosta terrestre e um rocha sedimentar for “empurrada” para régios profundas, a pressão e a temperatura desse local ira alterar lentamente a estrutura da rocha gerando uma nova rocha.
Bibliografia
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil, Vol 1. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha

Outros materiais