Buscar

FAEL_Direito Constitucional Aplicado_EXERCÍCIOS

Prévia do material em texto

FAEL
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL PENAL
DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO
Questão 1
Texto da questão
O remédio constitucional para garantia do exercício de liberdades constitucionais não aplicáveis em razão da falta de norma regulamentadora é:
Escolha uma:
a. o mandado de segurança coletivo.
b. a ação popular.
c. a ação direta de inconstitucionalidade.
d. o mandado de injunção.
e. a ação civil pública.
Feedback
A resposta correta é: o mandado de injunção..
Questão 2
Texto da questão
Uma nova Constituição ab-roga a Constituição anterior, mas as leis e os atos normativos apenas materialmente compatíveis com a nova Constituição continuam em vigor. Na teoria constitucional, esse fenômeno denomina-se:
Escolha uma:
a. mutação constitucional.
b. revalidação constitucional.
c. reconstitucionalização do direito.
d. repristinação constitucional.
e. recepção.
Feedback
A resposta correta é: recepção..
Questão 3
Texto da questão
Considere o seguinte caso e assinale a alternativa correta: uma associação de moradores, constituída há mais de cinco anos na cidade de Curitiba-PR, ingressou com ação civil pública perante a justiça estadual postulando a declaração de inconstitucionalidade de uma lei 
 municipal, por ela violar direitos fundamentais previstos na Constituição da República. O juiz da causa deve:
Escolha uma:
a. indeferir a petição inicial, por ilegitimidade processual ativa, na medida em que a ação civil pública é um instrumento processual exclusivo do Ministério Público.
b. indeferir a petição inicial, pois o pedido é incompatível com a via processual escolhida.
c. indeferir a petição inicial, pois juízes estaduais não podem exercer controle de constitucionalidade.
d. indeferir a petição inicial, por ilegitimidade processual ativa, na medida em que a ação civil pública é um instrumento processual exclusivo da Defensoria Pública.
e. declarar-se incompetente para o julgamento da causa, pois a incompatibilidade entre leis municipais e a Constituição da República somente pode ser apreciada pela justiça federal.
Feedback
A resposta correta é: indeferir a petição inicial, pois o pedido é incompatível com a via processual escolhida..
Questão 4
Texto da questão
De acordo com a Constituição Federal brasileira, conceder-se-á mandado de injunção:
Escolha uma:
a. sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
b. para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública.
c. para assegurar o conhecimento de informações relativas à terceira pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
d. para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
e. para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
Feedback
A resposta correta é: sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania..
Questão 5
Texto da questão
A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No que se refere à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, a Constituição Federal assegurou a preferência pelo modelo de reparação em detrimento da prevenção ao dano.
b. Na técnica de redação da constituição brasileira, o constituinte já especificou os instrumentos de garantias para os direitos fundamentais.
c. Os direitos e garantias fundamentais, criados como direitos negativos, impedem o poder público, mas não a esfera privada, de violar o espaço mínimo de liberdades assegurado pela Constituição Federal.
d. Só podem ser considerados direitos fundamentais aqueles expressamente previstos no texto constitucional.
e. De acordo com a doutrina majoritária, os direitos de segunda geração, ou direitos sociais, não constituem simples normas de natureza dirigente, sendo verdadeiros direitos subjetivos que impõem ao Estado um fazer.
Feedback
A resposta correta é: De acordo com a doutrina majoritária, os direitos de segunda geração, ou direitos sociais, não constituem simples normas de natureza dirigente, sendo verdadeiros direitos subjetivos que impõem ao Estado um fazer..
Questão 6
Texto da questão
Assinale a alternativa correta em relação ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988.
Escolha uma:
a. Consigna mandamentos que se revogam por terem cumprido a tarefa.
b. Engloba estipulações quanto as providências a serem adotadas no período de transição da ordem constitucional anterior para a atual.
c. Os atos transitórios que cumpriram sua função estão sujeitos à incidência do poder de reforma constitucional.
d. As disposições transitórias não participam da técnica jurídica da intertemporalidade.
e. As disposições transitórias interligam-se com o princípio da irrepetibilidade dos projetos de lei.
Feedback
A resposta correta é: Engloba estipulações quanto as providências a serem adotadas no período de transição da ordem constitucional anterior para a atual..
Questão 7
Texto da questão
A previsão constitucional que determina a reserva de percentual dos cargos e empregos para as pessoas portadoras de deficiência tem como objetivo, precipuamente, promover o direito à:
Escolha uma:
a. saúde coletiva.
b. liberdade individual.
c. igualdade material
d. vida.
e. segurança.
Feedback
A resposta correta é: igualdade material.
Questão 8
Texto da questão
Assinale a alternativa que cita apenas conceitos próprios da Teoria dos Direitos Fundamentais ou do Neoconstitucionalismo:
Escolha uma:
a. núcleo essencial, pragmatismo antifundacionista e emotivismo moral kantiano.
b. pragmatismo utilitarista, evolucionismo neurocognitivo e princípio da proporcionalidade.
c. razão prática, ponderação como técnica decisória e força normativa da constituição.
d. consequencialismo moral kantiano, concordância prática e dignidade.
e. princípio da proporcionalidade, núcleo essencial e consequencialismo moral kantiano.
Feedback
A resposta correta é: razão prática, ponderação como técnica decisória e força normativa da constituição..
Questão 9
Texto da questão
A garantia individual adequada para alguém que sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, é:
Escolha uma:
a. o mandado de segurança .
b. a ação civil pública.
c. o mandado de injunção.
d. o habeas corpus.
e. o habeas data.
Feedback
A resposta correta é: o habeas corpus..
Questão 10
Texto da questão
No que tange à Tutela Constitucional dos Direitos e das Liberdades, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. não há a necessidade da negativa da via administrativa para justificar o ajuizamento do Habeas-data, pois o interesse de agir está sempre presente, por tratar-se de uma ação constitucional, de caráter civil, que tem por objeto a proteção do direito líquido e certo do impetrante em conhecer todas as informações e registros à sua pessoa e constantes de repartições públicas ou particulares acessíveis ao público, para eventual retificação de seus dados pessoais.
b. a impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor de associados depende da autorização destes.
c. cabe habeas corpus somente nos casos em que envolva restrição da liberdade de locomoção, por prática de ato ilícito ou abusivo de autoridade, em matéria criminal.
d. controvérsia sobre matéria de direito não impede concessão de mandado de segurança.
e. o mandado de segurança será utilizado mesmo quandoa impugnação é contra ato de autoridade do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo.
Feedback
A resposta correta é: controvérsia sobre matéria de direito não impede concessão de mandado de segurança..
Questão 1
Texto da questão
Nos termos do que prevê a Constituição Federal sobre os direitos fundamentais sociais expressos no artigo 6º, “caput”, é CORRETO dizer:
Escolha uma:
a. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e o meio ambiente.
b. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, o meio ambiente, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
c. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, o meio ambiente, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
d. São direitos sociais a educação, a saúde, o meio ambiente, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
e. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
Feedback
A resposta correta é: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados..
Questão 2
Texto da questão
Considere o seguinte caso para responder à questão. O Congresso Nacional promulgou, em agosto de 2006, a Lei no 11.340, conhecida por "Lei Maria da Penha", a qual criou mecanismos para proteger a mulher que é vítima de violência doméstica e familiar. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente a Ação Declaratória de Constitucionalidade no19 (ADC-19) para declarar a constitucionalidade de dispositivos da referida lei, o que trouxe ainda mais força para sua aplicação. O princípio constitucional, relacionado aos direitos fundamentais, que embasa a "Lei Maria da Penha", permitindo que a mulher receba um tratamento jurídico preferencial em relação ao homem nas situações de violência doméstica e familiar, é o da:
Escolha uma:
a. segurança jurídica.
b. inviolabilidade domiciliar.
c. igualdade material.
d. liberdade individual.
e. função social da propriedade.
Feedback
A resposta correta é: igualdade material..
Questão 3
Texto da questão
Sobre o princípio da supremacia constitucional assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. requer a conformidade de todas as situações jurídicas aos princípios e preceitos da Constituição.
b. requer a conformidade à constituição apenas dos atos legislativos, visto que os atos administrativos devem ser conformes apenas à lei infraconstitucional.
c. decorre da possibilidade da União intervir nos Estados e Municípios.
d. está relacionado com a existência das constituições rígidas; mas, é irrelevante para os aplicadores do Direito.
e. relaciona-se com a interpretação constitucional evolutiva.
Feedback
A resposta correta é: requer a conformidade de todas as situações jurídicas aos princípios e preceitos da Constituição..
Questão 4
Texto da questão
Ajuizada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) requerendo expressamente que se declare inconstitucional o Art. 2º da Lei X, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao apreciar o pedido, apenas declarou inconstitucional uma interpretação possível da norma impugnada, sem declarar sua invalidade, e determinou que sua decisão só acarretasse efeitos a partir do seu trânsito em julgado. Com base na situação acima, assinale a afirmativa correta.
Escolha uma:
a. O STF neste caso não poderia ter apreciado a inconstitucionalidade da lei.
b. A modulação dos efeitos das decisões do STF em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é possível, desde que com a aprovação da maioria absoluta dos seus membros.
c. O STF, como órgão do Poder Judiciário, por força do princípio da correlação, não poderia julgar de forma distinta daquela requerida pela parte autora.
d. O STF não pode fixar os efeitos da decisão a partir do seu trânsito em julgado, pois, em conformidade com o princípio da supremacia da Constituição, a pecha da inconstitucionalidade contamina a lei desde a sua gênese.
e. O STF, no controle abstrato de constitucionalidade, não está adstrito ao pedido formulado na inicial, podendo, inclusive, fazer uma interpretação conforme a Constituição, a despeito de expresso requerimento pela declaração de invalidade da norma.
Feedback
A resposta correta é: O STF, no controle abstrato de constitucionalidade, não está adstrito ao pedido formulado na inicial, podendo, inclusive, fazer uma interpretação conforme a Constituição, a despeito de expresso requerimento pela declaração de invalidade da norma..
Questão 5
Texto da questão
Com base na teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O direto ao progresso é um exemplo de direito fundamental de primeira geração.
b. Os direitos fundamentais são relativos e históricos, pois podem ser limitados por outros direitos fundamentais e se modificam ao longo da história humana.
c. O dispositivo constitucional que assegura que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito é um direito e não uma garantia.
d. O direito ao progresso é um exemplo de direito fundamental de segunda geração ou dimensão.
e. Quando previstos em tratados e convenções internacionais, os direitos fundamentais são equivalentes às emendas constitucionais.
Feedback
A resposta correta é: Os direitos fundamentais são relativos e históricos, pois podem ser limitados por outros direitos fundamentais e se modificam ao longo da história humana..
Questão 6
Texto da questão
Chega de ação. Queremos promessas. Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no coração do mundo ocidental. A espirituosa inversão da lógica natural dá conta de uma das marcas dessa geração: a velocidade da transformação, a profusão de ideias, a multiplicação das novidades. Vivemos a perplexidade e a angústia da aceleração da vida. Os tempos não andam propícios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rápido. Para jingles, e não para sinfonias. O direito vive uma grave crise existencial. Não consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputação ao longo dos séculos. De fato, a injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era. Na aflição dessa hora, imerso nos acontecimentos, não pode o intérprete beneficiar-se do distanciamento crítico em relação ao fenômeno que lhe cabe analisar. Ao contrário, precisa operar em meio à fumaça e à espuma. Talvez esta seja uma boa explicação para o recurso recorrente aos prefixos pós e neo: pós-modernidade, pós-positivismo, neoliberalismo, neoconstitucionalismo. Sabe-se que veio depois e que tem a pretensão de ser novo. Mas ainda não se sabe bem o que é. Tudo é ainda incerto. Pode ser avanço. Pode ser uma volta ao passado. Pode ser apenas um movimento circular, uma dessas guinadas de 360 graus. L. R. Barroso. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do direito. O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil. Com base no trecho destacado, assinale a opção correta a respeito do constitucionalismo.
Escolha uma:
a. Tem como marco filosófico o pós-positivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais; no entanto, não permite uma aproximação entre direito e ética.
b. Neste, a Constituição é vista como um documento essencialmente político, um convite à atuação dos poderes públicos, ressaltando que a concretização de suas propostas fica condicionada à liberdade de conformação do legislador ou à discricionariedade do administrador.
c. Pode ser definido como uma teoria (ouideologia) que ergue o princípio do governo limitado indispensável à garantia dos direitos em dimensão estruturante da organização político-social de uma comunidade. Nesse sentido, o constitucionalismo moderno representa uma técnica de limitação do poder com fins de garantir direitos.
d. Não autoriza a participação ativa do magistrado na condução das políticas públicas, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes.
e. A democracia, como vontade da maioria, é essencial na moderna teoria constitucional, de forma que as decisões judiciais devem ter o respaldo da maioria da população, sem o qual não possuem legitimidade.
Feedback
A resposta correta é: Pode ser definido como uma teoria (ou ideologia) que ergue o princípio do governo limitado indispensável à garantia dos direitos em dimensão estruturante da organização político-social de uma comunidade. Nesse sentido, o constitucionalismo moderno representa uma técnica de limitação do poder com fins de garantir direitos..
Questão 7
Texto da questão
O movimento que assegurou aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do exercício do poder pelo Direito é:
Escolha uma:
a. a separação de poderes.
b. o Estado Democrático de Direito.
c. o federalismo.
d. o constitucionalismo.
e. o princípio da legalidade.
Feedback
A resposta correta é: o constitucionalismo..
Questão 8
Texto da questão
É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papel do juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira grandeza. (VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Baumann; SALLES, Paula Martins. Dezessete anos de Judicialização da Política. Disponível em . Acesso em 29.set.2009). Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais discutido no texto, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
b. a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.
c. a judicialização da política obsta o desenvolvimento das ações coletivas movidas pelas entidades da sociedade civil, tendo em vista a legitimidade do Ministério Público Federal para interpor ação direta de inconstitucionalidade.
d. a adoção de um modelo de controle abstrato de constitucionalidade das leis impede que o Brasil ratifique as convenções internacionais que tratam do acesso à justiça.
e. a judicialização da política enfraquece o sistema partidário, tendo em vista a ilegitimidade dos partidos para a propositura de ações coletivas e ações diretas de inconstitucionalidade.
Feedback
A resposta correta é: a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais..
Questão 9
Texto da questão
Acerca da formação da Constituição, da recepção, da reforma e da revisão de normas constitucionais na sistemática constitucional brasileira, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No fenômeno da recepção, são analisadas as compatibilidades formais e materiais da lei em face da nova constituição.
b. O Poder Constituinte Originário é poder jurídico, uma vez que se manifesta por intermédio das normas jurídicas de uma Constituição.
c. No tocante ao poder constituinte originário, o Brasil adotou a corrente que o considera um poder político ou de fato, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pré-jurídica.
d. O STF admite a teoria da inconstitucionalidade superveniente de ato normativo produzido antes da nova constituição e perante o novo dispositivo paradigma, nela inserido.
e. A CF pode ser alterada, a qualquer momento, por intermédio do chamado poder constituinte derivado reformador e também pelo derivado revisor.
Feedback
A resposta correta é: No tocante ao poder constituinte originário, o Brasil adotou a corrente que o considera um poder político ou de fato, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pré-jurídica..
Questão 10
Texto da questão
Sobre o direito à vida e a característica da limitabilidade dos direitos fundamentais, previsto pela Constituição Federal, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Admite-se a eutanásia no Brasil.
b. O direito à vida não comporta restrições.
c. Permite-se, excepcionalmente, a instituição de pena de morte no Brasil.
d. O direito à vida impede a pesquisa com células-tronco embrionárias.
e. É vedada qualquer hipótese de aborto, por ser a vida direito absoluto.
Feedback
A resposta correta é: Permite-se, excepcionalmente, a instituição de pena de morte no Brasil..
uestão 1
Texto da questão
A constituição nasce de um poder constituinte, quando é democrática; mas, pode deixar espaços para a modificação, complementação, interpretação. Mas, podemos afirmar que, quase todas as constituições da contemporaneidade brasileira trouxeram uma rigidez fundamentada em num princípio basilar. Das afirmações abaixo, qual é o princípio basilar da rigidez constitucional?
Escolha uma:
a. a presença, em seu texto, de normas fundamentais.
b. o princípio do Estado Democrático de Direito.
c. o princípio da Supremacia da Constituição.
d. o controle concentrado da constituição.
e. a inalterabilidade do texto constitucional.
Feedback
A resposta correta é: o princípio da Supremacia da Constituição..
Questão 2
Texto da questão
Assinale a opção correta em relação à disciplina constitucional do poder constituinte no Brasil.
Escolha uma:
a. O poder constituinte originário estadual se sujeita aos mesmos condicionamentos do poder constituinte reformador federal.
b. A CF não poderá ser emendada na constância do emprego da Força Nacional de Segurança.
c. Não existe direito adquirido a regime jurídico, mesmo em face do poder constituinte estadual de reforma.
d. A matéria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposição da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.
e. Emenda constitucional pode determinar que o poder constituinte de revisão se realize a cada cinco anos.
Feedback
A resposta correta é: Não existe direito adquirido a regime jurídico, mesmo em face do poder constituinte estadual de reforma..
Questão 3
Texto da questão
Considerando o conceito, a classificação e a aplicação da Constituição, assinale a assertiva correta:
Escolha uma:
a. O controle judicial da constitucionalidade é típico das constituições rígidas, pressupondo hierarquia formal entre as normas do sistema jurídico.
b. A Constituição brasileira de 1988 é rígida, porque estabelece separação rígida entre os poderes legislativo, executivo e judiciário.
c. Nos Princípios Fundamentais da Constituição brasileira, são encontradas as tradicionais normas programáticas, que, por definição, são plena e imediatamente aplicáveis.
d. A modificação do texto da Constituição por emendas constitui exercício do Poder Constituinte originário.
e. Em nosso sistema jurídico, as leis complementares têm a função de dar plena aplicabilidade às leis ordinárias e, portanto, possuem hierarquia superior.
Feedback
A resposta correta é: O controle judicial da constitucionalidade é típicodas constituições rígidas, pressupondo hierarquia formal entre as normas do sistema jurídico..
Questão 4
Texto da questão
A construção da Constituição Federal do Brasil de 1988 levou, também, à obrigatoriedade da construção de constituições estaduais, e, diretamente, de reestruturações das Leis Orgânicas Municipais. Portanto, na esfera estadual houve poder constituinte. Nessa direção, das afirmações abaixo, qual é a Correta afirmação sobre o tipo de poder constituinte na esfera estadual?
Escolha uma:
a. Derivado, que pode definir livremente o sistema de governo e a estrutura da Assembleia Legislativa, em cada estado-membro.
b. Concorrente, que tem de observar o princípio da simetria, inclusive quanto ao processo legislativo.
c. Originário, que se expressa na constituição estadual de forma condicionada.
d. Derivado, que não pode desrespeitar os princípios sensíveis da Constituição Federal nem outros parâmetros que definam a essência do modelo estatal desta resultante.
e. Derivado decorrente, e derivado revisor.
Feedback
A resposta correta é: Derivado, que não pode desrespeitar os princípios sensíveis da Constituição Federal nem outros parâmetros que definam a essência do modelo estatal desta resultante..
Questão 5
Texto da questão
Pode-se apontar como princípio que decorre da transformação na teoria da norma, e que significa que as normas constitucionais compreendem preceitos integrados em um sistema de regras e princípio de modo que a Constituição deve ser interpretada na sua globalidade, harmonizando eventuais tensões (antinomias):
Escolha uma:
a. Justeza ou correição funcional
b. Força normativa
c. Eficácia Integradora
d. Unidade da Constituição
e. Razoabilidade
Feedback
A resposta correta é: Unidade da Constituição.
Questão 6
Texto da questão
A regra prevista no artigo 60, § 1º, da Constituição Federal prevê que “A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio”. Trata-se de limitação às emendas constitucionais de natureza:
Escolha uma:
a. Implícito
b. Formal e objetivo
c. Material
d. Circunstancial
e. Formal e subjetivo
Feedback
A resposta correta é: Circunstancial.
Questão 7
Texto da questão
Considerando o tema do poder constituinte e dos poderes constituídos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.
b. Compete apenas ao Presidente da República propor projetos de emendas constitucionais que visem o interesse público.
c. O poder constituinte revisor poderá ocorrer de cinco em cinco anos para a revisão geral do texto da Constituição.
d. O poder constituinte reformador manifestado por meio de emendas tem por características ser inicial, autônomo e ilimitado.
e. Poder Constituinte é o poder que o governo tem de vetar as leis inconstitucionais.
Feedback
A resposta correta é: A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio..
Questão 8
Texto da questão
Determina a Constituição que Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. Esta regra constitucional aplica-se no caso de competência:
Escolha uma:
a. comum.
b. suplementar.
c. remanescente.
d. reservada.
e. concorrente.
Feedback
A resposta correta é: comum..
Questão 9
Texto da questão
Os remédios constitucionais, também chamados de remédios jurídicos, são instrumentos postos à disposição dos indivíduos e da coletividade para provocar a intervenção das autoridades competentes, visando sanar ilegalidades ou abuso de poder em prejuízo de direitos. Porém, esses remédios constitucionais têm eficácias. Das opções abaixo, qual é o tipo de eficácia, próprio dos remédios jurídicos?
Escolha uma:
a. diferida.
b. contida.
c. mediata.
d. limitada.
e. plena.
Feedback
A resposta correta é: plena..
Questão 10
Texto da questão
Com relação ao direito constitucional e sua teoria neoconstitucional, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No atual sistema constitucional, a convocação de uma Assembleia nacional constituinte para elaborar uma nova constituição federal deve ser feita mediante emenda à atual Constituição de 1988.
b. No sistema constitucional brasileiro, a União tem prevalência hierárquica sobre os Estados-membros.
c. A Constituição da República de 1988, seguindo a tradição constitucionalista brasileira, foi promulgada por uma Assembleia constituinte eleita exclusivamente para o fim de elaborá-la.
d. Nos quadros da dogmática jurídica contemporânea, os princípios constitucionais que definem direitos fundamentais ocupam o mesmo patamar hierárquico das normas constitucionais.
e. Segundo previsão da Constituição brasileira, pode o presidente da república convocar plebiscito para realização de uma constituinte parcial.
Feedback
A resposta correta é: Nos quadros da dogmática jurídica contemporânea, os princípios constitucionais que definem direitos fundamentais ocupam o mesmo patamar hierárquico das normas constitucionais..
Questão 1
Com base no que o Supremo Tribunal Federal vem decidindo acerca dos direitos fundamentais e especialmente se manifestado em relação ao reconhecimento de iguais direitos aos casais do mesmo sexo e a igual valoração jurídica das relações afetivas entre pessoas do mesmo sexo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Necessitam da legislação infraconstitucional para efetivação, pois as normas constitucionais incidentes são de eficácia limitada.
b. Ferem o princípio democrático e a regra da maioria, já que o Direito, ao determinar ou escolher uma moral, devem privilegiar somente a moral da maioria.
c. Estão sujeitos a evolução social e cultural da sociedade em que vivemos, uma vez que para o “homem comum” as práticas homoafetivas são antinaturais e contrariam as convicções religiosas compartilhadas.
d. Decorrem do sistema constitucional de direitos e garantias fundamentais, que proíbem quaisquer formas de discriminação e garante a dignidade da pessoa humana.
e. Dependem de modificação constitucional através das emendas constitucionais, uma vez que o inciso IV do artigo 3º, da CF/88 não previu a discriminação por orientação sexual.
Feedback
A resposta correta é: Decorrem do sistema constitucional de direitos e garantias fundamentais, que proíbem quaisquer formas de discriminação e garante a dignidade da pessoa humana..
Questão 2
Texto da questão
Um órgão da Administração direta de determinado Município efetua contratação de serviços que poderiam ser prestados por servidores públicos, sem realizar licitação e sem que o ato que determinou a contratação tivesse sido precedido de justificativa. Nessa hipótese, poderia:
Escolha uma:
a. o Procurador-Geral de Justiça, por meio de mandado de injunção, requerer que fosse declarada a omissão do Poder Público municipal no cumprimento de sua obrigação de prestar serviços.
b. um cidadão qualquer, por meio de ação popular, requerer a anulação do contrato, por ser lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
c. um servidor público integrante dos quadros do órgão municipal, por meio de mandado de segurança, requerer a anulação do ato praticado pelo dirigente do órgão, por abuso de poder.
d. o Ministério Público, por meio de mandado de segurança coletivo, requerer que fosse declarada a ilegalidade da contratação, por ofensa aos princípios constitucionais de realização de licitação e motivação dos atos administrativos.
e. uma associação de servidores públicos municipais, por meio de habeas data, requerer a anulação da contratação e a determinação de que seja realizado concurso público para contratação de novos servidores, com vistas ao desempenho das atividades.
Feedback
A resposta corretaé: um cidadão qualquer, por meio de ação popular, requerer a anulação do contrato, por ser lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência..
Questão 3
Texto da questão
A interpretação constitucional se utiliza de um conjunto de instrumentos desenvolvidos pela dogmática jurídica, a fim de auxiliar o intérprete na construção da racionalidade da sua argumentação - trata-se dos princípios instrumentais da interpretação constitucional. Compreende o princípio da harmonização:
Escolha uma:
a. trata-se de esforço exigido do interprete para que, a partir da Constituição posta, chegue a uma solução jurídica para o caso concreto que maximize a efetividade de suas normas e garanta a sua permanência.
b. é instrumento de permite ao juiz modular o peso da norma no caso concreto e ainda se traduz em técnica de controle da discricionariedade dos atos do poder público.
c. aponta no sentido de que o intérprete não deturpe, por meio da interpretação de algum enunciado normativo, a repartição de funções entre os órgãos estatais.
d. preconiza que os bens jurídicos constitucionalmente tutelados nas normas da Constituição devem ser coordenados de modo que todos eles tenham preservados a sua identidade.
e. postula que, na solução dos problemas jurídico-constitucionais o intérprete deve privilegiar o ponto de vista que promova e preserve a integração política e social do Estado.
Feedback
A resposta correta é: preconiza que os bens jurídicos constitucionalmente tutelados nas normas da Constituição devem ser coordenados de modo que todos eles tenham preservados a sua identidade..
Questão 4
Texto da questão
A Constituição da República veda que matéria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada seja objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. Considerando a classificação doutrinária das limitações ao poder constituinte reformador, esta vedação constitucional caracteriza-se como limitação de ordem:
Escolha uma:
a. material.
b. formal.
c. circunstancial.
d. implícita.
e. relativa.
Feedback
A resposta correta é: formal..
Questão 5
Texto da questão
A expressão constitucionalismo, como apontam os juristas, é de origem recente e traduz o resultado dos movimentos contrários a determinados modelos de governo que foram predominantes em determinado período histórico. Nessa linha, o constitucionalismo traduz:
Escolha uma:
a. governo das elites.
b. centralização de governo.
c. limitação do poder.
d. vitória do proletariado.
e. democracia socialista.
Feedback
A resposta correta é: limitação do poder..
Questão 6
Texto da questão
Suponha que, num processo judicial, após a constatação do desaparecimento injustificado de bem que estava sob a guarda de depositário judicial, o magistrado decretou a prisão civil do depositário. Considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, a prisão civil foi decretada:
Escolha uma:
a. irregularmente, uma vez que a pena somente pode ser aplicada ao depositário infiel que assuma contratualmente o ônus da guarda do bem.
b. irregularmente, uma vez que é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.
c. regularmente, uma vez que a essa pena está sujeito apenas o depositário judicial, e não o contratual.
d. irregularmente, uma vez que é inconstitucional a prisão civil por dívida, qualquer que seja seu fundamento.
e. regularmente, uma vez que a essa pena está sujeito o depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.
Feedback
A resposta correta é: irregularmente, uma vez que é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito..
Questão 7
Texto da questão
Segundo historiadores e juristas, em linhas gerais o constitucionalismo está ligado diretamente à formação dos Estados Democráticos de Direito, significando limitação dos poderes, imposição de leis escritas, organização do Estado e supremacia da lei, o que leva, de certa forma, a ser tratado como a história do direito constitucional. Das opões abaixo, qual delas traz a afirmação correta acerca do constitucionalismo, com essa interpretação?
Escolha uma:
a. A origem do constitucionalismo remonta à modernidade, pois o movimento de organização social com vistas à limitação do poder só se inicia com o advento da primeira Constituição escrita.
b. O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores subjetivos, como ética, moral e justiça.
c. Todas as constituições do segundo pós-guerra, inclusive as Constituições Brasileiras, promoveram inovações por meio da incorporação explícita, em seus textos, de anseios políticos, com a redução de desigualdades sociais, e de valores como a promoção da dignidade humana e dos direitos fundamentais.
d. O constitucionalismo moderno representa uma técnica específica de limitação do poder com fins garantidores do bem-estar social.
e. O neoconstitucionalismo caracteriza-se pela mudança de paradigma, de Estado legislativo de Direito para Estado Constitucional de Direito, em que a Constituição passa a ocupar o centro de todo o sistema jurídico.
Feedback
A resposta correta é: O neoconstitucionalismo caracteriza-se pela mudança de paradigma, de Estado legislativo de Direito para Estado Constitucional de Direito, em que a Constituição passa a ocupar o centro de todo o sistema jurídico..
Questão 8
Texto da questão
Proposta de emenda à Constituição de iniciativa de 27 Senadores, tendo por objetivo transferir do Ministério Público para as Defensorias Públicas a função de defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas, é submetida à votação em dois turnos, no Senado Federal, obtendo 52 e 47 votos em favor da aprovação, em primeiro e segundo turno, respectivamente. Nessa situação, a referida proposta de emenda à Constituição:
Escolha uma:
a. é incompatível com a Constituição da República, por ofensa ao princípio constitucional da separação de poderes, que funciona como limite material ao poder constituinte derivado.
b. foi rejeitada em segundo turno de votação no Senado Federal, razão pela qual a matéria de que trata não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
c. não poderia sequer ter sido objeto de deliberação, por versar sobre direitos fundamentais, matéria em relação à qual é vedada a atuação do poder constituinte derivado.
d. deverá ser discutida e votada pela Câmara dos Deputados, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, o voto da maioria absoluta dos respectivos membros.
e. padece de vício de iniciativa, por não ter sido observado o número mínimo de assinaturas para apresentação de propostas de emenda à Constituição por parlamentares.
Feedback
A resposta correta é: foi rejeitada em segundo turno de votação no Senado Federal, razão pela qual a matéria de que trata não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa..
Questão 9
Texto da questão
Entre as modalidades ou espécies de constituição, destaca-se aquela que, em sua concepção teórica, apresenta os seguintes caracteres:
I. reconhece caráter de impulso e incentivo ao bloco normativo-programático contemplado em seu texto.
II. considera que os problemas econômicos, sociais, científicos são, simultaneamente, problemas constitucionais suscetíveis de conformação e resolução através de decisões político-constitucionais vinculativas das decisões tomadas pelo poder político.
III. contempla definição programático-constitucional dos fins e tarefas do Estado que não elimina o poder de conformação da maioria simples em que eventualmente se apoia um governo, nem impede a renovação da direção política e a confrontação pluripartidária.
IV. enseja a dedução de pretensões à legislação e o correspondente direito deação perante os tribunais, que, todavia, não resulta na substituição do juiz ao legislador com a consequente emanação judicial de uma norma nem pela correção incidental da omissão legislativa.
Tais elementos integram o conceito teórico que informa a concepção de constituição:
Escolha uma:
a. orgânica ou codificada.
b. semântica.
c. total.
d. heterônoma.
e. dirigente.
Feedback
A resposta correta é: dirigente..
Questão 10
Texto da questão
No Brasil, muito tem se discutido a respeito de uma Constituinte parcial ou exclusiva, para realização de reformas políticas especialmente em razão de manifestações do chefe do Poder Executivo Federal que pretendeu convocar plebiscito para legitimar tal procedimento. Diante do que foi exposto, assinale a alternativa que corretamente justifica a afirmação.
Escolha uma:
a. trata-se de procedimento constitucional, pois está dentro das atribuições do Chefe do Poder Executivo Federal.
b. trata-se de procedimento constitucional, já que previsto o plebiscito como legitimador democrático.
c. trata-se de procedimento inconstitucional, porque a alteração constitucional ou se opera por emendas constitucionais ou por atuação do constituinte originário, que está limitado.
d. trata-se de procedimento inconstitucional, porque não há legislação regulamentadora desta convocação.
e. trata-se de procedimento inconstitucional, porque a alteração constitucional ou se opera por emendas constitucionais ou por atuação do constituinte originário, que é ilimitado.
Feedback
A resposta correta é: trata-se de procedimento inconstitucional, porque a alteração constitucional ou se opera por emendas constitucionais ou por atuação do constituinte originário, que é ilimitado..
Questão 1
Texto da questão
Quando Hans Kelsen usa a expressão “a Constituição é norma pura”, “puro dever ser”, o fundamento de Constituição adotado por ele é:
Escolha uma:
a. no sentido histórico, como uma concepção do evoluir social em direção à estabilidade.
b. no sentido total, com a integração dialética dos vários conteúdos da vida coletiva.
c. no sentido político, como decisão concreta de conjunto sobre o modo e a forma de existência da unidade política.
d. no sentido estrutural, como norma em conexão com a realidade social.
e. no sentido jurídico, sem qualquer referência à fundamentação sociológica, política ou filosófica.
Feedback
A resposta correta é: no sentido jurídico, sem qualquer referência à fundamentação sociológica, política ou filosófica..
Questão 2
Texto da questão
Considere o seguinte caso para responder à questão. O Congresso Nacional promulgou, em agosto de 2006, a Lei no 11.340, conhecida por "Lei Maria da Penha", a qual criou mecanismos para proteger a mulher que é vítima de violência doméstica e familiar. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente a Ação Declaratória de Constitucionalidade no19 (ADC-19) para declarar a constitucionalidade de dispositivos da referida lei, o que trouxe ainda mais força para sua aplicação. O princípio constitucional, relacionado aos direitos fundamentais, que embasa a "Lei Maria da Penha", permitindo que a mulher receba um tratamento jurídico preferencial em relação ao homem nas situações de violência doméstica e familiar, é o da:
Escolha uma:
a. função social da propriedade.
b. liberdade individual.
c. igualdade material.
d. segurança jurídica.
e. inviolabilidade domiciliar.
Feedback
A resposta correta é: igualdade material..
Questão 3
Texto da questão
Cássio tomou conhecimento que a praça pública próxima à sua residência será fechada por interesses escusos, posto que no terreno, cuja propriedade foi transferida ilegalmente para o particular, será erguido um complexo de edifícios de alto padrão, que beneficiará o Prefeito Municipal com um apartamento. Segundo a Constituição Federal, visando anular o ato lesivo que teve notícia, Cássio poderá propor:
Escolha uma:
a. mandado de injunção.
b. ação popular.
c. mandado de segurança.
d. ação de arguição de descumprimento de preceito fundamental.
e. habeas data.
Feedback
A resposta correta é: ação popular..
Questão 4
Texto da questão
A previsão constitucional que determina a reserva de percentual dos cargos e empregos para as pessoas portadoras de deficiência tem como objetivo, precipuamente, promover o direito à:
Escolha uma:
a. igualdade material
b. liberdade individual.
c. vida.
d. saúde coletiva.
e. segurança.
Feedback
A resposta correta é: igualdade material.
Questão 5
Texto da questão
Acerca da formação da Constituição, da recepção, da reforma e da revisão de normas constitucionais na sistemática constitucional brasileira, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O STF admite a teoria da inconstitucionalidade superveniente de ato normativo produzido antes da nova constituição e perante o novo dispositivo paradigma, nela inserido.
b. No tocante ao poder constituinte originário, o Brasil adotou a corrente que o considera um poder político ou de fato, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pré-jurídica.
c. A CF pode ser alterada, a qualquer momento, por intermédio do chamado poder constituinte derivado reformador e também pelo derivado revisor.
d. O Poder Constituinte Originário é poder jurídico, uma vez que se manifesta por intermédio das normas jurídicas de uma Constituição.
e. No fenômeno da recepção, são analisadas as compatibilidades formais e materiais da lei em face da nova constituição.
Feedback
A resposta correta é: No tocante ao poder constituinte originário, o Brasil adotou a corrente que o considera um poder político ou de fato, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pré-jurídica..
Questão 6
Texto da questão
No que se refere à interpretação das normas constitucionais e ao poder constituinte originário e derivado, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Tem-se a aplicação do denominado princípio da correção funcional quando, por meio da interpretação de algum preceito, busca-se não deturpar o sistema de repartição de funções entre os órgãos e pessoas designados pela CF.
b. De acordo com a doutrina, determinada lei que perdeu a vigência em face da instauração de nova ordem constitucional terá sua eficácia automaticamente restaurada pelo advento de outra constituição, desde que com ela compatível, por se tratar de hipótese em que se admite a repristinação.
c. O poder constituinte originário, por sua própria natureza, não pode decorrer da atuação de uma única pessoa ou de um grupo restrito de pessoas, sem a intervenção de um órgão de representação popular.
d. A interpretação constitucional só pode ser feita tendo em conta literalmente o texto constitucional.
e. O poder constituinte derivado está sujeito a limitações temporais, circunstanciais e materiais, sendo que estas últimas, segundo a doutrina, estão exaustivamente enumeradas na CF, compondo as denominadas cláusulas pétreas.
Feedback
A resposta correta é: Tem-se a aplicação do denominado princípio da correção funcional quando, por meio da interpretação de algum preceito, busca-se não deturpar o sistema de repartição de funções entre os órgãos e pessoas designados pela CF..
Questão 7
Texto da questão
Ajuizada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) requerendo expressamente que se declare inconstitucional o Art. 2º da Lei X, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao apreciar o pedido, apenas declarou inconstitucional uma interpretação possível da norma impugnada, sem declarar sua invalidade, e determinou que sua decisão só acarretasse efeitos a partir do seu trânsito em julgado. Com base na situação acima, assinale a afirmativa correta.
Escolha uma:
a. A modulação dos efeitos das decisões do STF em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é possível, desde que com a aprovação da maioria absoluta dos seus membros.
b. O STF não pode fixar os efeitos da decisão a partir do seu trânsito em julgado, pois, em conformidade com o princípio da supremacia da Constituição, a pechada inconstitucionalidade contamina a lei desde a sua gênese.
c. O STF, no controle abstrato de constitucionalidade, não está adstrito ao pedido formulado na inicial, podendo, inclusive, fazer uma interpretação conforme a Constituição, a despeito de expresso requerimento pela declaração de invalidade da norma.
d. O STF neste caso não poderia ter apreciado a inconstitucionalidade da lei.
e. O STF, como órgão do Poder Judiciário, por força do princípio da correlação, não poderia julgar de forma distinta daquela requerida pela parte autora.
Feedback
A resposta correta é: O STF, no controle abstrato de constitucionalidade, não está adstrito ao pedido formulado na inicial, podendo, inclusive, fazer uma interpretação conforme a Constituição, a despeito de expresso requerimento pela declaração de invalidade da norma..
Questão 8
Texto da questão
Nos termos do que prevê a Constituição Federal sobre os direitos fundamentais sociais expressos no artigo 6º, “caput”, é CORRETO dizer:
Escolha uma:
a. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, o meio ambiente, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
b. São direitos sociais a educação, a saúde, o meio ambiente, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
c. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, o meio ambiente, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
d. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
e. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e o meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados..
Questão 9
Texto da questão
Assinale a alternativa correta em relação ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988.
Escolha uma:
a. Consigna mandamentos que se revogam por terem cumprido a tarefa.
b. As disposições transitórias interligam-se com o princípio da irrepetibilidade dos projetos de lei.
c. Engloba estipulações quanto as providências a serem adotadas no período de transição da ordem constitucional anterior para a atual.
d. Os atos transitórios que cumpriram sua função estão sujeitos à incidência do poder de reforma constitucional.
e. As disposições transitórias não participam da técnica jurídica da intertemporalidade.
Feedback
A resposta correta é: Engloba estipulações quanto as providências a serem adotadas no período de transição da ordem constitucional anterior para a atual..
Questão 10
Texto da questão
É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papel do juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira grandeza. (VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Baumann; SALLES, Paula Martins. Dezessete anos de Judicialização da Política. Disponível em . Acesso em 29.set.2009). Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais discutido no texto, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. a judicialização da política enfraquece o sistema partidário, tendo em vista a ilegitimidade dos partidos para a propositura de ações coletivas e ações diretas de inconstitucionalidade.
b. a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
c. a judicialização da política obsta o desenvolvimento das ações coletivas movidas pelas entidades da sociedade civil, tendo em vista a legitimidade do Ministério Público Federal para interpor ação direta de inconstitucionalidade.
d. a adoção de um modelo de controle abstrato de constitucionalidade das leis impede que o Brasil ratifique as convenções internacionais que tratam do acesso à justiça.
e. a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.
Feedback
A resposta correta é: a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais..

Continue navegando