Logo Passei Direto
Buscar

PROVA 2 OBJETIVA ESTETICA CAPILAR

User badge image
Jana Camargo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

São inúmeros os fatores que podem provocar danos aos fios dos cabelos. Esses danos podem ser causados por fatores externos, como sol, poluição, cloro, que são os danos mais agressivos, ou por fatores de coloração, descoloração, uso intenso de calor por escovas ou pranchas. Desta forma, existem diversos tratamentos que colaboram para devolver a saúde dos fios.
Sobre a causa do dano ao fio e a forma de tratamento ideal, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Em procedimentos que geram calor (chapinha, secador, babyliss) ocorre dilatação dos vasos do couro cabeludo, facilitando a abertura dos folículos pilosos e a consequente saída do fio do cabelo.
II- A excessiva exposição ao sol causa degeneração nas cutículas do fio do cabelo, deixando o córtex exposto aos raios UVA, causando um aspecto queimado ao fio e degradando sua cor.
III- Quando os processos de coloração são realizados repetidamente, o fio do cabelo sofre danos em sua estrutura, principalmente no córtex. Os fios tornam-se ressecados e fracos.
IV- Os alisamentos dos fios são realizados através do uso de substâncias que alteram a estrutura do fio. Quando esses não estão saudáveis para receber química, a cutícula e o córtex tornam-se fracos e os níveis de proteínas e lipídeos diminuem.
a) I - II - IV - III.
b) IV - III - I - II.
c) IV - II - III - I.
d) II - I - III - IV.

Da mesma forma que a pele, o couro cabeludo e os cabelos também podem sofrer alterações e desenvolver patologias. Essas patologias podem ser adquiridas através da má higienização, exposição a certos ambientes, decorrentes de traumas químicos e/ou físicos, como também podem ter origem hereditária.
Sobre patologias dos cabelos, analise as seguintes afirmativas:
I- Leocotricose congênita refere-se à patologia que causa a perda da cor natural dos cabelos, podendo surgir de uma forma não natural ou adquirida. Esta patologia sempre é resultante de alguma doença, como o albinismo.
II- Tricorrexis nodosa refere-se à patologia em que os fios de cabelo apresentam pequenos nódulos esbranquiçados. É decorrente de traumas químicos ou físicos a que os cabelos são submetidos.
III- Tricoptilose refere-se à patologia que causa a quebra do fio do cabelo, recorrente da formação de nós ao longo desses fios. É muito comum em cabelos lisos e longos, que sofrem muita agressão física.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa I está correta.

A piastra, também conhecida como chapinha ou prancha modeladora, é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com a ajuda do calor. A temperatura pode variar entre 50 a 160 graus. Esse calor modifica temporariamente a estrutura do cabelo, pois o calor desidrata, amolece e alonga as células solidificadas da queratina.
Atualmente há no mercado variados tipos de piastras. Analise as seguintes afirmativas:
I- Piastras de cerâmica facilitam o deslizamento dos cabelos, sendo assim, são menos agressivas. Atingem altas temperaturas rapidamente e as mantém constantemente por ter seu revestimento em cerâmica.
II- Libera íons negativos, neutralizando a eletricidade dos fios, já que esses possuem cargas positivas. A piastra de turmalina sela a cutícula dos fios, deixando-os mais lisos e macios, como também reduz o frizz.
III- Possui efeito antibactericida e antifúngico. A piastra de íons proporciona melhor higienização dos fios e proteção contra agentes patogênicos, deixando-os mais brilhantes e macios.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

A alopecia pode afetar tanto o público masculino como o feminino. Tem diversas causas e em alguns casos a alopecia pode ser retardada, interrompida ou reversível, dependendo do grau, causa ou tratamento indicado.
Para melhor diagnóstico e/ou tratamento orientado, alguns estudiosos desenvolveram escalas que medem o grau de alopecia no indivíduo. Sobre essas escalas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escala de Norwood-Hamilton.
II- Escala de Ludwig.
III- Escala de Savin.
a) II - III - I.
b) II - I - III.
c) I - III - II.
d) III - I - II.

É muito importante para o profissional de estética conhecer a morfologia do fio de cabelo para saber exatamente onde os produtos desenvolverão sua ação.
Sobre o Complexo da membrana celular (CMC), assinale a alternativa CORRETA:
a) É constituído de proteína somente.
b) É responsável pela hidratação do fio de cabelo.
c) É constituído por polissacarídeos somente.
d) Possui muita queratina.

Os alisantes capilares são uma classe de cosméticos que obrigatoriamente precisam do registro na ANVISA para poderem ser comercializados, pois possuem substâncias irritantes na sua composição.
Sobre esses produtos, analise as seguintes afirmativas:
I- Os alisantes capilares são classificados como de uso comercial ou profissional, sendo os de uso profissional mais concentrados.
II- O uso de formol é permitido somente na porcentagem de 1% como conservante de produtos cosméticos.
III- A concentração máxima do ativo hidróxido de sódio para uso profissional é de 4,5% p/p.
IV- O hidróxido de cálcio pode ser utilizado com o máximo de 7% p/p.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Embora os alisamentos capilares sejam as modificações mais solicitadas pelas mulheres, as ondulações e permanentes também são bastante requeridas nos salões de beleza.
Sobre as ondulações, analise as seguintes sentenças:
I- O processo de ondulação requer o amolecimento da queratina para que ela possa ser moldada, seguida do endurecimento para a fixação da nova forma que se deseja dar aos fios.
II- O hidróxido de sódio, lítio e guanidina são os ativos mais indicados para as ondulações, pois deixam a queratina super emoliente.
III- O tioglicolato de amônia é o ativo mais indicado, tanto para ondulações como para permanentes.
IV- O princípio da técnica de ondulação e permanente é totalmente diferente do princípio do alisamento e relaxamento, uma vez que o produto utilizado é outro e o mecanismo de ação não age nas ligações dissulfeto.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A coloração dos cabelos pode ser objeto de mudança de visual e pode ser feita quimicamente de diversas maneiras. Já coloração natural dos cabelos é definida pela quantidade e tipos de melaninas que são produzidas nos melanossomos.
Sobre a coloração natural dos cabelos, analise as sentenças a seguir:
I- Melanossomas são as células que produzem a melanina.
II- A eumelanina dá uma coloração que varia do vermelho escuro ao preto.
III- A feomelanina dá uma coloração que varia do amarelo ao vermelho.
IV- Tanto os cabelos loiros como os castanhos escuros e pretos contêm mais eumelanina do que feomelanina.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O relaxamento capilar é um tipo de alisamento químico dos cabelos, indicado para cabelos cacheados ou crespos. Ele pode alisar os fios completamente ou apenas abrir mais os cachos, deixando-os mais relaxados, reduzindo o seu volume.
Sobre os ativos preferencialmente utilizados no relaxamento dos fios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Recomendado para cabelos grossos e resistentes, o melhor ativo é o hidróxido de sódio, por produzir um alisamento permanente, alterando a forma do fio.
( ) Ideal para cabelos mais finos, o ativo hidróxido de guanidina também pode ser utilizado para realizar alisamento dos fios, sendo considerado um procedimento permanente.
( ) Indicado para cabelos ondulados e considerado um ativo menos irritante, o tioglicolato de amônia alisa permanentemente os fios com cachos mais abertos.
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) V - F - V.
d) F - V - V.

O relaxamento capilar, o alisamento e o permanente são modificações na estrutura do fio de cabelo que trazem como consequência um remodelamento do fio. Para que esta modificação ocorra, é necessária a aplicação de produtos adequados para cada finalidade e é de extrema importância que o profissional conheça em detalhes as ligações químicas do cabelo e onde os produtos irão agir.
Sobre este tema, analise as sentenças a seguir:
I- A principal proteína do fio de cabelo é a queratina, a qual possui o aminoácido cisteína, que, por sua vez, contém o elemento químico chamado enxofre, o qual efetivamente realiza as ligações dissulfeto, que dão o formato ao cabelo.
II- As ligações dissulfeto são consideradas ligações fortes, porém são sensíveis ao pH, portanto, os produtos alisantes, como o hidróxido de sódio e o tioglicolato de amônia apresentam um pH básico (alcalino), que é capaz de agir nessas ligações, quebrando-as.
III- As ligações de hidrogênio dos cabelos são consideradas fracas, e são rompidas pelo simples ato de molhar os cabelos.
IV- A principal diferença entre alisamento e relaxamento está nos princípios ativos utilizados e no tempo que o produto permanece em contato com os fios, no caso do relaxamento, o tempo requerido é muito maior.
V- O alisamento temporário consiste na aplicação de calor nos fios por meio da chapinha ou piastra, que rompe as ligações dos fios de cabelo, porém, em dias muito úmidos, este processo é facilmente revertido, pois os fios tendem a absorver muita água do ambiente.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II, III e V estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

São inúmeros os fatores que podem provocar danos aos fios dos cabelos. Esses danos podem ser causados por fatores externos, como sol, poluição, cloro, que são os danos mais agressivos, ou por fatores de coloração, descoloração, uso intenso de calor por escovas ou pranchas. Desta forma, existem diversos tratamentos que colaboram para devolver a saúde dos fios.
Sobre a causa do dano ao fio e a forma de tratamento ideal, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Em procedimentos que geram calor (chapinha, secador, babyliss) ocorre dilatação dos vasos do couro cabeludo, facilitando a abertura dos folículos pilosos e a consequente saída do fio do cabelo.
II- A excessiva exposição ao sol causa degeneração nas cutículas do fio do cabelo, deixando o córtex exposto aos raios UVA, causando um aspecto queimado ao fio e degradando sua cor.
III- Quando os processos de coloração são realizados repetidamente, o fio do cabelo sofre danos em sua estrutura, principalmente no córtex. Os fios tornam-se ressecados e fracos.
IV- Os alisamentos dos fios são realizados através do uso de substâncias que alteram a estrutura do fio. Quando esses não estão saudáveis para receber química, a cutícula e o córtex tornam-se fracos e os níveis de proteínas e lipídeos diminuem.
a) I - II - IV - III.
b) IV - III - I - II.
c) IV - II - III - I.
d) II - I - III - IV.

Da mesma forma que a pele, o couro cabeludo e os cabelos também podem sofrer alterações e desenvolver patologias. Essas patologias podem ser adquiridas através da má higienização, exposição a certos ambientes, decorrentes de traumas químicos e/ou físicos, como também podem ter origem hereditária.
Sobre patologias dos cabelos, analise as seguintes afirmativas:
I- Leocotricose congênita refere-se à patologia que causa a perda da cor natural dos cabelos, podendo surgir de uma forma não natural ou adquirida. Esta patologia sempre é resultante de alguma doença, como o albinismo.
II- Tricorrexis nodosa refere-se à patologia em que os fios de cabelo apresentam pequenos nódulos esbranquiçados. É decorrente de traumas químicos ou físicos a que os cabelos são submetidos.
III- Tricoptilose refere-se à patologia que causa a quebra do fio do cabelo, recorrente da formação de nós ao longo desses fios. É muito comum em cabelos lisos e longos, que sofrem muita agressão física.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa I está correta.

A piastra, também conhecida como chapinha ou prancha modeladora, é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com a ajuda do calor. A temperatura pode variar entre 50 a 160 graus. Esse calor modifica temporariamente a estrutura do cabelo, pois o calor desidrata, amolece e alonga as células solidificadas da queratina.
Atualmente há no mercado variados tipos de piastras. Analise as seguintes afirmativas:
I- Piastras de cerâmica facilitam o deslizamento dos cabelos, sendo assim, são menos agressivas. Atingem altas temperaturas rapidamente e as mantém constantemente por ter seu revestimento em cerâmica.
II- Libera íons negativos, neutralizando a eletricidade dos fios, já que esses possuem cargas positivas. A piastra de turmalina sela a cutícula dos fios, deixando-os mais lisos e macios, como também reduz o frizz.
III- Possui efeito antibactericida e antifúngico. A piastra de íons proporciona melhor higienização dos fios e proteção contra agentes patogênicos, deixando-os mais brilhantes e macios.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

A alopecia pode afetar tanto o público masculino como o feminino. Tem diversas causas e em alguns casos a alopecia pode ser retardada, interrompida ou reversível, dependendo do grau, causa ou tratamento indicado.
Para melhor diagnóstico e/ou tratamento orientado, alguns estudiosos desenvolveram escalas que medem o grau de alopecia no indivíduo. Sobre essas escalas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escala de Norwood-Hamilton.
II- Escala de Ludwig.
III- Escala de Savin.
a) II - III - I.
b) II - I - III.
c) I - III - II.
d) III - I - II.

É muito importante para o profissional de estética conhecer a morfologia do fio de cabelo para saber exatamente onde os produtos desenvolverão sua ação.
Sobre o Complexo da membrana celular (CMC), assinale a alternativa CORRETA:
a) É constituído de proteína somente.
b) É responsável pela hidratação do fio de cabelo.
c) É constituído por polissacarídeos somente.
d) Possui muita queratina.

Os alisantes capilares são uma classe de cosméticos que obrigatoriamente precisam do registro na ANVISA para poderem ser comercializados, pois possuem substâncias irritantes na sua composição.
Sobre esses produtos, analise as seguintes afirmativas:
I- Os alisantes capilares são classificados como de uso comercial ou profissional, sendo os de uso profissional mais concentrados.
II- O uso de formol é permitido somente na porcentagem de 1% como conservante de produtos cosméticos.
III- A concentração máxima do ativo hidróxido de sódio para uso profissional é de 4,5% p/p.
IV- O hidróxido de cálcio pode ser utilizado com o máximo de 7% p/p.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Embora os alisamentos capilares sejam as modificações mais solicitadas pelas mulheres, as ondulações e permanentes também são bastante requeridas nos salões de beleza.
Sobre as ondulações, analise as seguintes sentenças:
I- O processo de ondulação requer o amolecimento da queratina para que ela possa ser moldada, seguida do endurecimento para a fixação da nova forma que se deseja dar aos fios.
II- O hidróxido de sódio, lítio e guanidina são os ativos mais indicados para as ondulações, pois deixam a queratina super emoliente.
III- O tioglicolato de amônia é o ativo mais indicado, tanto para ondulações como para permanentes.
IV- O princípio da técnica de ondulação e permanente é totalmente diferente do princípio do alisamento e relaxamento, uma vez que o produto utilizado é outro e o mecanismo de ação não age nas ligações dissulfeto.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A coloração dos cabelos pode ser objeto de mudança de visual e pode ser feita quimicamente de diversas maneiras. Já coloração natural dos cabelos é definida pela quantidade e tipos de melaninas que são produzidas nos melanossomos.
Sobre a coloração natural dos cabelos, analise as sentenças a seguir:
I- Melanossomas são as células que produzem a melanina.
II- A eumelanina dá uma coloração que varia do vermelho escuro ao preto.
III- A feomelanina dá uma coloração que varia do amarelo ao vermelho.
IV- Tanto os cabelos loiros como os castanhos escuros e pretos contêm mais eumelanina do que feomelanina.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O relaxamento capilar é um tipo de alisamento químico dos cabelos, indicado para cabelos cacheados ou crespos. Ele pode alisar os fios completamente ou apenas abrir mais os cachos, deixando-os mais relaxados, reduzindo o seu volume.
Sobre os ativos preferencialmente utilizados no relaxamento dos fios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Recomendado para cabelos grossos e resistentes, o melhor ativo é o hidróxido de sódio, por produzir um alisamento permanente, alterando a forma do fio.
( ) Ideal para cabelos mais finos, o ativo hidróxido de guanidina também pode ser utilizado para realizar alisamento dos fios, sendo considerado um procedimento permanente.
( ) Indicado para cabelos ondulados e considerado um ativo menos irritante, o tioglicolato de amônia alisa permanentemente os fios com cachos mais abertos.
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) V - F - V.
d) F - V - V.

O relaxamento capilar, o alisamento e o permanente são modificações na estrutura do fio de cabelo que trazem como consequência um remodelamento do fio. Para que esta modificação ocorra, é necessária a aplicação de produtos adequados para cada finalidade e é de extrema importância que o profissional conheça em detalhes as ligações químicas do cabelo e onde os produtos irão agir.
Sobre este tema, analise as sentenças a seguir:
I- A principal proteína do fio de cabelo é a queratina, a qual possui o aminoácido cisteína, que, por sua vez, contém o elemento químico chamado enxofre, o qual efetivamente realiza as ligações dissulfeto, que dão o formato ao cabelo.
II- As ligações dissulfeto são consideradas ligações fortes, porém são sensíveis ao pH, portanto, os produtos alisantes, como o hidróxido de sódio e o tioglicolato de amônia apresentam um pH básico (alcalino), que é capaz de agir nessas ligações, quebrando-as.
III- As ligações de hidrogênio dos cabelos são consideradas fracas, e são rompidas pelo simples ato de molhar os cabelos.
IV- A principal diferença entre alisamento e relaxamento está nos princípios ativos utilizados e no tempo que o produto permanece em contato com os fios, no caso do relaxamento, o tempo requerido é muito maior.
V- O alisamento temporário consiste na aplicação de calor nos fios por meio da chapinha ou piastra, que rompe as ligações dos fios de cabelo, porém, em dias muito úmidos, este processo é facilmente revertido, pois os fios tendem a absorver muita água do ambiente.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II, III e V estão corretas.

Prévia do material em texto

12/06/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/4
1. São inúmeros os fatores que podem provocar danos aos fios dos cabelos. Esses danos podem ser causados por
fatores externos, como sol, poluição, cloro, que são os danos mais agressivos, ou por fatores de coloração,
descoloração, uso intenso de calor por escovas ou pranchas. Desta forma, existem diversos tratamentos que
colaboram para devolver a saúde dos fios. Sobre a causa do dano ao fio e a forma de tratamento ideal, associe os
itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- Em procedimentos que geram calor (chapinha, secador, babyliss) ocorre dilatação dos vasos do couro cabeludo,
facilitando a abertura dos folículos pilosos e a consequente saída do fio do cabelo. 
 II- A excessiva exposição ao sol causa degeneração nas cutículas do fio do cabelo, deixando o córtex exposto aos
raios UVA, causando um aspecto queimado ao fio e degradando sua cor.
 III- Quando os processos de coloração são realizados repetidamente, o fio do cabelo sofre danos em sua estrutura,
principalmente no córtex. Os fios tornam-se ressecados e fracos. 
 IV- Os alisamentos dos fios são realizados através do uso de substâncias que alteram a estrutura do fio. Quando
esses não estão saudáveis para receber química, a cutícula e o córtex tornam-se fracos e os níveis de proteínas e
lipídeos diminuem. 
 
( ) O tratamento indicado é através de queratina hidrolisada, vitaminas e proteínas da soja. Ativos reconstituidores
da haste do cabelo. 
 ( ) O tratamento indicado é através de hidratantes e protetores da cutícula do fio de cabelo, como as ceramidas,
vitaminas e filtro solar.
 ( ) O tratamento indicado é através de ativos à base de queratina, aminoácidos da seda e d-pantenol, ativos
responsáveis por manter o pigmento e recuperar o fio. 
 ( ) O tratamento indicado é através de ativos que protegem o cabelo contra ação do calor, como os silicones,
queratina hidrolisada, colágeno vegetal. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - II - IV - III.
 b) IV - III - I - II.
 c) IV - II - III - I.
 d) II - I - III - IV.
2. Da mesma forma que a pele, o couro cabeludo e os cabelos também podem sofrer alterações e desenvolver
patologias. Essas patologias podem ser adquiridas através da má higienização, exposição a certos ambientes,
decorrentes de traumas químicos e/ou físicos, como também podem ter origem hereditária. Sobre patologias dos
cabelos, analise as seguintes afirmativas:
 
I- Leocotricose congênita refere-se à patologia que causa a perda da cor natural dos cabelos, podendo surgir de uma
forma não natural ou adquirida. Esta patologia sempre é resultante de alguma doença, como o albinismo.
 II- Tricorrexis nodosa refere-se à patologia em que os fios de cabelo apresentam pequenos nódulos esbranquiçados.
É decorrente de traumas químicos ou físicos a que os cabelos são submetidos. 
 III- Tricoptilose refere-se à patologia que causa a quebra do fio do cabelo, recorrente da formação de nós ao longo
desses fios. É muito comum em cabelos lisos e longos, que sofrem muita agressão física. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I e III estão corretas.
 b) As afirmativas I e II estão corretas.
 c) Somente a afirmativa II está correta.
 d) Somente a afirmativa I está correta.
3. A piastra, também conhecida como chapinha ou prancha modeladora, é uma ferramenta utilizada para alterar a
estrutura do cabelo com a ajuda do calor. A temperatura pode variar entre 50 a 160 graus. Esse calor modifica
temporariamente a estrutura do cabelo, pois o calor desidrata, amolece e alonga as células solidificadas da queratina.
Quando passados pela estrutura lisa e plana da piastra, os cabelos adquirem a forma achatada e esticada.
Atualmente há no mercado variados tipos de piastras. Analise as seguintes afirmativas:
 
I- Piastras de cerâmica facilitam o deslizamento dos cabelos, sendo assim, são menos agressivas. Atingem altas
temperaturas rapidamente e as mantém constantemente por ter seu revestimento em cerâmica. 
 II- Libera íons negativos, neutralizando a eletricidade dos fios, já que esses possuem cargas positivas. A piastra de
turmalina sela a cutícula dos fios, deixando-os mais lisos e macios, como também reduz o frizz. 
 III- Possui efeito antibactericida e antifúngico. A piastra de íons proporciona melhor higienização dos fios e proteção
contra agentes patogênicos, deixando-os mais brilhantes e macios. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I e II estão corretas.
 b) Somente a afirmativa II está correta.
 c) As afirmativas I e III estão corretas.
12/06/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/4
 d) As afirmativas II e III estão corretas.
4. A alopecia pode afetar tanto o público masculino como o feminino. Tem diversas causas e em alguns casos a
alopecia pode ser retardada, interrompida ou reversível, dependendo do grau, causa ou tratamento indicado. Para
melhor diagnóstico e/ou tratamento orientado, alguns estudiosos desenvolveram escalas que medem o grau de
alopecia no indivíduo. Sobre essas escalas, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- Escala de Norwood-Hamilton. 
 II- Escala de Ludwig. 
 III- Escala de Savin.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) II - III - I.
 b) II - I - III.
 c) I - III - II.
 d) III - I - II.
5. É muito importante para o profissional de estética conhecer a morfologia do fio de cabelo para saber exatamente
onde os produtos desenvolverão sua ação. Sobre o Complexo da membrana celular (CMC), assinale a alternativa
CORRETA:
 a) É constituído de proteína somente.
 b) É responsável pela hidratação do fio de cabelo.
 c) É constituído por polissacarídeos somente.
 d) Possui muita queratina.
6. Os alisantes capilares são uma classe de cosméticos que obrigatoriamente precisam do registro na ANVISA para
poderem ser comercializados, pois possuem substâncias irritantes na sua composição. Sobre esses produtos, analise
as seguintes afirmativas:
 
I- Os alisantes capilares são classificados como de uso comercial ou profissional, sendo os de uso profissional mais
concentrados.
 II- O uso de formol é permitido somente na porcentagem de 1% como conservante de produtos cosméticos.
 III- A concentração máxima do ativo hidróxido de sódio para uso profissional é de 4,5% p/p.
 IV- O hidróxido de cálcio pode ser utilizado com o máximo de 7% p/p.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
 b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 c) As afirmativas II e III estão corretas.
12/06/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/4
 d) As afirmativas I e II estão corretas.
7. Embora os alisamentos capilares sejam as modificações mais solicitadas pelas mulheres, as ondulações e
permanentes também são bastante requeridas nos salões de beleza. Sobre as ondulações, analise as seguintes
sentenças:
 
I- O processo de ondulação requer o amolecimento da queratina para que ela possa ser moldada, seguida do
endurecimento para a fixação da nova forma que se deseja dar aos fios.
 II- O hidróxido de sódio, lítio e guanidina são os ativos mais indicados para as ondulações, pois deixam a queratina
super emoliente.
 III- O tioglicolato de amônia é o ativo mais indicado, tanto para ondulações como para permanentes.
 IV- O princípio da técnica de ondulação e permanente é totalmente diferentedo princípio do alisamento e
relaxamento, uma vez que o produto utilizado é outro e o mecanismo de ação não age nas ligações dissulfeto.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
8. A coloração dos cabelos pode ser objeto de mudança de visual e pode ser feita quimicamente de diversas maneiras.
Já coloração natural dos cabelos é definida pela quantidade e tipos de melaninas que são produzidas nos
melanossomos. Sobre a coloração natural dos cabelos, analise as sentenças a seguir:
 
I- Melanossomas são as células que produzem a melanina.
 II- A eumelanina dá uma coloração que varia do vermelho escuro ao preto.
 III- A feomelanina dá uma coloração que varia do amarelo ao vermelho.
 IV- Tanto os cabelos loiros como os castanhos escuros e pretos contêm mais eumelanina do que feomelanina.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
9. O relaxamento capilar é um tipo de alisamento químico dos cabelos, indicado para cabelos cacheados ou crespos.
Ele pode alisar os fios completamente ou apenas abrir mais os cachos, deixando-os mais relaxados, reduzindo o seu
volume. A diferença entre alisar ou somente relaxar os fios, está na utilização do tipo de ativo e na concentração
utilizada. Quanto maior a concentração, mais alisará o fio. O relaxamento pode ser feito com diferentes tipos de
produtos químicos. Sobre os ativos preferencialmente utilizados no relaxamento dos fios, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Recomendado para cabelos grossos e resistentes, o melhor ativo é o hidróxido de sódio, por produzir um
alisamento permanente, alterando a forma do fio.
 ( ) Ideal para cabelos mais finos, o ativo hidróxido de guanidina também pode ser utilizado para realizar alisamento
dos fios, sendo considerado um procedimento permanente.
 ( ) Indicado para cabelos ondulados e considerado um ativo menos irritante, o tioglicolato de amônia alisa
permanentemente os fios com cachos mais abertos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F.
 b) F - V - F.
 c) V - F - V.
 d) F - V - V.
12/06/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 4/4
10. O relaxamento capilar, o alisamento e o permanente são modificações na estrutura do fio de cabelo que trazem como
consequência um remodelamento do fio. Para que esta modificação ocorra, é necessária a aplicação de produtos
adequados para cada finalidade e é de extrema importância que o profissional conheça em detalhes as ligações
químicas do cabelo e onde os produtos irão agir. Sobre este tema, analise as sentenças a seguir:
 
I- A principal proteína do fio de cabelo é a queratina, a qual possui o aminoácido cisteína, que, por sua vez, contém o
elemento químico chamado enxofre, o qual efetivamente realiza as ligações dissulfeto, que dão o formato ao cabelo.
 II- As ligações dissulfeto são consideradas ligações fortes, porém são sensíveis ao pH, portanto, os produtos
alisantes, como o hidróxido de sódio e o tioglicolato de amônia apresentam um pH básico (alcalino), que é capaz de
agir nessas ligações, quebrando-as.
 III- As ligações de hidrogênio dos cabelos são consideradas fracas, e são rompidas pelo simples ato de molhar os
cabelos.
 IV- A principal diferença entre alisamento e relaxamento está nos princípios ativos utilizados e no tempo que o
produto permanece em contato com os fios, no caso do relaxamento, o tempo requerido é muito maior.
 V- O alisamento temporário consiste na aplicação de calor nos fios por meio da chapinha ou piastra, que rompe as
ligações dos fios de cabelo, porém, em dias muito úmidos, este processo é facilmente revertido, pois os fios tendem a
absorver muita água do ambiente.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II, III e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina