Buscar

Criminologia aula 7-7

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A maconha entrou no Brasil com os escravos trazida da África enquanto que na Europa era usada para fazer roupas, papel, óleo para luminárias e remédios, sendo também conhecida como cânhamo. O maior livro de medicina do Brasil do século XIX (Pedro Luis N. Chernovitz) a indicava para bronquite, tuberculose e cólicas (tendo sido usada até pela Rainha Vitória da Inglaterra). Em 1905, havia até um cigarro de marca Índio com maconha e tabaco que dizia na embalagem: bom para combater asma, insônia e catarro. Porém, já no início do século XX, por ser muito barata, fica vinculada aos negros e mulatos, à sua degeneração moral e quando começa a ser usada pelos filhos da burguesia, passa a ser uma vingança inconsciente dos negros que a trouxeram da África para escravizar os brancos. A partir do século XX, as drogas começam a sofrer algumas formas de controle, o qual sempre foi I legitimado por determinados discursos, tais como: O médico, onde o usuário é considerado um doente, cujo aumento na sociedade se transforma numa epidemia; II- O cultural, onde o jovem usuário é visto como aquele que se opõe ao consenso, que age contrariamente aos valores dos homens de bem. III- O moral, que define a droga como o veneno da alma e o usuário como ocioso e improdutivo. IV- O político-criminal, onde a droga é relacionada a outros crimes. Marque a(s) assertiva(s) correta(s):
		
	
	todas as assertivas estão erradas
	
	I, II e IV
	
	I e II
	
	I, e III
	 
	I, II, III e IV
	Respondido em 05/06/2019 15:15:16
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A partir do século XX as drogas começam a sofrer algumas formas de controle, o qual sempre foi legitimado por determinados discursos, tais como: médico, onde o usuário é considerado um doente, cujo aumento na sociedade se transforma numa epidemia; o discurso cultural, onde o jovem usuário é visto como aquele que se opõe ao consenso, que age contrariamente aos valores dos homens de bem; o moral, que define a droga como o veneno da alma e o usuário como ocioso, improdutivo e o político criminal, onde a droga é relacionada a outros crimes. Durante esse período, após a segunda guerra mundial, a política criminal do Ocidente se respaldou numa ideologia de defesa social, ou seja, um sistema de controle social que tem no sistema penal instrumento de reação contra a criminalidade. O controle das substâncias entorpecentes é algo relativamente recente em nossa história, o que foi se edificando sobre determinados discursos legitimadores, o que propiciou a incidência do sistema penal sobre o uso e o comércio destas substâncias ao longo das décadas. Com isto, marque a opção que explique o que vem a ser o discurso político-criminal que fundamenta este controle.
		
	
	Sendo a droga o veneno da alma, torna o usuário improdutivo e ocioso.
	
	O usuário é um doente e a disseminação das drogas pode gerar uma epidemia.
	 
	As drogas devem ser controladas pois levam aqueles que estão envolvidos a crimes mais graves
	
	O jovem usuário se opõe ao consenso, indo de encontro aos valores do "homem de bem".
	
	todas as assertivas estão corretas
	Respondido em 05/06/2019 15:15:57
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Acerca das modificações penais e processuais penais introduzidas pela Lei n.º 11.343/2006 ¿ Lei de Tóxicos ¿ com relação à figura do usuário de drogas, assinale a opção correta.
		
	
	A conduta daquele que, para consumo pessoal, cultiva plantas destinadas à preparação de substância capaz de causar dependência física ou psíquica permanece sem tipificação.
	
	Poderá ser imposta ao usuário de drogas prisão em flagrante, devendo o autuado ser encaminhado ao juízo competente para que este se manifeste sobre a manutenção da prisão, após a lavratura do termo circunstanciado
	
	É possível, além das penas de advertência, prestação de serviços à comunidade ou medida educativa, a imposição de pena privativa de liberdade ao usuário de drogas.
	 
	O porte de drogas tornou-se infração de menor potencial ofensivo, estando sujeito ao procedimento da Lei n.º 9.099/1995, que dispõe sobre os juizados especiais criminais.
	
	todas as assertivas estão erradas
	Respondido em 05/06/2019 15:16:08
	
Explicação:
VALOIS, Luís Carlos. O direito penal da guerra às drogas. 2. ed. Belo Horizonte: D'Plácido, 2017. 697 p
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	¿No século XIX, pela influência do romantismo, as drogas faziam parte dos chamados ¿vícios elegantes¿. O ópio era um dos mais usados. Originado da papoula, também tinha finalidade médica como analgésico e antidiarrético, sendo conhecido o seu uso no Sudoeste Asiático e no Oriente Médio há 5 mil anos. Em 1817 foi isolada a morfina do ópio e produzida pela Merk como analgésico e em 1874 é produzida a heroína pela Bayer, as quais eram vendidas em farmácias.¿ Segundo os discursos que legitimam o controle das drogas, marque a opção que melhor analisa o exposto acima, conforme um olhar crítico da Criminologia:
		
	
	O caso reforça o discurso médico demonstrando que a droga gera disfunções cerebrais
	
	Refere-se a necessidade da legalização do uso destas drogas para fins medicinais
	
	Incentiva o uso da droga, pois a relaciona com status
	 
	Demonstra a hipocrisia do sistema que usa o discurso médico para controlar a droga
	
	Trata-se de uma amostra do discurso moral, que vê a droga como um agente que corrompe a alma do indivíduo
	Respondido em 05/06/2019 15:16:15
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As políticas de controle sobre as drogas vem passando por significativas mudanças nas ultimas décadas. Estatisticamente, a repressão que o Estado faz a ela parece aumentar a quantidade de apreensões e a impressão é que estamos vivendo um círculo vicioso. Sobre as ideologias de defesa social e de segurança nacional, podemos afirmar que:
		
	
	A ideia de defesa social emerge a partir da década de 80, como reação ao surgimento do neoliberalismo;
	
	A construção dos modelos de luta contra as drogas no Brasil sempre passou por uma política de tratamento igualitário e de defesa dos direitos humanos;
	 
	A ideologia da segurança nacional conjuga no traficante o modelo de um terrorista, alguém completamente à margem do processo social;
	
	A luta contra as drogas tem tido efetivo sucesso em virtude da diminuição de mortes em zonas de exclusão social, como por exemplo as favelas cariocas.
	Respondido em 05/06/2019 15:16:51
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Numa propaganda do governo federal visando "esclarecimento" sobre as drogas, é mostrado um jovem comprando maconha e, posteriormente, o seu fornecedor, usando o dinheiro para comprar uma arma, a qual é usada para assaltar e matar uma pessoa. Segundo os discursos que legitimam o controle das drogas, marque a opção que melhor analisa o caso, conforme um olhar crítico da Criminologia.
		
	 
	A cena demonstra um olhar estereotipado que vincula o usuário a um financiador do crime e que ajuda no discurso político-criminal
	
	Trata-se de uma amostra do discurso moral, que vê a droga como um agente que corrompe a alma do indivíduo.
	
	O caso demonstra uma realidade absoluta que legitima a atual política criminal
	
	É um discurso garantista que visa garantir as vítimas deste tipo de delito
	
	O caso reforça o discurso médico demonstrando que a droga gera disfunções cerebrais
	Respondido em 05/06/2019 15:17:22
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O tráfico de substâncias entorpecentes hoje é tratado como um dos mais graves problemas da sociedade, principalmente nos grandes centros urbanos do mundo ocidental, sendo combatido de forma cada vez mais repressiva. Sendo recente ouso do sistema penal para controlar o comércio dessas substâncias, a que se refere o discurso moral que fundamenta esta medida?
		
	 
	Sendo a droga o veneno da alma, torna o usuário improdutivo e ocioso
	
	O usuário é um doente e a disseminação das drogas pode gerar uma epidemia
	
	O jovem usuário se opõe aos valores da Igreja Católica, por isso é perseguido desde a Idade Média
	
	As drogas devem ser controladas, pois levam aqueles que estão envolvidos a crimes mais graves
	
	Trata-se de uma questão meramente legal, pois tal proibição decorre de uma decisão de política criminal
	Respondido em 05/06/2019 15:17:46
	
Explicação:
VALOIS, Luís Carlos. O direito penal da guerra às drogas. 2. ed. Belo Horizonte: D'Plácido, 2017. 697 p. 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Numa novela de grande audiência, uma das personagens, jovem, bem-educada e gentil, passa a fumar maconha. Já no dia seguinte, começa a usar roupas negras e seu comportamento muda, ficando preguiçosa, agressiva e alienada. Segundo os discursos que legitimam o controle das drogas, marque a opção que melhor analisa o caso, conforme um olhar crítico da Criminologia.
		
	
	O caso reforça o discurso médico demonstrando que a droga gera disfunções cerebrais
	
	trata-se de um olhar garantista, pois exige a garantia da saúde do usuário
	
	O caso demonstra uma realidade que legitima a atual política criminal
	
	A cena incentiva o uso da droga, pois a relaciona com liberdade
	 
	Trata-se de uma amostra do discurso moral, que vê a droga como um agente que corrompe a alma do indivíduo
	Respondido em 05/06/2019 15:18:03
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando