Buscar

SERVIÇO SOCIAL E A QUESTao social provas 2019 DISCURSIVAS MARILSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Intervenção estatal regulamentada pelas leis complementares, que normatizam as determinações constitucionais, passou a referir-se a terreno mais vastos da vida social, com objetivos de equalizar o acesso a oportunidade e de enfrentar condições de destituição de direitos ,riscos sociais e pobreza. Como essa legislação organiza a proteção social e qual seu alcance? Esse marco constitucional de 1988 passa a esfera estatal as responsabilidades da inclusão dos direitos sociais, fixando o tripé da seguridade social, composto por assistência social, saúde previdência, com base nos princípios da universidade e da garantia de acesso a estes ao cidadão, enquanto política pública.
A assistência social tornouse uma política de responsabilidade do Estado e direito do cidadão, para o combate à pobreza e a constituição da cidadania. Sua gestão se efetiva por meio de um sistema descentralizado e participativo, cabendo aos municípios uma parcela significativa de responsabilidade na sua formulação e execução.
2) A participação social tem sido reafirmada no Brasil como um fundamento dos mecanismos institucionais que visam a garantir a efetiva proteção social contra riscos e vulnerabilidades assim como a vigência dos direitos sociais. Portanto quais são os sentidos da participação social. 
-A participação promove transparência na deliberação e visibilidade das ações, democratizando o sistema social.
- Permite maior expressão e visibilidade das demandas sociais, igualdade e da equidade nas políticas públicas.
- A sociedade por meio de inúmeros movimentos e formas de associativismo, demanda ações e é capaz de executá-las no interesse público.
3)A pesquisa da realidade é tarefa essencial para a qualificação do exercício profissional do assistente social. O planejamento da pesquisa é etapa indispensável do processo de investigação configurando-se como um momento da tomada de decisões sobre o problema da pesquisa, as funções de informação. Os procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados. Com relação às etapas para a construção do projeto de pesquisa, escreva sobre a fase inicial ao processo de trabalho de uma pesquisa qualitativa.
O processo de trabalho de uma pesquisa qualitativa se preocupa com valores, representações sociais e dinâmicas dos processos envolvidos. COMPLETARRR
4) A seguridade social conquistada coloca no centro do debate a discussão sobre o estabelecimento d mínimos sociais numa contraposição as ideias neoliberais que defendem a redução da responsabilidade pública em relação às desigualdades sociais no Brasil como entender os mínimos sociais propostos pelas políticas publicas? A constituição federal de 1988 tornou-se expressiva a intervenção social do estado no campo da proteção social com impactos relevantes no que diz respeito ao desenho das políticas e a definição dos benefícios e do sistema de proposição do acesso aos direitos sociais
5)Cite alguns dos princípios fundamentais do código de ética 
profissional dos assistentes sociais de 1993. Liberdade, Autonomia, Defesa dos direitos humanos e Defesa da democracia. 
6)Como deve ser a atuação do assistente social em relação aos conselhos? 
 O assistente social. Não deve apenas incentivar a sociedade civil a participar, tomar parte nos conselhos e contribuir parar tal, mas ele também deve participar dessas reuniões, pois é fundamental sendo que os conselhos são importantes canais para participação coletiva e a criação de novas relações políticas entre governos e cidadãos. 
7) Como modelo liberal estabelece um regime de bem- estar social conhecido como welfare State 
Diante da crise capitalista surge uma alternativa o welfare State. Onde Keynes propunha a intervenção do estado como ação para reativar a produção e o consumo e para defender a liberdade individual e a economia de mercado, os pilares eram o pleno emprego e a prestação de serviços sociais públicos. 
8)Comente sobre a assistência social na constituição federal de 1988 Esse marco constitucional de 1988 passa a esfera de estatal. As responsabilidades pela inclusão dos direitos sociais, fixando o tripé da seguridade social composto por assistência social, saúde e previdência, com base nos princípios de universalidade e da garantia de acesso ao cidadão, com política pública, além disso, a participação popular na forma de controle social. 
9) Comente a respeito do desafio do Serviço social ou o enfrentamento profissional em relação ao trato social com a questão social. 
R= Um dos desafios do serviço social é enfrentar a questão social, lutar por cidadania, direitos, justiça e democracia. Assim direcionando novos modos de viver e de conceber o estado, a sociedade e as relações entre grupos e classes social
10)Comente a respeito da inserção do Serviço Social na década de 1930. O Serviço Social no Brasil se insere, desde 1930, como uma especialização da divisão social e técnica do trabalho, para atuar no enfrentamento da Questão Social. A profissão, interna e externamente, sofre as influências das transformações ocorridas no sistema capitalista, de suas crises, das conformações do Estado e das lógicas dos projetos societários historicamente determinados (AMORIM, 2009).
11) Defesa dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo, ampliação e consideração da cidadania, com garantia de direitos sociais, políticos de classes trabalhadoras, posicionamento em favor da justiça que assegure o acesso aos bens e serviços relativos aos programas e ...Relate algumas expressões da questão social. 
R= Pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças e idosos. 
12)De que forma o estado neoliberal no Brasil tratou a questão social e suas expressões?
O estado passa a retrair nos gastos com políticas sociais, e passa a chamar a sociedade para intervir juntos nos problemas sociais. Em geral, o Estado neoliberal, cria um sistema de benefícios distribuídos de forma fragmentada(reduzida) para diferentes segmentos 
13)Frente aos dilemas provocados pelas expressões da questão social, como o assistente social pode interagir e intervir numa perspectiva dialética e crítica? 
Temos que ter a capacidade de atuar no (auxilio) fomento á coletividade e em defesa da maioria das populações sob opressões diversas, discriminadas, mesmo sabendo que as relações entre estado e capitalistas colocam barreiras ao exercício profissional crítico e com potencial para formular, programar, executar, gerir e avaliar políticas sociais voltadas para a cidadania e para o combate a questão social. 
14)Nas últimas décadas é possível identificar grandes vertentes da política social que se inter-relacionam na prática por derivarem da mesma matriz ideológica o neoliberismo. Qual é umas destas vertentes? 
O neoliberalismo que considera o Estado, o mercado e parcelas da sociedade como parceiros em igualdade de condições??????????
15) O que é a financeirização do capital? 
A financeirização, luta em prol da propriedade privada, da supremacia do mercado e da dominação estatal, com a intenção de dominar a sociedade e beneficiar as grandes potências econômicas..
16)Os capitais fictícios dizem respeito ao modo como as estratégias são dotadas pelos capitalistas para a preservação dos patamares de lucro e para a criação de novas formas de acumulação financeira do capital. 
Explique o que são capitais fictícios 
Oscapitais fictícios são aqueles que resultam mais diretamente do capital a juros, do sistema de crédito, quando a riqueza real aparentemente se duplica, como é o caso das ações de uma empresa. 
17)Porque se considera que o agravamento da questão social e o adensamento da violência estrutural(???) são legitimadas na sociedade e, muitas vezes, tornam-se naturalizados e camuflados, para que sejam aceitos pela população. 
O estado tem o papel fundamental nesse processo de violência estrutural em um pseudoenfrentamento da questão social uma vez que está a serviço do capital, a violência estrutural é a maior violência de todas uma vez que precede as demais ela é intensificadora das diversas formas de violência.
18)Qual foi o programa social brasileiro destacado na avaliação do programa das nações unidas, em 2010? 
O programa bolsa família. 
19)Relate algumas expressões da questão social. 
- Violência estrutural - Formação de uma sociedade voltada exclusivamente para o consumo 
- Analfabetismo- Desemprego - Desregulamentação do trabalho 
- Flexibilização das relações trabalhistas - Favelização - Fome - Analfabetismo político
20)Segundo Iamamoto(2000 p 62) o conhecimento não é so um verniz que se sobrepõe superficialmente a pratica profissional.... A partir da consideração sobre o conhecimento proposta for Iamamoto, explique qual a importância do profissional de serviço social ter acesso à informação e formação continua da sua intervenção: 
Devem valorizar o compromisso com capacitação continua, a fim de garantir estratégias para o desvelamento da realidade, visto que a sociedade está em constante transformação e que, em sua instrumentalidade, compete ao assistente social trazer a luz a importância do conhecimento, tanto para si, como da categoria, quanto operativamente, em suas intervenções e inserções no cotidiano social.
21)Telles (1996, p.85)*(...)a questão social é a aporia das sociedades modernas que põe em foco a disjunção sempre renovada entre a lógica do mercado e a dinâmica societária.. “A partir desse excerto analise as novas configurações do espaço profissional e a demanda por uma competência ético-politica do profissional de serviço social: Competência para a construção de espaços que assegurem direitos, democracia participativa e Essas novas configurações exigem do assistente social um direcionamento ético-político com fortalecimento do potencial para as lutas sociais reivindicativas e direcionadas para as conquistas de uma sociedade mais justa e democrática.
22)Temos observado, especialmente nos grandes centros urbanos, a construção de muros, com o objetivo de proteger cidadãos da violência urbana, esse fenômeno vem sendo denominado de isolamento social urbano, explique: 
Essa situação de isolamento social urbano, e justificada pelo medo de crimes violentos. A distância social e a extrema desigualdade que afetam as classes populares moradores da periferia levam os indivíduos de estratos mais elevados a isolarem-se com demarcações de segurança em torno de suas habitações e a desvalorizar os espaços públicos, abandonando a esfera publica.

Continue navegando