Buscar

Exercício ECA - 01

Prévia do material em texto

Exercício: 
	
	Aluno(a): 
	2019.1
	Disciplina: CCJ0022 - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se- lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fm de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profssionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
IV. A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
		
	 
	I, II, III e IV.
	
	Apenas I, III e IV
	
	Apenas I, II e III.
	
	Apenas I, II e IV
	
	Apenas II e III.
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Como forma de proteção à criança, o ECA estabeleceu normas de proteção à gestante e à nutriz. No que concerne a essas normas, assinale a opção correta.
		
	
	O poder público não tem o dever de propiciar apoio alimentar à gestante que dele necessite.
	
	A gestante tem direito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas ao atendimento perinatal, não incluindo o prénatal.
	
	A parturiente pode ser atendida, preferencialmente, pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.
	
	Apenas os hospitais particulares são obrigados a manter alojamento conjunto, que possibilite a permanência do neonato junto à mãe, em razão da precariedade do serviço público.
	 
	O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive para as penitenciárias femininas.
	Respondido em 26/05/2019 21:45:19
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Utilizando os conhecimentos adquiridos com o estudo do capítulo do direito à vida e à saúde, no Estatuto da Criança e do Adolescente, considere a seguinte situação: Um médico pediatra, ao atender uma criança em seu consultório, verifica que a mesma possui hematomas de diversas colorações, característicos de possíveis maus tratos, e então faz a comunicação do que constatou ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, fornecendo dados da mãe e da criança. Diante disto, podemos afirmar que:
		
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois não tinha certeza da ocorrência de maus tratos, mas sim, suspeita.
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois tal fato deveria ter sido comunicado diretamente à autoridade policial, que depois comunica a Justiça da Infância e da Juventude.
	
	o médico agiu corretamente, pois tem apenas o dever moral de comunicar toda suspeita de maus tratos, seguindo a sua intuição.
	
	o médico agiu de forma equivocada, pois não prestou o atendimento na rede pública de saúde, mas em seu consultório particular.
	 
	o médico agiu corretamente, pois tem o dever legal de comunicar toda suspeita de maus tratos.
	Respondido em 26/05/2019 21:45:25
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Carlinhos, com 11 anos de idade, costuma ficar acordado até aproximadamente três horas, todos os dias, frequentando vários sites na internet. Preocupados, seus pais passam a vasculhar seu computador, para verificar quais os sites que são visitados pelo filho. De acordo com as normas protetivas do ECA, é correto afirmar que:
		
	
	A conduta dos pais apenas é legítima por se tratar de criança. Sendo adolescente, o direito à liberdade impediria tal invasão.
	 
	A conduta dos pais é legítima, pois visa proteger a criança;
	
	A conduta dos pais é ilegítima, pois fere o direito à liberdade da criança
	
	A conduta dos pais é ilegítima, sendo admitida apenas quanto a um filho adolescente
	
	A conduta dos pais é legítima, não havendo limite para o exercício do poder familiar.
	Respondido em 26/05/2019 21:45:33
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o ECA,
		
	
	C-criança é o indivíduo com até onze anos de idade incompletos e adolescente é aquele com idade entre onze e dezoito anos.
	 
	B-toda criança ou adolescente tem direito de ser criado e educado por sua família e, em casos excepcionais, por família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária.
	
	E-os estabelecimentos de atendimento à saúde devem viabilizar, nos casos de internação de criança ou adolescente, a permanência, em tempo parcial, dos pais ou responsáveis na unidade de internação.
	
	D-a parturiente deverá, obrigatoriamente, ser atendida pelo mesmo médico que a acompanhou durante a fase pré-natal. Não há previsão para acompanhamento psicológico, nesses casos.
	
	A-a criança, a partir de dez anos de idade, deve consentir, em audiência, a sua colocação em família substituta.
	Respondido em 26/05/2019 21:45:41
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Dentre as diversas alterações que o ECA sofreu, em 2016, entrou em vigor a lei da primeira infância (Lei 13.257), que estabelece que: O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos. Considerando este atual cenário, analise as assertivas abaixo: I - É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias II - A atenção odontológica à criança terá função educativa protetiva e será prestada, inicialmente, antes de o bebê nascer, por meio de aconselhamento pré-natal, e, posteriormente, no sexto e no décimo segundo anos de vida, com orientações sobre saúde bucal. III - A criança com necessidade de cuidados odontológicos especiais será atendida pelo Sistema Único de Saúde É correto o que se afirma:
		
	
	apenas nas assertivas I e II
	
	em nenhuma das assertivas
	
	apenas nas assertivas II e III
	 
	em todas as assertivas
	
	apenas nas assertivas I e III
	Respondido em 26/05/2019 21:45:49
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Visando descobrir se seu filho Caio, de quinze anos, estava envolvido com drogas, Tício vasculha seus pertences, em busca de eventual substância ou de qualquer indício que comprove o envolvimento. Considerando que o ECA visa a proteção a integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais, é correto afirmar que:
		
	
	Tício poderia, ainda sem qualquer suspeita, vasculhar livremente os pertences do filho
	
	Tício praticou infração administrativa, por inobservar dever inerente ao poder familiar
	 
	Tício agiu corretamente, pois visava a proteção do filho
	
	Tício não agiu corretamente, pois poderia vasculhar os pertences somente com autorização judicial
	
	Tício praticou crime de invasão de privacidade
	Respondido em 26/05/2019 21:46:00
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É correto afimar de acordo com a Lei nº 8.069/1990, Estatuto daCriança e Adolescente,  que dentre os direitos da criança e do adolescente eles:
 
 
		
	
	c) têm acesso parcial aos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, em que a criança e o adolescente;
 
	 
	 
a) gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata o Estatuto da Criança e Adolescente, sendo assegurado por lei, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
 
	
	d) serão assim considerados, para os efeitos do Estatuto da Criança e Adolescente, se tiverem até treze anos e entre quatorze e dezoito anos, respectivamente.
	
	e) serão assim considerados, para os efeitos do Estatuto da Criança e Adolescente, se  tiverem entre quatorze e dezoito anos, respectivamente.
	
	b) têm direitos fundamentais restritivos, desta forma elabora-se uma legislação específica denominada Estatuto da Criança e Adolescente para regular quais os direitos e deveres a serem cumpridos e respeitados.

Continue navegando