Buscar

Exercício ECA - 03

Prévia do material em texto

Exercício: 
	
	Aluno(a): 
	
	Disciplina:  - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. II - A lei assegura expressamente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. III - O direito de organização e participação em entidades estudantis é um direito previsto pelo ECA. IV - Crianças e adolescentes devem ter assegurados o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	São corretas as afirmativas I, II e III.
	
	São corretas as afirmativas II, III e IV.
	
	São corretas as afirmativas I, II e IV.
	
	São corretas as afirmativas I, III e IV.
	Respondido em 14/06/2019 13:36:19
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	João e Joana são pais de Mila, 9 anos, e de Letícia, 8 anos. João mudou-se para Maringá depois do divórcio, e levou sua filha mais nova para morar com ele. Nas férias escolares, Letícia quer ir ao Rio de Janeiro visitar sua mãe, enquanto Mila deseja passar seus dias livres com seu pai em Maringá. Avalie as situações apresentadas a seguir e, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Letícia poderá viajar sem autorização judicial se a sua prima, Olívia, que tem 19 anos, aceitar acompanhá-la. Mila poderá viajar sem autorização, se a sua avó, Filomena, a acompanhar.
	
	Mila poderia aproveitar a ida de sua vizinha Maria, de 23 anos, para acompanhá-la, desde que devidamente autorizada por seus pais, enquanto Letícia não precisaria de autorização judicial se seu padrinho, Ricardo, primo do seu pai, a acompanhasse.
	
	Se houver prévia e expressa autorização dos pais ou responsáveis, Letícia e Mila ficam dispensadas da autorização judicial e poderão viajar desacompanhadas dentro do território nacional.
	
	As crianças não poderão viajar neste hipótese
	 
	Letícia poderá viajar desacompanhada dos pais por todo território nacional se houver autorização judicial, que poderá ser concedida pelo prazo de dois anos. Mila não precisará de autorização judicial para ir a Maringá se seu tio José aceitar acompanhá-la.
	Respondido em 14/06/2019 13:36:23
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta: "Pedro, um adolescente de 12 anos, trabalha na marcenaria de seu tio, que vem lhe ensinando tal ofício, e pagando ao sobrinho uma pequena quantia mensal por sua colaboração."
		
	
	Esta situação é possível, pois Pedro está na condição de aprendiz
	
	Pedro só poderá trabalhar na condição de aprendiz a partir dos 16 anos de idade
	 
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Isto é perfeitamente possível, em qualquer situação
	
	Isto só é possível, se esta atividade não for vedada pela lei
	espondido em 14/06/2019 13:36:26
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Hotel Botanic recebeu o casal de namorados Júlia e Matheus como hóspedes durante um feriado prolongado. Júlia tem 15 anos de idade e Matheus 18 anos, motivo pelo qual a adolescente foi admitida no estabelecimento, por estar acompanhada de uma pessoa maior de idade. Com base no caso apresentado, a partir do que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.
		
	
	houve respeito às regras do ECA, pois o namorado é responsável por Julia
	 
	houve desrespeito ao ECA, pois o namorado não é responsável por Julia
	
	houve respeito às regras do ECA, pois Julia estava acompanhada
	
	houve desrespeito às regras do ECA, pois seria necessária autorização da Justiça da Infância e Juventude
	
	houve desrespeito ao ECA, pois Julia não pode se hospedar sem os pais estarem presentes no local, não sendo admitida sequer autorização escrita
	Respondido em 14/06/2019 13:36:30
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com base no disposto pela ECA em relação ao Direito fundamental à Educação, assinale a única alternativa CORRETA: É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
		
	
	ensino fundamental, obrigatório e gratuito, exceto para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
	
	atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, exclusivamente na rede regular de ensino.
	
	progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade exceto para o ensino médio.
	
	atendimento no ensino médio, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, sendo que este atendimento não abrange o ensino fundamental.
	 
	acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
	Respondido em 14/06/2019 13:36:33
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O dirigente de estabelecimento de ensino fundamental comunicará, ao Conselho Tutelar as situações expressas na Lei 8069/90, sob pena de não o fazendo, responder à infração administrativa prevista no art. 245 do ECA.Pergunta-se :Diante desse dever, o dirigente deverá observar, com constância, se os alunos matriculados no estabelecimento de ensino....... Identifique e marque a resposta correta dentre as opções a seguir: I- sofrem maus tratos; II- estão vacinados adequadamente; III- se o lunch caseiro que vai para escola é balanceado; IV- se há reiteração de faltas injustificadas por aluno; V- se há visitação constante aos serviços odontológicos;
		
	
	II e III;
	
	V e IV
	 
	I e IV;
	
	III e II;
	
	IV e III
	Respondido em 14/06/2019 13:36:37
	
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre as prevenções especiais previstas pelo Estatuto da criança e do adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O ECA garante o acesso de qualquer criança ou adolescente às diversões e espetáculos públicos considerados adequados, independentemente de estarem acompanhados de seus pais ou responsáveis.
	 
	As emissoras de rádio e TV somente exibirão ao público infanto-juvenil programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
	
	Quanto à venda ou locação de fitas de programação em vídeo, o legislador preocupou-se com o risco de sua utilização indevida impondo restrições, porém não previu pena de responsabilidade em caso de violação a estas restrições.
	
	A função de regulamentar os programas, produtos, diversões e espetáculos públicos não é do Poder Público.
	
	No que diz respeito às revistas e outras publicações, o ECA não estabeleceu expressamente restrições à sua comercialização quando consideradas impróprias ou inadequadas ao público infanto-juvenil.
	Respondido em 14/06/2019 13:36:41
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca da autorização para viajar, assinale a alternativa CORRETA: I. nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial; II. a autorização não será exigida quando tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana ou a criança estiver acompanhada: de ascendente ou colateral maior ou menor, até o quarto grau, comprovado documentalmente o parentesco; de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável; III. a autoridadejudiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por até cinco anos; IV. sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior;
		
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Apenas os itens II e IV estão corretos.
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	 
	Apenas os itens I e IV estão corretos.

Continue navegando