Buscar

GESTÃO DA POLUIÇÃO (ATMOSFÉRICA, SOLO E SONORA)

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE1803_AV_201804063037 » GESTÃO DA POLUIÇÃO (ATMOSFÉRICA, SOLO E SONORA)
	
	 1a Questão (Ref.: 201804805532)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O oxigênio gasoso (O2) não existia na atmosfera primitiva, mas aparecia sob a forma de gases oxigenados (como SO2 e NO) e particulados oxigenados suspensos na atmosfera. Sobre o ciclo do oxigênio é correto afirmar que:
		
	
	Os seres autotróficos liberem CO2 através do processo fotossintético.
	
	O oxigênio começou a existir na atmosfera no momento em que surgiram os mamíferos.
	
	Ao longo de milhões de anos, o gás oxigênio alcançou, na atmosfera, a abundância de 75% em volume de ar, e, que é a sua concentração atual.
	
	A reação de fotossíntese processa a transferência do carbono de sua forma orgânica na atmosfera (CO2) para sua forma inorgânica na composição da CaCO3 nas plantas.
	 
	Quando encontrado sob a forma de gás carbônico (CO2), o carbono da atmosfera é utilizado pelos organismos fotossintetizantes como matéria-prima para sintetizar compostos orgânicos e liberar O2 na atmosfera.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201804805540)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inversão térmica é um fenômeno atmosférico natural que provoca mudanças de temperatura. Sobre a inversão térmica, é incorreto afirmar que:
		
	
	Por ser mais denso, o ar frio forma uma barreira que dificulta a movimentação e, consequentemente, a dispersão de partículas poluentes.
	
	Em uma situação de inversão térmica, o ar próximo ao solo esfria rapidamente, permanecendo onde deveria estar o ar quente.
	
	O chamado smog é uma combinação das palavras inglesas: smoke (fumaça) e fog (neblina) e fica estacionado nas camadas inferiores, ocasionando baixa visibilidade e problemas respiratórios à população.
	 
	A inversão térmica ocorre principalmente no verão.
	
	As autoridades têm o poder de limitar ou proibir o tráfego de veículos, porque, em razão da combustão incompleta dos combustíveis, o monóxido de carbono (CO) emitido pelos veículos reduz os reflexos dos motoristas, podendo causar acidentes de trânsito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201804311255)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	NATURALMENTE QUE A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PROVOCA PROBLEMAS MAIS OU MENOS GRAVES DE SAÚDE NA POPULAÇÃO HUMANA. MARQUE A ÚNICA OPÇÃO EM QUE EXEMPLIFICA AS AÇÕES DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA SOBRE A POPULAÇÃO HUMANA:
		
	 
	DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO COMO A ASMA E O CANCRO PULMONAR
	
	PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO OCUPACIONAL
	
	LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS E DOENÇAS MUSCULARES
	
	PERDA DA ACUIDADE VISUAL
	
	DOENÇAS DOS MEMBROS INFERIORES
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201804322135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque abaixo a única alternativa que não correponde a medidas de controle dos poluentes atmosféricos.
		
	
	Coletores centrífugos (ciclones)
	
	Filtro de Manga
	
	Coletores mecânicos inerciais e gravitacionais
	
	Precipitadores dinâmicos secos
	 
	Equipamentos de proteção individual
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201804696548)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na definição geológica, uma camada de regolito cobre a maior parte da superfície da crosta terrestre do planeta Terra. O regolito que sustenta a vegetação ¿ constituído de material desagregado, ar, água e matéria orgânica ¿ é chamado de solo. Dependendo de sua formação, os solos podem ser classificados em quatro grupos principais: residuais, transportados, coluvionais e orgânicos. Os solos orgânicos:
		
	
	originam-se do desgaste de uma rocha e o resíduo do intemperismo acumula-se sobre ele.
	 
	são formados exclusivamente por matéria orgânica e ar.
	
	são aqueles que se desenvolvem sobre material decomposto, erodido e transportado de um sítio de intemperismo e depositado em outro lugar, como uma planície aluvial, por exemplo.
	
	formam-se devido ao lento movimento da porção mais superficial do manto de intemperismo, por influência de diversos fatores, com ênfase para a ação da gravidade.
	 
	são formados pela adição de certa quantidade de matéria orgânica animal e, principalmente, vegetal, e de parcela de argila mineral.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201804821761)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em várias ocasiões o ser humano é submetido ao contato com poluentes que se infiltram no solo, pondo em risco a saúde da população que ali reside. Em relação a poluição e o comprometimento dos solos, podemos citar como uma fonte causadora deste processo de degradação:
		
	
	Ocupação dos solos de forma ordenada e, de acordo com o projeto urbanístico da cidade.
	 
	Reflorestamento em áreas degradadas com objetivos de recuperação das características naturais dos solos e mitigação da emissão de gases de efeito estufa.
	 
	Ocorrência das chuvas ácidas derivadas da emissão de gases das indústrias.
	
	Uso racional do solo agricultável com rotação de culturas e práticas de conservação do solo.
	
	A pratica da agricultura ecológica, na qual se descarta o uso de agroquímicos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201804334540)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais os objetivos dos Estudos Geotécnicos?
		
	
	Possibilitar o aumento do gabarito de determinado Bairro Metropolitano
	 
	Garantir que a fauna e a flora de uma localidade sejam preservadas
	 
	Investigar as condições do solo onde ocorrerá determinado trabalho
	
	Identificar o contexto da mata ciliar de uma região
	
	Conhecer e identificar a estrutura ambiental de determinada localidade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201804334541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O gerenciamento de áreas contaminadas visa minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, em virtude da existência das mesmas, por meio de um conjunto de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos por elas causados, proporcionando os instrumentos necessários à tomada de decisão quanto às formas de intervenção mais adequadas. Marque a única opção que apresenta o principal objetivo na recuperação de áreas contaminadas
		
	
	Criação de área de proteção permanente ¿ APP após seu estudo geológico
	
	Recuperar uma área contaminada é torna-la em condições de sua utilização para fins industriais
	 
	Adoção de medidas corretivas nessas áreas que possibilitem recuperá-las para um uso compatível com as metas estabelecidas a ser atingidas após a intervenção, adotando-se dessa forma o princípio da ¿aptidão para o uso¿
	
	Identificação dos riscos atuais e sua possível recuperação para ocupação vertical com unidades residenciais multifamiliares exclusivamente
	
	Isolamento desta área para que não cause no futuro qualquer problema para a sociedade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201804159257)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a Lei n.º 9.605, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	O baixo grau de instrução ou escolaridade do agente é circunstância que atenua a pena.
	
	As penas restritivas de direitos são autônomas e jamais substituem as privativas de liberdade.
	 
	A conduta de realizar atividades em bar, com a emissão de sons e ruídos em volume muito acima do permitido, é pacificamente enquadrada no tipo descrito no art. 54 da Lei n.º 9.605, que considera crime causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
	
	Nos crimes previstos pela Lei n.º 9.605 não cabe suspensão condicional da pena.
	
	Em razão do princípio da culpabilidade, que exige que a pena não ultrapasse o grau de ofensividade da conduta do agente, a situação econômica do infrator não pode ser critério para fixação da pena de multa.10a Questão (Ref.: 201804651269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas. O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde OMS, marque a opção que é considerada como o nível de ruído recomendável para a audição.
		
	 
	50 dB
	
	85 dB
	
	86 dB
	
	80 dB
	
	90 dB

Continue navegando

Outros materiais