Buscar

Estudo Dirigido AV2 Biologia Celular

Prévia do material em texto

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
Conceitue:
a. Receptor: ptn que reconhece um ligante específico
b. Ligante: molécula sinalizadora primária
c. Molécula sinalizadora: ligante
d. Célula-alvo: célula com os receptores para uma molécula sinalizadora
 Compare e diferencie as sinalizaçôes parácrina ( entre células vizinhas), autócrina (receptores na mesma célula que libera o ligante), endócrina(ligante enviado via corrente sanguínea) e neuronal (célula que produz o ligante é um neurônio e o ligante é um neurotransmissor).
Marque certo ou errado:
• Uma molécula sinalizadora pode ser reconhecida por vários tipos celularesdiferentes. ( V)
• Um tipo celular possui vários receptores de um mesmo tipo. (V )
• Um tipo celular possui receptores de tipos diferentes. (V )
• Uma mesma molécula sinalizadora tem efeitos diferentes em diferentes tipos
Celulares. (V )
Que características devem ter um sinalizador que é reconhecido por um receptor intracelular? Hidrofóbico
Por que os efeitos da administração de um hormônio esteróide podem demorar muito para aparecer? Atuam através da síntese de proteínas
De que maneira pode atuar um ligante hidrofílico? Receptor na membrana plasmática com via de segundo mensageiro. 
Dê um exemplo de ligante e receptor do tipo canal, especificando em que
células estão presentes. Recptor Nicotínico; Canal de Na+ Acetilcolina dependente. Células musculares esqueléticas.
O que são proteínas G? Hetrotrímero; GTPase; membrana plasmática no lado interno.
 O que você entende por proteína G inibitória? Inativa adenilil cilcase. E proteína G estimulatória? Ativa adenlil cilcase 
O que é uma proteína quinase?Enzima que fosforila proteínas, transformando em fosfoproteína, geralmente ativa.
Como atuam a adenilciclase ( Converte ATP em AMP-c) e a fosfolipase C (converte fosfolipídio da Membrana Plasmática em IP3- trifosfato de inositol e DAG- diacilglicerol
O que são mensageiros secundários. São moléculas sintetizadas internamente através da ativação de um receptor por uma molécula sinalizadora (primária) ou o íon Ca+2. 
Como é regulada a concentração citoplasmática de cálcio? O IP3 se liga em um canal no RE abrindo-o, o que proporciona a saída do cálcio de forma passiva, aumentando assim a concentração no citosol.
 O que é uma cascata de sinalização? Reações em cadeia que produzem substâncias necessárias a ativação de outras até o produto final, que reflete nas atividades celulares, como a mudança de metabolismo e/ou síntese de proteínas 
Descreva a sinalização envolvendo:
A) Óxido nítrico: A acetilcolina ativa o receptor endotelial e através da cascata de sinalização promove o estímulo da Oxido nítrico sintase, que produz o NO a partir de arginina. O NO, sinalizador parácrino, chega ao músculo liso e internamente ativa a Guanilil cilcase, que converte GTP em GMP-c. Este por sua vez ativa a PKG que será responsável pela fosforilação de protaínas chaves da resposta, provocando o relaxamento do músculo, o que leva a uma vasodilatação. 
B) AMP-c: O receptor metabotrópico é ativado por um ligante e estimula a PTNG. Esta ativa a adenilil cilcase, que converte o ATP em AMP-c. Este segundo mensageiro é o responsável pela ativação da PKA, que promove a fosforilação de ptns chaves resposta celular.
C) IP3 e DAG: Um receptor metabotrópico ativa a PTNG, que atua sobre a fosfolipase C. Esta enzima é responsável pela conversão de fosfolipídio da membrana em IP3 e DAG. O IP3 sai da mebrana e atua sobre os canais de Ca+2 dependentes de IP3 no RE, liberando o cálcio para o citosol. Este íon jutamente com oDAG, que está na MP, ativam a PKC, que promove a fosforilação de ptns chaves resposta celular.
Dadas as afirmativas 
I - Na superfície da membrana do retículo endoplasmático rugoso voltada para o citoplasma, aderem-se os ribossomos que participam da síntese de proteínas. 
II – No retículo endoplasmático liso são sintetizados os lipídios.
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
(C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: C
Dadas as afirmativas 
I- A proteína em formação passa para o interior do retículo endoplasmático por meio de proteínas translocadoras, características do transporte através de membrana. 
II - O retículo endoplasmático rugoso (RER) é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular.
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
 (C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: C
Dadas as afirmativas:
I - O RER participa da síntese de proteínas que serão enviadas por ele para os lisossomos. 
II - O material do retículo é enviado ao Complexo de Golgi.
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		 
(C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: B
Considere as afirmativas abaixo
I – O retículo endoplasmático liso (REL), também chamado retículo endoplasmático agranular, é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana.
II - O REL tem como uma de suas principais funções, a desintoxicação do organismo,atuando na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos e barbitúricos(substâncias anestésicas). 
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
 (C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: C
Discuta a afirmativa: Os ribossomos aderidos ao retículo são diferentes daqueles livres no citosol.
A afirmativa está incorreta pois os ribossomos são os mesmos participando da síntese de proteínas sejam livres ou aderidos a RER.
Quando a síntese de uma proteína que precisa passar pelo retículo se inicia, os primeiros aminoácidos expostos fora do ribossomo constituem uma seqüência sinal . Essa seqüência entãos e liga a uma partícula reconhecedora do sinal ou SRP (do inglês Signal Recognition Particle ). A membrana do retículo, por sua vez, possui um receptor para o conjunto seqüência de sinal (SRP). A membrana do retículo possui também um receptor que forma uma âncora para adesão do ribossomo. A SRP interrompe a síntese das proteínas endereçadas ao retículo até que o ribossomo esteja acoplado à sua membrana. A partir do acoplamento, a cadeia protéica continuará sendo sintetizada para dentro do lúmen do retículo.
O texto acima se refere a qual processo?
Transporte (Síntese) co-traducional.
Defina Translocon.
Canal hidrofílico transmembrana formado por proteínas transmembrana que se agrupam apenas quando o ribossomo vai se acoplar, que permite a passagem da proteína nascente. 
Que tipos de proteína são sintetizadas no retículo?
Do próprio Retículo, do Complexo de Golgi, da membrana plasmática, dos lisossomos e da exocitose
Como são sintetizadas as bicamadas lipídicas?
São sintetizadas através de reações enzimáticas no Retículo endoplasmático liso no lado citoplasmático deste compartimento.
Como ocorre a glicosilação de proteínas no Retículo Endoplasmático.
Na proteína nascente (co-traducional) cada vez que uma asparagina aparecer no lúmen do RER 14 açúcares, já prontos, são transferidos pela oligossacrail tranferase do lipído dolicol, que serve como uma ancora neste processo.
Complexo de Golgi
Considere as afirmativas:
I - Encontrado no interior do citoplasma de células vegetais e animais, o complexo de Golgi é composto de pilhas de dobras de membranas interligadas formando estruturas conhecidas como cisternas. 
II - A pilha de cisternas tem duas regiões funcionais: a rede cis-Golgi e a trans-Golgi. 
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
 (C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: A
Discuta a afirmativa: “As células sintetizam um grande número de diferentes macromoléculas. O complexo de Golgi é parte integrante na modificação, classificação e empacotamento dessas macromoléculas para que possam ser unicamente secretadas, num processo conhecido como exocitose.”
O complexo de Golgi envia proteínas a três destinos; exocitose, membrana e aos lisossomos,sendo assim a afirmativa está incorreta.
A respeito do Complexo Golgi são feitas algumas afirmativas:
I - Ele modifica principalmente proteínas vindas do retículo endoplasmático rugoso, mas também está envolvido no transporte de lipídios pela célula e na formação de lisossomos. Dessa forma, o complexo de Golgi pode ser comparado a uma central de correios, na qual os "pacotes" são enviados a diferentes destinos no interior da célula.
II - As enzimas dentro das cisternas são capazes de modificar as proteínas por adição de hidratos de carbono (glicosilação) e fosfatos (fosforilação). Para realizar esta tarefa, o complexo de Golgi "importa" substâncias, tais como açúcares de nucleotídeos a partir do citosol. 
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
(C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: C
Descreva a estrutura do Complexo de Golgi. 
Formado por um conjunto de cisternas ou lamelas, onde a rede cis recebe o material do RER, estando voltado para o mesmo, deste o material é repassado através de vesículas pelas cisternas cis, medial e trans e finalmente na rede trans são emanadas as vesículas para os seus destinos.
O que se entende por face cis e trans do complexo de Golgi?
Face cis: região de entrada das substâncias vindas do retículo endoplasmático.
Face trans: região de saída das substâncias do Golgi estando voltada para a membrana plasmática.
Liste as principais funções do complexo de Golgi, explicando sucintamente o que são.
a) realizar a glicosilação, isto é, adicionar açúcares a proteínas e lipídeos que foram sintetizados no retículo endoplasmático, assim modificando-os;
b) adicionar grupamentos sulfato a proteínas, participando da síntese de proteoglicanas;
c) distribuir as macromoléculas provenientes do retículo endoplasmático e que percorreram o complexo de Golgi entre três possíveis destinos: 
1. a membrana plasmática, onde tais moléculas se incorporarão ou serão secretadas;
2. vesículas de secreção que se acumulam no citoplasma esperando um sinal para exocitarem seu conteúdo;
3. lisossomos, onde formarão a própria membrana da organela ou terão papel na digestão intracelular.
Diferencie a glicosilação do tipo N da do tipo O
Na glicosilaão do tipo N a cadeia oligossacarídea é transferida para p aminoácido asparagina, sendo ligada ao átomo de nitrogênio, daí receber o nome de tipo N. Esta se inicia no RE mas o seu término ocorre na rede trans- Golgi.
A glicosilação do tipo O a cadeia é transpassada para o átomo de oxigênio de serina ou treonina e se incia e termina no préprio Golgi.
Que tipo de erro pode ocorrer durante a síntese de uma proteína?
Enovelamento errado devido a falta de chapeornas.
O que são chaperonas? 
São ATPases responsáveis pela ligação a regiões hidrofóbicas de uma proteína evitando que a emsma possa se enovelar entes do tempo provocando uma proteína mal enovelada, ou seja sem atuação.
O que são proteossomos?
Estruturas citoplasmáticas capazes de destruir proteínas que estejam com o mrcador de destruição,
Como são encaminhadas para destruição nos proteossomos as proteínas malformadas?
Estas proteínas recebem um marcador denominado ubiquitina.
LISOSSOMOS
Considere as afirmativas
I - Lisossomos são organelas citoplasmáticas envoltas por uma dupla membrana e têm como função a degradação de partículas advindas do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. 
II – Atividade lisossomal é realizada por enzimas hidrolíticas como: (proteases,  nucleases,  glicosidases,  lipases,  fosfolipases, fosfatases e  sulfatases). 
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		 (C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta B
Discuta a afirmativa: Todas as enzimas lisossomais possuem atividade ótima em pH neutro. 
A afirmativa é falsa. O pH ótimo das enzimas lisossomais é 5,0, ou seja, ácido.
O que é um endossoma inicial? 
Formado a partir da endocitose um endossoma inicial possui pH ligeiramente acidificado (cerca de 6,5) como resultado da atividade de uma bomba de prótons característica da via endocítica a ATPase vacuolar ou V-H+ ATPase e ainda há a presença dos receptores neste compartimento. 
O que acontece nesse compartimento?
Os receptores devido a acidez soltam dos seus ligantes e retornam a membrana em uma vesícula de reciclagem 
O que torna o endossoma ácido?
A ATPase vacuolar ou V-H+ ATPase
O que é o endossoma tardio?
Compartimento com o pH mais ácido do que o seu precursor (cerca de 6,0) porém sem os receptores e sem as enzimas lisossomais.
De onde vêm as enzimas lisossomais? Como são endereçadas aos compartimentos endocíticos?
São enviadas em vesícula pelo complexo de Golgi, que as separa por um marcador, a manose-6 fosfato, onde receptores recrutam estas enzimas.
Por que as enzimas lisossomais não digerem as proteínas do próprio lisossoma?
A enzimas lisossomais não possuem acesso a membrana dos lisossomos pois há uma barreira de glicoproteínas no interior que não pode ser digeridas pelo conteúdo lisossomal. 
O que é autofagia? 
Processo de fagocitose e destruição de uma de suas organelas. 
PEROXISSOMOS
Dadas as afirmativas:
I – O Peroxissomo é uma organela diretamente relacionada com o metabolismo do peróxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula. 
II - Esta organela tem a capacidade de degradar compostos tóxicos para a célula, transformando-os em compostos menos tóxicos. 
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
 (C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta C
Acerca dos peroxissomos são feitas algumas afirmativas:
I - Certas enzimas dentro dos peroxissomos, usam o oxigénio molecular, para remover átomos de hidrogénio a partir de substratos orgânicos específicos, através de  em uma reacção oxidativa, produzindo o peróxido de hidrogénio (H2O2).
II - O peróxido de hidrogênio não é uma molécula tóxica.
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		 
(C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta A
Em relação as afirmativas abaixo:
I- A peroxidase, enzima peroxissomal, utiliza o H2O2 para oxidar outros substratos, incluindo fenóis, ácido fórmico, formaldeído, e álcool, por meio da reacção de peroxidação. 
II – Após a reação descrita no item I sobram: H2O2 , H2O e CO2.
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I		(B) Somente em II 		
 (C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta A
Caracterize os peroxissomos
Organelas citoplasmáticas presentes em todas as célula eucarióticas, formadas por uma membrana única com pequeno tamanho (0.2–1 μm), não possui DNA ou ribossomos, cuja as proteínas são importadas do citosol. Em seu conteúdo estão enzimas oxidativas que usam o oxigênio no intuito de destruir pequenas moléculas 
Descreva as reações de oxidação realizadas nos peroxissomos.
Na primeira reação os hidrogênios presentes nas substânicias reagem com o O2 gerando o peróxido de hidrogênio. Este será então utilizado nas reações seguintes tornando os produtos menos tóxicos. O excesso de H2O2 é convertido em água. 
Mitocôndria
Marque a resposta errada acerca da mitocôndria
A mitocôndria contém as membranas exteriores e interiores compostas de bicamadas de fosfolípidos e proteínas. 
As duas membranas, no entanto, têm propriedades distintas.
Tem como função a respiração celular.
Consome CO2 e libera O2
Resposta D
Discuta a afirmativa: A mitocôndria recebe produto da quebra de glicídios e lipídios e converte em ADP.
A afirmativa é falsa, pois os produtos da quebra de lipídios e glicídios são convertidos na mitocôndria em ATP a partir de ADP + Pi 
Avalie as afirmativas abaixo:
I - O ciclo de Krebs, ácido cítrico ou tricarboxílico, corresponde a uma série de reações químicas que degrada  carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2.
II - Este ciclo inicia-se quando o piruvato que é sintetizado durante a glicólise é transformado em acetil CoA (coenzima A).
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II(C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: A
As mitocôndrias de todos os tipos celulares são morfologicamente iguais?
Não. Há variação de um tipo celular para outro. Algumas aparecem mais arredondadas enquanto outras mais alongadas.
Como se organiza estruturalmente a mitocôndria?
Possui quatro estruturas, são elas: membrana mitocondrial externa, espaço intermebranar, membrana mitocondrial interna e matriz mitocondrial.
Quais as principais características da membrana mitocondrial externa?
Possui composição semelhante a do retículo endoplasmático e a presença de porinas, que permitem a passagem de moléculas de ate 5000 Daltons deixando esta estrutura bastante vazada, com o mesmo pH do citosol.
Quais as principais características da membrana mitocondrial interna?
Possui uma membrana formada por fosfolipídios com 4 cadeias de ácidos graxos (cardiolipina) misturados aos fosfolipídios normais conferindo pouco permeabilidade e bastante fluidez. Estão presentes a ATP sintase e os componentes da cadeia de transferência de elétrons. 
Quais as principais características do espaço intermembranas?
Possui composição semelhante a do citosol com a presença do complexo enzimático conversor de nucleotídio.
Quais as principais características da matriz mitocondrial?
Possui um conteúdo altamente concentrado (colóide), com composição iônica particular e um pH 8. Neste espaço estão presentes:
a) proteínas solúveis:
– as enzimas do ciclo do Ácido Cítrico (Krebs); 
– as enzimas que fazem a β-oxidação dos ácidos graxos;
– a piruvato desidrogenase, complexo enzimático que transforma ao piruvato em acetil-CoA eCO2 gerando um NADH.
b) ácidos nucléicos:
– DNA;
– RNAs: ribossomais (rRNA), transportador (tRNA), e o equivalente ao mensageiro (mRNA).
Por que as mitocôndrias representaram um grande salto evolutivo para os seres eucariontes?
Pois a célula passou a fazer grande quantidade de energia usando moléculas provenientes da alimentação e o oxigênio.
Como se distribuem as mitocôndrias em uma célula?
De forma diferente de célula para em célula. No entanto a maioria das células, elas se deslocam muito, como se corressem ao longo dos microtúbulos para atender à necessidade de ATP em diferentes pontos da célula
NÚCLEO
Dadas as afirmativas 
I - O núcleo celular contém a maioria do material genético da célula, sob a forma de múltiplas moléculas de DNA.
II - Os RNAs estão compactados e organizados em estruturas denominadas cromossomos. 
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
(C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: A
Considere as afirmativas.
I - O DNA durante a maior parte do ciclo celular está organizado num complexo DNA - histonas conhecido como cromatina. 
II - Durante a divisão celular a cromatina pode ser vista formando os cromossomos bem definidos onde o conjunto destes é denominado cariótipo. 
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
(C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: C
Marque a alternativa errada
(A) Uma pequena fração dos genes da célula está localizada na mitocôndria.
(B) A eucromatina é a forma menos compacta de DNA, e contém genes que são frequentemente expressos pela célula.
(C) A heterocromatina, é a forma mais compacta, e contém DNA que não é frequentemente expresso.
(D) O líquido viscoso dentro do núcleo denomina-se citoplasma.
Resposta: D
Marque a alternativa certa 
(A) O núcleo é uma das menores organelas
(B) É o compartimento que contém o genoma e o principal local de síntese de proteínas 
(C) O envoltório nuclear é duplo e a comunicação entre o núcleo e o citoplasma é feita através do poro nuclear.
(D) O poro nuclear são complexos de proteínas que funcionam evitando a passagem de moléculas para dentro e para fora do núcleo.
Resposta: C
Discuta a afirmativa: “O envoltório nuclear é formado por uma membrana que é trespassada por complexos de poro que atuam como comportas, selecionando o que entra ou sai do núcleo.”
Afirmativa incorreta: O envoltório nuclear possui uma dupla membrana.
Qual a função do núcleo?
Comandar as ações celulares através da expressão gênica, pela síntese de RNAs ocorrida na transcrição nuclear, e a tradução que é a síntese da proteína nos ribossomos, situados no citoplasma, pela leitura da informação contida no RNA mensageiro. 
Descreva o núcleo celular?
O núcleo é o compartimento que contém o DNA, organizado na forma de cromatina, e está separado do citoplasma por um envelope ou envoltório nuclear. Este é formado por uma dupla membrana que define um ambiente nuclear, cuja matriz é diferenciada, o nucleoplasma. O nucleoplasma e o citoplasma se comunicam diretamente através de aberturas no envoltório, denominadas poros nucleares. Estas estruturas são formadas por várias proteínas sendo denominado complexo dos poros nucleares. Internamente, apresenta o nucléolo uma região mais densa do que a eucromatina devido a síntese dos ribossomos.
Explique como ocorre a síntese de uma proteína.
A partir da eucromatina, DNA acessível, o RNA mensageiro é transcrito e saí do núcleo. No citoplasma, os ribossomos servem como suporte para os moldes que são os RNAs mensageiros, e para o transportador de aminoácidos, RNA transportador. Este último reconhecerá no molde (RNAm) o aminoácido a ser adicionado juntando ao polímero em formação. 
Diferencie DNA, gene, cromatina e cromossomos.
O ácido desoxirribonucleico (ADN ou DNA) é um longo polímero, com duas fitas em formato helicoidal, de unidades simples (monômeros) de nucleotídeos, cuja cadeia principal é formada por base ligado ao açúcar e este aos fosfatos, e a sequencia destas bases ao longo da molécula de ADN constituem a informação genética. 
 Genes: são segmentos de ADN que contêm a informação genética, estes sofrem a expressão, resultando em RNAs e proteínas.
O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Cromatina: corresponde ao DNA compactado por proteínas e pode estar alternadamente na forma de eucromatina, em processo de transcrição, ou de heterocromatina, estado mais compactado em que não há transcrição.
Cromossomos: é o grau de compactação máximo do DNA alcançado na fase M, quando é possível individualizar, contar e classificar as moléculas de DNA. 
Existem regiões do cromossomo essenciais para a manutenção de sua integridade e para que possa haver replicação. Essas regiões são o centrômero, os telômeros e as origens de replicação.
O que se entende por expressão gênica.
É o processo pelo qual a informação hereditária contida em um gene é processada em um produto gênico funcional como proteínas ou RNA.
Diferencie centrômero, cinetócoro e telômero e definindo sua importância.
O centrômero é a região de união entre duas cromátides, sendo formada por sequências de DNA altamente repetitivas e bastante condensada. Junto ao centrômero é encontrada uma região proteica em cada cromátide denominada de cinetócoro que conecta os feixes dos microtúbulos. A região terminal de um cromossomo é denominada de telômero é importante para a estabilidade do DNA.
O que se entende por histonas.
São proteínas responsáveis pela compactação do DNA. 
CICLO CELULAR 
Considere as afirmativas.
I - O DNA durante a maior parte do ciclo celular está organizado num complexo DNA - histonas conhecido como cromatina. 
II - Durante a divisão celular a cromatina pode ser vista formando os cromossomas bem definidos onde o conjunto destes é denominado cariótipo. 
Está correto o que se afirma em:
(A) Somente em I	(B) Somente em II 		
 (C) em I e II 			(D) Nenhuma
Resposta: C
Nesta fase do ciclo celular o DNA sofre replicação.
G1	(B)G2 		(C) S		(D) M
Diferencie mitose e meiose.
As principais diferenças entre a mitose e a meiose são: da mitose resultam duas células filhas geneticamente iguais, partir de uma célula mãe, enquanto que a meiose resulta em quatro células geneticamente diferentes; na mitose não há redução nonúmero de cromossomos resultantes (46 cromossomos –diplóide), enquanto que na meiose há (23 cromossomos – haplóide); a mitose ocorre em células germinativas e a mitose ocorre em células somáticas; uma célula produzida por mitose pode sofrer uma nova mitose, mas uma célula produzida por meiose não pode sofrer nova meiose.
Descreva as quatro fases do Ciclo celular.
O período G1 é o intervalo de tempo desde a mitose até a síntese de DNA, sendo denominado pós-mitótico. Neste período a célula cresce, com a síntese de RNAs e proteínas, se preparando para a fase S, mas possui 46 cromossomos. 
O período S corresponde a síntese do DNA. Neste período os cromossomos estão na forma de cromatina, e são duplicados juntamente com as histonas (proteínas responsáveis pela compactação do DNA). A célula possui então 92 cromossomos. Esse processo é denominado de replicação e ocorre de forma semiconservativa, pois um novo DNA sempre terá uma fita do progenitor.
No período G2 ocorrem os preparativos para a Mitose, ocorre o reparo do DNA sintetizado e a duplicação dos centríolos é finalizada. 
Na mitose ocorrerá a divisão da célula em duas células filhas, retomando a diploidia, ou seja, cada uma com 46 cromossomos
O que se entende por fase G0.
Período também denominado de quiescente onde a célula não avança no ciclo celular, devido a falta de estímulos externos permanecerão assim até que estes estímulos estejam presentes. 
Explique o termo semiconservativo na replicação do DNA. 
Nesta replicação um novo DNA sempre terá uma fita do antigo, formando duas dupla fitas com um nova e uma antiga
Defina ponto de restrição.
É um ponto de checagem do ambiente externo e interno, sendo regulados por controladores citoplasmáticos que impedem a célula de prosseguir a próxima etapa do ciclo.. Ao longo do ciclo celular existem três pontos de checagem: em G1, G2 e em M.
Quem são os responsáveis pelo controle dos pontos de checagem e qual o modo de ação.
O controle interno do ciclo celular é exercido por moléculas citoplasmáticas: as ciclinas, que vão se acumulando em cada fase do ciclo, e as quinases dependentes de ciclina (Cdk), presentes em quantidades constantes por todo o ciclo. Quando as ciclinas atingem concentrações reativas numa fase, elas se combinam com as quinases, promovendo a passagem para a próxima fase. O complexo formado pela M-Cdk e a M-ciclina se chama MPF e dispara a mitose, fosforilando várias proteínas, dentre elas as que compactam os cromossomos, as que desmontam o envoltório nuclear e as que levam os microtúbulos a formar o fuso mitótico. No final de cada fase do ciclo, as ciclinas são degradadas em proteassomas. O ciclo celular também tem um controle externo, dado pela disponibilidade de nutrientes, de espaço e de fatores de crescimento.
Descreva sucintamente as fases da mitose.
Na mitose ocorrerá a divisão da célula em duas células filhas, retomando a diploidia, ou seja, cada uma com 46 cromossomos. 
A mitose inicia com a prófase com a condensação dos cromossomos e desintegração do núcleo, formação do fuso mitótico entre os dois centrômeros Na metáfase os cromossomos são ligados ao fuso mitótico pelo cinetócoro no presente nos centrômeros, sendo alinhados equatorialmente. Na anáfase as comátides-irmãs são divididas, sendo puxada para lados opostos dos pólos celulares. Na telófase os cromossomos chegam nos pólos, são descondensados e o envelope celular é reorganizado e a célula é divida em dois (citocinese). 
APOPTOSE X NECROSE
Descreva apoptose:
A célula reduz o seu volume com a compactação do núcleo, o que leva a fragmentação da cromatina. A célula emite brotamentos citoplasmáticos que são facilmente fagocitados pelos marófagos.
O que se entende por necrose:
Neste tipo de morte celular causada por agentes externos a célula incha e a sua membrana plasmática arrebenta liberando todo oconteúdo citoplasmático para o meio externo o que provoca a resposta inflamatória.
Descreva a via extrínseca da apoptose
Na via extrínseca o ligante fas na membrana do linfócito assassino se liga ao receptor Fas na membrana da célula que deverá morrer por apoptose. Esta sinalização por contato leva a ativação do domínio citoplasmático de morte do receptor de Fas. Este se liga ao domínio de morte da proteína citosólica FADD, ativando o outro domínio desta proteína, denominado de domínio efetor de morte, sendo este o responsável pela clivagem da pro-caspase 8 convertendo em caspase 8, forma ativa. Estas enzimas ativaram outras caspases que levarão a desarticulação de proteínas nucleares e citosólicas, como exemplo o citoesqueleto. Isto provoca o borbolhamento e a formação de corpos apoptóticos. 
Explique a via intrínseca da apoptose
A liberação do citocromo c pelo poro na membrana mitocondrial externa ocorre na ausência/inibição da proteína Bcl-2, feito pelas proteínas Bax, Bid ou Bad. O citocromo-c no citosol se liga a proteína adaptadora Apaf-1. Esta se liga a pro-caspase 9 trnasformando-a em caspase 9. Esta se liga a outras caspases formando apoptossomo. Esta estrutura é responsável pela ativação de muitas caspases, que levarão a desarticulação de proteínas nucleares e citosólicas, como exemplo o citoesqueleto. Isto provoca o borbolhamento e a formação de corpos apoptóticos.

Continue navegando

Outros materiais