Buscar

RESUMO ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA

Prévia do material em texto

RESUMO ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA
Antropologia Social: Antropólogo realiza estudos, pesquisas e análises sobre tendências sociais, formula diagnósticos que envolvam questões sociais e culturais. É uma das quatro áreas do Four-Field (antropologia geral). Mostra a riqueza cultural que há no mundo a partir das diferenças presentes nos costumes dos mais variados povos
Objetivo: Estudo do homem e das sociedades humanas
Método: Observação direta.
Disciplina de grande importância para a formação crítica do jurista.
Antropologia Jurídica: Pode contribuir para uma melhor compreensão da complexidade social no qual envolve a regulação jurídica.
Contribui para uma atuação mais consciente dos juristas, uma vez que proporciona instrumentos analíticos capazes de se separar da realidade ‘’comum’’.
Estuda os processos de juridicização que ocorrem em diversas sociedades, procurando compreender as lógicas subjacentes.
Sociologia: Estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
Tanto a antropologia quanto a sociologia lidam com o estudo do homem, os antropólogos concentram-se em tribos e culturas dos povos colonizados; sociólogos trabalham sociedades urbanas. Ao contrário da Antropologia, na Sociologia a sociedade está no foco de estudo.
Sociologia Jurídica: Objeto de estudo: realidade do direito, impõe ao pesquisador a necessidade de acompanhar as transformações que sofre o sistema jurídico. A Sociologia Jurídica compreende que todo fenômeno jurídico é, inalteravelmente, um fenômeno social, mas nem todo fenômeno social é um fenômeno jurídico. A sociologia acompanha estas transformações e se abre ao debate com novas concepções.
Escolas moralistas: Jusnaturalismo grego, Escola medieval, Escola do direito natural racional.
Escolas positivistas do direito: Thomas Hobbes, Rousseau, Hans Kelsen.
Diferenças: As Moralistas fundamentam o direito em uma autoridade determinada (Deus, natureza)
As positivistas consideram o direito como um produto histórico de uma determinada sociedade.

Continue navegando