Buscar

AD1 Transportes Turísticos II Robinson Basilio Vianna Matricula 14217130143 Polo Rocinha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTANCIA – AD1
DISCIPLINA: Tansportes Turísticos II
Aluno: Robinson Basilio Vianna - matrícula: 14217130143 
Rodrigues,E.M.F., Fraga, CCL. A relação entre transportes e turismo. CEDERJ, 2011 Resenha critica, aula 1 Capítulo 1 do material impresso para disciplina de transporte do curso d e Tecnolo gia em Gestão de Turismo CEFET/RJ,Consorcio CEDERJ. Tendo como meta a apresentação da relação entre os transportes e a atividade turística. Eunice mancebo Rodrigues Fernandes doutorada em engenharia civil pelo PEC -UFF com enfase em gestão ambiental. Mestre (M,SC) em administração de sistemas de informaçaõ pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas, MBA em Gestaõ pela qualidade LATE-UFF e graduaçaõ em Biblioteconomia. Professora a djunta IV, no quadro permanente da Universidade Federal d o Rio de Janeiro, estava lotada no Departamento de Turismo e Patrimônio. liderava o grupo de pesquisa de Gestaõ Ambiental, Turismo e Desenvolvimento Sustentável registrado no CNPq. (in memorian) Carla Conceição Lana Fraga e doutorada (DSC) em En genharia de Tra nsportes pelo PET-COPPE-UFF (2011 ). Mestre (MSC) pelo mesmo programa (2008), possui MBA em Gestaõ e Empreendimentos (2005) e grad uação em Turismo pela Universidade Federal de J uiz de Fora (2004). Atualmente e professora adjunta I do curso de turismo da escola de Turismologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e dos cursos de graduação e pós graduação pres enciais e a distancia em turismos e eventos da universidade Estácio de Sá. Lidera o grupo de pesquisa em transporte e turismo registrado no CNPq. Coordenadora d a disciplina de transportes (bolsista U AB_CAPES) do curso licenciatura em turismo (EAD)- Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distancia do Estado do Rio de Janeiro – Consórcio Cederj.
O transporte hidroviário ganha cada vez mais importância no mercado de transportes turísticos, sobretudo por conta dos cruzeiros marítimos. Em noções gerais os transportes hidroviários que tem uma ligação com o turismo. Assim o turismo náutico e os cruzeiros marítimos tem sua importância para o turismo. Nesta categoria de turismo, o que mais importa é a estadia do turista a bordo, cuja a embarcação se transforma na própria motivação da viagem e não só um meio de deslocamento. Há algumas diferenças entre os navios conforme o seu tamanho, que são classificados como mega navios ou resorts flutuantes, navios médios, navios menores e navios butiques. A segmentação do mercado de cruzeiros pode ser feita pela faixa etária, pela oferta de cruzeiros temáticos, pelo tipo dos navios e por sua duração.
A estrutura oferecida pelos navios de cruzeiros para que os hóspedes possam relaxar e usufruir seus dias de férias a bordo é algo fora de série. As estruturas existentes nesses navios de cruzeiros são bem complexas, visto que, dependem do planejamento e execução de diversos tipos de atividades que envolvem os restaurantes e culinária, o setor de excursões em terra e, claro principalmente, o entretenimento a bordo. Há algumas diferenças entre as principais empresas operadoras de cruzeiros do mundo, sobretudo em relação ao público de cada uma. A Carnival Cruises com seus cruzeiros mais populares, a Royal Caribbean com seus navios que são os maiores do mundo, a Princess com navios menores e únicos e exclusivos, e a MSC e a Costa com navios de também grandes proporções. Há vários tipos de cabines vendidas nos navios e cada companhia operadora estabelece as categorias. Os terminais de passageiros nos portos podem ser do tipo uso privado com atracação, que possui uma estrutura muito maior de atendimento às empresas e aos passageiros, ou de uso privado sem atracação, com uma estrutura bastante reduzida.
Se fala muito sobre os cruzeiros marítimos. Entretanto, muitos rios e canais navegáveis ao redor do mundo possuem grandes atrações turísticas. Daí, temos os cruzeiros fluviais, cruzeiros em embarcações navegando em rios. Os cruzeiros fluviais atendem a uma demanda bastante específica, que busca luxo, conforto e tranquilidade em navios menores, sem muitas pessoas a bordo. Uma das grandes vantagens dos cruzeiros fluviais é poder chegar a destinos nos interiores dos países que não podem ser acessados pelos meganavios que circulam pelos mares. As viagens fluviais são muito diferentes das marítimas, principalmente devido à profundidade de muitos dos rios, que não teriam como suportar navios tão grandes quanto aqueles que navegam nos mares. Assim, a capacidade das embarcações pode variar de seis até cem passageiros, com exceção dos rios Amazonas e Nilo, que podem receber navios maiores. Um dos grandes diferenciais dos cruzeiros fluviais é permitir que os itinerários incluam destinos no interior dos países que somente poderiam ser acessados pelos modos rodoviário, ferroviário ou aéreo. Há diversos roteiros que chamam a atenção dos turistas que preferem os cruzeiros fluviais e passam pelos seguintes rios: Amazonas (América do Sul), Mississipi (EUA), Danúbio (Alemanha e Áustria), Reno (Alemanha) ), Loire (França), Nilo (Egito), Tâmisa (Inglaterra, Sena (França). 
O mercado de cruzeiros, em geral, marítimos ou fluviais tem demonstrado grande crescimento no mundo. As pessoas cada vez mais se interessam por este tipo de produto e as companhias operadoras vêm se renovando cada vez mais com o intuito de atingir seu público: seja com o lançamento de navios mais modernos e maiores, seja com a oferta de cruzeiros em navios menores e exclusivos ou até mesmo pela segmentação, oferecendo itinerários totalmente planejados para determinados tipos de demanda.

Outros materiais