Buscar

AD1 2017 Filosofia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplina: Filosofia da Educação
Coordenadora: Lílian do Valle
Tutores: Danilo Bantim, Carolina Muzitano, Enio Lobo, Maria
Cecilia Castro
Nome: Matrícula: 
Polo: Petrópolis
Material didático de referência: Textos 1 e 2.
Data limite de entrega na plataforma: 04/03/2017
Avaliação a distância – AD 1
QUESTÃO 1 (5 pontos)
Leia os excertos abaixo – retirados do final dos textos trabalhados – e escolha UM deles para desenvolver ao máximo as ideias principais e as possíveis reflexões que as mesmas engendram, deixando explícito de que forma o excerto selecionado se relaciona com a
temática central do texto em questão (não se esqueça de identificar na argumentação qual foi o texto escolhido):
Texto 1:
"A filosofia se traduz, assim, «em educação, e educação só é digna desse nome quando está percorrida de uma larga visão filosófica. Filosofia da educação não é, pois, senão o estudo dos problemas que se referem à formação dos melhores hábitos mentais e morais em relação às dificuldades da vida social contemporânea» [Dewey]. Considerada assim, a filosofia, como a investigadora dos valores mentais e morais mais compreensivos, mais harmoniosos e mais ricos que possam existir na vida social contemporânea, está claro que a filosofia dependerá, como a educação, do tipo de sociedade que se tiver em vista." (TEIXEIRA, A. Pequena introdução à filosofia da educação – A Escola Progressiva ou A Transformação da Escola. 6 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 171)
Texto 2:
"A educação, portanto, é o maior e o mais difícil problema que pode ser proposto aos homens.
De fato, os conhecimentos dependem da educação e esta, por sua vez, depende daqueles. Por isso, a educação não poderia dar um passo à frente a não ser pouco a pouco, e somente pode surgir um conceito da arte de educar na medida em que cada geração transmite suas experiências e seus conhecimentos à geração seguinte, a qual lhes acrescenta algo de seu e os transmite à geração que lhe segue." (KANT, I. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: UNIMEP,
1996. p. 20.)
Segundo o texto 2 todo ser humano necessita de saberes e conhecimentos, mas estes se adquirem não só através da educação, aquela aprendida nas escolas, mas também das experiências adquiridas no seu meio social, e essa se dá aos poucos com o passar dos anos. Estes saberes vão sendo transmitidos de pais para filhos e junto com esses saberes é agregado as experiências de cada um, ou seja esses conhecimentos estão sempre em constante mudanças pois estão sempre aliados com novas descobertas e experiências de cada geração.
QUESTÃO 2 (5 pontos)
Considerando os textos estudados nesta disciplina, qual, a seu ver, é a melhor definição para a Filosofia? A partir da sua resposta, argumente de que forma essa definição de Filosofia pode contribuir para a prática educativa, especialmente na sociedade atual.
No texto 2 podemos ver que a filosofia não está para responder os porquês mas para auxiliar nos estudos atuais. A filosofia nos ajuda a não sermos passivos e acomodados e sim a questionarmos, dessa forma ela contribui para ajudar a formar educandos reflexivos e questionadores. Ela não oferece ao professor um método pronto e sim ensina-o a refletir e escolher o melhor meio para educar. A educação se torna difícil pois ela trabalha com o ser humano e com o modo como este se comporta. Para promover a educação porém é impossível fazer qualquer previsão visto que o ser humano é um ser autônomo e inexplicável. Mas a educação se utiliza dessa autonomia para chegar ao fim desejado. A filosofia nos mostra que não há uma certeza absoluta e de que sempre existe algo a se aprender e a ser acrescentado na educação.
A educação não pode ser pensada como um campo de aplicação de métodos. Segundo o texto 2 a natureza é infinitamente mais rica, e deve ser definida como possibilidade de criar suas próprias possibilidades como ser. E ao criar-se métodos pronto tiramos do educando a oportunidade de ser criador. A educação tem como objetivo ajudar a formar cidadãos críticos e autônomos e desta forma a filosofia vem para auxilia-la ajudando o ser humano a se questionar e não ter respostas prontas e tidas como verdade absoluta
Os métodos servem como apoio para os professores e não como algo a ser seguido, visto que os seres humanos são diferentes e aprendem de maneiras diferentes.
A educação ajuda o indivíduo a estar sempre se aprimorando e sempre em constante transformação e não ficar na inércia. Desta forma ela exerce um papel emancipatório na educação.

Outros materiais