A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE SISTEMA E ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

Pré-visualização | Página 1 de 9

1-O sistema de saúde pode ser definido como um conjunto de relações econômicas, políticas e institucionais, que refletem na condução das atividades que promovem a saúde, com serviços que visam a alcançar esses resultados. Como o Sistema de Saúde Brasileiro é considerado?
( X ) Universal.
( ) Público.
( ) Privado.
( ) Parcial.
2-A saúde suplementar pode ser definida como todo atendimento privado de saúde, realizado, ou não, por meio de um convênio com um plano de saúde. É a atividade que envolve a operação de planos e seguros privados de assistência médica à saúde (os planos ou seguros de saúde). Essa operação é regulada pelo poder público, representado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as operadoras compreendem seguradoras especializadas em saúde, medicinas de grupo, cooperativas, instituições filantrópicas e autogestões. A regulação da Saúde Suplementar foi iniciada em 1999, com a entrada em vigor da Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos de saúde. No ano seguinte, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi criada para atuar na regulamentação, criação e implementação de normas, controle e fiscalização das atividades do segmento. Sobre a Agência Nacional de Saúde Suplementar e a regulamentação de convênios, analise as sentenças a seguir:
I- Existem inúmeras empresas prestadoras de planos de saúde, e estas não têm a necessidade de serem fiscalizadas pela Agência Nacional de Saúde. ERRADA
II- Em nosso país, temos milhões de pessoas possuidoras de planos de saúde privados, como os planos empresariais, individuais, familiares e a modalidade de adesão em grupo, formalizada por meio de um sindicato. CORRETA
III- Com milhares de pessoas migrando para o sistema privado de assistência à saúde, sofremos uma redução de melhorias no sistema público de saúde. CORRETA
IV- Todas as pessoas conveniadas em algum sistema de assistência à saúde privada não terão direito aos serviços do sistema de assistência pública. ERRADA
FONTE: Disponível em: <www.conhecimentogeral.inf.br/saude_suplementar/>. Acesso em: 11 nov. 2016.
3-A gestão da saúde, tanto nas atividades públicas como privadas, apresenta diversos desafios para o gestor. A busca por soluções faz parte do cotidiano. Como podemos chamar a união de esforços com objetivo de atender às demandas comuns dos municípios?
( ) Pacto pela Saúde.
( ) Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
( X ) Consórcios Intermunicipais de Saúde.
( ) Pacto em defesa do SUS.
4-A Rede de Atenção à Saúde (RAS) é evidenciada pelas discrepâncias regionais com divergências econômicas e sociais com primordialidade à saúde da população. Os elementos que compõem as RAS são ações e serviços de saúde com diferentes intervenções sanitárias e solidificações tecnológicas, sistemas de apoio, sistemas logísticos e de gerenciamento. Sobre os objetivos da RAS, analise as afirmativas a seguir:
I- Conjunto de ações destinadas a assegurar a previdência e assistência social da população. ERRADA
II- Proporcionar ações e serviços de saúde. CORRETA
III- Promover atenção contínua, com qualificação e responsabilidade. CORRETA
IV- Ampliar a performance do sistema nas condições de acesso à rede, na qualidade e eficiência. CORRETA
5-Dentro do contexto do financiamento do sistema público de saúde, podemos afirmar que o financiamento do sistema tem suas fontes na esfera federal, estadual e municipal. Desta forma, quem executa o atendimento de saúde à população?
( ) Estado.
( X ) Município.
( ) O Ministério da Fazenda.
( ) Governo Federal.
6-Conforme a Constituição Federal, cabe ao Estado o dever de atender à saúde da população. Para movimentar todo o complexo industrial da saúde, é necessário o envolvimento de muitas pessoas, recursos tanto público como privados, com a participação relevante na economia de um país. Neste aspecto, podemos também chamar o complexo industrial da saúde como um setor:
( ) Governamental.
( ) Privado.
( X ) Macroeconômico.
( ) Econômico.
7-As políticas de saúde necessitam de uma gestão que atenda às atividades com profissionalismo e responsabilidade. Desta forma, o gestor público em saúde deverá apresentar um perfil para atender às expectativas do cargo e melhor desenvolver seus trabalhos. Sobre o perfil desejado do gestor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Deverá ter competência técnica.
( V ) Ter conhecimentos do funcionamento do sistema de saúde.
( V ) Estimular o trabalho em equipe, cercando-se de pessoas competentes.
( F ) Escolher decisões políticas frente a decisões técnicas na sua atividade. 
8-Normalmente, todas as categorias profissionais, dentro das suas determinadas áreas, estão tuteladas pelas entidades de registro profissional ? os conselhos. Na área da saúde, existe o COREN ? Conselho Regional de Enfermagem, que desenvolve várias atribuições. Sobre essas atribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Fiscaliza a atividade profissional de enfermagem.
( F ) Permite o funcionamento de uma unidade de saúde sem o enfermeiro Responsável Técnico.
( V ) Regulamenta o horário de trabalho do profissional de enfermagem.
( F ) Administra com o gestor da instituição de saúde o orçamento financeiro.
9-A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Declaração dos Direitos Humanos, dos Estados Unidos da América do Norte, e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigiava até então, baseado nos deveres dos súditos, e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante, todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais e etárias. Nesse sentido, pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Sobre cidadania, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm>. Acesso em: 1 dez. 2016.
( ) Direito de votar e ser votado.
( X ) É o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer.
( ) Direito destinado ao indivíduo de participar ativa e passivamente do processo político.
( ) Conquista dos direitos humanos.
10-Grandes conquistas e conhecimentos foram adquiridos após a segunda metade do século XVIII, sendo que os hospitais se modernizaram e evoluíram. Em meados dos anos setenta, os hospitais representavam segurança e conforto ao doente, e seus colaboradores eram vistos com grande prestígio. Entretanto, nem todos tinham acesso aos hospitais, serviços ambulatoriais e de tratamentos por residirem em municípios distantes dos grandes centros urbanos ou até em outros estados. Na década de setenta, foi criado um modelo de grande influência dos profissionais de saúde e dos usuários. Foi o modelo chamado hospitalocêntrico. Sobre as características do modelo hospitalocêntrico, analise as opções a seguir:
I- Havia atenção básica à saúde. ERRADA
II- Centro de atenção à saúde. CORRETA
III- Somente curativas. CORRETA
IV- Internação única, sem práticas preventivas. CORRETA
11-O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988, oferecendo gratuitamente para todos os brasileiros acessos aos serviços de saúde, como atendimentos de alta complexidade, ambulatoriais, laboratoriais, hospitais, rede que reúne postos de saúde, acesso aos estabelecimentos públicos de saúde, garantindo o direito à saúde da população. Considerando que a saúde do trabalhador está incluída no campo de atuação do SUS, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Informar o trabalhador sobre os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho em seu ambiente laboral é competência exclusiva da CIPA.
( ) Compete ao SUS

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.