A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE SISTEMA E ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

Pré-visualização | Página 6 de 9

de legitimidade que vigia até então. Desse momento em diante, todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias. Nesse sentido, pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Diante das informações sobre cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- É o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer. CORRETA
II- Direitos universais. ERRADA
III- Conquista dos direitos, liberdade, fraternidade, assistência, saúde e previdência. ERRADA
IV- Direito destinado ao indivíduo de participar passivamente do processo político. ERRADA
FONTE: História da Cidadania. Disponível em:<http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm>. Acesso em: 1º dez. 2016.
41-A gestão do trabalho em saúde, seja ela nos setores públicos ou privado, trata-se de um amplo universo para se trabalhar. Quando abordamos a esfera pública, a tarefa do gestor de pessoas é proporcionar o desenvolvimento da capacidade individual, com o objetivo de atingir o benefício público. Sobre a qualidade e a importância de uma boa gestão de pessoas na saúde nos setores públicos e privados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Além de qualificação, o trabalho de rotina na saúde requer atualizações constantes.
( F ) Na área de saúde, trabalhar com seres humanos nem sempre é um desafio. 
( V ) O profissional necessita não apenas preparo prático, mas também capacidade de lidar com a dor, a perda e a fragilidade apresentada pelo ser humano. 
( V ) A rotina como costumamos chamar na área da saúde pode levar o profissional a deslizes que tanto podem colocá-lo em risco, como também seu paciente/cliente. 
( V ) Com o intuito de buscar condições seguras e produtivas de trabalho, promover a satisfação do profissional, do sucesso da equipe, do bem-estar e gratificação do paciente/cliente e a credibilidade da unidade de saúde, a educação permanente deve ser constante.
42-Denominada como uma instância colegiada de decisão do Sistema Único de Saúde - SUS estadual, integrada paritariamente pela Secretaria Estadual de Saúde e por representantes dos Secretários Municipais de Saúde do Estado, esta instância foi criada em 1993, pela Norma Operacional Básica - NOB/93 do Ministério da Saúde, que também criou outra Comissão de âmbito nacional (que reúne os gestores federais, estaduais e municipais do SUS). Como as diretrizes do SUS estabelecem, entre outros aspectos, que o sistema de saúde deve ser descentralizado e municipalizado, regionalizado e hierarquizado, torna-se fundamental que exista integração entre todos os gestores públicos, para a discussão dos problemas e elaboração de propostas de aperfeiçoamento das ações de saúde realizadas pelo sistema em seus diferentes níveis. Na gestão pública e privada, nos deparamos com a instância que integra a administração municipal e estadual. Sobre o nome dado a esse comitê de gestores, que tem representação ligado ao governo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Adaptado de: <http://www.saude.sp.gov.br/ses/institucional/orgaos-vinculados/comissao-intergestores-bipartite-cib/apresentacao >. Acesso em: 10 nov. 2016.
( X ) Comissão Intergestores Bipartite Regional (CIB REGIONAL).
( ) Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS).
( ) Conselho Estadual de Secretaria de Saúde.
( ) Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).
43-A saúde da população brasileira é um dever da União, estados e municípios nos tratamentos, reabilitação e prevenção, como na distribuição gratuita de remédios. O governo faz planejamento em saúde, analisando diversos processos, propondo medidas específicas de prevenção, erradicação de doenças através de vacinação em massa e controle das demais. Toda empresa almeja alcançar excelência em qualidade com seus produtos e medir esta qualidade. Mais importante ainda é medir a qualidade dos serviços na área da saúde e atender às demandas dos pacientes na recuperação de sua saúde, que nem sempre acontece, fazendo com que os pacientes, muitas vezes, acabem optando por prestadoras privadas de serviços de saúde. Sobre os usuários do Sistema Único de Saúde e as empresas prestadoras de serviços de saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Usuários acabam migrando para os planos privados de saúde por não terem suas demandas atendidas.
( V ) O próprio Sistema Único de Saúde (SUS) acaba contratando serviços privados, como uma UTI móvel, em que o conveniado terá tratamento idênticos aos demais.
( V ) Com procedimentos de alto custo com doenças graves, como câncer ou insuficiência renal, os usuários de planos de saúde privados acabam migrando para os procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). 
( F ) Os exames que não são oferecidos pelo SUS podem ser realizados nos sistemas privados de saúde sem ônus ao usuário.
44-Quando se refere ao pagamento recebido pelo SUS pelos serviços prestados, os hospitais públicos ou privados deverão emitir importante documento para o efetivo recebimento dos recursos. Sobre esse documento, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( V ) AIH - Autorização de Internação Hospitalar.
( F ) OSS - Orçamento da Seguridade Social.
( F ) Relatório de gestão.
( F ) Informação da quantidade de leitos.
45-O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto por diferentes partes que têm a finalidade de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. É um sistema público, organizado e orientado, disponível para qualquer tipo de pessoa, controlado e coordenado pela União, estados e municípios. A constituição certifica que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Entretanto, defronta-se com obstáculos de financiamentos em seu sistema público. O Estado dá privilégios a seus servidores em questão "saúde", favorecendo-os e incentivando os serviços privados financiados através de três formas. Sobre essas formas, analise as sentenças a seguir:
I- Subsidia com desconto de impostos. CORRETA
II- Os serviços ao SUS são designados de forma suplementar. ERRADA
III- Os servidores públicos são privilegiados com a compra de planos de saúde privados. CORRETA
46-As economias de escala ocorrem quando os custos médios de longo prazo diminuem, à medida que aumenta o volume das atividades e os custos fixos se distribuem por um maior número dessas atividades, sendo o longo prazo um período de tempo suficiente para que todos os insumos sejam variáveis. As economias de escala são mais prováveis de ocorrer quando os custos fixos são altos relativamente aos custos variáveis de produção, o que é comum nos serviços de saúde. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Embora não seja uma empresa ou indústria, o Sistema de Saúde Brasileiro integra diversos tipos de serviços e tem demonstrado crescimento acelerado tanto no setor público quanto no setor privado. 
PORQUE
II- Aplicar regras da Economia pode proporcionar para os cofres públicos uma economia sem precedentes, pois a proposta é ampliar a Atenção Básica e seu índice de resolutividade para realizar economia na ponta do sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
47-O Sistema Único da Saúde (SUS) oferece serviços de atendimentos ambulatoriais, hospitalares, exames, cirurgias, como distribuição de medicamentos e vacinas. Mesmo assim, uma grande parcela da população está inscrita em planos de saúdes privados,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.