Buscar

Funções Inorgânicas

Prévia do material em texto

Funções Inorgânicas
Os compostos inorgânicos são caracterizados por possuírem dois ou mais elementos químicos em sua composição e por não conterem cadeias carbônicas, ou seja, átomos do elemento carbono formando ligações entre si. Estes compostos possuem como característica a formação de ligações iônicas ou covalentes que são capazes de formar íons. Para facilitar o entendimento, dividimos os compostos pertencentes às funções inorgânicas em grupos, de acordo com sua composição química e interação com a água. Os principais grupos inorgânicos são os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.
Ácidos
Ácidos são compostos covalentes, ou seja, que compartilham elétron nas suas ligações. Eles têm a capacidade de ionizar em água, ou seja, formar cargas, liberando o H+ como único cátion.
As principais características dos ácidos são cheiro forte, sabor amargo, Ph inferior a 7 e baixo ponto de ebulição.
Exemplos: ácido carbônico (H2CO3), ácido fluorídrico (HF), ácido nítrico (HNO3) e ácido sulfúrico (H2SO4).
Bases
Bases são compostos iônicos formados por um metal, que dissocia em água, ou seja, separa cargas, liberando o OH- como único ânion.
O PH das bases é superior a 7 (o dos sais é inferior a 7). A combinação de ácidos e bases resulta em sais e água.
Exemplos: amônia (NH3), hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) e hidróxido de sódio (NaOH).
Aprenda mais sobre ácidos e bases.
Sais
Sais são compostos iônicos que apresentam, no mínimo, 1 cátion (íon de carga positiva) diferente de H+ e um ânion diferente de OH-
Resultado de uma reação de neutralização, que é a reação entre um ácido e uma base onde se forma sal e água.
Os sais são sólidos, cristalinos e fazem ebulição em temperaturas altas.
Exemplos: ácido clorídrico (HCl), carbonato de sódio ( Na2CO3), cloreto de sódio, “sal de cozinha” (NaCl), fosfato de sódio e cálcio (NaCa(PO)4).
Óxidos
Óxidos são compostos binários, que têm dois elementos (iônicos ou moleculares). Possuem oxigênio na sua composição, sendo ele o seu elemento mais eletronegativo.
Exemplos: dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), monóxido de carbono (CO), óxido de sódio (Na2O) e óxido de zinco (ZnO).
CURIOSIDADES
Definição de Ácidos e Bases segundo Arrhenius (1887)
De acordo com a definição do físico-químico Svante August Arrhenius (1859 – 1927), ácidos são substâncias que, em solução aquosa, produzem íons de hidrônio (H3O+), ou simplificadamente, hidrogênio (H+), e ânions, que variam de acordo com a composição do ácido. Bases, por sua vez, são substâncias que, em solução aquosa, produzem cátions que variam de acordo com a composição da base em questão e ânions hidróxido (OH-).
Definição de Ácidos e Bases segundo Brönsted e Lowry (1923)
Diversas reações químicas ocorrem sem a necessidade da presença de água, o que torna a proposta de Arrhenius inviável, e, visando solucionar esta questão, os químicos Johannes Nicolaus Brönsted (1879 – 1936) e Thomas Martin Lowry (1879 – 1949), propuseram que ácidos são toda e qualquer espécie química capaz de doar um próton H+, e bases são toda e qualquer espécie química capaz de aceitar ou receber um próton H+.
https://www.todamateria.com.br/funcoes-inorganicas/
https://www.infoescola.com/quimica/funcoes-inorganicas/

Continue navegando