Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE FINANÇAS NAS EMPRESAS

Pré-visualização | Página 6 de 10

mais dinheiro, obrigatoriamente se arrisca mais, e assim sucessivamente. E nesse contexto de escolha e abandono existe um conflito de rentabilidade. Baseando-se nesta premissa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Toda vez que o investidor ignora um projeto em troca de outro, ele se envolve num sacrifício denominado taxa mínima de atratividade.
( V ) A rentabilidade proporcionada por um novo investimento é denominada taxa interna de retorno.
( F ) Se a taxa mínima de atratividade de um projeto for maior que sua taxa interna de retorno, este projeto é viável.
( F ) Se a taxa mínima de atratividade de um projeto for menor que sua taxa interna de retorno, este projeto deverá ser abandonado.
55-O método de análise de projetos são ferramentas indispensáveis para o administrador financeiro selecionar alternativas de investimentos. Dentre eles, temos o método do conflito valor presente líquido versus taxa interna de retorno. Baseado na citada premissa, analise as sentenças a seguir:
I- No método de conflito, o projeto com maior taxa interna de retorno será escolhido. ERRADA
II- No método da análise incremental, o projeto com maior valor presente líquido será escolhido. CORRETA
III- No método da análise incremental, temos que comparar a taxa interna de retorno com a taxa mínima de atratividade. CORRETA
56-Na gestão financeira, a tomada de decisão é um processo que orienta a escolha de um projeto de investimento, dentre vários outros. Todo processo decisório resulta em uma escolha final. Observe as fases de um processo decisório orientado para a avaliação de projetos de investimentos: 
I- Análise dos projetos selecionados. 
II- Percepção da existência da oportunidade. 
III- Implantação e acompanhamento do projeto escolhido. 
IV- Procura e desenvolvimento de diferentes projetos. V- Escolha do melhor projeto. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das fases: 
( ) V - III - II - IV - I.
( X ) II - IV - I - V - III.
( ) I - V - III - II - IV.
( ) III - II - IV - I - V.
57-Imagine uma situação hipotética em que se realiza um investimento de $ 200.000,00, em um projeto de oito anos, no qual se prevê um retorno de $ 40.000,00 anuais. Baseado nessa situação hipotética, analise as sentenças a seguir: 
I- A situação disposta poderá prever o seu payback simples somente ao final do projeto, ou seja, decorrido os oito anos. ERRADA
II- O investimento proposto terá seu capital recuperado somente ao final do quinto ano. CORRETA
III- Pelo fato de o payback não ser encontrado até o final do projeto, trata-se de um investimento que deve ser reprovado. ERRADA
58-O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada para mapear a movimentação financeira realizada no decorrer de um período. Sobre a verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O fluxo de caixa proporciona uma visão apurada sobre a situação financeira da empresa no período estipulado. 
( F ) O fluxo de caixa contabiliza todas as 
( V ) A empresa pode utilizar a análise do fluxo de caixa para tomar decisão de investimento para um determinado período. 
( F ) A falta de controle sobre a gestão do fluxo de caixa não afeta a empresa apresentados por ela não apresentarem uma visão do saldo financeiro atual.
59-Dentro dos modelos utilizados pela administração financeira, temos para análise de resultados: demonstração do fluxo de caixa, demonstração do resultado do exercício e, por último, o balanço patrimonial. Quanto à visão apresentada para a visualização do demonstrativo de fluxo de caixa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) O demonstrativo do fluxo de caixa permite ao gestor financeiro visualizar os fluxos operacionais, de investimentos e de financiamento.
( F ) Dentro do demonstrativo do fluxo de caixa, é possível identificar o ativo da empresa, que é construído pelos bens que a empresa possui em determinado período. 
( V ) Todas as contas relacionadas à atividade da empresa são contabilizadas pelo fluxo de caixa, como, por exemplo: estoque, salários e tributos.
( V ) Os financiamentos obtidos pelas empresas para captar valores para o fluxo de caixa são demonstrados no fluxo de financiamento.
60-O payback simples é um método de avaliação de investimentos que apura o prazo necessário para a recuperação do investimento realizado, sem considerar o custo de capital da empresa. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Uma das vantagens que se observa nesse método é a simplicidade na sua forma de cálculo, além de fácil compreensão. CORRETA
II- Trata-se de um método que determina o grau de liquidez e de risco do projeto com base na taxa mínima de atratividade. ERRADA
III- Esse método, apesar de não considerar o custo de capital, deve integralizar as taxas de juros e a inflação no período do projeto. ERRADA
61-Para o desenvolvimento de uma Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), é necessário lidar com elementos contábeis. No entanto, a DFC se concentra na visualização dos recursos que a empresa possui. Assinale a alternativa CORRETA que define o fluxo de investimentos: 
( ) Avalia o retorno sobre o investimento inicial, com base na projeção dos fluxos futuros, sejam eles positivos ou negativos. 
( X ) Lida com os bens relacionados ao desempenho de sua atividade, tais como imóveis, móveis, máquinas e equipamentos, dentre outros. 
( ) Está relacionado aos valores captados no mercado em instituições financeiras para financiar as suas atividades. 
( ) Trata da atividade da empresa, incluindo as contas relacionadas à sua operação, tais como estoques, contas a pagar e a receber, salários e tributos.
62-O gestor, em uma análise financeira do fluxo de caixa da empresa, precisa estar atento às variações que podem ocorrer durante o período do exercício. A situação financeira da empresa pode oscilar em positivo e negativo durante o período, porém ao final do exercício ela precisa estar com seu saldo positivo para se caracterizar como uma situação de solvência. Sobre as situações que podem ser identificadas quando o fluxo de caixa apresentar uma deficiência em seu saldo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Podemos identificar como uma situação ruim de fluxo de caixa quando, para sanar a falta de divisas, a empresa necessita constantemente recorrer a empréstimos para pagar suas dívidas.
( F ) Compra de ativos para sanar os saldos negativos gerados pelo contas a pagar.
( V ) Renegociação contínua com fornecedores referentes a títulos de longo prazo que não poderão ser quitados em seus vencimentos originais, durante períodos de perda das divisas.
( F ) Acréscimo dos líquidos no capital de giro, perante o pagamento das obrigações financeiras. 
( V ) Crescimento das contas a pagar , diante da baixa do fluxo de vendas, levando à baixa do saldo nas contas.
63-O gestor do fluxo de caixa precisa ter uma visão global sobre todas as funções da empresa para prever o que poderá ser gasto no futuro, e no envolvimento do projeto participam todos os departamentos da empresa. Assinale a alternativa CORRETA que define uma das funções do relatório de fluxo de caixa: 
( ) Regular a administração do valor acumulado em estoques de matéria-prima. 
( X ) Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos. 
( ) Orientar o departamento comercial na formação de preço de venda de mercadorias. 
( ) Garantir a geração de fluxos monetários futuros para saldar suas dívidas.
64-Quando uma empresa está mais interessada em avaliar seus ganhos financeiros do que saber taxas de lucros, é preferível realizar uma avaliação de projeto com base no Valor Presente Líquido (VPL), pois este está diretamente associado à ideia de maximização de riqueza. Assinale a alternativa CORRETA que melhor trata da interpretação do VPL em projetos mutuamente excludentes: 
( ) Apesar de considerar prazos de retorno iguais, o método do VPL prevê que toda análise
Página12345678910