Buscar

Etica Advogado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética no exercício da profissão do advogado
Para entender e refletir sobre as questões éticas e a morais, seja ela em qualquer profissão, é importante ressaltar e fazer um paralelo com esses dois termos. Nesse passo, temos a ética como uma ciência que busca estudar a moral e a forma ideal para o comportamento humano na sociedade. Já a moral é a norma de convivência aceita livremente, sem recorrer da força coercitiva, para que se tenha um convívio harmônico na sociedade na qual está inserido, pois essa norma moral faz parte da convicção da pessoa, do que para ela é aceitável ou não.
Discute-se muito hodiernamente quanto ao esquecimento da moral para o exercício da profissão, onde as pessoas estão mais ligadas ao crescimento profissional sem se importar muito com o os valores que precisarão quebrar para chegar até onde querem, tornando-se assim cada vez mais individualistas.
Mister salientar, a relação da ética com o exercício da profissão do advogado. Muitos questionam o fato de ter que aceitar ou não uma causa que não condiz com seus valores. Entretanto e exigência da profissão do advogado está em exercê-la para quem dela esteja necessitando.
Cabe mencionar neste momento que em uma ação processual é necessário a manifestação de duas ações, a defesa e a acusação. Nesse passo entra o questionamento sobre os crimes abomináveis, se vai contra a moral o exercício da profissão na defesa desse caso. No entanto, o exercício da defesa não se faz menos especial que o da acusação, por mais execrável que seja o delito, é direito do acusado de ter sua defesa exercida e essa não pode ser coagida por tais valores.
É notável que todos possuam direitos perante outras pessoas e foi assim que começou as relações de convivência harmônica em sociedade, a chamada moral que mencionei no início da escritura. Partindo exatamente desse ponto que criou-se o Direito, para então dar os limites necessários para essa convivência. Diante desse fato é que fica mais claro que nos cabe defender qualquer pessoa, seja ela culpada ou inocente.
Na ação de defesa do acusado não se está quebrando os valores morais, na verdade está se buscando levar ao conhecimento do magistrado os fatos verdadeiros explicitando-os com objetivo de ver seu trabalho cumprido, para que o juízo assim busque a verdade e a justiça na resolução do conflito jurisdicional.
Não obstante discutir sobre a ética no exercício da profissão do advogado, vale entrar no quesito dos maus profissionais. Como em qualquer outro segmento profissional existem aqueles que agem de maneira a infamar a imagem de todos os outros profissionais da área. Para inibir esse tipo de exercício da profissão existe o Código de Ética de cada instituição profissional, os quais devem ser respeitados, sob pena de aplicação de sanções aos seus respectivos agentes.
Dessa maneira, pode concluir que não é questionável ao advogado se aquele que necessita de seus serviços é culpado ou inocente, cabe a ele apenas a tarefa de buscar a verdade dos fatos alegados pela acusação para assim se ter o justo processo legal que ambas as partes tem direito.

Outros materiais