Buscar

prova empreendedorismo FINAL

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Empreendedorismo (ADM63)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Reposição ( Cod.:452466) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	11689505
	Nota da Prova:
	8
	1.
	No ambiente complexo e dinâmico no qual atuamos hoje em dia, o planejamento é a ferramenta para reduzir a incerteza das mudanças que acontecem no meio. Uma maneira de ajudar nesse processo é o empreendedor se organizar e planejar suas atividades, a partir de prazos e monitoramento do alcance de cada objetivo traçado. Dessa forma, o futuro empresário estará monitorando o próprio desempenho e revisando suas metas, se for necessário. Sobre o planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um negócio, quando é planejado, terá as mesmas chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
	 b)
	O planejamento busca determinar de forma antecipada quais são os objetivos e o que deve ser feito para atingi-los de maneira eficiente e eficaz, minimizando os recursos e aumentando o rendimento.
	 c)
	No planejamento informal, tudo é colocado no papel para que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento do caminho a seguir.
	 d)
	No planejamento formal, as metas estão na nossa cabeça, pouca coisa é colocada no papel.
	2.
	A franquia, segundo Baron e Shane (2007), é um sistema de distribuição em que proprietários juridicamente independentes (os franqueados) pagam taxas e royalties a uma empresa controladora (o franqueador) pelo direito de usar sua marca registrada, vender seus produtos ou serviços e, em muitos casos, usar o modelo e sistema de negócios que ela desenvolveu. A franquia traz a oportunidade de empreender com menor risco. Existem alguns tipos de franquias que são de marca e de negócio formado. Sobre a franquia, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARON, Robert A. e SHANE Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
	 a)
	A franquia de marca fornece ao franqueado um sistema empresarial completo, um nome com marca registrada, os produtos ou serviços a serem vendidos, e até mesmo os edifícios onde a empresa funcionará.
	 b)
	A franquia de negócios não oferece uma operação praticamente pronta, o franqueador não configura a empresa, não treina o franqueado para administrá-la, assim como não configura e ajuda a operá-la.
	 c)
	A franquia de marca dá ao franqueado o direito de vender produtos específicos com o nome da marca registrada do franqueador.
	 d)
	A franquia de negócio dá ao franqueado somente o benefício da associação da marca já conhecida e de confiança dos consumidores.
	3.
	A cultura é um fator que diferencia as motivações de indivíduos participantes de culturas distintas. Sobre a cultura, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam uma comparação entre gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gerentes tradicionais.
II- Empreendedores autônomos.
III- Empreendedores corporativos.
(    ) Suas principais motivações são independência, oportunidade de criar e dinheiro.
(    ) Suas principais motivações estão em busca de promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritórios, auxiliares e poder corporativo. 
(    ) Suas principais motivações são a independência e a capacidade de avançar em termos de recompensas corporativas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	4.
	O empreendedor tem uma difícil e importante tarefa antes mesmo de abrir seu empreendimento, ele precisa ter certeza da sua viabilidade. Sobre a responsabilidade do empreendedor na viabilidade do empreendimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O empreendedor precisa ter certeza da viabilidade do seu empreendimento, de forma a evitar prejuízos futuros.
(    ) O empreendedor que optar por empreender com uma franquia, geralmente recebe o estudo de viabilidade pronto. 
(    ) Quando o empreendimento já foi aberto e não foi realizado nem um plano de negócio, nem um estudo de viabilidade, não é mais possível realizar um estudo de viabilidade. 
(    ) Para elaboração do estudo de viabilidade do empreendimento, o empreendedor deverá seguir quatro passos: Informações de mercado; Informações de localização; Informação de produção; Informação sobre investimentos e recursos..  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Princípio da colcha de retalhos: princípio de ação orientado por meios e não metas.
(    ) Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
(    ) Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
(    ) Princípio da limonada: neste caso, a tônica é confiar e trabalhar com pessoas como primeiro acionador de oportunidades e não perder tempo investigando fatores externos ao indivíduo.
(    ) Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	V - V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V - F.
	6.
	O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O ideal é que o próprio empreendedor construa o seu Plano de Negócios.
	 b)
	Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade.
	 c)
	Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, no entanto suas particularidades não precisam estar previstas no plano de negócios.
	 d)
	A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo.
	7.
	A ideia do empreendedor e sua proteção é essencial, porém, no Brasil a patente do invento e o registro da marca é pouco comum, seja por empreendedores iniciantes ou mais experientes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Patentear um invento e registrá-lo é uma forma de protegê-lo da concorrência e ganhar espaço no mercado, e terá assegurado legalmente o direito de colher os "frutos" da invenção, sem preocupações. 
(    ) A patente é considerada um símbolo de uma instituição, podendo ser a representação de uma organização por meio de uma palavra, símbolo ou ícone. 
(    ) A marca é uma permissão pública conferida pelo Estado, que garantirá ao titular o direito de exploração comercial, de forma exclusiva. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F- F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - V.
	8.
	As pesquisas dos autores Wang e Ahmed (2004) apresentam um grande esforço para demonstrar todas as categorias de inovações existentes. A inovação pode acontecer no contexto organizacional, como, por exemplo, a capacidade de organização global, que inova por meio da introdução de novos produtos para o mercado ou a sua abertura. Isso acontece pela combinação de orientação estratégica com o comportamento inovador e processo. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Inovação de produto.
II- Inovação de mercado.
III- Processo de inovação.
IV- Inovação comportamental.
V- Capacidade de inovação estratégica.
(    ) Está relacionado à novidade e à significância que o produto novo que foi introduzido no mercado em tempo hábil.
(    ) Novas formas de abordagem realizadas pelas organizações para entrar e explorar um novo mercado pretendido.
(    ) Novo método, abordagem de gestão e novas tecnologias que podem ser utilizadas para melhorar o processo de produção e gestão.
(    ) Esse tipo de inovação está relacionado à capacidade de gerenciar objetivos organizacionais e identificar coerências quanto aos objetivos e aos recursos existentes. 
(    ) Esse tipo de inovação é expresso por meio de ações que podem vir de atores organizacionais individualmente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: WANG, C. L.; AHMED, P. K. The development and validation of the organizational in novativeness constructusing confirmatory factor analysis. European Journal of Innovation Management, 7(4), 303-313. 2004.
	 a)
	I - II - III - V - IV.
	 b)
	I - III - II - IV - V.
	 c)
	II - I - III - IV - V.
	 d)
	I - II - III - IV - V.
	9.
	Hashimoto (2006), a partir da evolução da abordagem de Peter Drucker, propõe um complemento aos enfoques e ao desenvolvimento do empreendedorismo. Ele traz a inovação, o risco e a autonomia como contribuições ao empreendedorismo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	O empreendedor deve criar novo método, um novo mercado, novas alternativas de materiais e a promoção de mudanças estruturais nas organizações.
	 b)
	Somente quem desenvolve a inovação pode ser considerado empreendedor.
	 c)
	A definição de risco está associada à questão de não conseguir calcular a probabilidade de erro.
	 d)
	O empreendedor não possui autonomia para definir objetivos, recursos ou escolher estratégias.
	10.
	O plano financeiro é importante para o plano de negócios, pois através  dele o empreendedor conseguirá visualizar a viabilidade financeira do seu negócio. Sobre o plano financeiro, assinale a alternativa INCORRETA.
	 a)
	O plano financeiro deve apresentar o ponto de equilíbrio do negócio e conter uma projeção das vendas.
	 b)
	Com a elaboração do Plano Financeiro se descobre a viabilidade financeira ou não, do negócio.
	 c)
	No plano financeiro, define-se o investimento total, as receitas, os custos e elabora-se o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).
	 d)
	O plano financeiro precisa apenas ser elaborado quando o empreendedor objetiva conseguir um financiamento junto aos bancos.
	11.
	(ENADE 2015) O desenvolvimento sustentável é uma das questões mais pertinentes da contemporaneidade, e o empreendedorismo pode ter impacto positivo sobre essa questão. Isso significa que as ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver, e que o empreendedorismo sustentável combina a geração de valor econômico, social e ambiental.
FONTE: HISRICH, R; PETERS, M; SHEPHERD, D. Empreendedorismo. Porto Alegre: AMGH, 2014.
De acordo com esse texto, o empreendedorismo sustentável tem como objetivo:
	 a)
	Reduzir a poluição atmosférica, melhorar a qualidade do ar ou da água potável e outros aspectos da qualidade de vida.
	 b)
	Criar novos produtos, processos e serviços para gerar benefícios econômicos para o negócio.
	 c)
	Buscar oportunidades para criar novos produtos, processos e serviços no futuro, preservando a natureza e beneficiando comunidades locais, para gerar vantagens financeiras e não financeiras.
	 d)
	Inovar por meio da introdução de novos meios de produção, novos produtos e novas formas de organização.
	12.
	(ENADE 2015) O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que, até 2030, quase metade da população global terá problema de abastecimento de água. Isso vai acontecer porque, daqui a 17 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%. Com as mudanças climáticas e as necessidades das populações, que crescem e prosperam, os governos terão de trabalhar juntos para proteger esse recurso natural. Assim, apela-se por mais cooperação entre os países, pois, além de ser um recurso natural comum, a água é a chave para um desenvolvimento sustentável. Todos devem usá-la de forma mais inteligente e sem desperdício.
FONTE: Disponível em: <http://noticias.uol.com.br>. Acesso em: 27 jul. 2015.
Considerando o alerta feito pelo Secretário-Geral da ONU, o processo empreendedor pode contribuir para minimizar o problema mencionado por meio:
I- Da identificação e avaliação das melhores oportunidades que contribuam de forma positiva para a preservação dos recursos naturais e da utilização de fontes alternativas de recursos.
II- Do desenvolvimento de plano de negócios bem estruturado que contemple todas as etapas do negócio, o conceito de negócio, os recursos disponíveis e as fontes alternativas de recursos.
III- Da obtenção de recursos de financiamento junto a investidores anjos, dado que estes são os que mais se associam a causas voltadas para o empreendedorismo puramente social.
IV- Do gerenciamento da empresa sem comprometer os processos existentes, mantendo a atenção voltada às novas oportunidades e às constantes ameaças provenientes das mudanças climáticas.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e III.
	 b)
	III.
	 c)
	I.
	 d)
	I, II e IV.

Continue navegando