Buscar

GIVALDO ENSINO_FUNDAMENTAL 2017 (1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GIVALDO GOMES DO AMARAL RU 1009875 TURMA 2013/10
MARIA JUILÇA DA SILVA RU 1041997 TURMA 2014/02
SINTIA DANIELA BARBOSA DOS SANTOS RU 1009879 TURMA 2013/10
RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL
	
DELMIRO GOUVEIA – AL
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GIVALDO GOMES DO AMARAL RU 1009875 TURMA 2013/10
MARIA JUILÇA DA SILVA RU 1041997 TURMA 2014/02
SINTIA DANIELA BARBOSA DOS SANTOS RU 1009879 TURMA 2013/10
RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Ensino Fundamental, no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional Uninter.
Tutor Local: Aline dos Santos Noia Silva
Centro Associado: Delmiro Gouveia 
DELMIRO GOUVEIA - AL
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 A ESCOLA ESTAGIADA	5
13 CONSIDERAÇÕES FINAIS	�2
1REFERÊNCIAS	�4�
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se ao relato da experiência vivida no estágio de Ensino Fundamental com crianças de 6 a 10 anos, em uma escola da rede pública de ensino, no período de _29/05 a 17 / 07 / 17.
O estágio é uma das ações responsáveis pela articulação entre a teoria e a prática, enquanto relação fundamental na prática docente. Por isso, é importante compreendê-lo como um componente curricular, que se destina a um processo de ensino e de aprendizagem. E desenvolvendo-o reconhecemos que, apesar da formação oferecida em sala de aula ser fundamental, só ela não é suficiente para preparar os alunos para o pleno exercício de sua profissão. Faz-se necessária a inserção na realidade do cotidiano escolar.
No tocante a importância deste estágio, vale destacar que concordamos com Jussara Brufrem, quando nos diz que “... Nessa perspectiva, o estágio pode vir a desencadear um movimento de ação – reflexão que, por meio da atividade investigativa, questionadora e reflexivo do aluno estagiário, amplia o seu processo de formação e estabelece relações entre o mundo do trabalho e a universidade (In: Silva/ URBANETZ (Org.).2009, p. 136)
 O objetivo principal foi participar atividade do ensino fundamental, ação que nenhum componente do grupo já havia praticada, como também conhecer, observar e avaliar o ensino desenvolvido em escolas públicas. 
E o objetivo da construção deste relatório é relatar todas as atividades desenvolvidas durante o estágio seja ela de observação ou participação ativa em sala de aula.
Foi de fundamental importância, para nós que nunca havíamos participado de atividades com crianças de 6 a 10 anos, foi uma experiência inesquecível que nos trouxe muitos aprendizados. Como também a construção deste relatório, ação que além de nos trazer recordações das atividades desenvolvidas com as crianças, serviu para compreendermos o quanto necessitamos nos aprofundar no tema em questão.
 A Metodologia utilizada para a realização tanto do estágio como do relatório partiu primeiramente da observação do geral para a prática da concreta ação em sala de aula. Foram realizadas atividades tais como: a observação participativa, no exercício do estágio; a reflexão crítica e a analogia dos aspectos observados com o referencial teórico abordado no Curso.
Desta forma o presente relatório traz consigo a caracterização da escola e da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, um breve relato de como foram desenvolvidas todas as atividades do estágio e por fim nossas considerações finais.
 
2. A ESCOLA ESTAGIADA
Escola Watson Clementino de Gusmão Silva, localizada na Av. Henrique Dias s/n, Bairro Novo, na cidade de Delmiro Gouveia – Alagoas, é uma escola da rede pública estadual de ensino, ofertando o Ensino Fundamental séries iniciais, isto é, do 1º ao 5º anos, Ensino médio (científico) e Educação de Jovens e Adultos (Médio).
Funciona em 3 horários: matutino, vespertino e noturno. No turno matutino de 07h00min as 12h10min que atende a turmas do 1º ano (Fundamental menor) ao 2º ano (Médio). No turno vespertino é 13h00min ás 18h10min atendendo as turmas do 3ª, 4ª, 5ª (Fundamental Menor), 6º ao 9º ano e Médio. E no turno noturno, 19h00 ás 22h40 horas atendendo o público do Médio e EJA (Médio).
Partido do pressuposto que a escola educa para a vida, a escola em seu Projeto Político Pedagógico, afirma que trabalha por uma concepção teórica. Assim, a escola orienta na construção de uma sociedade que se constrói no dia a dia, tentamos firmar – nos nas teorias críticas e na teoria sócio internacional, refletindo sobre as crenças sobre o papel da escola no processo de construção marcada pelos valores da sociedade como liberdade, cooperação e respeito. Assim aquisição de conhecimento do aluno e a construção de sua cidadania, nas quais Jean Piaget, Vygotsky e Paulo Freire ocupam ainda um lugar de destaque. Daí acredita que os procedimentos teóricos – metodológicos são desenvolvidos através de projetos interdisciplinares, uma escola que traz proposta condizente a que se fundamenta numa concepção crítica – social de que as atividades extraclasses, o incentivo á pesquisa, experiências e vivências dos educandos, dramatizações, expressão oral e corporal... São necessários para que os alunos desenvolvam habilidades e potencialidades pessoas. Assim sendo, temos clareza, de que tipo de homem se quer formar e que educação será capaz de contribuir para formação desse homem, e, acima de tudo, sabem onde queremos chegar.
Ainda de acordo com o seu PPP, a escola acredita ter um compromisso com a comunidade Delmirense e com os povoados, pois a referida escola acolhe com amor á todos, buscando analisar o ponto de vista de um grande número de jovens, adultos e adolescentes. Com o compromisso de operar com os instrumentos necessários a sua vida profissional, social, político e cultural para a realidade vivida, reduzindo o índice de reprovação, evasão e repetência, garantindo a permanência desses indivíduos na escola que é para todos.
Em entrevista com a professora, percebe-se que esta dispõe de muitos conhecimentos sobre educação. 
Para ela o Ensino Fundamental não deve ser entendido como simplesmente mais um espaço de ensino aprendizagem, mas deve ser compreendido como um espaço de brincadeira, de aprendizado, de desenvolvimento das diversas dimensões do conhecimento.
A criança é um ser virtuoso, incrível de se conceituar, surpreende a todos com seu desenvolvimento rápido e progressivo. E como aluno esta estar sempre aberto a novos sentimentos, novas experiências, novos conhecimentos, numa ação em que ela é o centro de todo o desenvolvimento e aprendizado.
A Escola Estadual Watson está localizada na zona urbana da cidade de Delmiro Gouveia, a qual proporciona um acesso fácil ao público do próprio bairro e bairros vizinhos, mas de difícil acesso ao alunado proveniente do centro da cidade e de outros bairros mais distantes, já que a cidade não dispõe de transporte coletivo. A turma com a qual trabalhamos era composta de 35 alunos, sendo 20 meninas e 15 meninos. Todos tinham faixa etária entre 8 e 10 anos, 4º ano.
A sala de aula em seu espaço físico possui carteiras suficientes para o número de alunos, bem conservadas, birô para o professor, ventilador, lâmpadas florescentes, quadro negro grande e em boas condições de uso.
As dificuldades apresentadas pela professora foram: a indisciplina dos alunos, a falta de acompanhamento dos pais e a insuficiência dos livros didáticos, pois a quantidade não é suficiente para todos os alunos, como também não está de acordo com a realidade de aprendizagem dos educandos.
A participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula érazoável devido a indisciplina de alguns, que acaba por interferir na aprendizagem de todos. Cerca de 70% da turma são frequentes, participam das atividades, fazem as tarefas de casa. Os outros 30% não querem nada, afirma a professora, faltam bastante e não realizam as atividades propostas, não porque não sabem, mas porque não querem estudar.
O planejamento é feito quinzenalmente pelos professores, junto com a coordenação. Na maioria das vezes a professora inicia sua aula interrogando os alunos sobre o tema em estudo, o que eles sabem, se já ouviram falar alguma coisa, depois faz uma explanação do conteúdo, tirando sempre as dúvidas e respondendo as interrogações que vão aparecendo. Depois é que escreve o conteúdo na lousa e faz um exercício relacionado. 
Observamos que a professora é bem capacitada e inovadora, confiante naquilo que faz, e sua metodologia utiliza de variados recursos: som, cartazes, vídeos, jogos, entre outros. Tudo para chamar a atenção dos alunos e assim poder melhorar a indisciplina dos mesmos.
Vale ressaltar aqui as palavras de CORTELAZZO E ROMANOSWI quando nos diz que ensinar é tarefa do professor e,
sua principal característica está no esforço de levar alguém a aprender. Não se trata de passar informações de uma mente para outra, como objetivo de uma gaveta para outra. Ensinar é o processo de criar os meios para que os alunos estabeleçam uma relação com o conhecimento e desenvolvam sua cognição, suas habilidades, seus comportamentos, atitudes e valores. O trabalho do professor abrange funções pedagógicas, sociais e políticas, além da transmissão do conhecimento aos alunos. (2006, p. 36).
Nem todos os pais vão à escola quando são chamados, somente aqueles que sempre acompanham os filhos, os que mais se necessita não aparecem, algumas vezes é preciso que o professor vá até a casa do aluno, para resolver alguns problemas. O professor acredita que é por isso que o ensino não progride, os pais colocam a responsabilidade da aprendizagem de seus filhos, somente na escola.
A relação professor e alunos, e alunos – alunos é razoável, mas o professor procura manter o respeito mútuo.
Os alunos são de classe média baixa, com perfil de simplicidade, todos vindos do próprio bairro no qual se localiza a escola.
Muitos dos alunos são introvertidos, mas a professora tenta integrá-los a interagir com a turma. Nos trabalhos em grupos, coloca sempre alunos bem desenvolvidos com os menos desenvolvidos, acredita que assim a parceria será melhor, e um aprenderá com o outro.
Não existem grupos isolados dentro da sala de aula, a professora procura envolver a todos em suas tarefas.
A professora regente tem o curso de Teologia. É bem animada e criativa na realização de suas atividades de sala de aula, mas também é rigorosa quando exige uma atividade ou mesmo trabalho.
Tem um tom de voz razoável, fala com entonação, utiliza a linguagem padrão, mas culta também. Se expressa oralmente claramente para que os alunos aprendam. É sempre gentil, puxa pela participação dos alunos nas aulas e atividades.
Utiliza a sala de aula com carteiras em filas, mas quando precisa realizar trabalho organiza a mesma em grupos, acredita que o trabalho em grupos faz a criança progredir muito mais. Veste-se na maioria das vezes de farda, e pede sempre aos alunos que usem a deles também. Acredita que a farda identifica os que compõem a escola, e facilita o trabalho do diretor na organização escola.
Percebemos em vários momentos da prática pedagógica da professora regente a presença da ludicidade. Como bem sabemos, trata – se de um recurso facilitador da aprendizagem na atual conjuntura educacional. Portanto, concordamos com Rau (2007, p. 50), “Entendemos que o lúdico como recurso pedagógico deve ocupar um espaço em toda a educação básica, atendendo a necessidades e interesses do educando e do educador no processo ensino – aprendizagem”.
A primeira aula presenciada foi de Matemática. No dia 19/06 a professora estava trabalhando o conteúdo sistema de numeração decimal; estava utilizando um ábaco, muito bonito, de madeira, com cores variadas; no momento da explanação a professora procurou chamar a atenção daqueles que davam mais trabalho, mandando que eles viessem e manuseassem o ábaco, propondo-lhes tarefas. Fez isso com todos os alunos, foi uma aula bem proveitosa; depois pediu que escrevessem alguns números no caderno para que decompossem e escrevessem como se liam aqueles números. Ficamos surpresos, pois até mesmo os alunos considerados danados e com bastante dificuldade, realizaram a atividade.
No segundo encontro 20/06, a professora realizou um trabalho de Língua Portuguesa, foi uma produção de texto. A professora trouxe uma sequencia de imagens colou-as na lousa e pediu que escrevessem um pequeno texto sobre as imagens que estavam vendo. Depois que todos escreveram ela pediu que quem quisesse ler viesse a frente para fazer a leitura de seus textos, muitos não quiseram, mas outros sim e foram boas as apresentações, percebi que os alunos sabem redigir, com poucas linhas, mas com coerência e coesão em seus textos.
No terceiro dia 21/06, observamos uma aula de Educação Física. Durante este momento, as crianças brincaram livremente, sem muita intervenção da professora. Após o intervalo, a professora apresentou o filme brasileiro Tainá 2 – a Aventura continua, realizando leitura de imagens, comentários e uma gravura mimeografada para as crianças pintarem, na qual r4epresentava o filme em questão.
No quarto dia, 22/06 a professora trabalhou conteúdo de Ciências Naturais “Higiene Mental”, como também adição e subtração de números naturais na aula de Matemática após o intervalo. Em ambas as aulas, o conteúdo foi trabalhado de maneira simples, ficamos insatisfeitos, pois seria uma boa oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade entre tais disciplinas.
No dia 23/06 houve aula de Ensino Religioso, onde a professora abordou o respeito ao próximo, através de leitura de imagens, tarefas e roda de conversa. Além disso, houve uma produção de texto coletiva a partir de palavras lançadas pelos alunos da turma. Foi um momento bem interessante.
No dia 27/06 houve aula de Língua Portuguesa onde foi abordado a música Aquarela de Toquinho. Também houve interpretação de texto, as crianças cantaram e se divertiram.
No dia 28/06 houve aula de redação, produção de texto coletiva.
No dia 30/06 houve aula de matemática através de jogo do bingo. Foi bem interessante.
No dia 03/07 houve aula de Ensino Religioso, contação de história sobre amor ao próximo. 
Sempre em suas aulas a professora demonstrou domínio em suas explanações, estava sempre com o plano de aula pronto, e todos os conteúdos estavam de acordo com a faixa etária dos alunos.
A professora sempre buscou trabalhar dinâmicas e recreações, trazendo jogos, gravuras, sempre buscando atividades novas para chamar a atenção dos alunos.
Em outros momentos utilizou TV e DVD, usou livros de literatura infantil, entre outros recursos, percebemos que a professora busca sempre estar chamando a atenção dos alunos com variadas metodologias, e isto é muito bom, mas requer bastante tempo e planejamento por parte do professor.
A professora afirma avaliar seus alunos no dia-a-dia de sala de aula, observando a participação, comportamento, interesse, assiduidade, como também realizando algumas provas, as quais são exigidas pela escola. Mas, diz que sempre sobrepõe a qualidade das atividades realizadas, acredita que teste não mede capacidade de aluno.
Apresentamos a seguir uma atividade que desenvolvemos na sala de aula vista a dificuldade dos alunos na disciplina de Matemática. Foi uma grande oportunidade oferecida pela professora:
PLANO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL
1) IDENTIFICAÇÃO 
a. Estagiário(a): 
GIVALDO GOMES DO AMARAL RU 1009875 TURMA 2013/10
MARIA JUILÇA DA SILVA RU 1041997 TURMA 2014/02
SINTIA DANIELA BARBOSA DOS SANTOS RU 1009879 TURMA 2013/10b. Escola: ESATADUAL WATSON CLEMENTINO DE GUSMÃO SILVA
c. Disciplina: ATIVIDADES
d. Turma: 4 ANO
e. Professor(a) regente: NEILA FAUSTINO 
2) CONTEÚDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 
3) OBJETIVOS 
•	Aprender a ler informações matemáticas num texto;
•	Resolver problemas;
•	Estimular o aprendizado de outras disciplinas através da leitura;
•	Compreender que o uso de termos matemáticos num texto literário permite criar diversos efeitos de sentido.
4) SÍNTESE DO ASSUNTO 
SOLUCIONAR PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. 
5) DESENVOLVIMENTO DA AULA
Dividir os alunos em pequenos grupos e pedir que leiam os contos – ou façam isso junto com eles. Procurar primeiro explorar os aspectos lingüísticos e a narrativa como um todo. Feito isso, sugerir que todos procurem no texto as palavras e expressões que podem ser relacionadas à Matemática.
Ajudar os alunos a elaborar uma listagem e incentivá – los a escrever outras frases com os termos encontrados. Isso é uma maneira de ensinar a ler Matemática.
Encomendar uma pesquisa sobre outras expressões que usamos quando ignoramos a quantidade exata, mas queremos dar a impressão de abundância. Por exemplo: pilhas de livros, montanhas de tarefas, um mundo de possibilidades, entre outros. Aproveitar para apresentar problemas ligados ao conto.
6) RECURSOS 
LIVROS
RECORTES DE REVISTAS
INTERNET
7) AVALIAÇÃO 
ATIVIDADES ORAIS E ESCRITAS
APRESENTAÇÃO DO GRUPO PARA A TURMA.
 
 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante de todas as observações realizadas, percebemos que a referida unidade escolar preza os ideais de sociedade, pessoa, igreja e educação baseados na justiça, fraternidade, solidariedade, democracia e no serviço à esperança de um mundo melhor. 
Desta forma, tem como principal metodologia um ensino de qualidade onde o professor possa assumir uma prática educativa enfatizando: o pleno desenvolvimento do ser humano, como sujeito de seu desenvolvimento educacional, pessoal, comunitário e social; o esforço de pensar e desenvolver uma ação educativa em sintonia com a realidade; o processo de contínua aprendizagem na construção conjunta do saber; o diálogo permanente que inter-relaciona educador e educando na busca constante da verdade; o trabalho coletivo com participação ativa crítica e criativa de todos. 
A metodologia aplicada, embasada por um saber científico, numa proposta interativa, busca a contextualização e problematizarão das situações do dia-a-dia. Visa à construção do conhecimento e da cidadania, através de reflexão e discussão.
A metodologia visa, ainda, favorecer a criatividade, bem como a aprendizagem que possibilita transferências de conhecimento, considerando-se os estágios de desenvolvimento e a necessária adequação de objetivos e conteúdos a eles.
Destacamos também como um de seus pilares, a valorização do saber do aluno, bem como o de toda a comunidade educativa, promovendo a sistematização dos conteúdos de modo que se contribua para o progresso cognitivo e emocional do educando.
A operacionalização de tal proposta tem se desenvolvido a partir de uma abordagem interdisciplinar, através da construção coletiva do planejamento baseado num eixo integrador, considerando que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.
Muitas situações positivas foram vivenciadas por nós durante a realização do estágio do ensino fundamental.
Ficou claro que muitos acontecimentos educacionais fazem parte do momento educativo aos quais os alunos estão adequadamente relacionados.
A capacidade dos alunos é grandiosa e cabe a cada um deles a aquisição dos saberes que serão indispensáveis a prática da sua realidade.
Os estímulos, no então, ficam a cargo do professor. Todos os conceitos podem ser melhor assimilados se houver uma tomada de decisões favorável que possa melhorar ainda mais a obtenção desses conhecimentos.
Dessa forma, esse estágio constituiu-se num momento muito importante para a nossa vivência de futuros educadores efetivamente preocupados com a situação educacional atual.
REFERÊNCIAS
CORTELAZZO, Iolanda B. de C, ROMANOWSKI, J. P. Pesquisa e Prática Profissional – Identidade Docente. Curitiba: Ibpex, 2006
RAU, Maria Cristina T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba:Ibpex, 2007.
SILVA, Mônica C.V da; URBANETZ, Sandra Terezinha (Org.). O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009.
 
 
�
��

Continue navegando