Buscar

Apol 5gabarito Instituições e Organização do Estado Corporações e Contexto Empreendedor

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Ser empreendedor é ter projetos e concretizá-los, ser um empreendedor social é? Assinale a alternativa correta em relação ao empreendedor social:
Nota: 20.0
	
	A
	( ) É o empreendedor que desenvolve negócios voltados à sociedade local, onde mora.
ERRADA. Pois, o empreendedor social não desenvolve negócios apenas para a sociedade local, pode sim começar localmente, mas pode chegar a atuar globalmente.
	
	B
	(   ) É o empreendedor que atua visando menos lucro que o empreendedor convencional.
ERRADA. O empreendedor social não busca lucro, mas sim resultados positivos em relação à causa que ele defende.
	
	C
	(   ) O olhar do empreendedor social está voltado para a comunidade, para grupos necessitados, para o meio ambiente, para grupos vulneráveis é empreende a fim de contribuir para uma vida melhor, de mais qualidade, com mais direitos, ou seja, a busca é por um mundo melhor.
Você acertou!
CORRETA. Pois, o olhar do empreendedor social é a comunidade e grupos necessitados, para o meio ambiente, para grupos vulneráveis. Busca atuar para propiciar uma vida melhor às pessoas, quer um mundo melhor.
	
	D
	(   ) O empreendedor social por ter condições financeiras superior aos demais de sua região inicia um negócio com vistas a contribuir com as pessoas, faz isso sem cobrar nada por isso, mas por acreditar que fazendo sua parte estará construindo um mundo melhor e mais justo.
ERRADA. O empreendedor social não precisa ter condições financeiras superiores as das demais pessoas à sua volta para iniciar um negócio que melhore sua comunidade. Mas precisa sim ter iniciativa e disposição para fazer sua visão se tornar concreta e produzir resultados positivos.
	
	E
	(  ) Para empreendedor social seu foco mais importante é o meio ambiente, preocupando-se em realizar atividades que protejam áreas degradadas, mananciais, animais e plantas em extinção e comunidades vulneráveis à poluição e contaminação por agrotóxicos e defensivos agrícolas.
O foco do empreendedor social não tem como foco mais importante o meio ambiente, mas sim sua comunidade, seu entorno, e atua construir um mundo melhor.
Questão 2/5 - Instituições e Organização do Estado
Desde a década de 1980 o país vem buscando criar mecanismos e instrumentos para a proteção do meio ambiente. O licenciamento ambiental é um dos principais instrumentos para o bom funcionamento da nossa Política Nacional do Meio Ambiente.
 
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que guarda maior relação com o seu conceito.
Nota: 20.0
	
	A
	Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo que tem por finalidade licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
Você acertou!
O licenciamento ambiental não é um ato, é um procedimento, ou seja, um encadeamento de atos pré-determinados, destinados a auxiliar a administração a tomar uma decisão. Nos termos da Lei Complementar nº 140/2011, é o procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental (art. 2º). Assim, ele não visa apenas atividades industriais, nem atividades expressamente indicadas pela lei.
	
	B
	Licenciamento ambiental é o ato administrativo destinado a licenciar as atividades industriais utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
	
	C
	Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, quando efetivamente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
	
	D
	Licenciamento ambiental é o ato administrativo destinado a licenciar certas atividades expressamente previstas em lei, utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
	
	E
	Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo que tem por objetivo autorizar a construção de obras de infraestrutura urbana.
Questão 3/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Schneider e Castelo Branco (2012, p. 105) colocam que “a sustentabilidade compreende a atividade que respeite a diversidade cultural, e que pode ser assim classificada: economicamente viável; socialmente justa; ambientalmente correta.” Esta afirmação corresponde ao tripé da sustentabilidade (fatores ambiental, social e econômica).
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada aos fatores sociais:
Nota: 0.0
	
	A
	A – Energia, água, políticas públicas e transparência contábil;
	
	B
	B – Gases do efeito estufa, condições de trabalho, segurança e governança corporativa;
	
	C
	C – Redução de desperdício, energia, água e transparência contábil;
	
	D
	D – Condições de trabalho, objetivos financeiros, água e transparência contábil;
	
	E
	E – Políticas públicas, investimento comunitário, condições de trabalho e direitos humanos.
A resposta correta é a letra E (Políticas públicas, investimento comunitário, condições de trabalho e direitos humanos), conforme página 13 do material de impressão da rota 06.
Questão 4/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Para Schneider e Castelo Branco (2012, p. 102) “O empreendedor do século XXI precisa ser aquele que tem consciência, planeja e age em prol do desenvolvimento local sustentável (DLS). Precisa atuar como um ser desperto.” Isso significa ir para além da busca do lucro, o empreendedor socialmente responsável e que se preocupa com a sustentabilidade deve estar atento a vários fatores que levarão seu empreendimento a trilhar o caminho da sustentabilidade.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, um dos fatores que levarão seu empreendimento a trilhar o caminho da sustentabilidade:
Nota: 20.0
	
	A
	Começar por definir em trabalhar burlando a lei e da ordem, valorizando o “jeitinho” brasileiro, pensando que tudo é possível, que um pequeno comprometimento aqui e outro ali fará a diferença.
	
	B
	Passa pela escolha de produtos e serviços a ser produzidos e comercializados sem se importar com as regras e normas do país no qual a empresa esteja instalada.
	
	C
	Ser um propagador de boas práticas de gestão e atuação para que sirva de exemplo aos seus parceiros, fornecedores e até concorrentes. Fazer diferente por acreditar que pode fazer diferença no mundo.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa B, “ser um propagador de boas práticas de gestão e atuação para que sirva de exemplo aos seus parceiros, fornecedores e até concorrentes. Fazer diferente por acreditar que pode fazer diferença no mundo”, conforme página 11 do material de impressão da aula 06.
	
	D
	Não se preocupar com as boas práticas de gestão e comercialização, pois não precisam virar um exemplo em sua comunidade e para as futuras gerações, pois o que realmente importa é a lucratividade empresarial.
	
	E
	Saber utilizar o “jeitinho” brasileiro para negociar e comercializar bens e serviços, pois não há necessidade de preocupação com o consumidor, pois a principal preocupação sempre será os objetivos empresariais.
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
As primeiras normas ambientais não protegiam o meio ambiente em si, mas sim a sobrevivência de atividades econômicas que dependiam de um certo grau de racionalidade quanto ao uso dos recursos naturais. Apenas no século XX é que a humanidade sistematizou o Direito Ambiental e apontou seus principais objetivos.
 
Dentre as opções abaixo, qual delas representa a principal preocupação do Direito Ambiental contemporâneo?
Nota: 20.0
	
	A
	Reprimir duramente, do ponto de vista criminal, as ações realizadascontra o Meio Ambiente.
	
	B
	Principalmente, tomar medidas no sentido de evitar que o dano ao Meio Ambiente venha a ocorrer.
Você acertou!
No Direito Ambiental contemporâneo já se percebeu que é melhor prevenir do que remediar. Os danos podem ser muito grandes, tornando a punição insuficiente e a reparação impossível. Assim, a principal preocupação é a tomada de medidas para evitar o dano. É a precaução.
	
	C
	Impor medidas administrativas e financeiras punitivas contra os causadores do dano ambiental.
	
	D
	Exigir, daquele que produz o dano ambiental, a restauração das áreas afetadas, devolvendo-as ao seu estado original.
	
	E
	Interromper a atividade econômica que tenha causado o dano ambiental.

Continue navegando