Buscar

Adaptação de atividade oficiall

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: Ângela Vaz Henrique Campos 2580981
Nome e RU:
Nome e RU:
Nome e RU:
Polo: Governador Valadares MG.
	Ano/Série e idade do aluno: 6º Ano do ensino Fundamental , 11 anos de idade . 
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
 O aluno possui deficiência visual, caracterizada como cegueira é um aluno que se esforça para realizar as atividades propostas na sala de aula, mas possui muitas dificuldades por causa da sua limitação visual tais como: a capacidade de percepção das cores, objetos, formas, distanciamento, movimento e tamanho.
Ele percebe coisas e ambientes e adquire informações através do tato, da audição, do paladar.
 Precisa de apóio na realização das atividades mais tempo, uso de novas técnicas e recursos específicos como adaptações pedagógicas das atividades e avaliações .
	Atividade escolhida (marque um X):
( X ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
 Mapa tátil feito em auto-relevo com diferentes texturas feito de materiais como retalhos de tecidos, papel camurça, cola 3D e folhas de EVA.
 Legenda da atividade em auto-relevo em Braille e auxilio do professor de apoio para transcrição em Braille.
 Através do mapa tátil o aluno ira utilizar o tacto para realização da atividade, percorrendo as mãos sobre o relevo do mapa e a legenda, para identificar as respostas da atividade e o professor de apoio deste aluno transcreveria em Braille as respostas da atividade encontradas pelo aluno de forma que ele pudesse entender.
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
Motivar o aluno a sua integração nas atividades.
Desenvolver capacidades para compreensão e interpretação do aluno.
	Resultados esperados (até 10 linhas):
 Com a adaptação da atividade meus resultados esperados seria a maior integração do aluno nas atividades propostas na sala de aula, desenvolvendo nele capacidades para compreensão da atividade proposta através desta ferramenta de adaptação curricular que e o mapa tátil.
Pretende-se incentivar o uso de motivações sensoriais para o ensino de Geografia, tendo como recurso o mapa tátil, de forma a auxiliar o aluno no processo de interpretação, reflexão sobre os conteúdos e as representações geográficas mais significativas. Ensinar o aluno a trabalhar com mapas táteis e dotar a escola de recursos sensoriais para o ensino de Geografia, de forma que a aprendizagem dos conteúdos se torne mais interessante e significativa.

Continue navegando