TRANSMISSOR FM
11 pág.

TRANSMISSOR FM


DisciplinaPrincípios de Comunicação I44 materiais111 seguidores
Pré-visualização1 página
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFG
ENGENHARIA ELÉTRICA
ANA BEATRIZ GONÇALVES PIMENTEL
ELTON DE AMORIM OLIVEIRA
FELIPE SOARES RAMOS
JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA
MATHEUS VIANA RAMOS
TRANSMISSOR DE FREQUÊNCIA MODULADA (FM)
Guanambi - BA
2019
ANA BEATRIZ GONÇALVES PIMENTEL
ELTON DE AMORIM OLIVEIRA
FELIPE SOARES RAMOS
JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA
MATHEUS VIANA RAMOS
TRANSMISSOR DE FREQUÊNCIA MODULADA (FM)
Projeto apresentado ao curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário UNIFG, como um dos pré-requisitos para obtenção de nota parcial da disciplina de Princípios de Comunicação.
Professor: Bernardo Costa da Silveira
Guanambi - BA
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
OBJETIVOS........................................................................................................5
MATERIAIS.........................................................................................................6
MÉTODOS...........................................................................................................7
RESULTADOS E DISCUSSÃO..........................................................................8
CONCLUSÃO....................................................................................................10
REFERENCIAS.................................................................................................11
INTRODUÇÃO
	Ondas de rádio são as ondas eletromagnéticas, que se propagam em linha reta, produzidas pela movimentação de corrente elétrica em fios condutores, que podem se propagar pelo espaço, na velocidade da luz. O que diferenciam essas ondas de rádio são a suas frequências. Existem módulos de transmissão, são elas a Amplitude modulada (AM), a Frequência Modulada (FM) e por fim Frequência Muito Alta (VHF), sendo as duas primeiras as mais conhecidas. (BRAGA)
Sobre estas duas maneiras de se modular uma onda portadora, ou seja, enviar informações através do espaço, utilizando de uma onda eletromagnética. No AM, a onda portadora transporta a informação em sua amplitude, porém se trata de uma forma muito limitada, pois sofre interferências facilmente e trabalha em uma faixa de apenas 10KHz de largura. (DE OLIVEIRA)
Para sanar essa problemática, foi desenvolvida a modalidade chamada Frequência Modulada, ou simplesmente FM. Nesta, a onda tem sempre sua amplitude constante, a informação \u201clevada\u201d por ela varia apenas sua frequência, além disto, não sofre com ruídos e opera em uma faixa de transmissão de 200kHz. (DE OLIVEIRA)
OBJETIVOS
O intuito deste projeto foi consolidar conhecimentos previamente adquiridos da disciplina de Princípios da Comunicação, ministrada pelo professor Bernardo Silveira. Dentre eles, os elementos básicos de um sistema de comunicações, que é composto basicamente de um emissor, mensagem e receptor. Se faz necessário um canal de transmissão para transmitir a mensagem, utilizamos de um transmissor FM para demonstrar este fundamento.
MATERIAIS 
Para a montagem do transmissor FM, utilizamos:
1 Capacitor 100nF;
1 Capacitor 10nF;
1 Capacitor 10pF;
1 Resistor 470ohm;
1 Resistor 10Kohm;
1 Resistor 27Kohm;
1 Plug P2 mono;
Cabo para microfone mono;
1 Transistor BC337;
1 Capacitor variável 5,2 a 30pF;
1 Bobina;
1 Conector de bateria;
1 Placa cobreada 3,5x5cm;
5 Placas cobreadas 0,7x1cm;
1 Antena telescópica;
1 Bateria 9V.
Para a preparação e montagem dos materiais:
Álcool;
Estanho;
Cola;
Algodão;
Palha de aço;
Lixa fina.
MÉTODOS
	Inicialmente o transmissor foi simulado no software MULTISIM, para que desta maneira fosse possível um melhor entendimento e dimensionamento do transmissor. O produto final pode ser observado abaixo:
Figura 1 - AUTORIA PRÓPRIA
Para a montagem propriamente dita, seguimos os seguintes procedimentos: o primeiro passo foi preparar a as placas, para isso foi necessário passar palha de aço em toda a extensão da placa maior e em seguida limpa-la com um algodão embebido de álcool. Em seguida esfregar nas costas de cada placa menor uma lixa fina e cola-las na placa maior conforme seguinte disposição: 
Figura 2 \u2013 FONTE: MULTIHOUSE.NET
A partir deste momento foi possível soldar cada componente em sua determinada posição conforme o esquema:
Figura 3 \u2013 FONTE: MULTIHOUSE.NET
RESULTADOS E DISCUSSÃO
	Após a montagem do sistema, a bateria de 9V foi conectada em seu respectivo lugar. Para testar o funcionamento do transmissor nos utilizamos de um telefone celular para tentar transmitir a mensagem sonora através de ondas eletromagnéticas FM.
Para tal, foi conectado o plug P2 mono na entrada P2 do aparelho. Ao reproduzir áudio no aparelho, as ondas FM estavam sendo transmitidas, para comprovar esta premissa empregamos o uso de um rádio, para captar as ondas FM produzidas pelo transmissor, provando seu funcionamento.
Cada componente desempenha sua função. A bobina gera a energia eletromagnética, ou seja, as ondas de rádio. Os resistores controlam a tensão produzida pela fonte, para que não exista sobre carregamento. Neste esquema um transistor amplifica as frequências de rádio geradas, enquanto os capacitores são responsáveis pela realimentação de sinal que mantem as oscilações e o transistor funcionará como circuito amplificador.
O projeto proposto faz a função do primeiro componente de um sistema básico de comunicação, o emissor. Ele codifica a mensagem emitida pelo aparelho celular, transformando-as em ondas eletromagnéticas de frequência modulada (FM). A comprovação disso é percebida quando o receptor, neste caso o rádio capta o código emitido e decodifica o sinal em ondas sonoras.
	
CONCLUSÃO
	Através do presente trabalho percebemos as funcionalidades incríveis do transmissor FM e podemos imaginar as possíveis aplicações de um equipamento como este. Conhecemos detalhadamente as funções de cada componente que está presente no equipamento. Além disso, aplicamos na prática os princípios da comunicação ao transmitir uma onda eletromagnética pelo meio. 
	
REFERÊNCIAS 
MULTIHOUSE.NET. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCm3oUnfhsZCRrnj3AvOjtSA>.
DE OLIVEIRA, João de Carlos. Transmissores de FM. INSTITUTO EDUCACIONAL SÃO JOÃO DA ESCÓCIA. Disponível em: < http://www.conexaoinformatica.net.br/apostilas/Eletronica/Telecomunicacoes/Transmissores%20parte%202.pdf>.
BRAGA, Newton C. Transmissores \u2013 volume 1. 2ª Edição. São Paulo, 2015.