Buscar

Drones: A Revolução Tecnológica

Prévia do material em texto

ALUNA: ANA PAULA RADESKI RU: 1726967
Introdução
Os Drones estão revolucionando o mundo que conhecemos. Inicialmente ambos possuíam funções militares, e com o tempo tornaram-se acessíveis e ganharam mais adeptos. Não apenas tornaram-se populares e passaram a fazer parte do dia-a-dia da população do mundo todo, como também causaram uma revolução.
Drones,a forma mais moderna de atuar com precisão, segurança e rapidez ...
O que é um Drone?
Drone é um termo para se referir a um veículo voador não tripulado ou a toda aeronave sem piloto embarcado.
Quem inventou o Drone?
Um dos primeiros Drones a ser inventado foi os Vants (veículos aéreos não tripulados) eram usados para reconhecimento de terrenos, permitindo uma visão aérea. Já serviram como apoio, e meio, de ataques e espionagem; até para enviar mensagens.Surgiram por volta dos anos 60, mas foi durante os anos 80 que começaram a chamar atenção, por conta de seus usos militares. A grande vantagem em seu uso durante os anos80, era a possibilidade de efetuar ações, que muitas vezes eram perigosas, sem necessariamente colocar uma vida em risco. Pois quem estivesse controlando estaria distante do Drone, e o pior que poderia acontecer é o abatimento do objeto no ar.
O Drone, como conhecemos hoje, foi inventado pelo israelita Abe Karem, engenheiro espacial responsável pelo Drone americano mais temido e bem-sucedido.Segundo Karem, quando ele chegou nos Estados Unidos da América, em 1977, para controlar um drone eram necessárias 30 pessoas. Este modelo, o Aquila, voava em média alguns minutos mesmo com autonomia para 20 horas de voo.
Vendo esta situação, Karem, fundou uma empresa a Leading System e utilizando pouca tecnologia: deu origem ao Albatross.
Quais as características de um Drone?
Os Drones possuem muitas características que condizem com a sua viabilidade e grande expansão. Eles são economicamente acessíveis, conseguem ir a lugares consideravelmente hostis, oferecem maior segurança, são fáceis de serem transportados e manuseados, substituem o homem em missões mais arriscadas e equipamentos mais caros usados em diversas ocasiões, são mais flexíveis, conseguem voar a baixa velocidade e altitude, conseguem permanecer parados no ar, possuem baixo custo operacional, não emitem altos ruídos, alguns já permitem conexão wifi e são controlados por smartphones, conseguem capturar imagens em tempo real, entre outras características úteis às mais diversas funções.
O Brasil é o país que mais pesquisa por Drones da América Latina;Os três primeiros estados do Brasil que mais investe em Drones são o Distrito Federal, Roraima e Tocantins.
Na atualidade, até que ponto essa tecnologia ajuda as pessoas?
O processo de popularização dos veículos aéreos não tripulados é recente e a imagem comprova:
 Eles se espalharam e hoje estão sendo usados em vários lugares. Os primeiros modelos eram utilizados apenas para fazer imagens, e vídeos, mas estão cada vez mais resistentes autônomos e fortes. A Amazon já conseguiu uma liberação dos EUA para fazer entregas usando Drones.O Facebook anunciou o seu projeto de levar internet às residências usando Drones.E cada vez mais novas usos para eles aparecem, os mais comuns, atualmente, são:
Imagens: Vêm sendo usados para fazer imagens em casamentos, cobertura em eventos esportivos. Algumas pessoas até substituem o pau de selfie para tirar fotos usando Drones. 
Monitoramento e vigilância: Há uma promessa das autoridades brasileiras sobre a utilização de Drones com o objetivo de garantir a segurança e possibilitar uma vigilância mais efetivo-a e assim podendo também evitar grandes desastres e evacuar áreas de risco.
Imagens submersas: Um modelo OpenRov.Ele permite a criação de imagens em tempo real do fundo do mar. Podendo alcançar pontos que o ser humano ainda não havia alcançado, catalogando novas espécies e desbravando mistérios.
Uso militar: O seu primeiro uso continua até hoje. Não é incomum vermos notícias, ou a presença de Drones em filmes, mostrando a ação deles. Fazendo imagens do campo de batalha, vendo a movimentação dos inimigos, ou até mesmo participando de bombardeios.
Ajuda às pessoas necessitadas: Com a possibilidade de chegar em locais hostis, os Drones também vêm sendo utilizados em várias operações emergenciais. Como entregas de alimentos e, até mesmo, remédios, em locais isolados e de difícil acesso.
Os Drones como ferramenta de aprendizagem.
Em algumas escolas ao redor no mundo, eles já são utilizados para monitoramento (tanto na escola quanto de hortas, por exemplo, na educação ambiental), em brincadeiras na educação infantil, estimulando a ludicidade, no estudo das ciências e geografia, observando paisagens, climas e ambientes. O professor Luiz Felipe Diaz de Carvalho da UFSM,começou a analisar a possibilidade de montar um Drone em parceria com Evandro Rigon, de uma empresa de audiovisuais de Santa Maria. Depois de alguns meses de montagem, o "Drone customizado” estava pronto para ser levado às salas de aula. Atualmente, adaptado às condições, com linguagem de programação (planos de voos), o aparelho desperta a curiosidade dos estudantes e facilita o aprendizado.
Um professor do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), em Campinas (SP),também planeja usar um Drone para inovar aulas em três cursos e reduzir a evasão dos estudantes.
"Adquiri o Drone na intenção de motivar os alunos a permanecerem com uma atividade importante. O projeto irá envolver de dez a 15 estudantes dos cursos de mecatrônica, eletroeletrônico e técnico em meio ambiente", contou o docente, de 45 anos, que leciona há dois na escola fundada em 1967.
Ele ressaltou que o foco do plano discutido com colegas de trabalho é o de valorizar uma formação holística aos jovens, uma vez que tem observado evasão de alunos em algumas disciplinas básicas que integram os cursos. A assessoria da Unicamp informou, em nota, que a apoia a iniciativa do professor Jodir Pereira e ressaltou que ele terá liberdade para tratar o tema com os alunos matriculados. "A inserção de novas metodologias de ensino faz parte da política pedagógica do colégio."
Uma das melhores maneiras de usar Drones na sala de aula é incentivar os estudantes a criarem um, seja em aulas de robótica ou em algum projeto específico. Desta forma, o professor conseguirá trabalhar conceitos de robótica, matemática, eletrônica, programação, química, perseverança e hands-on experience, ou seja, estimula que os alunos coloquem a mão na massa. Em atividades ao ar livre, os Drones podem contribuir para monitorar a saúde das plantas da horta da escola e avaliar a paisagem do ambiente escolar ao longo das estações do ano, seja através de vídeo ou fotografia time-lapse. 
No ensino de Física, auxiliaria o professor em suas aulas teóricas e também proporcionaria uma nova concepção da Física pelos alunos. Através do uso dos Drones na sala de aula é possível explicar conceitos da Física, como:
Aceleração, Queda livre, Gravitação e Óptica de maneira prática e divertida, fugindo assim do tradicionalismo das aulas. Atualmente é possível encontrar no mercado um kit educacional, o Box RobotsLAB, cujo um dos itens é um Drone do tipo Quadricóptero. Esse kit está sendo disponibilizado no Brasil pela empresa Anacom Eletrônica para que escolas possam adotar como um recurso prático em suas aulas.
 No âmbito escolar, o professor precisa usá-lo com segurança e responsabilidade. 
Sempre que uma nova tecnologia surge, é normal se assustar, ainda mais com os Drones, que possuem um alto potencial. Por isso, cabe à escola e aos professores fazer com que os alunos compreendam os Drones, façam uso dele e encontrem maneiras criativas e úteis para a sociedade.
Como muitos pesquisadores defendem: a história não é estática, Ela é construída a cada dia, e com os Drones não é diferente. Com a sua popularização, assim como ocorreu com a internet, o seu uso torna-se constante e faz total diferença na vida das pessoas.
Referencias
https://odrones.com.br/historia-dos-drones/
https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/drones-na-educacao-infantil/97283/.http://site.ufsm.br/noticias/exibir/um-drone-no-campus.
https://horizontesinfantis.wordpress.com/2017/01/25/drones-na-educacao/. http://www.desafiosdaeducacao.com.br/drone-como-ferramenta-de-aprendizagem/. http://www.sbpcnet.org.br/livro/67ra/resumos/resumos/5518_13d08daee753d6931d1ea15b92d71b155.pdf

Continue navegando