Buscar

fundamentos da adm ppp3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
	 
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“A cultura da organização representa forte influência na literatura sobre Aprendizagem Organizacional (AO). Entre essas influências destaca-se a visão de cultura como um mecanismo de construção de significados – sensemaking – que guia e forma os valores, os comportamentos e as atitudes dos funcionários [...].”
ANTONELLO, C. S. et al. Aprendizagem Organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011, p. 306.
O excerto citado trata, em linhas gerais, da influência da cultura de uma organização na aprendizagem organizacional. Em relação à cultura organizacional voltada à aprendizagem, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os administradores podem promover a comunicação entre os setores da organização e até mesmo com outras organizações, pois isso facilita o acesso às informações.
II. Os administradores podem estimular a autonomia e a aprendizagem dos colaboradores.
III. Os administradores devem evitar transmitir aos colaboradores os objetivos para o futuro da organização, para não gerar acomodação por parte deles.
IV. Os administradores não devem se preocupar em identificar fontes de resistência às mudanças, pois, em geral, elas costumam ser mínimas.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
Pergunta 2 
	 
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“[...] a capacidade de sobrevivência num mundo de dinâmicas inevitáveis prende-se com um clima e uma cultura organizacional de aprendizagem contínua, de adaptação e de inovação, impondo uma atitude participativa perante o trabalho.” 
LISBOA, J. et al. Introdução à Gestão de Organizações. Porto: Vida Económica, 2011, p. 356.
O excerto enfatiza a importância da cultura organizacional para a sobrevivência de uma organização em um cenário de grande dinamismo. No texto-base da disciplina, vimos que, para que possamos criar uma cultura organizacional de aprendizagem, é importante considerar alguns elementos. Assim, relacione os elementos listados a seguir a suas respectivas definições.
1. Avaliação. 
2. Comunicação dos objetivos.
3. Incentivo à criatividade.
4. Investimentos financeiros.
5. Criação de redes.
6. Enfraquecimento de fontes de resistência à mudança.
7. Incentivo à autonomia. 
( ) Pode-se reservar investimentos para indivíduos ou grupos que serão responsáveis pelo desenvolvimento de novas ideias.
( ) Estímulo, por parte dos administradores, da independência e da aprendizagem dos colaboradores, respeitando as diferenças.
( ) Promoção da comunicação entre setores distintos dentro da mesma organização ou de outras organizações, facilitando o acesso a novas informações.
( ) Os procedimentos podem ser avaliados constantemente. 
( ) Pode-se transmitir os objetivos da organização para o futuro, de forma que as ações individuais possam se ajustar à visão de como a organização pretende ser.
( ) Os administradores devem identificar as fontes de oposição a modificações e promover ações para reduzir as causas dessa oposição.
( ) É importante incentivar o surgimento de novas ideias e desenvolver mecanismos de premiação.
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
4, 7, 5, 1, 2, 6, 3.
Pergunta 3 
	 
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“O conceito de Aprendizagem Organizacional (AO) difundiu-se tanto na pesquisa em administração quanto em sua prática. Cada vez mais as publicações orientadas para administradores encorajam as organizações a tornarem-se ‘organizações que aprendem’, a fim de sobreviverem aos tempos turbulentos no ambiente de negócios [...]. O tema está se tornando tão popular que transcendeu o discurso da administração alcançando debates mais gerais da política sobre a aprendizagem das nações [...].”
ANTONELLO, C. S. et al. Aprendizagem Organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011, p. 32.
O excerto citado mostra a difusão do conceito de aprendizagem organizacional, que acabou transcendendo os limites da área da administração. Com relação a esse tema e levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, é possível afirmar que, para que se estabeleça uma aprendizagem organizacional efetiva, é necessário que as organizações invistam no desenvolvimento da:
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
capacidade cognitiva de seus membros.
Pergunta 4 
	 
	
	
	Fleury e Oliveira Jr. (2001), em sua obra Gestão Estratégica do Conhecimento, afirmam que as competências “são entendidas como aprendizagem coletiva na organização ou, em outras palavras, são o conjunto de habilidades e tecnologias que habilitam uma companhia a proporcionar um benefício particular para os clientes”.
FLEURY, M. T.; OLIVEIRA JR., M. M. (Org.). Gestão Estratégica do Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001, p. 18. 
A definição apresentada acima une os conceitos de aprendizagem e competências. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) A aprendizagem organizacional é o resultado da ausência de desenvolvimento de competências.
II. ( ) O desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e aptidões possibilita o surgimento de inovações.
III. ( ) A aprendizagem organizacional é o desenvolvimento de competências.
IV. ( ) As formas de transmissão das competências entre indivíduos são as mesmas, independentemente do tipo de competência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
F, V, V, F.
Pergunta 5 
	 
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
“Inovar vai além da criatividade, de pensar em coisas novas. Inovar é fazer coisas novas. Numa outra definição, inovação consiste na transformação de uma ideia em produto, serviço ou processo novo ou melhorado.”
REDE DE INOVAÇÃO. O que é Inovação? Disponível em: <http://www.rededeinovacao.org.br/sobreinovacao/Paginas/QueInovacao.aspx>. Acesso em: 19/07/2014.
Atualmente, muito se ouve falar sobre inovação, cujo conceito é definido pelo excerto anterior. Com relação a esse tema, e levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, analise as afirmativas a seguir.
I. Inovação implica utilizar os conhecimentos de mercado e desenvolver os mesmos produtos dos concorrentes, com o objetivo de alcançar a liderança em um mercado cada vez mais competitivo.
II. Inovação pode ser uma modificação de algo que já existe, com o objetivo de melhorá-lo ou aperfeiçoá-lo.
III. Organizações inovadoras usam suas habilidades e recursos para desenvolver novos bens e serviços.
IV. Organizações inovadoras criam bens ou serviços semelhantes aos de seus concorrentes, pois, dessa forma, poderão concorrer de igual para igual.
Está(ão) correta(s):
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
somente as afirmativas II e III.

Outros materiais