Buscar

APOL HISTORIA DO BRASIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 276. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
Nota: 20.0
	
	A
	Grega
	
	B
	Eslovena
	
	C
	Japonesa
Você acertou!
?Sobretudo a partir da segunda década do século XX, as condições oferecidas pelos produtores de café aos imigrantes passaram a ser mais satisfatórias. A partir desse momento, há o ingresso também do imigrante de origem japonesa” (livro-base, p. 123).
	
	D
	Romena
	
	E
	Australiana
Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira. Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1951. p. 64.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade E cultura, é correto afirmar que uma situação em que ainda se pode notar a permanência das relações de caráter patriarcal no Brasil ocorre:
Nota: 20.0
	
	A
	quando a mulher decide o rompimento de uma relação matrimonial.
	
	B
	na existência de relações de trabalho assalariado.
	
	C
	na inexistência do trabalho escravo em fazendas.
	
	D
	na ausência de compra de votos por políticos por meio de oferecimento de vantagens pessoais ou financeiras ao eleitorado.
	
	E
	por meio do mando do coronel nas pequenas cidades e na leal submissão do eleitorado aos políticos caridosos.
Você acertou!
“As relações patriarcais até hoje se manifestam sob novas aparências: no mando do coronel nas pequenas cidades, na subordinação do morador de favor nas fazendas, na grata e leal submissão do eleitor ao vereador caridoso nos grandes centros urbanos” (livro-base, p. 19).
Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“Afinal, nem mesmo os propósitos e promessa iniciais foram cumpridos. Enquanto a Academia não era uma realidade, os artistas seriam alocados diretamente a serviço do Estado, fariam retratos da realeza e parte da burguesia, e não teriam pruridos em mostrar seu engajamento no novo Estado. Apesar de não previsto, ou planejado como tal, o modelo ao menos teoricamente se encaixaria de forma perfeita aos planos do governo de D. João VI, o qual, junto com o Conde da Barca, acabaria por ver com bons olhos a oportunidade de desenhar uma memória real, selecionando um convencionalismo temático e uma certa contenção acadêmica. Aí estava uma arte fiel aos desígnios da Corte, mais ligada a um projeto palaciano do que atenta a qualquer traço relativamente popular. Por outro lado, essa arte neoclássica, com seu apelo a Antiguidade e a mitologia, traria a tradição e a continuidade que a monarquia tanto ansiava; sobretudo nessa situação inusitada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 213. 
Tendo em vista a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação da Escola de Arte fundada em 1816 no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Tinha como função estabelecer o modelo da arte indígena.
	
	B
	Ignorava o neoclassicismo francês como modelo a ser imitado.
	
	C
	Buscou contratar professores portugueses para ensinar a pintura barroca.
	
	D
	Tinha como objetivo a formação de profissionais que pintassem como os franceses.
Você acertou!
A Escola de Arte fundada em 1816 no Brasil era influenciada pelo modelo de arte europeia. “Sua função era estabelecer o paradigma do neoclassicismo francês no ensino superior das artes plásticas no Brasil. Buscava formar profissionais [...] que pintassem exatamente como os franceses” (livro-base, p. 90).
	
	E
	Seus fundadores idealizavam a arte africana como modelo único a ser imitado.
Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“O governo do Estado Novo foi centralizador, ou seja, concentrou no governo federal a tomada de decisões antes partilhada com os estados, e autoritário, ou seja, entregou ao Poder Executivo atribuições anteriormente divididas com o Legislativo. Sua ideologia recuperou práticas políticas autoritárias que pertenciam à tradição brasileira, mas também incorporou outras mais modernas, que faziam da propaganda e da educação instrumentos de adaptação do homem à nova realidade social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FGV. CPDOC. Estado Novo e Fascismo. <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/EstadoNovoFascismo>. Acesso em 15 jun. 2016.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o período do Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar que a importante instituição criada por Getúlio Vargas para a manutenção desse regime governamental foi:
Nota: 20.0
	
	A
	DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
Você acertou!
Getúlio Vargas implementou táticas políticas voltadas para a propaganda e a educação. O papel do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) não era só doutrinar, mas  controlar as manifestações do pensamento no país (livro-base, p. 40).
	
	B
	Eletropaulo
	
	C
	Telesp
	
	D
	Plano SALTE
	
	E
	Sindicato
Questão 5/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte definição: 
“Os imigrantes, portugueses, espanhóis, italianos, alemães, austríacos, entre outros povos, são atraídos pelas propagandas divulgadas em seus países, que acenam com uma vida melhor para quem quiser se aventurar nos trópicos. É da Itália, porém, que vem a maioria dos imigrantes. Fogem da falta de empregos e da fome generalizada. A maioria dos imigrantes vem para as lavouras de café de São Paulo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTAL São Francisco. Imigração no Brasil. <http://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/imigracao-no-brasil>. Acesso em 22 fev. 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração em massa (1881-1930) de europeus para o Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Muitos dos imigrantes europeus vieram ao Brasil para prosperar economicamente em terras estrangeiras.
Você acertou!
A principal razão que impulsionou o deslocamento de milhares de imigrantes foi a busca por melhores condições de vida e oportunidades em outro lugar. “Muitos desses estrangeiros, que haviam sido atraídos ao Brasil com a esperança de "fazer a América", ou seja, prosperar economicamente, viram suas expectativas frustradas diante de condições bastante hostis” (livro-base, p. 122).
	
	B
Todos os imigrantes europeus saíram de seus países especificamente por motivações políticas, uma vez que foram perseguidos por regimes políticos autoritários.
	
	C
	Os imigrantes, na sua grande maioria, eram empresários ricos e imigraram unicamente para fazer negócios no Brasil.
	
	D
	A maioria dos homens imigraram em busca de casamento com mulheres brasileiras ricas.
	
	E
	Os imigrantes, na sua grande maioria, eram fazendeiros ricos que pretendiam comprar terras em São Paulo para cultivar café.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando