Buscar

empresa bem sucedida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
UNIDADE: CAMPINA GRANDE
A EMPRESA BEM SUCEDIDA
CAMPINA GRANDE-PB
MAIO DE 2019
A Cia. Janela para o Céu tornou-se bastante conhecida no Estado, pois fazia loteamentos em regiões de clima agradável, normalmente nas montanhas, com muitas atrações para os clientes.
Ninguém tinha dúvidas em fechar negócio com essa empresa, pois sua idoneidade era incontestável.
O nome “Janela para o Céu” ultrapassou os limites geográficos do Estado, sendo conhecido nacionalmente pela conduta irrepreensível de seus administradores.
Mas, após a morte de seu presidente-fundador, seus filhos não tiveram ânimo para conduzir o negócio, e colocaram a empresa de excelente reputação a venda. Inúmeros interessados apareceram para comprar a companhia.
Ao somarem-se todos os bens tangíveis, para determinar o valor da empresa, constatou-se que o valor não era tão grande como se esperava. Alguma coisa estava errada, o total dos bens e direitos deveria ser maior.
Como poderíamos argumentar sobre o fato dos bens e direitos não serem o valor esperado para negociação – venda. 
 
Alguns pontos são elencados ao conceituar uma empresa, como empresa “bem-sucedida”, como sua idoneidade, transparência, compromisso e dedicação para com a população, e critérios internos que se refere ao/aos proprietários. Dessa forma observamos que são inúmeras questões que devem ser analisadas ao tratarmos do valor financeiro e significativo de uma empresa.
Um dos principais critérios que são estabelecidos é a obtenção de lucros e visibilidade, sendo que há a necessidade de formação destas empresas a fim de esclarecer quais partes são de fato o lucro, e o que fazem parte dos investimentos, que devem ser reinseridos no decorrer das transições.
Alguns teóricos conceituam lucro, como sendo a última parte que é retirada, após o pagamento de gastos, despesas oriundas dos investimentos. Diante do exposto, percebemos que nem sempre é de conhecimento de toda empresa, até mesmo das partes pertencentes, o funcionamento da mesma, o que pode vir a justificar o fato que é retratado no Estudo de Caso descrito.
Assim como, se o lucro é a parte final que pode ser retirada, a empresa poderia ter passado por processos de investimento através de empréstimos, que com a morte do dono deveriam ser custeados com os seus sucessores, e diante da obrigatoriedade do pagamento dessas dívidas, o valor de venda da referida empresa.
Outro ponto que deve ser mencionado é a questão do reembolso de dívidas, que são citados como parte relevante na decisão de venda e repasse de empresas, pois acabam ultrapassando orçamentos, e não conseguindo arcar com os reembolsos, e ao mesmo tempo inviabilizam o retorno financeiro.

Outros materiais