A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
EDS - 383X - SEMINARIOS DE TECN E SUSTENTAB

Pré-visualização | Página 1 de 3

Eds – Seminário de Tecnologia e Sustentabilidade
--
1 - Light Steel Framing (LSF) trata-se de uma estrutura "painelizada", alinhada e modulada, conformada por chapas de aço laminada e dobradas a frio. A modulação se refere tanto à estrutura quanto à vedação (painéis). As afirmativas a seguir se referem ao sistema LSF, menos:
	Resp.: E) é um sistema cujo a relação custo e tempo se equivale à relação custo e tempo de qualquer sistema de alvenaria autoportante.
Devido ao alto nível de industrialização é possível controlar e mensurar exatamente todos os insumos que serão utilizados na construção, como placas, parafusos, massas, estruturas, tempo, etc. O que assegura a fidelidade orçamentária do sistema, dando maior assertividade nos custos do investidor.
--
2 - ENADE, 2011) Em edifícios com mais de 500 metros de altura, a discussão ultrapassa as noções de arquitetura e engenharia do edifício, tornando-se uma nova forma de urbanismo, com o conceito da cidade vertical. Essas propostas vão além das discussões do impacto ambiental, urbano e socioeconômico, visando à criação de bases teóricas e tecnológicas para a elaboração de projetos futuros, mais viáveis economica e tecnologicamente dentro do contexto da cidade. Por trás das soluções arquitetônicas, o projeto de edifícios altos de melhor desempenho ambiental demanda um processo detalhado de estudos técnicos de desempenho, incluindo simulações computacionais avançadas, sem o qual é impossível prever seu desempenho e, assim, justificar o partido e a inovação. Na década de 1960, o Grupo Archigram projeta o Plug-in City partindo das conexões entre os vários espaços do ambiente construído, surgindo a ideia das ligações diagonais, indo além daquelas horizontais e verticais perceptíveis em cidades onde o edifício alto já tinha um papel definidor da paisagem e das dinâmicas da vida urbana. Vinte anos mais tarde, Norman Foster and Partners projeta a Millenium Tower (888 metros), originalmente proposta para a baía de Tóquio simulando uma cidade vertical, dentro de uma forma cônica, construída sobre o mar."
Resp: C - II e III. 
Quando a Plug-In City foi proposta em 1964, o projeto oferecia um enfoque novo e fascinante ao urbanismo, invertendo a percepção tradicional do papel da infraestrutura na cidade. As visões do Archigram conseguiram, efetivamente, inspirar uma nova geração de arquitetos e de arquitetura. O mais evidente é sua sugestão radical de revelar elementos de infraestrutura e inverter as hierarquias tradicionais da construção, gestos que inspiraram o famoso Centro Pompidou de Richard Rogers e Renzo Piano . Além disso, seus projetos e visões continuam sendo invocados no pensamento urbano na atualidade.
--
3 - (ENADE, 2011) Na concepção do bioclimatismo aplicado ao desenho urbano, para cada região, existem princípios referentes à localização de um assentamento, ao tipo de traçado urbano e à morfologia do local (forma, vias, lotes e tamanho dos espaços construídos), que propiciam conforto térmico ambiental. Esses princípios são determinados em função:
Resp: E) da orientação e direção dos ventos dominantes.
 A fachada norte é aquela pela qual chega a maior quantidade de sol e, no inverno, os cômodos voltados para esse lado serão banhados pela luz solar durante mais tempo, o que poderá mantê-los aquecidos.
--
4 - As coberturas verdes são estratégias sustentáveis que apresentam diversos benefícios
ambientais. Todas as afirmativas tratam destes benefícios, exceto:
Resp: D) Produção de apenas um diferencial estético na edificação;
O telhado verde além de estético, diminui as ilhas de calor; regula a drenagem de águas pluviais, mais o que diversos outros sistemas de captação; sequestra o gás carbônico e produz oxigênio ;cria e preserva habitats; isolante térmico e resfria por evaporação. 
-- 
5 - Qual alternativa abaixo não demonstra vantagem sustentável na utilização do bloco de concreto na construção civil?
Resp.: E) Pelo fato de possuir apenas um tamanho, permite construções modulares.
Apesar de todas as suas vantagens econômicas e sustentáveis o bloco de concreto não permite construções orgânicas e variações projetuais, limitando assim o projeto.
--
6 - Novas estratégias de gerenciamento de práticas sustentáveis e de desenvolvimento de baixo impacto estão sendo utilizadas em micro escala, ou seja, na escala do lote. Estas soluções procuram, dentre outros temas, gerenciar a água pluvial no lote, minimizando os problemas em grande escala no meio urbano, reduzindo a impermeabilização do solo e diminuindo o pico de escoamento urbano. Sobre estas estratégias é incorreto dizer que:
Resp.: A) Pavimentos permeáveis, são materiais estruturados com preenchimento em vegetação, utilizados em estacionamentos e calçadas, que se caracterizam por uma área completamente permeável;
Pavimentos permeáveis são projetados para substituir áreas impermeáveis, e não para gerir águas pluviais das outras superfícies. O uso desta técnica deve ser parte de um sistema global de gestão para águas pluviais, e não é um substituto para outras técnicas. Além disso, em um evento de grande tempestade, o lençol freático pode subir e limitar a absorção pelo solo.
--
7 - Sobre o processo de urbanização e sua relação com o escoamento urbano, seguem as afirmativas:
O conceito higienista tinha como prática o lançamento de dejetos, sem tratamento, em áreas muito próximas das cidades,  através de canalização;
A tentativa de corrigir os problemas causados pela aplicação de estratégias oriundas do conceito higienista, ocorreu através de estudos de dimensionamento visando amortecimento quantitativo da drenagem;
Um planejamento da ocupação do espaço urbano, obedecendo mecanismos naturais de escoamento, não é suficiente para controle de poluição difusa e recuperação da infiltração da água no solo;
A grande impermeabilização do solo gera impactos no aumento  da vazão de escoamento superficial das águas e influencia qualitativamente nas águas de escoamento.
Pode-se dizer que estão corretas as afirmativas :
Resp.: D) Apenas 2 e 4
O ciclo hidrológico sofre fortes alterações nas áreas urbanas devido principalmente à alteração da superfície e a canalização do escoamento, aumento de poluição devido à contaminação do ar, das superfícies urbanas e do material sólido disposto pela população. Esse processo apresenta grave impacto nos países em desenvolvimento, onde a urbanização e as obras de drenagem são realizadas deforma totalmente insustentável.
--
8 - A ACV (análise do cilco de vida) consiste, sob o ponto de vista ambiental, em um método onde se estabelece um fluxo completo da matéria e energia, possibilitando a comparação e balanço geral dos impactos ambientais.
Sobre a extração,  as propriedades e os usos(vantagens e desvantagens) da cal como aglomerante, seguem as afirmativas:
I)    O processo de produção ocorre nas seguintes etapas: extração do calcário, seleção e moagem, queima (calcinação), obtenção da cal viva e hidratação;
II)    Na construção civil, a cal é utilizada devido à sua trabalhabilidade, plasticidade e durabilidade;
III)    Suas partículas finas tornam a argamassa menos plástica e trabalhável aumentando a aplicabilidade e o rendimento;
IV)    A cal retém água, por consequência seu uso favorece formação de trincas por retração na argamassa.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Resp.: A) Apenas 1 e 2 
A cal tem extraordinária capacidade de reter água em torno de suas partículas formando na argamassa uma dupla perfeita com o cimento. As argamassas à base de cal hidratada têm resistência suficiente quanto à compressão e aderência, tanto para assentamentos como para revestimentos, para atender as normas técnicas. Por ser um produto alcalino, a cal impede a oxidação nas ferragens e, também por essa sua característica, atua como agente bactericida e fungicida. Além disso, evita que se formem manchas e apodrecimento precoce dos revestimentos; proporciona economia de tinta, pois permite acabamento mais liso e de cor clara; é compatível com qualquer tipo