Buscar

Relatório de Aulas Práticas - HISTOLOGIA_Aula1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VERSÃO:01
	
	RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: HISTOLOGIA – AULA 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:
	MATRÍCULA:
	CURSO:
	POLO:
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
concisa;
O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
Espaçamento entre linhas: simples;
Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
	TEMA DE AULA: TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
RELATÓRIO:
Identificar e caracterizar epitélios simples e estratificados pavimentosos, cúbicos e cilíndricos, pseudoestratificado e de transição.
	TEMA DE AULA: TECIDO EPITELIAL GLANDULAR
RELATÓRIO:
1. Identificar e diferenciar os tipos de epitélios glandulares (endócrino e exócrino) e suas demais classificações.
	TEMA DE AULA: TECIDO CONJUNTIVO
RELATÓRIO:
1. Identificar e caracterizar os constituintes do tecido conjuntivo (fibras e células).
	TEMA DE AULA: TECIDO ADIPOSO
RELATÓRIO:
1. Identificar e caracterizar os tipos de tecido adiposo (unilocular e multilocular).
			TEMA DE AULA: TECIDO CARTILAGINOSO 
RELATÓRIO:
Diferenciar os tipos de cartilagem e os seus constituintes.
Histogênese
O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo, caracterizado pela sua consistência firme e elasticidade, em geral, tem origem do mesênquima - rede de tecido conectivo embrionário o mesoderma; a partir dele são formados os tecidos conjuntivos do corpo, bem como vasos sanguíneos e vasos linfáticos, a cartilagem é formada por células denominadas condroblastos (jovens) e os condrócitos (adultas), responsáveis pela produção de fibras colágenas e de substância amorfa, conferindo resistência a esse tecido. Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos, são avascularizadas, a nutrição das células é feita por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente. O feto, é inicialmente formado por esse tecido, que depois é em grande parte substituído pelo tecido ósseo. 
O crescimento da cartilagem ocorre por dois mecanismos diferentes o crescimento intersticial e crescimento aposicional. O crescimento intersticial se dá através das divisões mitóticas de condrócitos e a secreção  de nova matriz entre as células filhas levam  a uma expansão da cartilagem. Portanto, esse processo forma nova cartilagem no interior da massa cartilaginosa. No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. As fibras presentes nesse tecido são as colágenas e as reticulares.
São três tipos de cartilagem existentes e são classificadas em Cartilagem hialina, Cartilagem fibrosa. Cartilagem elástica.
: imagens da internet 
 Cartilagem hialina-forma a grande proporção dos tecidos frouxos do organismo, com quantidade moderada de fibras colágenas, contida, é caracterizada por uma matriz homogênea amorfa e  isto é devido em parte pelo pequeno tamanho das fibrilas colágenas e em parte pelo fato de que a substância fundamental e o colágeno têm aproximadamente o mesmo índice refratário Essa cartilagem também constitui  o esqueleto fetal e realiza um papel importante no crescimento de muitos ossos. Esse tipo de cartilagem apresenta grupos isogênicos e pericôndrio.  Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no organismo adulto são: fossas nasais, traquéia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos. 
Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas pouca quantidade de colágeno. Essas fibras são demonstradas apenas com colorações especiais como, por exemplo, resorcina - fucsina e orceina. Semelhante a cartilagem hialina, a cartilagem elástica também contém fibrilas colágenas (colágeno tipo II) na sua matriz, grupos isogênicos e pericôndrio. Esse tipo de cartilagem é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote. 
Cartilagem fibrosa, de alta concentração em fibras colágenas, preenchendo quase que a totalidade do espaço intracelular, consiste de feixes de fibras colágenas (colágeno tipo I) entre fileiras de condrócitos.  Esse tipo é normalmente encontrado formando os discos intervertebrais entre as vértebras da coluna,  na sínfise púbica e nas inserções dos tendões ou ligamentos, amortecendo os choques mecânicos e conferindo flexibilidade motora ao organismo.
Funções das cartilagens:
Fonte de suporte aos tecidos moles (junto ao tecido ósseo), revestimentos das vias respiratórias, absorção de choques e facilita o (no trato respiratório especificamente na traquéia, brônquios e laringe a cartilagem tem como função garantir que essa via esteja sempre aberta, pois não pode haver interrupção do fluxo de ar). Tem função de sustentação, revestindo as superfícies articulares facilitando assim os vários movimentos feito pelo nosso corpo é de fundamental importância para o crescimento dos ossos longos.
 
Caracterizar: condrócitos, condroblastos e matriz cartilaginosa.
 
-Condroblastos do grego (chondros), cartilagem, (blastos), “célula jovem”, que produzem as fibras colágenas e a matriz, com consistência de borracha. Encontrados também no pericôndrio, são eles que produzem a matriz cartilaginosa e à medida que esses condroblastos vão produzindo matriz extracelular da cartilagem, ficam presos nessa própria matriz e passam a ser denominados condrócitos, Essas lacunas ou condroplastos aparecem durante a preparação da lâmina histológica, porque o condrócito sofre uma retração, ou seja, fica menor e quando vai pra analise o que se consegue ver é apenas uma parte do que ele é no organismo vivo.
 -Condrócitos (do grego chondros, cartilagem, e kytos, célula). Cada condrócito fica isolado no interior de uma lacuna que são cavidades no interior da matriz são ligeiramente maiores que ele, moldada durante a deposição da matriz intercelular, A matriz ao redor  de cada  grupo isogênico cora mais fortemente  formando a matriz territorial ou cápsula.  As áreas entre estas matrizes, as quais são menos coradas, formam a matriz interritorial.  Ao ser visualizado no Microscópio óptico , os cóndrócitos aparecem arredondados e com um citoplasma basófilo, pois eles contêm grandes quantidades de retículo.
-Matriz cartilaginosa consiste de fibrilas colágenas que predominam colágeno tipo II e substância fundamental amorfa a qual é formada principalmente de proteoglicanas (proteinas+glicosaminoglicanas). As glicosaminoglicanas específicas da cartilagem são condroitina-4 e condroitina-6 sulfato e ácido hialurônico. Estes compostos da substância fundamental fornecem a cartilagem sua consistência firme e permite a nutrição de suas células. 
	 
TEMA DE AULA: SISTEMA DIGESTÓRIO
RELATÓRIO:
Identificar e caracterizar os constituintes do sistema digestório: língua, esôfago, duodeno, estômago, pâncreas e fígado.
		TEMA DE AULA: SISTEMA URINÁRIO 
RELATÓRIO:
Identificar e caracterizar os constituintes do sistema urinário: rins e bexiga. 
Referência bibliográficas
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/mesenquima
https://www.google.com/search?q=tecido+cartilaginoso+visão+no+microscopio&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiit8y00qDiAhXjILkGHdzQD50Q_AUIDigB&biw=1027&bih=463
HTTP://histologia.jatai.ufg.br/n/72910-cartliagem-hialina-aumento-de-40x
https://www.google.com/search?biw=1027&bih=463&tbm=isch&sa=1&ei=cqvdXJrOG6Kt5OUPpaWW2Aw&q=Cartilagem+el%C3%A1stica+&oq=Cartilagem+el%C3%A1stica+&gs_l=img.3..0l2j0i30j0i24.2614.2614..3713...0.0..0.127.127.0j1......0....2j1..gws-wiz-img.PCc4KkSo5MU#imgrc=rY1tFnvTBCO-aM:

Continue navegando