Buscar

funcoes inorganicas

Prévia do material em texto

Ácidos
Ácidos são compostos covalentes, ou seja, que compartilham elétron nas suas ligações. Eles têm a capacidade de ionizar em água, ou seja, formar cargas, liberando o H+ como único cátion.
As principais características dos ácidos são cheiro forte, sabor amargo, Ph inferior a 7 e baixo ponto de ebulição.
Ácido clorídrico (HCl)
Ácido utilizado na limpeza de peças metálicas e como importante reagente laboratorial.
Ácido fluorídrico (HF)
Ácido utilizado para fazer marcações e gravações no vidro e no aço, já que causa corrosão nesses tipos de material.
Ácido sulfúrico (H2SO4)
Ácido de extrema importância, principalmente industrial, para a produção de diversos materiais, como baterias de automóvel, corantes, tintas, explosivos, papel e fertilizantes.
Ácido nítrico (HNO3)
Ácido bastante utilizado na fabricação de explosivos, principalmente o TNT e a nitroglicerina, fertilizantes agrícolas e salitre (sal formado a partir do ácido nítrico).
Ácido cianídrico (HCN)
É um ácido utilizado na produção de plásticos, corantes, pesticidas e fertilizantes.
Ácido fosfórico (H3PO4)
Ácido presente na formação de alguns sais (fosfatos), os quais são utilizados na produção de fertilizantes. Além disso, é utilizado na produção de:
Alguns tipos de refrigerantes (como os de sabor cola);
Geleias;
Chocolates;
Açúcar refinado;
Molho de salada;
Óleo vegetal;
Detergentes;
Rações para animais;
Carvão.
Ácido carbônico (H2CO3)
Ácido utilizado na produção de água mineral gaseificada e dos refrigerantes, sendo fundamental no realce de sabor e aparência.
Ácido sulfídrico (H2S)
Ácido bastante utilizado em laboratórios de análises quantitativas, é fundamental na precipitação de metais, principalmente os denominados metais pesados.
Observação: Os metais pesados apresentam elevadas massas atômicas e capacidade de serem absorvidos por organismos vivos.
Ácido clórico (HClO3)
Na forma de solução, esse ácido é capaz de oxidar madeira. Sua maior utilização, porém, é na produção de sais denominados cloratos, os quais são empregados na produção de fogos de artifício, fósforos de segurança, produção de gás oxigênio e pastilhas para garganta.
Ácido crômico (H2CrO4)
Ácido utilizado na limpeza de vidrarias de laboratório, na cromação (cobertura com cromo) de peças metálicas, na produção de vidros e cerâmicas e na formação de sais de cromo, muito utilizados como reagentes em laboratório.
Ácido perclórico (HClO4)
Ácido utilizado na fabricação de explosivos, herbicidas, na precipitação de mucoproteínas (presentes no sangue ou em líquidos sinoviais) e em análises clínicas laboratoriais.
Bases
Bases são compostos iônicos formados por um metal, que dissocia em água, ou seja, separa cargas, liberando o OH- como único ânion.
O PH das bases é superior a 7 (o dos sais é inferior a 7). A combinação de ácidos e bases resulta em sais e água.
Hidróxido de sódio (NaOH):
Essa base é conhecida comercialmente como soda cáustica, pois pode corroer e destruir os tecidos vivos, causando queimaduras graves na pele. Por isso, é muito utilizada em limpezas pesadas e em produtos para desentupir pias e ralos.
Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2):
Sólido branco, pouco solúvel em água, também chamado de cal hidratada.
A cal é aplicada principalmente em construções, na preparação de argamassa para assentar tijolos, para recobrir paredes e na pintura de paredes. Outros usos são em inseticidas, fungicidas e no tratamento de águas e esgotos. 
Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2):
Também é um sólido branco, pouco solúvel em água. A sua principal aplicação se dá na forma de leite de magnésia, que é usado como laxante e antiácido.
Hidróxido de amônio (NH4OH):
É conhecido comercialmente por amoníaco, sendo muito utilizado na produção de ácido nítrico para a produção de fertilizantes e explosivos.
Ele também é usado em limpeza doméstica, na produção de compostos orgânicos e como gás de refrigeração.
Sais
Sais são compostos iônicos que apresentam, no mínimo, 1 cátion (íon de carga positiva) diferente de H+ e um ânion diferente de OH-
Resultado de uma reação de neutralização, que é a reação entre um ácido e uma base onde se forma sal e água.
Os sais são sólidos, cristalinos e fazem ebulição em temperaturas altas.
Cloreto de sódio – NaCl (sal de cozinha)
Ele possui outras aplicações além de seu uso culinário. Por exemplo, na medicina, ele é usado no soro fisiológico, que é uma solução aquosa com 0,92 % de  NaCl e também é usado no soro caseiro. É usado na obtenção do gás cloro (Cl2), do hipoclorito de sódio (NaClO) e do hidróxido de sódio (NaOH) 
Carbonato de sódio – Na2CO3
Conhecido também como soda ou barrilha, a principal utilização do carbonato de sódio é na produção de vidro.
Outras aplicações desse sal são: na produção de corantes, no tratamento de piscinas, na produção de sabão e detergentes, de papel e celulose, nas indústrias têxteis e siderúrgicas.
Bicarbonato de sódio – NaHCO3 (hidrogenocarbonato de sódio)
Esse sólido branco é usado principalmente em antiácidos estomacais, pois ele reage com o ácido clorídrico (HCl) presente no suco gástrico .
Ele também é muito usado como fermento de bolos, pães e biscoitos. Além disso, é usado em extintores de incêndios, em cremes dentais ,em balas e gomas de mascar que “explodem” na boca e em talcos e desodorantes.
Carbonato de cálcio – CaCO3
O carbonato de cálcio é o principal constituinte do calcário ou mármore. Está presente na natureza também nas estalactites, estalagmites, conchas, corais e cascas dos ovos. Ele também é usado para produzir cal vigem, na agricultura e na produção de cimento
Nitrato de sódio – NaNO3
Esse sal é conhecido como salitre do Chile, porque ele é encontrado em abundância em grandes depósitos naturais nos desertos chilenos. É muito empregado para produzir fertilizantes e na fabricação de pólvora negra. É também usado como conservante de carnes enlatadas e defumadas.
Sulfato de cálcio – CaSO4
Na forma anidra (sem água) é usado como matéria-prima do giz; já na forma hidratada é conhecido como gesso, usado na construção civil e em imobilização ortopédica.

Continue navegando