Buscar

METODOLOGIAS PARA TRABALHAR A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Prévia do material em texto

METODOLOGIAS PARA TRABALHAR A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PETROLINA, 2019
DISCIPLINA: CONTEÚDOS E DIDATICA
DA LINGUA PORTUGUESA
PARA SERIES INICIAIS DO 
ENSINO FUNDAMENTAL
DOCENTE: JOSENILDA MARTINS
DISCENTE: BIANCA TAVARES RORIZ
CURSO: PEDAGODIA “C”
Sabemos que atualmente o mundo está escasso de pessoas que gostam de ler, formar mais e melhores leitores é um desafio para grande parte dos professores. A leitura deve ser introduzida na vida de alguém cedo, na infância. A leitura deve ser conduzida pela emoção e pelo lúdico, chamando atenção da criança e incentivando ela a ler cada vez mais. Veremos a seguir algumas metodologias que irão ajudar e guiar o professor a trabalhar a leitura em sala de aula.
Conversar sobre histórias:
Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem e pensamento. Você não precisará planejar a conversa. Discuta cada história na hora.
Você irá precisar apenas de livros de historias 
Leia devagar e em voz alta historias que prendam a atenção da criança, leia fazendo paradas e faça perguntas sobre o que pode acontecer na historia 
Você pode dizer: “Eu me pergunto o que vai acontecer a seguir!” ou faça uma pergunta: “Você sabe o que é um palácio?”. Fazer com que as crianças falem sobre as histórias que leem pode ajudar no desenvolvimento de seus vocabulários, relacionarem histórias à vida cotidiana e usarem o que sabem sobre o mundo para compreender o que foi lido.
Leituras divertidas:
Mesmo depois de as crianças terem superado livros ilustrados, elas ainda gostam de ouvir uma boa história lida em voz alta. Há uma abundância de histórias que as crianças vão querer ouvir muitas vezes e, finalmente, lerem por si mesmas. O desafio será encontrar as histórias ideais para seus alunos naquele momento.
O que você precisará:
Uma variedade de livros interessantes. As histórias para crianças pequenas podem ser de vários tipos – contos populares, contos engraçados, contos excitantes, contos maravilhosos ou histórias que contam coisas cotidianas.
Lembre-se que crianças pequenas querem ler o que as faz rir ou chorar. Elas precisam da emoção de imaginar, de estar por algum tempo no lugar de algum personagem para uma aventura. Então, a primeira dica é deixar seus alunos escolherem a história ou livro que eles querem que você leia para eles.
O que fazer:
Um passo essencial para ensinar a ler é ler em voz alta. Ler em voz alta para crianças contribui para o processo de aquisição da linguagem e desenvolvimento da fluência leitora.
Incentive os alunos a ouvir, ponderar, fazer comentários e perguntas durante a contação de história.
Seja flexível o suficiente para abandonar um livro que não tiver apelo após uma tentativa razoável de lê-lo. Ninguém, especialmente uma criança, deve ser forçado a ler ou ouvir livros que não lhe agradam. Alguns livros podem não prender a atenção por serem melhor apreciados no silêncio.
Dê ao aluno muitas oportunidades, dicas para ler mais e escrever histórias, listas, mensagens, cartas, anotações e até cartões postais para parentes e amigos.
As habilidades de leitura e escrita se reforçam mutuamente e se fortalecem. Basta ajudar os alunos a conectarem a leitura à escrita como forma de desenvolvimento dessas duas habilidades.
Passaporte do leitor:
Esta metodologia é bastante interessante para trabalhar a leitura com os alunos. O professor irá separar uma aula diretamente para a leitura. 
Irá precisar de livros de historias infantis para distribuir para cada aluno, durante cinco semanas.
Cada aluno irá ler um livro, o professor irá fazer perguntas relacionadas ao livro e perguntar o que mais o aluno gostou na historia, depois irá propor que o aluno escreva a historia do seu jeito, mas com outro titulo e outro final em um livro em branco. Essa aula se repetirá uma vez por semana até totalizar cinco semanas.
No final desse projeto, o professor irá realizar uma aula de autógrafos convidando os pais das crianças para participarem e prestigiarem o livro que seus filhos escreveram.
Leitura de histórias em quadrinhos:
Na atividade de leitura de história em quadrinhos explora-se atividades prévias à leitura do texto. Tem que haver referência aos aspectos da linguagem verbal e não verbal do texto e ao contexto em que o material da história em quadrinhos escolhida, foi produzida. É proposta a observação, leitura, análise e discussão do gibi, estimulando a análise e relação das gravuras com o texto escrito, a percepção da leitura de mundo nesse material e as diferenças entre fantasia e fato.
É bem interessante ler e discutir quadros. Usar palavras para descrever cores, formas, ações e emoções. Encontrar figuras, pinturas e fotografias relevantes que levem à discussão do conteúdo de um livro. Ações físicas e expressões faciais podem ser introduzidas e discutidas através de figuras. Os alunos podem ser estimulados a examinar figuras e encontrar exemplos dessas cores formas, ações e emoções.

Continue navegando