Buscar

Fichamento Materiais de Construção Básicos Hagemann

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HAGEMANN, S.E. Materiais de construção básicos. Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2011.
Matheus Gonçalves Nascimento[1: Acadêmico do curso de Engenharia Civil do UniAGES. Fichamento submetido à avaliação da Prof. Me. Vanessa Silva Chaves, docente da disciplina Materiais de Construção I.]
CITAÇÕES REPRESENTATIVAS:
Unidade C: Agregados
“[...]na construção civil a definição de agregado pode ser resumida como: material granuloso e inerte, que entra na composição das argamassas e concretos, contribuindo para o aumento da resistência mecânica e redução de custo na obra em que for utilizado. ” (p.37).
“[...]agregados miúdos são aqueles que passam na abertura de peneira 4,8 mm da ABNT. Como exemplos temos areia, o filler e o pó de pedra. Agregados graúdos são aqueles que ficam retidos na abertura de peneira 4,8 mm da ABNT. Como exemplos temos a brita e o cascalho. ” (p.42).
Unidade E: Aglomerantes 
“Geralmente (os aglomerados) são materiais em forma de pó, também chamados de pulverulentos que, misturados com a água, formam uma pasta capaz de endurecer por simples secagem ou devido à ocorrência de reações químicas” (p.123).
O período inicial de solidificação da pasta é chamado de pega [...] O fim da pega significa que a pasta não pode mais ser manuseada e, terminada essa fase, inicia o endurecimento. Apesar de no fim da pega a pasta já ter alguma resistência, é durante o endurecimento que os ganhos de resistência são significativos. (p.124).
“[...]há no concreto uma movimentação dos grãos de cimento para baixo e afloramento do excesso de água expulso dos espaços ocupados pelo cimento. Esse fenômeno é chamado de exsudação ou segregação e é extremamente prejudicial[...]” (p.136)
TEXTO DISSERTATIVO:
Sabrina Elicker Hagemann, autora da apostila Materiais de Construção Básicos, é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é Professora no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Nessa apostila, os materiais de construção são definidos como todo e qualquer material utilizado na construção de uma edificação, desde a locação e infraestrutura da obra até a fase de acabamento, passando desde um simples prego até os mais conhecidos materiais, como o cimento.
A maioria dos agregados encontram-se disponíveis na natureza, como é o caso das areias, seixos e pedras britadas. Alguns passam por processos de beneficiamento, como é o caso das britas, cuja rocha é extraída de uma jazida e precisa passar por diversos processos de beneficiamento para chegar aos tamanhos adequados aos diversos usos. Desempenhando uma função econômica de máxima importância, pois geralmente é o elemento de mais baixo custo por unidade de volume no concreto, o agregado atua de forma decisiva no incremento de certas propriedades, tais como a redução da retração (grande na pasta de cimento), o aumento da resistência ao desgaste e outras. 
Os aglomerantes são materiais com propriedades ligantes, em geral são pulverulentos (em forma de pó), e que misturados com a água formam uma pasta que endurece por processos devido às reações químicas ou por simples secagem. São utilizados, também, para ligar agregados, formando um corpo sólido e coeso. Os aglomerantes mais utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento Portland. Podem ser classificados quanto ao seu princípio ativo em: aéreos e hidráulicos. O primeiro trata-se de um aglomerante que endurece por ação química do CO2 no ar, como a cal aérea. O segundo endurece por uma reação de hidratação, que ocorre exclusivamente em contato com a água. Ao se adicionar água a um aglomerante hidráulico, depois de certo tempo, começam a ocorrer reações químicas de hidratação, que dão origem à formação de compostos que aos poucos vão fazendo com que a pasta perca sua fluidez, até que deixe de ser deformável para pequenas cargas e se torne rígida. Tal fenômeno é nomeado de Pega.
Percebe-se que os materiais continuam evoluindo para satisfazer as necessidades do homem e de forma cada vez mais rápida, com exigências cada vez maiores quanto a sua qualidade, durabilidade e custo. Além disso, há um cenário sustentável no qual a produção e o emprego dos materiais de construção deve considerar a questão ambiental.

Continue navegando