Buscar

avaliando de fisiologia do exercício

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703821047)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os processos de conversão de energia nas células humanas são fundamentais para o processo de contração das fibras musculares. Sabendo que a contração muscular é um tipo de trabalho biológico, considere as afirmações abaixo:
I) A contração muscular é resultante da conversão de energia química em energia mecânica.
II) O movimento humano é resultante do trabalho mecânico gerado pela contração muscular.
III) A contração muscular representa a única forma de trabalho mecânico do organismo.
É correto apenas o que se afirma em:
 
		
	
	I e III
	
	I
	 
	I e II
	
	III
	
	II
	Respondido em 24/04/2019 19:05:45
	
Compare com a sua resposta:
a) 200N/m
b) 1,39Kg
c) 1,91Hz
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703821311)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação as enzimas, leia com atenção e julgue as alternativas como verdadeiro (V) ou falso (F)
		
	 
	As enzimas catalisam reações reduzindo a energia de ativação ou seja, energia necessária para iniciar a reação é diminuída.
	 
	As enzimas alteram a natureza da reação e seu produto final
	 
	Ao modelo chave-fechadura das enzimas apresentam alta sensibilidade.
	 
	A velocidade das reações catalisadas pelas enzimas são mais velozes e seguras
	 
	Fatores como temperatura e pH podem alterar a velocidade das reações enzimáticas.
	Respondido em 24/04/2019 19:13:33
	
Compare com a sua resposta: As fibras de contração lenta possuem unidades motoras menores que as intermediárias e rápidas e consequentemente o diâmetro dessas fibras é menor que os das fibras intermediárias e rápidas. Fibras de contração lenta tem alta resistência a fadiga, intermediárias tem moderada resistência e fibras de contração rápida tem baixa resistência a fadiga. A via de obtenção do ATP para as fibras lentas é oxidativa, das fibras intermediárias oxidativa e glicolítica e das fibras rápidas glicolítica. Conteúdo de mioglobina e número de mitocôndrias são diretamente relacionados, fibras de contração lenta possuem alta concentração de ambos, fibras intermediárias possuem moderada concentração e de contração rápida baixa concentração.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703821732)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Relacione as colunas: (1) Glicogenólise (2) Gliconeogênese (3) Glicogênese ( ) Descreve a reconversão do glicogênio para glicose. ( ) Refere-se à síntese da glicose, particularmente a partir de fontes protéicas. ( ) A partir da glicose é sintetizado o polissacarídeo glicogênio e armazenado nos tecidos dos animais.
		
	 
	1, 2, 3.
	 
	2, 1, 3.
	 
	3, 1, 2.
	 
	3, 2, 1.
	 
	1, 3, 2.
	Respondido em 24/04/2019 19:06:36
	
Compare com a sua resposta: Até os 10 segundos mais ou menos a via energética utilizada é o anaeróbico alático com utilização de ATPcp, após esse período ele utiliza a via anaeróbica lática com a utilização da energia proveniente da glicose e glicogênio armazenado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703821049)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual enzima controla a degradação da fosfocreatina?
		
	
	LDH
	
	Isocitrato desidrogenase
	
	Fosfofrutoquinase
	
	ATPase
	 
	Creatinaquinase
	Respondido em 24/04/2019 19:07:48
	
Compare com a sua resposta:
a) 200N/m
b) 1,39Kg
c) 1,91Hz
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703821729)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São classificações de carboidratos: monossacarídeo, dissacarídios e polissacarídios. São exemplos desses carboidratos, respectivamente:
		
	
	Amido, lactose e glicose.
	 
	Glicose, lactose e amido.
	
	Frutose, galactose e lactose.
	
	Maltose, frutose e sacarose.
	
	Celulose, sacarose e frutose.
	
	
	1a Questão (Ref.:201703821553)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao consumo de oxigênio consumido em excesso após o exercício (EPOC), é correto afirmar que
		
	
	Pode ser observado na transição do repouso para qualquer tipo de atividade física, e representa a utilização de divisões anaeróbicas do metabolismo frente ao alcance do limite máximo do débito cardíaco que representa o esgotamento das possibilidades de colaboração do metabolismo aeróbico
	
	Representa o esgotamento das reservas de fosfo-creatina no exercício submáximo e por aumentar os níveis de AMP e ATP, resulta na ativação mitocondrial e elevação do consumo de oxigênio
	 
	Pode ser observado mesmo após exercícios de intensidade sub-máxima, e sua fase rápida compreende o tempo de latência da progressão do débito cardíaco, desde os valores de repouso, até aqueles necessários para atender a demanda dos músculos ativos
	
	Resulta do efeito da acidose sobre o centro de controle respiratório no tronco cerebral e decorre da elevada taxa de degradação de fosfo-creatina e adenosina-mono-fosfato
	
	Somente pode ser observado após o exercício de intensidade máxima, e representa a influência exclusiva dos excessos de catecolaminas ainda presentes no sangue
	Respondido em 09/05/2019 19:27:24
	
Compare com a sua resposta: Durante a prova de maratona, o metabolismo do atleta é substancialmente mantido pela via aeróbica. Ou seja, após o indivíduo consumir o sachê, ele terá um estoque de carboidrato que rapidamente será utilizado como fonte energética, assim, o mesmo poderá manter sua produção máxima de energia pela cadeia respiratória, aumentando assim sua performance.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703821156)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	PONTO DE CRUZAMENTO, é o ponto onde ocorre um desvio do metabolismo de_________________ para _____________________________.
		
	
	Glicose - carboidratos
	
	Proteínas - lipídeos
	
	Glicose - proteínas
	 
	Gorduras - carboidratos
	
	Proteínas - carboidratos
	Respondido em 09/05/2019 19:28:04
	
Compare com a sua resposta:
a) O aumento ocorre em função da retirada parassimpática que é seguida por uma maior estimulação simpática.
b) Em repouso o sistema nervoso autônomo estimula o miocárdio através do sistema nervoso simpático e do sistema nervoso parassimpático e isso explica a variabilidade da frequência cardíaca em repouso. Em repouso a frequência cardíaca não deve nunca se estabilizar. No entanto no exercício é possível atingir o estado estável pela inibição parassimpática que ocorre durante o exercício. Desde que a intensidade do exercício não seja muito elevada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703821721)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à fisiologia do exercício, assinale a opção correta.
		
	 
	Durante o exercício submáximo e máximo, o indivíduo treinado apresenta maior volume sistólico que o indivíduo sedentário.
	
	O aumento da frequência cardíaca durante o teste de esforço é devido exclusivamente à ativação do sistema simpático.
	
	O volume sistólico aumenta progressiva e linearmente de forma semelhante à frequência cardíaca, até atingir seu ápice no pico do esforço.
	
	Durante o exercício físico, a redistribuição do fluxo sanguíneo aumentado, em indivíduos saudáveis, será efetivada pela vasodilatação que ocorre na circulação coronária, associada à vasoconstricção na musculatura esquelética.
	
	O treinamento físico é responsável por redução significativa da frequência cardíaca máxima ao teste de esforço.
	Respondido em 09/05/2019 19:29:56
	
Compare com a sua resposta: 1. ATP-CP ou Fosfagênio:1) não depende de uma longa série de reações químicas; 2) não depende do transporte do oxigênio que respiramos para os músculos que estão realizando trabalho; 3) tanto o ATP quanto CP estão armazenados diretamente dentro dos mecanismos contráteis dos músculos. 2. Sistema Glicolítico: A glicólise anaeróbia ou sistema do ácido lático.Este sistema produz grandes quantidades de ATP, as ações combinadas dos sistemas ATP-Pcr e glicolítico permitem a geração de força pelos músculos, mesmo em condições de limitaçãode reserva de oxigênio. É resultante nos minutos iniciais do exercício de alta intensidade, sua limitações provocam acúmulo de ácido lático nos músculos e líquidos corporais. 3. Sistema Oxidativo - Independente de O², que determina o destino do produto final (ácido pirúvico ou lactato), este é convertido em acetil coenzima A (acetilCoA). Uma vez que a acetilCoA entra no ciclo de Krebs, haverá a oxidação da enzima. E agora se transformará em GTP- trisfofato de guanosina, um composto de alta energia semelhante ao ATP. A contração muscular dependerá do Cálcio e ao final do ciclo de Krebs será metabolizado em CO² e H+.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703821438)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os efeitos do exercício como fator de estresse temos seus efeitos agudos que produzem ajustes homeostáticos integrados durante a realização do exercício, dentre eles
		
	
	As alternativas a e b;
	 
	As alternativas a, b e c.
	
	sudorese,
	
	aumento da ventilação pulmonar,
	
	aumento da freqüência cardíaca
	Respondido em 09/05/2019 19:29:06
	
Compare com a sua resposta: O hiperaquecimento causa diminuição do volume plasmático, pressão de enchimento e volume sistólico de ejeção e como consequência um aumento da frequência cardíaca na tentativa de manter um débito cardíaco mais próximo do normal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703821767)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o processo de produção de energia do sistema aeróbio, marque a alternativa correta:
		
	
	b) A respiração mitocondrial é composta de três etapas principais, onde, em todas elas, os carboidratos, proteínas e lipídios podem ser utilizados para a obtenção de energia.
	 
	d) A respiração é o processo que tem por finalidade a produção de ATP, obtendo H2O e CO2 como metabólitos, a partir de moléculas de acetil-CoA com a presença de O2 e que ocorre entre o citoplasma, a mitocôndria e a membrana mitocondrial.
	
	e) A Cadeia Transportadora de Elétrons produz NADH usando-se da presença de O2.
	
	c) Todas as etapas da respiração ocorrem na mitocôndria da célula.
	
	a) É o processo que tem por finalidade principal a produção de H2O e CO2.
	Respondido em 09/05/2019 19:30:53
	
Compare com a sua resposta: O metabolismo energético composto pelos sistemas anaeróbico e aeróbico, são modulados principalmente pela intensidade e duração do exercício, assim como o recrutamento das fibras de contração rápida (Tipo 2), que são acionadas no predomínio do metabolismo anaeróbico e as de contração lenta (Tipo 1), que são acionadas no predomínio do metabolismo aeróbico. Quanto mais intenso o exercício, fibras do tipo 2 e quanto mais prolongado e menos intenso o exercício, fibras do tipo 1.
	
	
	1a Questão (Ref.:201703821536)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O teste ergoespirométrico é um teste de esforço máximo que avalia a resposta dos sistemas cardiovascular, muscular e respiratório. É considerado o padrão ouro para avaliação do desempenho físico de um indivíduo, seja ele atleta, paciente ou indivíduos saudáveis. Porém, existem contraindicações para a realização deste teste. Assinale em qual alternativa encontra-se uma contraindicação para o teste ergoespirométrico:
		
	 
	Infecções agudas
	
	Pré-operatório pulmonar
	
	Prescrição de exercício
	
	Indivíduos que querem iniciar alguma atividade física
	
	Pneumopatas crônicos
	Respondido em 10/05/2019 19:21:41
	
Compare com a sua resposta: O Aluno não apenas deverá citar, mas também descrever e justificar as adaptações.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703821335)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1 caloria é a quantidade de calor necessário para aumentar a temperatura de 1 Kg de água a 1°C. Nesta perspectiva, identifique em que circunstância um indivíduo pesando 70Kg, tem maior dispêndio energético:
		
	 
	realizando uma atividade equivalente a 12 METs.
	
	137000 ml/hora (VO2).
	
	realizando uma atividade equivalente a 50 litros/hora (VO2).
	
	realizando uma atividade equivalente a 29 ml/kg/min (VO2).
	
	realizando uma atividade equivalente a 120 ml/min (VO2).
	Respondido em 10/05/2019 19:23:23
	
Compare com a sua resposta:
	Durante a fase inicial da recuperação (fase III), a remoção dos íons hidrogênio se dá pelo aumento da ventilação pulmonar, com maior aporte de oxigênio e remoção do gás carbônico. Por conseguinte, os íons hidrogênio são removidos em reação com o ácido carbônico.
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703821506)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o processo de excitação da membrana muscular realizados pelo indivíduo nos exercícios de força e endurance a fibra muscular, aponte o comportamento fisiológico correto:
		
	
	d- Ao hiperpolarizar, a fibra abre os canais de sódio e apresenta uma tendência eletropositiva dentro da mesma que vai determinar o afastamento actina e da miosina.
	
	c- Ao polarizar, a fibra abre os canais de cálcio e apresenta uma tendência eletronegativa dentro da mesma que vai determinar a aproximação da actina e da miosina.
	 
	a- Ao despolarizar, a fibra abre os canais de sódio e apresenta uma tendência eletropositiva dentro da mesma que vai determinar a aproximação da actina e da miosina.
	
	b- Ao hiperpolarizar, a fibra abre os canais de potássio e apresenta uma tendência eletronegativa dentro da mesma que vai determinar a aproximação da actina e da miosina.
	
	e- Ao despolarizar, a fibra abre os canais de potássio e apresenta uma tendência eletropositiva dentro da mesma que vai determinar o afastamento da actina e da miosina.
	Respondido em 10/05/2019 19:17:15
	
Compare com a sua resposta:
a) Os principais locais de armazenamento são nas células musculares e células hepáticas.
b) As reservas de glicogênio musculares aumentam com o treinamento.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703821635)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais os fatores são capazes de afetar negativamente a pré-carga ventricular durante o exercício?
		
	 
	Nível de desidratação e do condicionamento físico do indivíduo
	
	Posição de decúbito ventral no nado crawl e extravasamento de líquidos para o interstício
	
	Disfunção atrial e hidratação durante o exercício
	
	Redução da frequência cardíaca e aumento da atividade simpática
	
	Aumento da temperatura corporal e hipertrofia ventricular excêntrica
	Respondido em 10/05/2019 19:24:24
	
Compare com a sua resposta: Oxiemoglobina e Bicarbonato.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703821577)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tendo em vista que as possíveis influências vasodilatadoras provenientes de neurotransmissores e da resposta de hiperemia reativa verificada nos primeiros instantes de exercício dinâmico são modestas e incapazes de explicar completamente o imediato aumento do fluxo sanguíneo para os músculos ativos, assinale a afirmativa que descreve um dos fatores mais importantes para este processo.
		
	
	Inativação do baroreflexo e redução da atividade simpática
	
	Ação vasoconstritora do ATP e óxido nítrico liberado pelas hemácias durante a desoxigenação das moléculas de hemoglobina
	
	Despolarização vascular decorrente do aumento da concentração de íons cálcio
	
	Redução da osmolaridade e da concentração plasmática de lactato e fosfato
	 
	Hiperpolarização vascular secundária ao aumento da concentração de íons potássio
	Respondido em 10/05/2019 19:25:24
	
Compare com a sua resposta: Durante a prova de maratona, o metabolismo do atleta é substancialmente mantido pela via aeróbica. Ou seja, após o indivíduo consumir o sachê, ele terá um estoque de carboidrato que rapidamente será utilizado como fonte energética, assim, o mesmo poderá manter sua produção máxima de energia pela cadeia respiratória, aumentando assim sua performance.
	
	
	1a Questão (Ref.:201703821186)
	Pontos: 0,1  / 0,1No início do exercício ocorre um aumento da degradação do glicogênio muscular (glicogenólise). Existe um hormônio que é o principal estimulador desse fenômeno.
Que hormônio é esse?
Marque a alternativa correta.
		
	
	Hormônio do crescimento.
	
	Cortisol.
	
	Insulina.
	 
	Epinefrina.
	
	Glucagon.
	Respondido em 06/06/2019 19:58:40
	
Compare com a sua resposta: A diminuição do estímulo simpático para a musculatura ativa vai gerar uma vasodilatação das arteríolas e consequentemente aumentar o fluxo e a irrigação sanguínea desses músculos, ao mesmo tempo que, diminui a resistência vascular periférica.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703821145)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a prática de exercícios, ocorrem mudanças no consumo das fontes energéticas. Isto relaciona-se diretamente aos limiares. Um destes momentos é o Limiar de Compensação Respiratório que indica:
		
	
	O momento, em relação so volume do esforço físico ou consumo de oxigênio, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o pH; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à continuidade do exercício.
	
	O momento, em relação à intensidade do esforço físico ou consumo de glicose, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o volume inspiratório; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à interrupção do exercício.
	
	O momento, em relação à intensidade do esforço físico ou consumo de gordura, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o pH; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à interrupção do exercício.
	
	O momento, em relação ao volume do esforço físico ou consumo de oxigênio, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o volume expiratório; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à interrupção do exercício.
	 
	O momento, em relação à intensidade do esforço físico ou consumo de oxigênio, quando o sistema respiratório não consegue ajustar adequadamente o pH; a acidose metabólica torna-se intensa, levando à interrupção do exercício.
	Respondido em 06/06/2019 20:01:02
	
Compare com a sua resposta: A norepinefrina vai gerar uma vasoconstricção na musculatura inativa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703821053)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fotossíntese e a respiração representam bons exemplos de conversão de energia nas células vivas. Sendo o processo de conversão de energia vital para a vida humana, considere as afirmações abaixo:
I) As reações exergônicas da respiração são o inverso da fotossíntese, pois a energia armazenada da planta é recuperada para o trabalho biológico.
II) A energia não utilizada nos processos biológicos é liberada sob forma de calor.
III) A energia solar acoplada à fotossíntese aciona o mundo animal com alimento e oxigênio.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I
	
	II
	
	II, III
	 
	I, II, III
	
	III
	Respondido em 06/06/2019 20:01:36
	
Compare com a sua resposta:
a) 200N/m
b) 1,39Kg
c) 1,91Hz
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703821052)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De forma geral podemos dividir os tipos de fibras musculares em fibras "rápidas" (tipo II) e fibras "lentas" (tipo I). Com base nessas informações assinale a alternativa correta referente a característica de cada uma dessas fibras.
		
	
	Os depósitos de ATP-PC intra-musculares apresentam-se mais elevados nas fibras tipo I.
	
	Os depósitos de triglicerídeos intra-musculares apresentam-se mais elevados nas fibras tipo II.
	 
	Os depósitos de creatina intra-musculares apresentam-se mais elevados nas fibras tipo II.
	
	A capacidade de geração de força é mais alta na fibra tipo I.
	
	A densidade mitocontrial é mais elevada na fibra tipo II.
	Respondido em 06/06/2019 20:02:24
	
Compare com a sua resposta:
a) 200N/m
b) 1,39Kg
c) 1,91Hz
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703821072)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabe-se que quanto mais intenso for o exercício maior será a glicogenólise. Qual dos hormônios abaixos é o principal responsável por estimular a glicogenólise durante o exercício?
		
	 
	Epinefrina.
	
	Hormônio do Crescimento.
	
	Tiroxina.
	
	Insulina.
	
	Norepinefrina.
	Respondido em 06/06/2019 20:02:52
	
Compare com a sua resposta: Além do recrutamento de todas as unidades motoras ocorre uma aumento da frequência de estímulos e um maior sincronismo no recrutamento dessas unidades motoras.

Continue navegando

Outros materiais