Buscar

Arquitetura do Computador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arquitetura do Computador
Os circuitos de um computador que executam operações sobre dados, tais como adição e subtração, são isolados em uma região chamada Unidade Central de Processamento UCP (CPU), ou processador.
Os dados que estão armazenados na memória principal do computador são transferidos através de barramentos que interligam estes componentes.
A comunicação com o mundo externo, os usuários, se dá pelos dispositivos de entrada e saída. A comunicação entre o computador e estes dispositivos se dá através dos controladores de cada dispositivo de E/S. Em computadores comuns, estes controladores correspondem placas de circuito encaixadas na placa principal do computador (placa mãe). Está ilustrada a arquitetura básica de um computador, demonstrando a organização de seus componentes básicos.
Arquitetural geral de um computador
UCP interligado com a Memória Principal, Controladores, interligados com a UCP e tb com a Memória Principal e o E/S interligado somente com os Controladores.
	
Esta seção apresenta uma descrição sobre cada unidade desta Arquitetura, descrevendo seus componentes e funções básicas.
 Memória Principal
A memória do computador consiste numa coleção de registradores numerados consecutivamente (endereçados), onde cada um possui um tamanho denominado de tamanho da palavra, que pode variar em 16, 32, 64 e 128 bits.
Cada registrador tem um endereço, chamado de localização na memória, estas são organizadas linearmente em ordem consecutiva. O número único que identifica cada palavra é chamado de endereço.
A memória possui um espaço de endereçamento representado pelo tamanho em bits do seu endereço.
O espaço de endereçamento pode ser dividido em regiões distintas usadas pelo sistema operacional, dispositivos de E/S, programas de usuário e pilha do sistema operacional.
FONTE: http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/index.html

Outros materiais