Buscar

Atividades 2

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A cartilha na atual conjuntura deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, torna-se mais uma opção do que uma necessidade. É necessário que o professor perceba que este material pode servir de apoio para nortear seu trabalho, em conjunto com outras metodologias e materiais de apoio. Porém, muitos são os autores que criticam e relacionam vários fatores problemáticos que influenciam negativamente no ensino aprendizagem por meio da cartilha. Sobre os autores abaixo assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Marisa Borba: há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim, a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como corretas.
( ) Bruno Bettelheim e Karen Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e a simplicidade das proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura. Analisam, também a repetição de palavras idênticas como sendo uma reversão ao tempo em que a criança estava aprendendo a falar e repetia sempre as mesmas palavras.
( ) Zizi Trevisan critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que é passada aos alunos que, se não mudada a tempo, vai persegui-los por toda a sua vida escolar.
( ) Massini Cagliari coloca que o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindo-se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, F.
b. F, V, F, V.
c. F, F, F, V.
d. V, V, V, V.
e. V, V, F, F.
Segundo Marisa Borba: há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como corretas. Bruno Bettelheim e Karen Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e a simplicidade das proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura.Analisam, também, a repetição de palavras idênticas como sendo uma reversão ao tempo em que a criança estava aprendendo a falar e repetia sempre as mesmas palavras. Zizi Trevisan critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que e passada aos alunos e que, se não mudada a tempo, vai persegui-los por toda a sua vida escolar (esta alternativa é falsa pois esta fala é de Massini Cagliari e não da autora Zizi Trevisan). Massini Cagliari coloca que o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindo-se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a pratica da leitura almeja alcançar.(esta alternativa é falsa pois este discurso é de Regina Zilberman).
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os métodos analíticos se caracterizam por iniciarem o processo de alfabetização partindo de unidades significativas da língua, isto é, de palavras, frases, parágrafos ou textos. São classificados em: método das palavras, da frase, do parágrafo e do conto. Sobre estes quatro elementos, assinale a alternativa que corresponde corretamente a cada um deles:
I.Método da palavra: é iniciado com uma discussão, que vai sendo aprofundada e enriquecida a medida que os alunos colocam seus pontos de vista e formulam questões. Após a discussão, o professor escreve uma das observações no quadro e a lê. Os alunos também a lêem e identificam grupos de palavras, dentro de cada grupo.
II.Método do conto: esse método parte do princípio de que o conto desperta mais interesse a criança, pois os acontecimentos relatados apresentam-se numa sequência lógica: princípio, meio e fim. Além de se desenvolver a compreensão acerca do material que é lido, os alunos podem prever e estabelecer relações entre os acontecimentos relatados.
III.Método da frase: esse método utiliza a frase como ponto de partida para a aprendizagem da leitura. As frases que surgem na classe são escritas no quadro e repetidas pelos alunos. A medida que as frases vão sendo aprendidas, o aluno vai fazendo comparações para perceber as diferenças entre elas, sempre baseado no todo.
IV.Método do parágrafo: esse procedimento se baseia na tese de que cada palavra tem uma forma característica mediante a qual pode ser recordada. As palavras são apresentadas visualmente para as crianças e estas as repetem em voz alta até que consigam identificá-las rapidamente. À proporção que as palavras vão sendo aprendidas, são utilizadas na construção de frases.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a I está correta.
b. I e III estão corretas.
c. II e III estão corretas.
Método da palavra: é iniciado com uma discussão, que vai sendo aprofundada e enriquecida a medida que os alunos colocam seus pontos de vista e formulam questões. Após a discussão, o professor escreve uma das observações no quadro e a lê. Os alunos também a lêem e identificam grupos de palavras, dentro do e de palavras, dentro de cada grupo (esta alternativa está errada, pois este método é do parágrafo). Método do conto: esse método parte do princípio de que o conto desperta mais interesse à criança, pois os acontecimentos relatados apresentam-se numa sequência lógica: princípio, meio e fim. Além de se desenvolver a compreensão acerca do material que é lido, os alunos podem prever e estabelecer relações entre os acontecimentos relatados; Método da frase: esse método utiliza a frase como ponto de partida para a aprendizagem da leitura. As frases que surgem na classe são escritas no quadro e repetidas pelos alunos. À medida que as frases vão sendo aprendidas, o aluno vai fazendo comparações para perceber as diferenças entre elas, sempre baseado no todo; Método do parágrafo: Esse procedimento se baseia na tese de que cada palavra tem uma forma característica mediante a qual pode ser recordada. As palavras são apresentadas visualmente as crianças e estas as repetem em voz alta ate que consigam identificá-las rapidamente. Á proporção que as palavras vão sendo aprendidas, são utilizadas na construção de frases (esta alternativa está incorreta, pois este método é o da palavra).
d. I, III e IV estão corretas.
e. II e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: II e III estão corretas..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O ensino de língua para poder dar resposta a sua tarefa de desenvolver nos alunos a competência de compreender e produzir textos em diversas situações de interação, ou seja, permitir-lhes a inserção no mundo letrado deve, necessariamente, oferecer incentivos e meios para que os aprendizes leiam. A leitura da literatura de ficção e não ficção, de revistas e jornais, enfim, dos diferentes textos que circulam na sociedade é um modo de a escola cumprir seu papel de favorecer condições para que os alunos, gradativamente, aumentem seus saberes e, em consequência, desenvolvam o raciocínio, o senso crítico, a compreensão do real, a curiosidade intelectual, essenciais para a construção de uma sociedade mais politizada. Segundo este contexto SILVA, (2005 p.22), afirma que o trabalho do professor merece maior destaque porque...
I.O professor é o intelectual que delimita todos os quadrantes do terreno da leitura escolar. 
II.Sem a sua presença atuante e seu trabalho competente, o terreno dificilmente chegará a produzir o benefício que a sociedade espera, deseja, ouseja, leitura e leitores assíduos e maduros. 
III.Sem um professor que, além de se posicionar como leitor assíduo, crítico e competente entenda realmente a complexidade do ato de ler, as demais condições para a produção da leitura perderão em validade, potência e efeito. 
IV.O professor é o profissional que irá definir os componentes que farão parte da complexidade oral dentro desta conjuntura de leitura escolar. 
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao enunciado: 
Escolha uma:
a. II e III estão corretas.
b. I, III e IV estão corretas.
c. I, II e III estão corretas.
De acordo com Ezequiel Theodoro da Silva (2005 p.22), o professor é o intelectual que delimita todos os quadrantes do terreno da leitura escolar. Sem a sua presença atuante, sem o seu trabalho competente, o terreno dificilmente chegará a produzir o benefício que a sociedade espera e deseja, ou seja, leitura e leitores assíduos e maduros. Sem um professor que, além de se posicionar como um leitor assíduo, crítico e competente, entenda realmente a complexidade do ato de ler, as demais condições para a produção da leitura perderão em validade, potência e efeito.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. I e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo o autor Barbosa (1991 p. 47) o método sintético é o mais antigo de todos os métodos tendo mais de dois mil anos. Ele se caracteriza por iniciar a aprendizagem de leitura partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas, sendo classificados em: alfabético, fonético e silábico. Sobre estas três classificações assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( ) Devido a sua ineficácia, o método fonético foi abandonado gradativamente e caiu em desuso, muitas foram as críticas a seu respeito e funcionalidade.
( ) No método alfabético o ensino da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. Primeiro, as combinações são entre duas letras; quando dominadas passa-se a combinar três, quatro, cinco letras. Só então se trabalham as sílabas que formarão as palavras para se chegar as frases, aos parágrafos e aos textos.
( ) Método fonético: parte do princípio de que a palavra se forma pronunciando rapidamente os sons das letras e não o seu nome. A primeira etapa a ser ensinada a criança que começa o processo de alfabetização e o som e a forma gráfica das letras.
( ) Método silábico: as unidades-chave empregadas para se ensinar a ler são as sílabas, para depois serem combinadas em palavras e frases. Este método surgiu para tentar superar os obstáculos apontados no método alfabético, principalmente aqueles relacionados as dificuldades de se pronunciar com exatidão os sons das consoantes, isolados dos sons das vogais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, F, F, V.
b. V, V, V, F.
c. V, V, V, V.
d. F, V, V, F.
Devido a sua ineficácia, o método fonético foi abandonado gradativamente e caiu em desuso, muitas foram as críticas a seu respeito e funcionalidade (esta alternativa é falsa, pois foi o método alfabético que caiu em desuso). No método alfabético o ensino da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. Primeiro, as combinações são entre duas letras; quando dominadas passa-se a combinar três, quatro, cinco letras. Só então se trabalham as sílabas que formarão as palavras para se chegar as frases, aos parágrafos e aos textos. Método fonético: parte do princípio de que a palavra se forma pronunciando rapidamente os sons das letras e não o seu nome. A primeira etapa a ser ensinada a criança que começa o processo de alfabetização e o som e a forma gráfica das letras. Método silábico: as unidades-chave empregadas para se ensinar a ler são as sílabas, para depois serem combinadas em palavras e frases. Este método surgiu para tentar superar os obstáculos apontados no método alfabético, principalmente aqueles relacionados as dificuldades de se pronunciar com exatidão os sons das consoantes, isolados dos sons das vogais. (esta alternativa é falsa, pois este método surgiu para tentar superar o método fonético e não alfabético).
e. F, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitas pesquisas têm sido realizadas, atualmente, para determinar qual o método mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. Os resultados não mostram uma conclusão precisa sobre qual é o melhor método de ensino empregado, mas mostraram que cada método desenvolve no aluno determinadas capacidades. Porém, muitas foram as críticas acerca dos métodos analíticos sobre a sua funcionalidade de fato. Dentro desta conjuntura, assinale as alternativas que correspondem corretamente às críticas aos seus métodos.
I.Método do conto: as críticas a esse método são as seguintes: para ler uma história que foi escrita no quadro negro, após ter sido relatada pelo professor, as crianças devem ter uma excelente memória auditiva para recordar a sequência dos fatos. Caso contrário, os alunos não conseguirão ler nem identificar os parágrafos escritos.
II.Método da palavra: as críticas a esse método dizem respeito a falta de interesse da criança no início da alfabetização devido a necessidade de serem memorizadas sílabas sem sentido e, como consequência, o desenvolvimento de uma leitura mecânica que não leva a compreensão do que é lido.
III.Método da frase: as críticas a este método consistem nas dificuldades que a maioria das crianças encontra para identificar as palavras, o que atrasa o processo de aprender a ler.
IV.Método do parágrafo: as críticas a esse método está baseada na relação a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I e IV estão corretas.
b. I, II e IV estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. I, III e IV estão corretas.
Método do conto: as críticas a esse método são as seguintes: para ler uma história que foi escrita no quadro negro, após ter sido relatada pelo professor, as crianças devem ter uma excelente memória auditiva para recordar a sequência dos fatos. Caso contrário, os alunos não conseguirão ler nem identificar os parágrafos escritos. Método da palavra: as críticas a esse método dizem respeito a falta de interesse da criança no início da alfabetização devido a necessidade de serem memorizadas sílabas sem sentido e, como consequência, o desenvolvimento de uma leitura mecânica que não leva a compreensão do que é lido (esta alternativa é incorreta pois esta crítica foi feita ao método silábico e não ao das palavras). Método da frase: as críticas a este método consistem nas dificuldades que a maioria das crianças encontra para identificar as palavras, o que atrasa o processo de aprender a ler. Método do parágrafo: as críticas a esse método está baseada na relação a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV estão corretas..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A questão dos métodos e sua combinação simultânea em função dos diversos momentos do ensino inicial da escrita e da leitura e, atualmente, uma tendência internacional. Um bom ponto de partida consiste, portanto, em reconhecer as deficiências de cada proposta e identificar os princípios permanentes que devem ser preservados e articulados simultaneamente. Contudo, a escolha do “melhor” método não poderá ser parcial e exclusiva, devendo se regular por vários critérios. Segundo Bregunci ( 2006, p. 31) quais são estes critérios? Assinale a alternativaque corresponde corretamente a esta contextualização.
I.Os princípios teóricos sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área.
II.A socialização de experiências ou práticas de sucesso de alfabetizadores.
III.O diagnóstico dos processos vivenciados pelos alunos, visando a escolha adequada das intervenções necessárias as suas progressões.
IV.O apoio em livros e materiais didáticos que ajudem a sistematizar, de forma coerente e consistente, o trabalho pedagógico em torno da alfabetização.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. I e IV estão corretas.
d. II, III e IV estão corretas.
Segundo Bregunci os critérios devem ser: os princípios teóricos sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área (esta alternativa está incorreta, pois o critério correto é a integração de princípios teóricos e metodológicos sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área); a socialização de experiências ou práticas de sucesso de alfabetizadores; o diagnóstico dos processos vivenciados pelos alunos, visando à escolha adequada das intervenções necessárias as suas progressões e o apoio em livros e materiais didáticos que ajudem a sistematizar, de forma coerente e consistente, o trabalho pedagógico em torno da alfabetização.
e. I, II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: II, III e IV estão corretas..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramentoda competêncialinguística, considerando que a conversação acontecena relação entre falantes e suas intenções, em uma situação especifica de comunicação.Deve-se mostrar, em relaçãoàcoerência dos discursos orais, que é umprocesso que ocorre na orientação temporal e, por isso, apresenta algumas diferenças funcionais, físicas e situacionais com relaçãoà escrita, por ter interpretação mutua dos interlocutores, permitindo ao mesmo tempo ahomogeneidade textual e heterogeneidade discursiva.A ideia reproduzida acima propõe, uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. A língua oral e estruturada e apresenta características próprias.
As práticas de oralidade devem oportunizar aos alunos diferentes situações de escuta e de fala, de modo a exercitar as regras instituídas para as situações interativas face a face: saber ouvir, respeitar o posicionamento do outro, mostrar polidez, saber analisar e interferir, selecionar informações para registrar, etc.
b. A habilidade para ler e escrever convencionalmente.
c. A escrita e a leitura como fato social.
d. O momento do planejamento de escrita e de sua realização.
e. O texto coletivo utilizandofiguras e as palavras.
Feedback
A resposta correta é: A língua oral e estruturada e apresenta características próprias..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise o conceito apresentado pela Professora Simone Weinhardt Withers em sua aula de Alfabetização e Letramento: “É um importante instrumento de trabalho do professor, sendo ele, uma forma de organização para que o mesmo possa atender aos objetivos e as ações fundamentais para que se efetivem. Ele ajuda a pensar o que, e como fazer na sala de aula, garantindo os direitos de aprendizagem que precisamos contemplar no processo de alfabetização e letramento. É um documento muito importante para a prática no processo de alfabetização, pois aparelha o trabalho, faz uma previsão do tempo pedagógico e arquiteta a rotina, promovendo assim o atendimento e a formação das crianças em alfabetização”. O conceito descrito se refere ao:
Escolha uma:
a. Projeto político pedagógico.
b. Regimento escolar.
c. Planejamento.
Como destaca a Profª Simone Weinhardt Withers, o planejamento é um importante instrumento de trabalho do professor, sendo ele, uma forma de organização para que o mesmo possa atender aos objetivos e as ações fundamentais para que se efetivem, ele ajuda a pensar o que, e como fazer na sala de aula, garantindo os direitos de aprendizagem que precisamos contemplar no processo de alfabetização e letramento. O planejamento é muito importante para a prática no processo de alfabetização, pois aparelha o trabalho, faz uma previsão do tempo pedagógico e arquiteta a rotina, promovendo assim o atendimento e a formação das crianças em alfabetização.
d. Currículo.
e. Proposta pedagógica.
Feedback
A resposta correta é: Planejamento..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para o processo de alfabetização, alguns elementos precisam ser considerados, sendo estes: a observação, o planejamento, o tempo escolar, os materiais e os recursos utilizados e a rotina. Ao falarmos de rotina, temos em mente aquelas atividades repetitivas, enfadonhas, que fazemos sem refletir, sem saber o que, como, e para que as fazemos. Isso nos gera uma vontade de romper com essa rotina. Mas quando falamos em rotina nas turmas de alfabetização, precisamos levar em conta, que é uma ação de administrar cada uma das etapas de realização de um trabalho em prol de um objetivo, ela organiza o trabalho e o tempo dentro da sala de aula, possibilita a organização desse cotidiano, contribuindo para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, à medida que permite a ela maior tranquilidade e autonomia. Rotina é uma categoria pedagógica essencial para o trabalho cotidiano principalmente ao falarmos de alfabetização e letramento. Considerando o exposto acima, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais destacam a importância de se considerar a rotina para processo de alfabetização e letramento.
( ) Possibilita aos estudantes uma segurança pela continuidade, e a previsão de atividades escolares e organização, e ao professor facilita o planejamento diário das atividades.
( ) Em primeiro lugar, a rotina oferece um contexto de previsibilidade de atividades, para que os próprios alunos se organizem, consolidem aprendizagens e avancem em seus espaços de autonomia. Nesse sentido, os indicadores construtivos de seus processos cognitivos e suas hipóteses de aprendizagem podem ser produtivos de acordo com as intervenções necessárias às suas progressões.
( ) Asseguram que alguns procedimentos básicos sejam acordados entre professor e alunos. Os alunos aprendem por meio das rotinas a prever o que farão na escola e a organizar-se, e o professor distribui com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos em determinado período, assim facilitando seu planejamento.
( ) Em segundo lugar, uma rotina necessita, propiciar construção de leitura e escrita quando deparada com experiências e ampliação de contextos de aplicação.
( ) Possibilita aos professores maior tranqüilidade e segurança no que se refere a transmissão dos conteúdos propostos apenas, tendo em vista que as rotinas são regras do regimento escolar e servem para manter os alunos em silêncio em sala de aula, permitindo que os conteúdos programados sejam trabalhados.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, F, F, V, F.
b. V, F, V, F, F.
Como destaca a Profª Simone Weinhardt Withers, a rotina possibilita aos estudantes uma segurança pela continuidade, e a previsão de atividades escolares e organização, e ao professor facilita o planejamento diário das atividades, no processo de alfabetização e letramento, a rotina é bastante importante, pois asseguram que alguns procedimentos básicos sejam acordados entre professor e alunos. Os alunos aprendem por meio das rotinas a prever o que farão na escola e a organizar-se, e o professor distribui com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos em determinado período, assim facilitando seu planejamento.
c. F, V, F, V, F.
d. F, V, V, F, V.
e. V, V, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, F..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De certa forma, a cartilha contribui para o avesso da leitura e, constituindose,de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar. A leitura se caracteriza por uma experiência do presente, com a qual se compromete o leitor, já que ele contribui com seu mundo íntimo, no processo de decifração da obra, querendo ou não, a cartilha exclui a interpretação e, com isto, exila o leitor. Propondose como auto suficiente, simboliza uma autoridade em tudo contrária à natureza da obra de ficção que, mesmo na sua autonomia, não sobrevive sem o diálogo que mantém com seu destinatário. De acordo com as considerações de Russo e Vian (2001, p. 22), a cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Conforme o exposto acima, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais destacam os vários problemas que a cartilha traz para o processo de alfabetização.
( ) No trabalho com as sílabas, as cartilhas tendem a mesma estruturação, ou seja, são compostas de lições, cada lição parte de uma palavra chave representada por desenho onde é destacada a primeira sílaba, e a partir dela é desenvolvida a família silábica.
( ) Traz exercícios de montar e desmontar palavras, como mente de completar lacunas com sílabas de forma mecânica e descontextualizada, visando somente a memorização.
( ) Com o desenho de facilitar a leitura para o educando, a cartilha propõe textos que são pretextos, eles são preparados com palavras compostas e com sílabas já dominadas, entretanto, o conteúdo a coesão e a coerência ficam danificados por se tratarem de frases desconexas.
( ) As cartilhas trazem uma concepção de linguagem que pressupõem que uma palavra é feita de sílabas, uma sílaba de letras, uma frase é um conjunto de palavras, e um texto é um conjunto de frases.
( ) As cartilhas se não trabalhadas de forma contextualizada com a realidade do aluno, não passam de uma mera reprodução, pois trás as atividades de forma mecânica, sem desenvolver a criticidade do aluno.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V.
Como destaca a Profª Simone Weinhardt Withers, no trabalho com as silabas, as cartilhas tendem a mesma estruturação, ou seja, são compostas de lições, cada lição parte de uma palavra chave representada por desenho onde é destacada a primeira sílaba, e a partir dela é desenvolvida a família silábica, traz exercícios de montar e desmontar palavras, como mente de completar lacunas com sílabas de forma mecânica e descontextualizada, visando somente a memorização, com o desenho de facilitar a leitura para o educando, a cartilha propõe textos que são pretextos, eles são preparados com palavras compostas e com sílabas já denominadas, entretanto, o conteúdo a coesão e a coerência ficam danificados por se tratarem de frases desconectas, as cartilhas trazem uma concepção de linguagem que pressupõem que uma palavra é feita de silabas, uma silaba de letras, uma frase é um conjunto de palavras, e um texto é um conjunto de frases.
b. F, F, F, F, V.
c. V, F, F, V, F.
d. F, V, F, V, V.
e. V, F, F, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V..
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. Desta forma, a língua oral é estruturada e apresenta características próprias. De acordo com o texto acima, quais são as características da língua oral? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A escrita sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também na situação em que ela acontece.
( ) Na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, para organizar o texto.
( ) O discurso escrito é resultado da cooperação entre os interlocutores.
( ) A produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, F.
b. F, F, F, V.
c. F, F, V, F.
d. V, F, F, V.
e. F, V, F, V.
As características da língua oral são: na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, para organizar o texto. A produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos. A escrita sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também na situação em que ela acontece (esta alternativa é falsa, pois a oralidade sofrerá variação e não a escrita).O discurso escrito é resultado da cooperação entre os interlocutores(esta alternativa é falsa, pois o discurso é oral e não escrito).
Feedback
A resposta correta é: F, V, F, V..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Várias pesquisas têm sido realizadas para determinar qual o método mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. A escolha e a elaboração dos métodos de alfabetização têm como objetivo principal permitir e facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. Esses métodos podem ser diferenciados em métodos sintéticos, métodos analíticos e métodos analítico-sintéticos. Sobre estes três métodos, assinale a alternativa que corresponde corretamente a cada um deles.
I.Os métodos analíticos se caracterizam por iniciarem o processo de alfabetização partindo de unidades significativas da língua, ou seja, de palavras, frases, parágrafos ou textos. São classificados em: método das palavras, da frase, do parágrafo e do conto.
II.Os métodos sintéticos se caracterizam por iniciarem a aprendizagem de leitura partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas. São classificados em: alfabético, fonético e silábico.
III.Os métodos analítico-sintéticos ou mistos combinam as duas formas anteriores, porém tem suas determinações especificas pré-determinadas, contextualizadas de forma diferente.
IV.São caracterizados por iniciarem o processo de alfabetização, partindo das unidades mínimas da língua. São classificados em alfabético e fonético.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II e III estão corretas.
b. I, III e IV estão corretas.
c. II, III e IV estão corretas.
d. I e II estão corretas.
Os métodos analíticos se caracterizam por iniciarem o processo de alfabetização partindo de unidades significativas da língua, ou seja, de palavras, frases, parágrafos ou textos. São classificados em: método das palavras, da frase, do parágrafo e do conto.Os métodos sintéticos se caracterizam por iniciarem a aprendizagem de leitura partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas.São classificados em:alfabético,fonético e silábico.Já os métodos analítico-sintéticos ou mistos combinam as duas formas anteriores apenas.
e. I e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I e II estão corretas..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As crianças, ao adentrarem no contexto escolar o primeiro e, na maioria das vezes, o único modelo de texto escrito que recebem para “copiar” é a cartilha. Sabendo que estão na escola para aprender a utilizar a escrita (para ler e escrever) e levando muito a sério o que fazem, as crianças, ao receberem os textos contidos na cartilha como único modelo de escrita. Posteriormente, apresentarão problemas sérios na sua aprendizagem. A cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, torna-se mais uma opção do que uma necessidade. É importante o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho. Considerando alguns objetivos necessários de ensino e aprendizagem, os quais envolvem o uso da cartilha, avalie as afirmações a seguir:
I.Propiciar e orientar uma interação adequada entre o professor e o aluno, em torno do objeto a serassimilado (a compreensão de um texto, um conceito, um tipo de raciocínio, um modo de fazer).
II.Favorecer uma interlocução pedagogicamente eficaz entre os sujeitos envolvidos no processo, de forma que a apresentação, o reconhecimento e a assimilação do objeto possa se dar por meio do diálogo.
III.Promover uma aproximação adequada dos sujeitos, e em especial do aprendiz, em relação ao objeto;
IV.Permitir aos sujeitos uma representação ao mesmo tempo possível para o nível e o momento do processo de ensino e aprendizagem e que seja aceitável para os saberes de referência socialmente legitimados. Da sua qualidade depende a correção conceitual do instrumento;
Escolha uma:
a. I, II e III estão corretas.
b. I e IV estão corretas. .
c. I e IV estão corretas. .
d. II, III e IV estão corretas. .
e. Todas estão corretas.
I- Propiciar e orientar uma interação adequada entre o professor e o aluno, em torno do objeto a ser assimilado (a compreensão de um texto, um conceito, um tipo de raciocínio, um modo de fazer).
II- Favorecer uma interlocução pedagogicamente eficaz entre os sujeitos envolvidos no processo, de forma que a apresentação, o reconhecimento e a assimilação do objeto possa se dar por meio do diálogo.
III- Promover uma aproximação adequada dos sujeitos, e em especial do aprendiz, em relação ao objeto;
IV- Permitir aos sujeitos uma representação ao mesmo tempo possível para o nível e o momento do processo de ensino e aprendizagem e que seja aceitável para os saberes de referência socialmente legitimados. Da sua qualidade depende a correção conceitual do instrumento.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O método analítico-sintético ou misto surgiu para responder as críticas feitas aos métodos sintéticos e aos métodos analíticos. Segundo Morais (2006, p 59), o método misto é o mais usado atualmente e podemos encontrá-lo em duas formas: uma que parte de palavras ou frases e o professor dirige a análise para os elementos que compõem essas estruturas linguísticas complexas (método analítico-sintético de orientação global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes formando sílabas, as quais combinadas umas as outras originam as palavras (método analítico-sintético de orientação sintética). Sobre este método é correto afirmar que:
I.A principal vantagem do método analítico-sintético é de permitir que o aluno reconheça rapidamente as palavras visualizadas e que compreenda os símbolos gráficos que está decodificando.
II.Recentemente surgiu uma nova tendência dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são abandonados à medida que deixam de ser necessários.
III.A critica a esse método está baseada na relação com a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
IV.O processo psicológico no método misto é sempre o mesmo: ao se deparar com palavras, o aluno devera dividi-las em sílabas (análise), o que permite a decodificação dos símbolos impressos e, para pronunciá-las e compreendê-las, deverá realizar a síntese, isto é, a recombinação das sílabas em palavras.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II e IV estão corretas.
b. I, II e III estão corretas.
c. I e III estão corretas.
d. I e II estão corretas.
e. I, II e IV estão corretas.
A principal vantagem do método analítico-sintético é de permitir que o aluno reconheça rapidamente as palavras visualizadas e que compreenda os símbolos gráficos que está decodificando. Recentemente, surgiu uma nova tendência dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são abandonados à medida que deixam de ser necessários. A crítica a esse método está baseada na relação a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras. (esta alternativa esta incorreta, pois esta crítica foi feita ao método analítico). O processo psicológico no método misto é sempre o mesmo: ao se deparar com palavras, o aluno devera dividi-las em sílabas (análise), o que permite a decodificação dos símbolos impressos e, para pronunciá-las e compreendê-las, deverá realizar a síntese, ou seja, a recombinação das sílabas em palavras.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV estão corretas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A criança entra para a escola com o intuito de aprender a ler e a escrever, sendo este seu primeiro objetivo e, na maioria das vezes, o único. O modelo de texto escrito que recebem para “copiar” é a cartilha, que leva os alunos a decorar os conteúdos e não a reflexão. A cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização, uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, tornase mais uma opção do que uma necessidade por apresentar um modelo de leitura e escrita mecânica e sem contexto. A proposta atual prevê a alfabetização e o letramento de forma indissociável, acontece em diferentes contextos sociais, e em diferentes etapas da vida do aluno. Analisando o conceito acima sobre as cartilhas e o processo de alfabetização, assinale a alternativa que destaca a forma correta sobre o uso da cartilha no ambiente escolar:
Escolha uma:
a. Com o uso da cartilha em sala de aula os educandos podem desenvolver suas tarefas individualmente, pelo fato de se tratar do mesmo conteúdo e cada um ter a sua.
b. Cabe ao professor tomar posse dela (cartilha) e contextualizá-la em diferentes meios e práticas sociais.
Como destaca a Profª Simone Weinhardt Withers, cabe ao professor tomar posse dela (cartilha) e contextualizá-la em diferentes meios e práticas sociais. Vale ressaltar que a cartilha não pode ser utilizada como sendo único recurso didático pedagógico na prática docente.
c. Na concepção histórico - critico dos conteúdos, a cartilha é considerada um recurso didático indispensável tendo em vista que norteia todo o processo de ensino-aprendizagem de forma qualitativa.
d. É importante o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho; e os conteúdos contidos na cartilha devem ser passados aos alunos da mesma forma que se apresenta, sem qualquer alteração.
e. Durante o processo de ensino aprendizagem do aluno, a professora pode reforçar o conteúdo da cartilha utilizando-se de jogos e brincadeiras mecânicos.
Feedback
A resposta correta é: Cabe ao professor tomar posse dela (cartilha) e contextualizá-la em diferentes meios e práticas sociais..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos métodos de alfabetização, segundo Morais (2006, p. 59), o método misto é o mais usado atualmente e podemos encontrá-lo emduas formas: uma, que parte de palavras ou frases e o professor dirigea analise para os elementos que compõem essas estruturas linguísticas complexas (método analítico-sintético de orientação global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes formando sílabas, as quais combinadas uma as outras originam as palavras (métodoanalítico- sintético de orientaçãosintética).
Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir:
I. O processo psicológico no método misto é sempre o mesmo;
II. O aluno ao se deparar com palavras deverá dividi-las em silabas (analise);
III. Influenciam negativamente no ensino-aprendizagem;
IV. Utiliza a cartilha como única fonte de informação.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III e IV.
b. I.
c. I e II.
Recentemente surgiu uma nova tendência dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são abandonados à medida que deixam de ser necessários.
d. II.
e. Apenas a IV está correta.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramentoda competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. Devese mostrar, em relação à coerência dos discursos orais, que é um processo que ocorre na orientação temporal e, por isso, apresenta algumas diferenças funcionais, físicas e situacionais com relação à escrita, por ter interpretação mútua dos interlocutores, permitindo ao mesmo tempo a homogeneidade textual e heterogeneidade discursiva.Partindo deste pressuposto, nota-se que a língua oral é estruturada e apresenta características próprias: na oralidade, o discurso oral, a fala e a produção oral. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, conceituando o significado de cada característica da língua oral.
I. Oralidade.
II. Discurso oral.
III. Fala.
IV. Produção oral.
( ) Ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar perfeitamente as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
( ) Sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também, em função da situação em que ela acontece.
( ) É resultado da cooperação entre os interlocutores.
( ) Existem repetições, hesitações, correção imediata, entre outros recursos para organizar o texto.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 4, 3, 2, 1.
A língua oral é estruturada e apresenta características próprias:na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, entre outros recursos para organizar o texto; o discurso oral é resultado da cooperação entre os interlocutores; a fala sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também em função da situação em que ela acontece; a produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar perfeitamente as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos (CHANOSKIGUSSO; FINAU, 2002, p. 11). Desse modo, as práticas de oralidade devem oportunizar aos alunos diferentes situações de escuta e de fala, de modo a exercitar as regras instituídas para as situações interativas face a face: saber ouvir, respeitar o posicionamento do outro, mostrar polidez, saber analisar e interferir, selecionar informações para registrar, etc.as propostas de produção oral devem ampliar a competência do aluno em situações formais e também em situações informais, uma vez que sua produção deverá variar de acordo com o propósito a que se destina – informar, divertir, persuadir, etc, com o interlocutor e a situação.
b. 3, 2, 1, 4.
c. 1, 2, 3, 4.
d. 2, 4, 1, 3.
e. 1, 2, 4, 3.
Feedback
A resposta correta é: 4, 3, 2, 1..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Russo e Vian (2001, p. 22), a cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, tornase mais uma opção do que uma necessidade. As ideias dos autores, reproduzidas acima propõem uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. O professor não deve abrir mão da cartilha, pois trata do instrumento de maior importância para a alfabetização e/ou letramento.
b. O contato com vários tipos de palavras que às vezes ainda não conhece.
c. A sua prática com a possibilidade de divulgar socialmente suas ideias.
d. Como promover situações de contato com a escrita.
e. A importância de o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho em sala de aula.
A importância de o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho em sala de aula. Por melhor e mais especializado que seja um material, parte significativa de seu caráter didático decorre dos usos que professor e aluno, envolvidos numa situação de ensino e aprendizagem particular, fazem dele. A eficácia desses recursos resulta da correta formulação de uma equação entre o seu grau de especialização, o perfil dos sujeitos envolvidos e as características da situação.
Feedback
A resposta correta é: A importância de o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho em sala de aula..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nasceu no ano de 1936, se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro, o seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, suas pesquisas concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados a leitura e a escrita. Em sua teoria “não propõe práticas pedagógicas nem técnicas metodológicas, mas sim uma maneira diferente de ver a criança e entender seus erros como uma demonstração do seu grau de conhecimento e como um prérequisito para chegar ao acerto, ou seja, a criança busca a aprendizagem na medida em que constrói o raciocínio lógico”. A descrição acima se refere a qual autor (a):
Escolha uma:
a. Emília Ferreiro.
Como destaca a Profª Veridiana Almeida, Emília Ferreiro não propõe práticas pedagógicas nem técnicas metodológicas, mas sim uma maneira diferente de ver a criança e entender seus erros – anteriormente considerados absurdos – como uma demonstração do seu grau de conhecimento e como um prérequisito para chegar ao acerto, ou seja, a criança busca a aprendizagem na medida em que constrói o raciocínio lógico. Emília Ferreiro nasceu na Argentina, em 1936 se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro e o seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, suas pesquisas concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e à escrita.
b. Jean Piaget.
c. Paulo Freire.
d. Lev Vygotsky.
e. Ana Teberosky.
Feedback
A resposta correta é: Emília Ferreiro..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise o conceito apresentado pela Profª Veridiana Almeida em sua aula de alfabetização e letramento: “Neste estágio o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba, a criança começa a perceber que a palavra está relacionada com os aspectos sonoros da fala, separa oralmente as sílabas das palavras e corresponde uma letra a cada som emitido, ou seja, cada parte corresponde a uma sílaba”. O conceito acima descrito refere-se a qual nível da escrita:
Escolha uma:
a. Hipótese présilábica.
b. Hipótese silábica.
c. Intermediário I.
d. Silábico-alfabético.
e. Hipótese alfabética.
Como destaca a Profª Veridiana Almeida, hipótese alfabética, a criança começa a perceber que a palavra está relacionada com os aspectos sonoros da fala, separa oralmente as sílabas das palavras e corresponde uma letra a cada som emitido, ou seja, cada parte corresponde a uma sílaba. Neste estágio o aluno já compreendeu o sistema de escrita entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba.
Feedback
A resposta correta é: Hipótese alfabética..
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo o autor Barbosa (1991 p. 47) o método sintético é o mais antigo de todos os métodos tendo mais de dois mil anos. Ele se caracteriza por iniciar a aprendizagem de leitura partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas, sendo classificados em: alfabético, fonético e silábico. Sobre estas três classificações assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( ) Devido a sua ineficácia, o método fonético foi abandonado gradativamente e caiu em desuso, muitas foram as críticas a seu respeito e funcionalidade.
( ) No método alfabético o ensino da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. Primeiro, as combinações são entre duas letras; quando dominadas passa-se a combinar três, quatro, cinco letras. Só então se trabalham as sílabas que formarão as palavras para se chegar as frases, aos parágrafos e aos textos.
( ) Método fonético: parte do princípio de que a palavra se formapronunciando rapidamente os sons das letras e não o seu nome. A primeira etapa a ser ensinada a criança que começa o processo de alfabetização e o som e a forma gráfica das letras.
( ) Método silábico: as unidades-chave empregadas para se ensinar a ler são as sílabas, para depois serem combinadas em palavras e frases. Este método surgiu para tentar superar os obstáculos apontados no método alfabético, principalmente aqueles relacionados as dificuldades de se pronunciar com exatidão os sons das consoantes, isolados dos sons das vogais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, F.
b. V, F, F, V.
c. F, V, F, F.
d. F, V, V, F.
Devido a sua ineficácia, o método fonético foi abandonado gradativamente e caiu em desuso, muitas foram as críticas a seu respeito e funcionalidade (esta alternativa é falsa, pois foi o método alfabético que caiu em desuso). No método alfabético o ensino da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. Primeiro, as combinações são entre duas letras; quando dominadas passa-se a combinar três, quatro, cinco letras. Só então se trabalham as sílabas que formarão as palavras para se chegar as frases, aos parágrafos e aos textos. Método fonético: parte do princípio de que a palavra se forma pronunciando rapidamente os sons das letras e não o seu nome. A primeira etapa a ser ensinada a criança que começa o processo de alfabetização e o som e a forma gráfica das letras. Método silábico: as unidades-chave empregadas para se ensinar a ler são as sílabas, para depois serem combinadas em palavras e frases. Este método surgiu para tentar superar os obstáculos apontados no método alfabético, principalmente aqueles relacionados as dificuldades de se pronunciar com exatidão os sons das consoantes, isolados dos sons das vogais. (esta alternativa é falsa, pois este método surgiu para tentar superar o método fonético e não alfabético).
e. V, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O ensino de língua para poder dar resposta a sua tarefa de desenvolver nos alunos a competência de compreender e produzir textos em diversas situações de interação, ou seja, permitir-lhes a inserção no mundo letrado deve, necessariamente, oferecer incentivos e meios para que os aprendizes leiam. A leitura da literatura de ficção e não ficção, de revistas e jornais, enfim, dos diferentes textos que circulam na sociedade é um modo de a escola cumprir seu papel de favorecer condições para que os alunos, gradativamente, aumentem seus saberes e, em consequência, desenvolvam o raciocínio, o senso crítico, a compreensão do real, a curiosidade intelectual, essenciais para a construção de uma sociedade mais politizada. Segundo este contexto SILVA, (2005 p.22), afirma que o trabalho do professor merece maior destaque porque...
I.O professor é o intelectual que delimita todos os quadrantes do terreno da leitura escolar. 
II.Sem a sua presença atuante e seu trabalho competente, o terreno dificilmente chegará a produzir o benefício que a sociedade espera, deseja, ou seja, leitura e leitores assíduos e maduros. 
III.Sem um professor que, além de se posicionar como leitor assíduo, crítico e competente entenda realmente a complexidade do ato de ler, as demais condições para a produção da leitura perderão em validade, potência e efeito. 
IV.O professor é o profissional que irá definir os componentes que farão parte da complexidade oral dentro desta conjuntura de leitura escolar. 
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao enunciado: 
Escolha uma:
a. II e III estão corretas.
b. I, II e III estão corretas.
De acordo com Ezequiel Theodoro da Silva (2005 p.22), o professor é o intelectual que delimita todos os quadrantes do terreno da leitura escolar. Sem a sua presença atuante, sem o seu trabalho competente, o terreno dificilmente chegará a produzir o benefício que a sociedade espera e deseja, ou seja, leitura e leitores assíduos e maduros. Sem um professor que, além de se posicionar como um leitor assíduo, crítico e competente, entenda realmente a complexidade do ato de ler, as demais condições para a produção da leitura perderão em validade, potência e efeito.
c. I e III estão corretas.
d. I, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O método analítico-sintético ou misto surgiu para responder as críticas feitas aos métodos sintéticos e aos métodos analíticos. Segundo Morais (2006, p 59), o método misto é o mais usado atualmente e podemos encontrá-lo em duas formas: uma que parte de palavras ou frases e o professor dirige a análise para os elementos que compõem essas estruturas linguísticas complexas (método analítico-sintético de orientação global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes formando sílabas, as quais combinadas umas as outras originam as palavras (método analítico-sintético de orientação sintética). Sobre este método é correto afirmar que:
I.A principal vantagem do método analítico-sintético é de permitir que o aluno reconheça rapidamente as palavras visualizadas e que compreenda os símbolos gráficos que está decodificando.
II.Recentemente surgiu uma nova tendência dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são abandonados à medida que deixam de ser necessários.
III.A critica a esse método está baseada na relação com a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
IV.O processo psicológico no método misto é sempre o mesmo: ao se deparar com palavras, o aluno devera dividi-las em sílabas (análise), o que permite a decodificação dos símbolos impressos e, para pronunciá-las e compreendê-las, deverá realizar a síntese, isto é, a recombinação das sílabas em palavras.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I e III estão corretas.
b. I, II e IV estão corretas.
A principal vantagem do método analítico-sintético é de permitir que o aluno reconheça rapidamente as palavras visualizadas e que compreenda os símbolos gráficos que está decodificando. Recentemente, surgiu uma nova tendência dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são abandonados à medida que deixam de ser necessários. A crítica a esse método está baseada na relação a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras. (esta alternativa esta incorreta, pois esta crítica foi feita ao método analítico). O processo psicológico no método misto é sempre o mesmo: ao se deparar com palavras, o aluno devera dividi-las em sílabas (análise), o que permite a decodificação dos símbolos impressos e, para pronunciá-las e compreendê-las, deverá realizar a síntese, ou seja, a recombinação das sílabas em palavras.
c. I e II estão corretas.
d. I, II e III estão corretas.
e. II e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV estão corretas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A cartilha na atual conjuntura deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, torna-se mais uma opção do que uma necessidade. É necessário que o professor perceba que este material pode servir de apoio para nortear seu trabalho, em conjunto com outras metodologias e materiais de apoio. Porém, muitos são os autores que criticam e relacionam vários fatores problemáticos que influenciam negativamente no ensino aprendizagem por meio da cartilha. Sobre os autores abaixo assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Marisa Borba: há livros didáticos com conteúdos indevidos,até mesmo errados, favorecendo assim, a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como corretas.
( ) Bruno Bettelheim e Karen Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e a simplicidade das proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura. Analisam, também a repetição de palavras idênticas como sendo uma reversão ao tempo em que a criança estava aprendendo a falar e repetia sempre as mesmas palavras.
( ) Zizi Trevisan critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que é passada aos alunos que, se não mudada a tempo, vai persegui-los por toda a sua vida escolar.
( ) Massini Cagliari coloca que o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindo-se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. F, V, F, V.
c. F, F, V, F.
d. V, V, F, F.
Segundo Marisa Borba: há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como corretas. Bruno Bettelheim e Karen Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e a simplicidade das proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura.Analisam, também, a repetição de palavras idênticas como sendo uma reversão ao tempo em que a criança estava aprendendo a falar e repetia sempre as mesmas palavras. Zizi Trevisan critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que e passada aos alunos e que, se não mudada a tempo, vai persegui-los por toda a sua vida escolar (esta alternativa é falsa pois esta fala é de Massini Cagliari e não da autora Zizi Trevisan). Massini Cagliari coloca que o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindo-se, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a pratica da leitura almeja alcançar.(esta alternativa é falsa pois este discurso é de Regina Zilberman).
e. V, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos métodos de alfabetização, segundo Morais (2006, p. 59), o método misto é o mais usado atualmente e podemos encontrá-lo emduas formas: uma, que parte de palavras ou frases e o professor dirigea analise para os elementos que compõem essas estruturas linguísticas complexas (método analítico-sintético de orientação global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes formando sílabas, as quais combinadas uma as outras originam as palavras (métodoanalítico- sintético de orientaçãosintética).
Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir:
I. O processo psicológico no método misto é sempre o mesmo;
II. O aluno ao se deparar com palavras deverá dividi-las em silabas (analise);
III. Influenciam negativamente no ensino-aprendizagem;
IV. Utiliza a cartilha como única fonte de informação.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III e IV.
b. I.
c. Apenas a IV está correta.
d. II.
e. I e II.
Recentemente surgiu uma nova tendência dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são abandonados à medida que deixam de ser necessários.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitas pesquisas têm sido realizadas, atualmente, para determinar qual o método mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. Os resultados não mostram uma conclusão precisa sobre qual é o melhor método de ensino empregado, mas mostraram que cada método desenvolve no aluno determinadas capacidades. Porém, muitas foram as críticas acerca dos métodos analíticos sobre a sua funcionalidade de fato. Dentro desta conjuntura, assinale as alternativas que correspondem corretamente às críticas aos seus métodos.
I.Método do conto: as críticas a esse método são as seguintes: para ler uma história que foi escrita no quadro negro, após ter sido relatada pelo professor, as crianças devem ter uma excelente memória auditiva para recordar a sequência dos fatos. Caso contrário, os alunos não conseguirão ler nem identificar os parágrafos escritos.
II.Método da palavra: as críticas a esse método dizem respeito a falta de interesse da criança no início da alfabetização devido a necessidade de serem memorizadas sílabas sem sentido e, como consequência, o desenvolvimento de uma leitura mecânica que não leva a compreensão do que é lido.
III.Método da frase: as críticas a este método consistem nas dificuldades que a maioria das crianças encontra para identificar as palavras, o que atrasa o processo de aprender a ler.
IV.Método do parágrafo: as críticas a esse método está baseada na relação a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. I, III e IV estão corretas.
Método do conto: as críticas a esse método são as seguintes: para ler uma história que foi escrita no quadro negro, após ter sido relatada pelo professor, as crianças devem ter uma excelente memória auditiva para recordar a sequência dos fatos. Caso contrário, os alunos não conseguirão ler nem identificar os parágrafos escritos. Método da palavra: as críticas a esse método dizem respeito a falta de interesse da criança no início da alfabetização devido a necessidade de serem memorizadas sílabas sem sentido e, como consequência, o desenvolvimento de uma leitura mecânica que não leva a compreensão do que é lido (esta alternativa é incorreta pois esta crítica foi feita ao método silábico e não ao das palavras). Método da frase: as críticas a este método consistem nas dificuldades que a maioria das crianças encontra para identificar as palavras, o que atrasa o processo de aprender a ler. Método do parágrafo: as críticas a esse método está baseada na relação a ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
e. I, II e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV estão corretas..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Russo e Vian (2001, p. 22), a cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, tornase mais uma opção do que uma necessidade. As ideias dos autores, reproduzidas acima propõem uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. A sua prática com a possibilidade de divulgar socialmente suas ideias.
b. Como promover situações de contato com a escrita.
c. O professor não deve abrir mão da cartilha, pois trata do instrumento de maior importância para a alfabetização e/ou letramento.
d. A importância de o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho em sala de aula.
A importância de o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho em sala de aula. Por melhor e mais especializado que seja um material, parte significativa de seu caráter didático decorre dos usos que professor e aluno, envolvidos numa situação de ensino e aprendizagem particular, fazem dele. A eficácia desses recursos resulta da correta formulação de uma equação entre o seu grau de especialização, o perfil dos sujeitos envolvidose as características da situação.
e. O contato com vários tipos de palavras que às vezes ainda não conhece.
Feedback
A resposta correta é: A importância de o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho em sala de aula..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise o conceito apresentado pela Professora Simone Weinhardt Withers em sua aula de Alfabetização e Letramento: “É um importante instrumento de trabalho do professor, sendo ele, uma forma de organização para que o mesmo possa atender aos objetivos e as ações fundamentais para que se efetivem. Ele ajuda a pensar o que, e como fazer na sala de aula, garantindo os direitos de aprendizagem que precisamos contemplar no processo de alfabetização e letramento. É um documento muito importante para a prática no processo de alfabetização, pois aparelha o trabalho, faz uma previsão do tempo pedagógico e arquiteta a rotina, promovendo assim o atendimento e a formação das crianças em alfabetização”. O conceito descrito se refere ao:
Escolha uma:
a. Proposta pedagógica.
b. Currículo.
c. Projeto político pedagógico.
d. Regimento escolar.
e. Planejamento.
Como destaca a Profª Simone Weinhardt Withers, o planejamento é um importante instrumento de trabalho do professor, sendo ele, uma forma de organização para que o mesmo possa atender aos objetivos e as ações fundamentais para que se efetivem, ele ajuda a pensar o que, e como fazer na sala de aula, garantindo os direitos de aprendizagem que precisamos contemplar no processo de alfabetização e letramento. O planejamento é muito importante para a prática no processo de alfabetização, pois aparelha o trabalho, faz uma previsão do tempo pedagógico e arquiteta a rotina, promovendo assim o atendimento e a formação das crianças em alfabetização.
Feedback
A resposta correta é: Planejamento..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para o processo de alfabetização, alguns elementos precisam ser considerados, sendo estes: a observação, o planejamento, o tempo escolar, os materiais e os recursos utilizados e a rotina. Ao falarmos de rotina, temos em mente aquelas atividades repetitivas, enfadonhas, que fazemos sem refletir, sem saber o que, como, e para que as fazemos. Isso nos gera uma vontade de romper com essa rotina. Mas quando falamos em rotina nas turmas de alfabetização, precisamos levar em conta, que é uma ação de administrar cada uma das etapas de realização de um trabalho em prol de um objetivo, ela organiza o trabalho e o tempo dentro da sala de aula, possibilita a organização desse cotidiano, contribuindo para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, à medida que permite a ela maior tranquilidade e autonomia. Rotina é uma categoria pedagógica essencial para o trabalho cotidiano principalmente ao falarmos de alfabetização e letramento. Considerando o exposto acima, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais destacam a importância de se considerar a rotina para processo de alfabetização e letramento.
( ) Possibilita aos estudantes uma segurança pela continuidade, e a previsão de atividades escolares e organização, e ao professor facilita o planejamento diário das atividades.
( ) Em primeiro lugar, a rotina oferece um contexto de previsibilidade de atividades, para que os próprios alunos se organizem, consolidem aprendizagens e avancem em seus espaços de autonomia. Nesse sentido, os indicadores construtivos de seus processos cognitivos e suas hipóteses de aprendizagem podem ser produtivos de acordo com as intervenções necessárias às suas progressões.
( ) Asseguram que alguns procedimentos básicos sejam acordados entre professor e alunos. Os alunos aprendem por meio das rotinas a prever o que farão na escola e a organizar-se, e o professor distribui com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos em determinado período, assim facilitando seu planejamento.
( ) Em segundo lugar, uma rotina necessita, propiciar construção de leitura e escrita quando deparada com experiências e ampliação de contextos de aplicação.
( ) Possibilita aos professores maior tranqüilidade e segurança no que se refere a transmissão dos conteúdos propostos apenas, tendo em vista que as rotinas são regras do regimento escolar e servem para manter os alunos em silêncio em sala de aula, permitindo que os conteúdos programados sejam trabalhados.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, F, V, F, F.
Como destaca a Profª Simone Weinhardt Withers, a rotina possibilita aos estudantes uma segurança pela continuidade, e a previsão de atividades escolares e organização, e ao professor facilita o planejamento diário das atividades, no processo de alfabetização e letramento, a rotina é bastante importante, pois asseguram que alguns procedimentos básicos sejam acordados entre professor e alunos. Os alunos aprendem por meio das rotinas a prever o que farão na escola e a organizar-se, e o professor distribui com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos em determinado período, assim facilitando seu planejamento.
b. V, F, F, V, F.
c. F, V, V, F, V.
d. V, V, V, V, V.
e. F, V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, F..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De certa forma, a cartilha contribui para o avesso da leitura e, constituindose, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar. A leitura se caracteriza por uma experiência do presente, com a qual se compromete o leitor, já que ele contribui com seu mundo íntimo, no processo de decifração da obra, querendo ou não, a cartilha exclui a interpretação e, com isto, exila o leitor. Propondose como auto suficiente, simboliza uma autoridade em tudo contrária à natureza da obra de ficção que, mesmo na sua autonomia, não sobrevive sem o diálogo que mantém com seu destinatário. De acordo com as considerações de Russo e Vian (2001, p. 22), a cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Conforme o exposto acima, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais destacam os vários problemas que a cartilha traz para o processo de alfabetização.
( ) No trabalho com as sílabas, as cartilhas tendem a mesma estruturação, ou seja, são compostas de lições, cada lição parte de uma palavra chave representada por desenho onde é destacada a primeira sílaba, e a partir dela é desenvolvida a família silábica.
( ) Traz exercícios de montar e desmontar palavras, como mente de completar lacunas com sílabas de forma mecânica e descontextualizada, visando somente a memorização.
( ) Com o desenho de facilitar a leitura para o educando, a cartilha propõe textos que são pretextos, eles são preparados com palavras compostas e com sílabas já dominadas, entretanto, o conteúdo a coesão e a coerência ficam danificados por se tratarem de frases desconexas.
( ) As cartilhas trazem uma concepção de linguagem que pressupõem que uma palavra é feita de sílabas, uma sílaba de letras, uma frase é um conjunto de palavras, e um texto é um conjunto de frases.
( ) As cartilhas se não trabalhadas de forma contextualizada com a realidade do aluno, não passam de uma mera reprodução, pois trás as atividades de forma mecânica, sem desenvolver a criticidade do aluno.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, F, F, F, V.
b. V, F, F, V, F.
c. F, V, F, V, V.
d. V, V, V, V, V.
Como destaca a Profª Simone Weinhardt Withers, no trabalho com as silabas, as cartilhas tendem a mesma estruturação, ou seja, são compostas de lições, cada lição parte de uma palavra chave representada por desenho onde é destacada a primeira sílaba, e a partir dela é desenvolvida a família silábica, traz exercícios de montar e desmontar palavras, como mente de completar lacunas com sílabas de forma mecânica e descontextualizada, visando somente a memorização,com o desenho de facilitar a leitura para o educando, a cartilha propõe textos que são pretextos, eles são preparados com palavras compostas e com sílabas já denominadas, entretanto, o conteúdo a coesão e a coerência ficam danificados por se tratarem de frases desconectas, as cartilhas trazem uma concepção de linguagem que pressupõem que uma palavra é feita de silabas, uma silaba de letras, uma frase é um conjunto de palavras, e um texto é um conjunto de frases.
e. F, F, F, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V..

Continue navegando