Buscar

diferenças dos estados

Prévia do material em texto

Estado Social - mais conhecido como Estado de bem-estar social - é aquele em que a tributação é pesadíssima, mas em contrapartida os cidadãos recebem serviços públicos - como Educação, Saúde, Transportes etc - de qualidade, prestados pelo Estado. Um belo exemplo é a Suécia.
Estado Liberal é caracterizado por ser mínimo, ou seja, pouca tributação aos cidadãos e empresas, que poderão decidir por si próprios o que fazer com o dinheiro que seria pago ao Estado. Como o próprio nome indica, é caracterizado por maior liberdade. Em vez de se pagar impostos altíssimos e ser atendido em hospitais públicos e matricular seus filhos numa escola pública, usa-se o dinheiro que sobra para escolher por si próprio, entre opções que competem entre si, qual estabelecimento é de seu agrado. Um belo exemplo é a Suíça.
  O Estado Democrático de Direito, assentado nos pilares da democracia e dos direitos fundamentais, surge como uma forma de barrar a propagação de regimes totalitários que, adotando a forma de Estado Social, feriam as garantias individuais, maculando a efetiva participação popular nas decisões políticas.
No Estado Democrático de Direito coexistem harmonicamente o Princípio da Soberania Popular, aplicado através do regime democrático e o da Legalidade, herança do Estado Liberal.
O Estado Democrático de Direito, através da fusão dos conceitos de Estados de Direito e Democrático, aplicando, sob o crivo da legalidade, os ditames democráticos e garantindo, em sua plenitude, os direitos humanos fundamentais.

Continue navegando