Buscar

Sistemas químicos

Prévia do material em texto

SISTEMAS QUÍMICOS
 Discentes:
Guilherme Silva; Luana Maria Mota; Luma Boa Sorte e Tereza Luiza Caldas.
 Docente: Meire Pitta.
 
Governador Mangabeira – 2019
Introdução
A atividade prática de química para os alunos do 1 ° ano B de agroindústria ocorreu no dia 02 de maio e teve como objetivo estudar: ponto de fusão, solidificação e fases de uma mistura, demonstrada por experimentos químicos efetuados em laboratório pelos discentes com ajuda da docente Meire Pitta.
Todo resultado obtido com o exercício químico foi explanado em sala de aula, tais como a passagem entre estados físicos da água e as fases de uma mistura. O desempenho do trabalho sucedeu-se com as resoluções de cada passo de um cronograma produzido pela docente, com o desfecho em suas respectivas reações as ações dos discentes com os materiais requeridos.
Ponto de fusão
Na primeira parte da atividade prática efetuamos as seguintes ordens:
Colocar os cubinhos de gelo no béquer, envolvendo o bulbo colocado dentro do béquer;
Anotar a temperatura registrada no termômetro enquanto o gelo está derretendo.
Concluímos então que a temperatura ganhou calor e permaneceu constante ao derreter em 0°C, e antes do gelo dissolver apresentou a temperatura de 10°C(°Celsius).
Materiais utilizados:
 -Cubos de gel
 -1 Béquer de 250 mL
 -1 Termômetro
Objetivo do experimento: Demonstrar que a temperatura permanece constante enquanto o gelo está derretendo
Solidificação
Na segunda parte da atividade efetuamos as seguintes ordens:
Colocar o gelo picado no béquer até metade de sua capacidade;
Introduzir um termômetro no meio do gelo picado, observar a variação da temperatura fazendo várias leituras do termômetro para verificar se está diminuindo sempre ou se diminui e depois permanece constante. Anotar os resultados das leituras;
Retirar o termômetro e observar a temperatura, anotar os resultados das observações;
Colocar novamente o termômetro e observar a temperatura. Anotar os resultados das observações;
Pegar o tubo de ensaio, colocar na água até a altura de 4 cm e introduzir o outro termômetro ao no tubo. Aguardar um tempo e fazer a leitura no termômetro;
Colocar o tubo de ensaio com água e o termômetro dentro do béquer com gelo picado misturado com sal. Observar se a água se transforma em gelo ou se continua liquida, anota o resultado da observação;
Fazer leituras no termômetro colocado no tubo de ensaio para verificar se a temperatura da água permanece constante enquanto ocorre a mudança de estado.
Chegamos a conclusão de que a temperatura não se tornou constante em nenhum dos passos, sempre com mudança demasiada em comparação com nível de calor da experiência passada, chegando ao ponto de solidificar a umidade externa do tubo de ensaio e do béquer em um curto período de tempo (no intervalo de 5 minutos) com a utilização do sal com o gelo.
Materiais que utilizamos:
-1 Tubo de ensaio
- Sal de cozinha
- 1 béquer de 250 mL
- Gelo picado
- 1 termômetro
- água
Objetivo do experimento: verificar se a solidificação da água ocorre com a temperatura constante
Misturas e seus componentes e fases
Na terceira parte da atividade efetuamos as seguintes ordens:
Monte varias misturas diferentes, como indicado no quadro a seguir, agite e anote.
 
Chegamos a seguinte conclusão: os materiais que são sólidos, são aqueles que possuem maior possibilidade de não serem dissolvidos pela água, fazendo com que a grande maioria das misturas com água recebesse mais de uma fase e misturas de apenas sólidos, apresentariam mais de uma fase a partir da percepção da coloração e textura de cada componente (como na mistura de sal e açúcar, onde só é possível separar os dois visualmente observando os grãos com delimitação redonda do açúcar que se diferenciava da textura de ‘’pó’’ do sal).
Materiais utilizados:
- Tubos de ensaio
- Água
- Óleo
- Álcool
- Açúcar
- Sal de cozinha
Objetivo: fazer misturas com diversos reagentes para comparar o número de fases com o número de componentes misturados.
Metodologia
As atividades foram executadas a partir de conhecimentos prévios sobre o assunto, contando com a ajuda de uma docente especializada em química. Esta aula prática foi executada em laboratório e contou com a formação de grupos de no mínimo 3 e máximo 4 pessoas, todos trajando uniforme e jaleco até o final da aula. Para que pudéssemos dar início a aula todas as estudantes deveriam estar com o cabelo preso na parte superior da cabeça, e assim foi feito.
O método usado para execução da atividade foi a aplicabilidade de papel e caneta que foram utilizados de forma didáticas para anotar todas as informações obtidas e retiradas da atividade, uso de smartphone celular para maior facilidade na execução de atos como a contagem de tempo, registros fotográficos e pesquisas via internet para melhor compreensão do trabalho.
Para efetivo cumprimento dos processos químicos foi necessário utilizar materiais típicos de laboratórios, como: béquer, tubo de ensaio e termômetro. Sem estes materiais dificilmente a atividade seria executada. Vale ressaltar que o uso de todos e quaisquer materiais foram com auxílio da docente Meire Pitta.
Considerações finais 
Como proposta desta atividade prática, temos a aprendizagem e fixação dos assuntos dados em sala de aula que fazem parte do processo avaliativo do aluno. O modo trabalhado com essas questões químicas, ajudou os alunos com a compreensão do tema, ocorrendo a absorção inconsciente dos objetos, assim advindo conhecimento sobre estes conteúdos cotidianos (ponto de fusão, solidificação e misturas).
Os resultados apresentados sobre ponto de fusão e solidificação consistem no estudo da temperatura onde conseguimos perceber a total diferença de calor para água em estado sólido ficar líquida(0°C) ou em estado líquido para sólido (-10°C~-15°C) e em consequência ao estudo sobre misturas, conseguimos diferenciar pequenos detalhes presentes na combinação de elementos, tanto sólidos quanto como líquidos, como na mistura de óleo com água e sal de cozinha com açúcar.
No processo de conclusão do trabalho, foi preciso ter um foco especial quanto as misturas, pois problemas básicos se ocasionaram com questões levantadas com a atividade, como a combinação de açúcar e sal. Através de buscas em sites e livros digitais conseguimos delimitar casos como este para entender demarcação da contagem de fases e entender misturas heterogêneas e homogêneas.
Referência
Química geral/ John B. Russel; Tradução e revisão Márcia Guekezian...| et. Al. 1-2. Ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1994. Volume 1

Continue navegando