Buscar

APOL 3 - OPINIÃO PUBLICA E SOCIOLOGIA CONTEMPORANEA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Contemporânea
Antes de descobrir a Sociologia, Goffman estudou Química e trabalhou com cinema. Interessou-se por Sociologia mais tarde, formando-se nessa área pela Universidade de Toronto, em 1945. A sua formação se completou na Universidade de Chicago, em 1953 – o centro da abordagem interacionista. Os sociólogos de Chicago foram pioneiros em estudos de Sociologia Urbana, sobretudo das relações étnicas na periferia da cidade. (Texto da rota de aprendizagem da aula 4).
Tendo como base os como base os conteúdos da aula 4, analise as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta acerca do interacionismo:
I. O interacionismo se distingue da sociologia funcionalista de várias formas. Sobretudo, ele desconfia de categorias teóricas muito abstratas, como função ou sistema
II. Para essa corrente a realidade social não é um todo integrado – o interacionismo entende a sociedade como algo mais fragmentado.
III. De forte ceticismo empirista, os interacionistas focam o aspecto mais visível da sociedade, isto é, as interações face a face.
	
	A-
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	B-
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	C-
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	D-
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	E-
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Questão 2/5 - Opinião Pública e Comportamento Político
Em termos mais específicos, seriam as motivações e percepções individuais que explicariam as escolhas partidárias e o voto dos eleitores. A partir daí, o elo entre a origem social e o voto seria o mapa psicológico dos eleitores. Esse mapa psicológico, por sua vez, é produzido a partir dos processos de socialização pelos quais passam os indivíduos, gerando valores e atitudes em relação ao mundo político. (Texto da rota de aprendizagem da aula 4).
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da aula 4, assinale a alternativa que contém tipos ideais acerca do posicionamento dos eleitores no mundo político:
	
	A-
	Engajados, Anômicos, Impotentes e Rebeldes
	
	B-
	Ativos, Inativos, Descolados e Importantes
	
	C-
	Racionais, Irracionais, Estabelecidos e Outsiders
	
	D-
	Militantes, Ativos, Passivos e Descolados.
	
	E-
	Engajados, Irracionais, Fanáticos e Descolados.
Questão 3/5 - Opinião Pública e Comportamento Político
Da perspectiva sociológica, portanto, o comportamento eleitoral é explicado menos pelas características individuais dos eleitores do que pela natureza e pela densidade da interação deles com os contextos sociais nos quais estão inseridos. (Texto da rota da aula 4). 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da aula 4, assinale a alternativa que
 contém dois fatores que explicam o comportamento eleitoral da perspectiva sociológica
	
	A-
	“Mobilidade Social” e “Expansão das oportunidades de participação”
	
	B-
	“Cor da pele” e “Renda”
	
	C-
	“Oratória dos candidatos” e “Nacionalidade dos eleitores”
	
	D-
	“Alfabetização” e “Acesso à internet”
	
	E-
	“Orientação ideológica” e “Filiação a partidos políticos”
Questão 4/5 - Sociologia Contemporânea
Ao elaborar o Interacionismo Simbólico, Erving Goffman se interessou em estudar grupos estigmatizados na sociedade. Em 1963, Goffman estudou como o estigma é projetado como esses grupos lidam com sua condição. (Referência: texto da rota da aula 4).    
Com base no conteúdo da aula 4, assinale a alternativa que destaca os tipos de estigma estudados por Goffman:
	
	A-
	Estruturais, macrossociais e psicológicos.
	
	B-
	Fisiológicos, transmitidos por linhagem (etnia, gênero, raça) e estruturais.
	
	C-
	Fisiológicos, psicológicos e transmitidos por linhagem (etnia, gênero, raça).
	
	D-
	Macrossociais, psicológicos e fisiológicos.
 
	
	E-
	Transmitidos por linhagem (etnia, gênero, raça), estruturais e psicológicos.
Questão 5/5 - Opinião Pública e Comportamento Político
O trabalho de Glaucio Ari Soares é considerado um dos primeiros trabalhos brasileiros na área de sociologia eleitoral. A hipótese geral desse tipo de análise é a de que a posição social define o foto, ou seja, a origem social do eleitor gera um conjunto de demandas que, ao final, reflete a posição política que ele adotará”. Fonte: Cervi, E., 2012. Opinião pública e comportamento político. Curitiba: Editora Intersaberes, adaptado.
 Com base na videoaula 4 e tendo como referência o quadro abaixo sobre a síntese da distribuição sociológica dos votos, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta quanto à classificação das afirmativas em verdadeiras e falsas:
Quadro 2. Síntese da distribuição sociológica dos votos
Fonte: Cervi (2012, p. 98).
I. O quadro pode ser interpretado da seguinte maneira: o conjunto de demandas dos estratos mais altos de determinada sociedade acabaria por identificar os indivíduos a ela pertencentes com as propostas veiculadas por partidos e políticos situados à direita do espectro ideológico.
II. O quadro pode ser interpretado da seguinte maneira: o conjunto de demandas dos estratos médios da população acabaria por identificar os indivíduos a ela pertencentes com as propostas veiculadas por partidos e políticos situados ao centro do espectro ideológico.
III. O quadro pode ser interpretado da seguinte maneira: o conjunto de demandas dos estratos mais baixos da população acabaria por identificar os indivíduos a ela pertencentes com as propostas veiculadas por partidos e políticos situados à esquerda do espectro ideológico.
IV. O quadro pode ser interpretado da seguinte maneira: o comportamento eleitoral é explicado pela natureza e densidade da interação desses indivíduos com os contextos sociais nos quais estão inseridos. Nesse caso, indivíduos em condições sociais baixas, tendem a votar nos partidos e nos políticos de direita.
	
	A- 
	V, F, V, F
	
	B-
	V, F, F, V
	
	C-
	F, V, V, F
	
	D-
	V, F, V, V
	
	E-
	V, V, V, F

Continue navegando