Buscar

Lei Orgânica da Assistência Social e Fazer Profissional

Prévia do material em texto

A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) prevê em seu artigo primeiro:
"A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas."
Sobre a LOAS e os objetivos da Assistência Social assinale a correta.
	
	A
	A Assistência Social é um direito do Estado e um dever de todo cidadão.
	
	B
	A lei prevê igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem quaisquer discriminações, no entanto o cidadão deve comprovar que é trabalhador honesto.
	
	C
	O caráter não contributivo garante os direitos da Assistência Social a todo cidadão independente de contribuição prévia.
	
	D
	Os direitos garantidos pela Assistência Social são amplos e universais, no entanto, dependem da existência de orçamento estatal e da liberação de verbas pelo Conselho Federal de Serviço Social.
O relacionamento, assim como os demais instrumentais do Serviço Social, pertence à ____________________, mas não pode ser apreendido a partir de seu agir imediato. Logo, os instrumentais não podem prescindir de um aporte teórico que os fundamente, bem como que de subsídios para uma prática profissional crítica e reflexiva.
	
	A
	Dimensão técnico-operativa
	
	B
	Dimensão metodológica-operativa
	
	C
	Dimensão ideológica
	
	D
	Dimensão teórico metodológica
Acerca da intencionalidade na utilização dos instrumentais, leia a frase abaixo:
“A intencionalidade na utilização dos instrumentais, como a observação e a abordagem, vai além da mera aplicação do instrumental pelo assistente social. Há compreensão dos instrumentos como integrantes da dimensão técnico operativa, que está diretamente conectada às demais dimensões profissionais: dimensões teórico-metodológica e ético-política. Ou seja, o profissional precisa compreender que o serviço social é uma profissão histórica que possui dimensões conectadas entre si”.
Diante desta leitura, é possível afirmar que:
	
	A
	As dimensões componentes do fazer profissional são desconectadas entre si,considerando que a dimensão técnico operativa é a única que trata, diretamente, do fazer profissional do Serviço Social.
	
	B
	Instrumentais como, por exemplo, a observação e a abordagem, não exigem a utilização, por parte do profissional, da dimensão ético – política da profissão.
	
	C
	O instrumental, utilizado com a intencionalidade no fazer profissional do assistente social, deve responder, única e exclusivamente, ao aspecto imediato da ação profissional e da demanda do usuário.
	
	D
	Os instrumentos são compreendidos como integrantes da dimensão técnico operativa, que está diretamente conectada às demais dimensões profissionais: dimensões teórico-metodológica e ético-política.
Na perspectiva psicossocial, o relacionamento vai assumindo elementos da psicanálise, na qual as_____________________________________________, pois ativam processos intelectuais e emocionais, formando atitudes e socializando o indivíduo”
Assinale a alternativa que preenche a corretamente a lacuna.
	
	A
	as relações sociais e interpessoais do Assistente Social com o usuário, podem ajudar na “cura” do cliente.
	
	B
	as pessoas podem ser mais gentis, assim facilitar o atendimento.
	
	C
	as dinâmicas de atendimento tendem a ser mais interessante.
	
	D
	as relações humanas e pessoais tem grande importância pela sua dinamicidade e utilidade no tratamento.
No que tange às dimensões que compõem o fazer profissional, estas devem ser compreendidas dentro de sua importância e relevância à profissão do Serviço Social. Para além disso, é mister elucidar o caráter qualitativo no que diz respeito a tais dimensões e seus rebatimentos sobre o fazer profissional.
Diante desta afirmativa, assinale a única alternativa correta.
	
	A
	Em que pese a relevância de todas as dimensões que compõem o fazer profissional, a dimensão técnico – operativa é, sem dúvida, a mais importante dentre todas as dimensões.
	
	B
	A dimensão ético – política, dado seu grau de importância no fazer profissional, deve ser considerada, exclusivamente, como a dimensão orientadora da prática profissional.
	
	C
	A utilização de instrumentos no fazer profissional do Serviço Social deve consolidar, especificamente, tais instrumentos como um fim em si mesmo na ação profissional.
	
	D
	Os instrumentos do exercício profissional envolvem aspectos ampliados de análise como, por exemplo, a correlação entre as demandas institucionais, as demandas apresentadas pelos usuários e a própria demanda profissional.

Continue navegando