Buscar

CONTABILIDADE PÚBLICA Atividade 1 1

Prévia do material em texto

Exercício: GST1685_EX_A1_201604000651_V1 
	25/08/2019
	Aluno(a): SAVIO TRINDADE FREIRE
	2019.3 EAD
	Disciplina: GST1685 - CONTABILIDADE PÚBLICA 
	201604000651
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Contabilidade Aplicada ao Setor Público
		
	
	tem por objetivo fornecer o suporte necessário para a instrumentalização do controle social, sendo responsável pelo julgamento das prestações de contas do Poder Executivo.
	
	abrange todas as entidades do setor público em seu campo de atuação, exceto autarquias e fundações mantidas e instituídas pelo Poder Público.
	
	tem por objeto o Balanço Patrimonial e as demais demonstrações contábeis das entidades públicas governamentais.
	
	é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Orçamentários e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
	 
	tem por objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão.
	
	
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sob o enfoque patrimonial, podemos definir que ¿as despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade¿. Dessa forma, é correto afirmar que.
		
	
	Do ponto de vista do patrimônio público, as despesas necessariamente são incorporadas no passivo dos entes públicos.
	
	As despesas por mutação patrimonial reduzem o patrimônio líquido.
	
	As despesas públicas não efetivas não causam quaisquer alterações no patrimônio do ente público.
	 
	Sob o enfoque patrimonial, a despesa constitui uma variação patrimonial diminutiva, porque reduz o patrimônio líquido.
	
	Toda despesa pública reduz o patrimônio líquido.
	
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Estado é uma entidade política e abstrata criada pela vontade da sociedade e cuja formação compreende os seguintes elementos:
		
	
	Executivo, Legislativo e Judiciário
	
	povo, território e estados membros
	 
	povo, território e governo soberano
	
	governo, poderes e administração pública
	
	território, governo soberano e poderes instituídos
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Que princípio da Administração Pública estabelece que os atos dos administradores públicos devem obrigatoriamente ter como finalidade o interesse público e não próprio ou de um conjunto de pessoas amigas ou outro interesse qualquer?
		
	
	Moralidade
	
	Soberania
	
	Eficiência
	 
	Impessoalidade
	
	Publicidade
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sob o enfoque orçamentário entende-se que o regime contábil é _______________ e sob o enfoque patrimonial o regime contábil é _________________.
		
	
	competência; misto
	
	misto; caixa
	
	caixa; competência
	 
	misto; competência
	
	competência, caixa
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sob o ponto de vista da sua função social, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública visando a:
		
	
	Assegurar a incondicional aprovação das contas.
	
	Distribuir os recursos entre os entes da Federação.
	
	Otimizar a utilização dos recursos públicos.
	
	Permitir a continuidade da gestão.
	 
	Fornecer informações necessárias à prestação de contas.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O art.37 da Constituição Federal determina que a Administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deve obedecer a princípios. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que não está relacionado com este artigo:
		
	
	Eficiência
	
	Legalidade
	
	Impessoalidade
	 
	Anualidade
	
	Moralidade
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os serviços públicos, conforme sua essencialidade, finalidade, ou seus destinatários, EXCETO:
		
	
	Serviços impróprios do Estado: a Administração presta-os diretamente, através da sua estrutura descentralizada, ou os delega a terceiros por permissão, concessão ou autorização. Esses serviços normalmente produzem renda e são regulamentados e controlados pelo Poder Público. Ex.: saneamento, transporte coletivo, conservação de estradas, etc.
	
	Serviços de utilidade pública: são aqueles para os quais a Administração reconhece a conveniência e importância para o bem-estar da população, podendo prestá-los diretamente ou permitir que sejam prestados por terceiros, através de concessão, permissão ou simples autorização. Ex.: comunicações, transporte coletivo, telefone, etc.
	
	Serviços próprios ou Indelegáveis: são aqueles relacionados diretamente com as atribuições do Estado e não podem ser delegados a particulares. Ex.: justiça, vigilância sanitária, segurança, etc.
	
	Serviços administrativos: são serviços necessários à organização do Estado ou às suas necessidades internas. Ex.: processamento de dados e imprensa nacional.
	 
	Serviços públicos: são aqueles que a Administração presta diretamente à comunidade, por serem essenciais para sobrevivência da sociedade e, portanto, podem ser delegados a terceiros. Ex.: defesa nacional, saúde pública, segurança pública, etc

Continue navegando