GESTÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
9 pág.

GESTÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL


DisciplinaGestão da Qualidade e da Segurança na Construção Civil149 materiais110 seguidores
Pré-visualização3 páginas
GESTÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		
	
	Disc.: GEST. CONST. CIVIL 
	
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Quanto a certificação LEED ¿ Leadership in Energy and Environmental Design é correto a afirmativa:
	
	
	
	Esta é a certificação mais utilizada no mundo, com mais de 550 mil empreendimentos certificados em 77 países. Este método de avaliação ambiental foi desenvolvido pela BRE, organização que estuda e desenvolve pesquisas sobre edifícios, gerando padrões referenciais e melhores práticas para o setor. Podemos afirmar que todas as opções acima estão corretas quanto a relação jurídica dos contratos de empreiteiros.
	
	
	 
Esta é uma certificação internacional desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale), aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini. Trata-se da gesta\u303o total do projeto para obter a alta qualidade ambiental do empreendimento de construc\u327a\u303o.
	
	
	 
LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações que foi desenvolvido pelo Green Building Council. Esta certificação funciona para todos os edifícios e pode ser aplicada a qualquer momento.
	
	
	O objetivo desta certificação é promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação, reconhecendo projetos que adotam soluções eficientes na construção, no uso, na ocupação e na manutenção dos edifícios.
	
	
	Para obter este selo, o empreendimento precisa alcançar, no mínimo, o perfil de Melhores práticas em três categorias, o nível Boas práticas em quatro categorias e o perfil Base em sete áreas.
	
Explicação:
De fato, estamos diante de um cenário em que inequivocamente o mercado brasileiro tem à sua disposição a execução de obras mediante o regime da administração com preço máximo garantido, que substitui com vantagens o tradicional contrato de empreitada. O benefício mais claro neste sentido com a referida modalidade está relacionado à questão a questão fiscal, visto que, diferentemente do que ocorre na empreitada, por exemplo o PIS (Programa de Integração Social) e o Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são recolhidos somente uma vez, e não duas vezes. Reitero que este contexto pode ser ¿aparente¿ benefício fiscal e tributário, com supostos lucros imediatos, mas com previsível e perigoso passivo posterior, com o comprometimento de sua continuidade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Processo que foi baseado na certificação francesa Démarche Haute Qualité Environnementale (HQE) e que é uma associação criada em 1997 com o intuito de desenvolver a ¿gestão da qualidade ambiental nos edifícios¿. Estamos tratando da certificação:
	
	
	
	SUSTENTAX
	
	
	LEED
	
	
	SGA
	
	
	AQUA
	
	
	PROCEL
	
Explicação:
A certificação AQUA, foi desenvolvida no Brasil através de uma parceria entre a Fundação Vanzolini, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e o Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB), um instituto francês que é referência mundial em pesquisas na construção civil. Esta certificação é baseada em normas européias com indicadores adaptados à realidade brasileira.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Como sabemos, o Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica é um programa de governo, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia ¿ MME e executado pela Eletrobrás. Foi instituído em 30 de dezembro de 1985, pela Portaria Interministerial n° 1.877, para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício. As ações do Procel contribuem para o aumento da eficiência dos bens e serviços, para o desenvolvimento de hábitos e conhecimentos sobre o consumo eficiente da energia e, além disso, postergam os investimentos no setor elétrico, mitigando, assim, os impactos ambientais e colaborando para um Brasil mais sustentável. Marque abaixo a alternativa relacionada a edificação:
	
	
	
	apoio a prefeituras no planejamento e implantação de projetos de substituição de equipamentos e melhorias na iluminação pública e sinalização semafórica.
	
	
	treinamentos, manuais e ferramentas computacionais voltados para a redução do desperdício de energia nos segmentos industrial e comercial, com a otimização dos sistemas produtivos.
	
	
	identificação, por meio do Selo Procel, dos equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes, o que induz o desenvolvimento e ao aprimoramento tecnológico dos produtos disponíveis no mercado brasileiro.
	
	
	promoção do uso eficiente de energia no setor de construção civil, em edificações residenciais, comerciais e públicas, por meio da disponibilização de recomendações especializadas e simuladores.
	
	
	ferramentas, treinamento e auxílio no planejamento e implantação de projetos que visem ao menor consumo de energia em municípios e ao uso eficiente de eletricidade e água na área de saneamento.
	
Explicação:
As ações do Procel contribuem para o aumento da eficiência dos bens e serviços, para o desenvolvimento de hábitos e conhecimentos sobre o consumo eficiente da energia e, além disso, postergam os investimentos no setor elétrico, mitigando, assim, os impactos ambientais e colaborando para um Brasil mais sustentável. Em 03 de maio de 2016, com a promulgação da Lei n° 13.280, um novo ciclo se iniciou, visto que o Procel passou a contar com uma fonte de recursos. Está prevista na Lei a definição de planos anuais de aplicação desses recursos, planos esses que são elaborados e aprovados, após processo de consulta pública, por representantes do governo e agentes do setor energético nacional, o que dá transparência e credibilidade aos investimentos realizados. Especificamente no seguimento da construção civil ou das edificações em geral, a única afirmativa correta é: ¿promoção do uso eficiente de energia no setor de construção civil, em edificações residenciais, comerciais e públicas, por meio da disponibilização de recomendações especializadas e simuladores¿.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação a SustentaX Engenharia de Sustentabilidade, marque abaixo a alternativa relacionada ao selo desta certificação.
	
	
	
	O objetivo deste selo é evitar-se multas por parte dos organismos oficiais.
	
	
	O objetivo desta certificação é servir de filtro de significância para a NBR ISO 14001.
	
	
	É correto afirmar que todas as alternativas acima estão relacionadas ao Selo sustentaX.
	
	
	O propósito do selo, é ¿ajudar os consumidores na identificação de produtos, materiais, equipamentos e serviços sustentáveis¿.
	
	
	O Selo SustentaX é a relação entre meio ambiente e segurança na indústria da construção civil.
	
Explicação:
O propósito do selo, é ¿ajudar os consumidores na identificação de produtos, materiais, equipamentos e serviços sustentáveis¿, que são analisados pelos seguintes critérios: i) Salubridade; ii) Qualidades; iii) Responsabilidade social; iv) Responsabilidade ambiental; v) Economia; vi) Segurança; vii) Comunicação com o consumidor e viii) Regularização jurídico-fiscal.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		¿O empreendedor deve fazer as escolhas de forma coerente e justificada, seguindo os seguintes fatores¿: 1. Política do empreendedor; 2. Exigências legais e regulamentares; 3. Avaliação de custos de investimento e