Buscar

Economia Brasileira Antônio Corrêa de Lacerda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia Brasileira Antônio Corrêa de Lacerda
O livro Economia Brasileira do autor Antônio Corrêa de Lacerda, monstra a história e evolução da economia brasileira, iniciando pelo período mercantil, desde os tempos coloniais, abordando a fase primário-exportadora, caracterizada pela expansão cafeeira iniciada no século XIX. Durante essa fase inicial, houve um significado processo de desenvolvimento gerando um surto inicial no final do século XIX, fazendo o país passar pelo processo de industrialização que se caracteriza pela substituição de importações.
Os autores consideraram a história econômica no Brasil dividida em duas partes: O período mercantil até 1930 e o período industrial de 1990 em diante. Sendo que no período mercantil destacou-se a fase colonial composta pelo período da cana de açúcar e do ouro e a fase primário-exportadora, caracterizado pela expansão cafeeira e quando verificou um significativo processo de desenvolvimento.
Com o aprofundamento das crises da economia tradicional e das estruturas herdadas do passado houve um aceleramento do advento da nova etapa de desenvolvimento capitalista brasileiro. Ocorreu um radical rompimento com o passado com o relativo enfraquecimento dos fazendeiros em prol da crescente influência do setor urbano industrial nas economias regionais. Esse processo passou pela grande depressão de 1930, onde vários projetos de desenvolvimentos foram implementados, atravessando diversos períodos como: a segunda grande guerra mundial, pelos anos de governo e suicídio de Getúlio Vargas, o planejamento estatal e consolidação do processo de substituição de importações realizadas por Juscelino Kubitschek até o grande milagre brasileiro.
Quando assumiu o país, o regime militar manteve a estratégia anterior levando o país a passar por uma grave distorção estrutural, com a concentração de renda, inflação e endividamento externo. Durante os anos 80 a economia do país atravessou uma profunda crise caracterizada por estagnação econômica com a inflação alcançando índices elevadíssimos. 0
Nesse período foram implementados diversos planos econômicos sem sucesso para enfrentar o problema da dívida externa e interna, até a implementação da URV e posterior adoção do Plano Real. O plano real pode ser considerado como a melhor experiência de estabilização da economia brasileira, porém os governantes não podem baixar a guarda em nenhum momento para que esse Dragão, assim como é chamada a inflação, volta a assombrar o povo brasileiro.
Um ótimo livro para poder compreender o processo de evolução da economia brasileira, passando pela fase de hiperinflação e os mirabolantes planos econômicos que sucumbiram até a fase da estabilização da economia conquistada depois do plano real.
site: http://www.resenhavirtual.com.br/blog/economia-brasileira-antonio-correa-lacerda/
 gostei (0)
 comentários(0)comente

Continue navegando

Outros materiais