Buscar

Divisão celular- meiose e mitose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Divisão Celular: Mitose e Meiose
Na Anáfase acontece a separação dos cromossomos irmãos até atingir os polos do centríolo. Ou seja, as cromátides irmãs se separam, dando origem a dois cromossomos filhos que são puxados lentamente ao polo do fuso ao qual está ligado. Esses polos se distanciam e os microtúbulos do cinetócoro ficam mais curtos, dessa maneira contribuem para a separação dos cromossomos.
Na Citocinese, o citoplasma é dividido em duas partes cada uma com seu núcleo para que aconteça a divisão celular. O citoplasma é dividido em dois por um anel contrátil de filamentos de actina e miosina que ao comprimir a célula em dois dá origem a duas células filhas cada uma com seu próprio núcleo. A maneira de dividir o citoplasma varia nos diferentes organismos. Nas células animais, a membrana plasmática sofre um estrangulamento progressivo na região mediana da célula até separar as duas células filhas.
Centrípeta é o nome dado á citocinese animal, nela a divisão do citoplasma avança de fora para dentro.
Nas células vegetais e da maioria das algas, a divisão do citoplasma ocorre pela formação de uma placa central constituídas por substâncias gelatinosas denominadas pectina. Essa placa cresce do centro para a periferia da célula á medida que as pectinas se depositam, daí a razão para a citocinese vegetal ser chamada de centrífuga. Nessa etapa reaparece a carioteca e os núcleos e os cromossomos voltam a se desespiralizar.
REFERÊNCIAS:
 Unidade de aprendizagem da semana 9 de Citologia- Divisão Celular: Meiose e Mitose, acessado aos 01-09-18.

Continue navegando