Buscar

Avaliação I - Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( peso.:1,50)
	
	Nota da Prova:
	8
	
Parte superior do formulário
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	1.
	O estudioso da sociedade e da educação Pierre Bourdieu (1930-2002) definiu a existência de ações cotidianas praticadas automaticamente e sem planejamento consciente. Elas ocorrem nos espaços familiares, no trabalho e em todos os espaços sociais. Estas ações compreendem o âmbito conceitual de:
	 a)
	Simbólico.
	 b)
	Habitus.
	 c)
	Campo.
	 d)
	Doxa.
	2.
	Na Idade Moderna, o homem passou a se preocupar em prolongar sua vida na Terra, fazendo estudos e buscando soluções e remédios para doenças e epidemias, porém esta preocupação não era levada em conta no período da Idade Média. Sobre a principal preocupação do homem no período anterior à Idade Moderna, analise as opções a seguir:
I- Salvar a alma da possibilidade do inferno.
II- Defender a ciência diante das teorias religiosas.
III- Negar a existência do céu e inferno.
IV- Conciliar fé/religião e razão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	3.
	A ciência social e a sociologia são enquadradas como uma ciência qualitativa e quantitativa, longe de serem consideradas como um conhecimento especulativo. Seu objeto de estudo é a vida social, política de uma época e coletividade. Estas áreas do conhecimento que surgiram no século XIX, com rigor de ciência, também fazem parte de um resultado de projetos de colonização e desenvolvimento no campo institucional. No contexto dos aspectos históricos das ciências sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O surgimento das novas tecnologias de informação, como os computadores, possibilitou o surgimento das ciências sociais. 
(    ) O processo colonizador de países mais distantes dos continentes foi um propulsor para o surgimento da antropologia.
(    ) Diversos escritores clássicos das ciências sociais aproveitaram as questões da industrialização como fonte de suas pesquisas.
(    ) Os contra-revolucionários do Iluminismo, como Voltaire e Bourdieu, são os principais fundadores do pensamento sociológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	A teoria econômica e social desenvolvida por Marx sobre o movimento do proletariado pode ser considerada como uma teoria clássica de grande contribuição para o estudo dos movimentos sociais. Marx tem como ponto de partida a ideia de que o movimento do proletariado precisaria formar-se a partir de três condições: a tomada de consciência de seu pertencimento a uma classe social, a descoberta de quem são seus opositores de classe e o seu projeto de transformação social. Nesse contexto, a sociologia contemporânea atualizou tal ideia afirmando que os movimentos sociais se formam ao construir uma identidade coletiva, uma definição de conflitos sociais e de uma utopia de mudança social. Com base nessa ideia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que formou sua identidade coletiva a partir da noção de “sem terra”, tem na estrutura da propriedade rural sua meta de movimento e restituição das injustiças sociais.
(    ) Segundo a teoria social e a sociologia contemporânea, os únicos movimentos sociais legítimos no Brasil são os sindicatos. 
(    ) O movimento denominado “O Grito dos Excluídos” organiza suas manifestações a partir de uma classe específica e, por isso, não representa um movimento social segundo os pressupostos da sociologia.
(    ) Os movimentos da população negra no Brasil estão organizadas em volta de uma identidade afro-brasileira, entendem-se como vítimas de um processo histórico de discriminação e pretendem modificar essa situação por meio de políticas de reconhecimento étnico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Um dos principais problemas que os sociólogos clássicos precisaram resolver foi a relação que existe entre os fatos sociais e os indivíduos. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que indica o que o sociólogo Emile Durkhein (1858-1917) defendeu com relação a este aspecto:
	 a)
	Os fatos são resultantes diretos das ações dos indivíduos.
	 b)
	Os fatos são resultantes das escolhas feitas pelos indivíduos.
	 c)
	Os fatos estão intimamente relacionados aos indivíduos.
	 d)
	Os fatos ocorrem independentemente da vontade dos indivíduos.
	6.
	A junção de eventos como as grandes navegações, a reforma luterana, a conquista da América, a colonização de outros continentes são os fundamentos de um período da sociedade chamado de modernidade. São momentos de superação da era medieval e resumem um conjunto dessas grandes mudanças. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Na mentalidade medieval, o importante era a salvação do homem e de sua alma.
II- A modernidade elevou a ideia de que o homem deveria seguir a vontade de Deus.
III- Conquistar outros continentes e sociedades está mais ligado à modernidade que à era medieval.
IV- Na cultura medieval, a religião teve um papel central na vida das pessoas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	7.
	Émile Durkhein (1858-1917) foi um sociólogo contemporâneo a Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920); entretanto, suas concepções de Sociologia e os pressupostos teórico-metodológicos divergiam profundamente. Com relação às teorias de Durkheim, analise as sentenças a seguir:
I- Defendia que a Sociologia deveria apresentar um caráter neutro e imparcial, bem como não se envolver em lutas sociais e conflitos políticos. 
II- O papel da Sociologia deveria apenas ser o de analisar os fenômenos e descrever o funcionamento da sociedade.
III- As estruturas sociais são diretamente dependentes dos atores sociais, condicionando as suas ações.
IV- A Sociologia dever ter como finalidade primordial explicar a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	Pierre Bourdieu foi um dos principais teóricos da sociedade contemporânea. Intelectual argelino, sua postura em face das questões sociais é de grande auxílio para os pesquisadores da escola enquanto instituição. Sobre o importante legado deste sociólogo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pierre Bourdieu pode ser considerado um dos principais teóricos da Sociologia da Educação, porque em suas análises ele aponta a importância do afeto e do carinho na criação das crianças, pensando cada menino e menina como uma flor em um jardim. Assim, os Jardins de Infância ganham uma grande importância no Brasil após a Constituinte de 1988.
	 b)
	Pierre Bourdieu pode ser considerado um dos principais teóricos da Sociologia Contemporânea, ao pensar a escola como um Aparelho Ideológico de Estado, plagiando de forma consentida as ideias de Louis Althusser.
	 c)
	Pierre Bourdieu pode ser considerado um dos principais teóricos da Sociologia da Educação porque possuiu uma visão extremamente crítica do sistema escolar francês. Em especial, suas críticas possuem um caráter de denúncia, ao delatar que o sistema escolar se comportava como ummeio de reprodução dos valores morais conservadores e das condições sociais vigentes.
	 d)
	Pierre Boudieu pode ser considerado um dos principais teóricos do Sociologia da Educação por ter uma postura abertamente monarquista. Assim, apontou o mesmo autor que os sistemas escolares das realezas nórdicas, como os da Noruega e Suécia, são os melhores do mundo segundo os órgãos internacionais.
	9.
	A nova mentalidade que predominou a partir do final da Idade Média e no início da modernidade foi forjada por eventos e movimentos que acarretaram mudanças e atuaram como dinamizadores do processo de superação do modelo de sociedade medieval. Com relação a estes eventos e movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As grandes navegações, marcadas pelos eventos da descoberta da América (1494), por Cristóvão Colombo; chegada às Índias, por Vasco da Gama, em 1498; e descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral (1500).
(    ) O movimento do renascimento científico foi marcado pelo racionalismo no entendimento da natureza, que por sua vez estimulou as pesquisas científicas e laboratoriais.
(    ) O movimento do Teocentrismo, em que Deus passa a ser considerado o centro das atenções.
(    ) O movimento da reforma religiosa ou Reforma Protestante, que teve como líder Lutero, na Alemanha do século XVI, caracterizou-se por apresentar críticas no âmbito religioso, político e econômico. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	O conceito de raças humanas é considerado superado ou ultrapassado, pois todos os homens e mulheres pertencem a uma única raça: a humana. O conceito raça foi substituído pelos antropólogos pelo termo etnia. Assim, compreendendo esse importante conceito: o que podemos compreender por etnocentrismo?
	 a)
	Atitude de compreender as sociedades humanas como sendo simbolicamente iguais, sendo as diferenças visíveis, como a cor de pele ou vestes, mera expressão cultural que não invalida as relações sociais profundas entre grupos diferentes.
	 b)
	Atitude de compreender as culturas humanas de modo hierarquizado, sendo uma sociedade considerada superior a outras.
	 c)
	Atitude de compreender uma cultura humana em suas idiossincrasias, isto é, em suas especificidades que a singularizam.
	 d)
	Atitude de compreender as culturas humanas de modo relativo, isto é, não existem grupos humanos superiores ou inferiores aos outros, pois são apenas diferentes.

Outros materiais