Buscar

prova 1 processos de exportacao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.	Toda entrada de mercadoria em território aduaneiro brasileiro sofre um controle administrativos por determinados órgãos, chamados de órgãos anuentes. Os órgãos anuentes são aqueles que realizam as funções de análise complementar das operações de exportação ou importação, variando de acordo com sua área específica de atuação, com competência determinada, através de normas e atuando, principalmente, para fins de desembaraço da mercadoria ou licenciamento da operação. Tendo em vista o desenvolvimento de atuação específica na área relacionada, os órgãos anuentes emitem pareceres técnicos relacionados aos produtos que estão sendo importados ou exportados. Isso significa que eles atuam como auxiliadores dos órgãos gestores. Dependendo do produto que ingressa no país, será necessário o certificado de anuência para que a mercadoria seja licenciada. Cada órgão anuente desempenha sua função. Sobre os órgãos anuentes no licenciamento das importações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
II- INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
III- ANVISA - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
IV- DECEX - Departamento de Operações de Comércio Exterior.
( ) Sua competências são relacionadas a vigilância sanitária nas fronteiras na importação de produtos que envolvam riscos a saúde. 
( ) Suas operações envolvem regimes aduaneiros especiais perante as licenças de importações. Os produtos declarados nas operações de importações estão sujeitos a fiscalização de pesos, medidas, preço, qualidade.
( ) Executa as políticas da qualidade e metrologia, promove harmonização das relações de consumo, fortalece a participação do país nas atividades internacionais relacionadas a qualidade e aprovação do produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PIFFER, Carla. Processos de importação. Indaial: Uniasselvi, 2013.
fundo_transparente_16x16.png a)	IV - II - III.
fundo_transparente_16x16.png b)	I - III - IV.
Ícone representando resposta correta c)	III - IV - II.
fundo_transparente_16x16.png d)	I - II - III.
2.	O mercado internacional é muito exigente e, ao mesmo tempo, oferece grandes riscos, por isso é muito importante o exportador analisar detalhadamente para onde exportar, sendo a pesquisa de mercado um investimento necessário que pode economizar dinheiro e fornecer elementos essenciais para a aproximação com o mercado consumidor. Conhecer, na medida do possível, as características gerais do país-alvo é de grande utilidade na hora de optar por esse ou aquele mercado. O estudo elaborado numa pesquisa de mercado objetiva apontar a maneira de obter melhores resultados. Ao concretizar uma exportação, o que deverá ser analisado com relação ao país importador. Analise as sentenças a seguir:
I- O exportador deverá conhecer a credibilidade do seu fornecedor.
II- A empresa exportadora deverá ter conhecimento sobre o sistema de câmbio do país e condições de cobrança para o qual está exportando.
III- Na internacionalização da mercadoria, o exportador deverá ter conhecimento dos riscos políticos e econômicos do país destino.
IV- As negociações numa exportação deverão ocorrer na modalidade de remessa direta.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Disponível em: <http://www.aprendendoaexportar.gov.br/gemasejoias/html/planejando/pesquisa_mercado_identificando_mercado_alvo.html>. Acesso em: 3 ago. 2016.
fundo_transparente_16x16.png a)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta b)	As sentenças II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças I e III estão corretas.
3.	A estruturação do comércio exterior brasileiro é formada por alguns órgãos e instituições relevantes para o comércio internacional. Entre os diversos órgãos atuantes, o principal deles tem por objetivo formular, adotar, implementar e coordenar políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, inclusive o turismo. E suas competências destacam-se definir as diretrizes e os procedimentos relacionados à política do comércio, estendendo-se ainda a orientar a política aduaneira, a formulação de diretrizes básicas da política tarifária nas importações e exportações. Esta entidade tem vínculo com a Presidência da República e outras subordinadas a ela. Com relação às informações apresentadas, qual é o principal órgão gestor do comércio exterior brasileiro?
fundo_transparente_16x16.png a)	Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX).
Ícone representando resposta correta b)	Câmara de Comércio Exterior (CAMEX).
fundo_transparente_16x16.png c)	Departamento de Defesa Comercial (DECOM).
fundo_transparente_16x16.png d)	Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
4.	Em algumas situações, os países utilizam barreiras para proteger os produtos domésticos com relação aos produtos importados. As barreiras tarifárias são de ampla divulgação, visto que constam nos compromissos assumidos em foros internacionais. Embora não haja uma definição precisa para barreira comercial, esta pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior. Existem diversos tipos de barreiras, tais como: tarifas incidentes na entrada da mercadoria a ser importada, tarifas e taxas aduaneiras. Sobre este assunto, o aumento das alíquotas do imposto de importação de maneira geral e específica são definidos como qual barreira comercial?
fundo_transparente_16x16.png a)	Subsídio de tarifas como medida de proteção à indústria nacional.
Ícone representando resposta correta b)	Tarifária e o antidumping como medida justificativa.
fundo_transparente_16x16.png c)	Tarifária e as taxas técnicas como medida justificativa.
fundo_transparente_16x16.png d)	Barreiras técnicas como controle técnico (específico) de importações competitivas.
5.	A exportação é a venda de mercadorias e serviços produzidos em território nacional que serão vendidos para consumidores de outros países, ou seja, vendidos no exterior. Em termos da dinâmica econômica, a exportação gera competências e um diferencial nos produtos e serviços a serem exportados. Além disso, se uma empresa conseguir clientes no exterior, ela precisará de toda uma logística internacional. Nesse contexto, entre as primeiras questões dos processos de exportação de uma empresa é definir como acontecerá a venda no exterior, isto é, se essa venda será de maneira direta ou indireta. Sobre uma venda indireta, analise as sentenças a seguir:
Ícone representando resposta correta a)	Ela consegue acontecer por meio de uma Trading Company, ou seja, serviços de uma empresa comercial exportadora.
fundo_transparente_16x16.png b)	Cooperativas de exportação e/ou despachante aduaneiro.
fundo_transparente_16x16.png c)	Ela consegue acontecer por meio de uma Trading Company e/ou despachante aduaneiro.
fundo_transparente_16x16.png d)	Ela consegue acontecer por meio de consórcios de exportação com capacidade de fazer tanto vendas diretas ou indiretas das empresas exportadoras.
6.	Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal controlador de todo território nacional com o objetivo de fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	As sentenças I, II e III estão corretas.
Ícone representando resposta correta b)	As sentenças
I, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As sentenças II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças II e IV estão corretas.
7.	A área de comércio exterior é essencial para a economia de um país. De um lado, temos as exportações que geram lucro para as empresas e aumento das divisas para o país. Por outro lado, temos as importações que, em uma via inversa, acabam escoando as divisas. É fato que nenhum país é autossuficiente para atender a todas as necessidades geradas pelo mercado interno. Nesta visão, a área de importação agrega benefícios para todas as áreas. Dependendo do segmento do mercado no qual a empresa está inserida, é necessário que ela busque no mercado alternativas de produtos que venham a atender à sua necessidade. Vários são os motivos que levam as empresas a importar. Sobre esses motivos, analise as sentenças a seguir:
I- Oferecer uma série de produtos atuando em mercados diversificados.
II- Possibilidade de adquirir produtos que não estão disponíveis no país doméstico, ou aqueles que o país não tem interesse em fabricar.
III- A importação de produtos externos com baixo custo eleva o consumo de determinados produtos, proporcionando a abertura de novas empresas no segmento sem afetar os produtores internos.
IV- É necessária a importação quando há escassez de matéria-prima e bens de capital.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	As sentenças I e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	As sentenças I, II e III estão corretas.
Ícone representando resposta correta c)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
8.	O Siscomex é o instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. O SISCOMEX foi, portanto, projetado para ser o instrumento pelo qual a legislação de comércio exterior seria executada. Todas as medidas administrativas incidentes sobre as importações e sobre as exportações deveriam, assim, ser implementadas mediante o SISCOMEX. Conforme as novas necessidades foram surgindo, novos sistemas foram criados e integrados ao Sistema. Após as novas implantações foram estabelecidos novos propósitos. Sobre os principais objetivos do Sistema Integrado de Comércio Exterior, analise as sentenças a seguir:
I- As mercadorias devem ser liberadas o mais rápido possível.
II- Facilitar e padronizar os serviços aduaneiros.
III- Incentivar as novas empresas inseridas no comércio exterior à participação da internacionalização.
IV- O embarque de mercadorias deve ser agilizado o máximo possível.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
FONTE: Disponível em: <http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/O_Portal_Siscomex>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Ícone representando resposta incorreta a)	As sentenças II e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta c)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças I, II e III estão corretas.
9.	Com o final da Segunda Guerra Mundial, boa parte dos países envolvidos na guerra precisavam se reestruturar. Assim, o mundo iniciou uma reorganização de suas estruturas em todas as áreas. Visando a uma necessidade de delimitação de negociação entre nações, os países aliados buscaram a criação de órgãos que delimitassem o comércio e auxiliassem os países que buscassem ajuda. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O FMI foi criado para ser um órgão que manteria o equilíbrio das taxas cambiais entre países e os acompanharia com problemas financeiros, ofertando fundos financeiros especiais para a estabilização da moeda, combatendo assim as restrições geradas pelo desequilíbrio da balança de pagamento entre os países.
( ) Após a criação do FMI, o Banco Internacional foi criado para auxiliar os países afetados pela guerra na sua reconstrução e desenvolvimento. Quando necessitassem, os países afetados podiam recorrer ao banco para adquirir recursos para suas reconstruções.
( ) A Organização Internacional do Comércio foi criada com o intuito de supervisionar as negociações de um regime moderno que diz respeito ao comércio internacional, baseada nos princípios fundamentais do liberalismo. O primeiro país a aderir foram os Estados Unidos da América.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png c)	F - V - V.
fundo_transparente_16x16.png d)	F - F - V.
10.	Ao iniciar as atividades com o comércio internacional, o primeiro passo para a empresa que deseja exportar é definir o que venderá nos mercados estrangeiros. A empresa deve identificar, dentro de sua linha de produtos, aqueles que atendam às necessidades e às preferências dos consumidores dos mercados estrangeiros a serem explorados. É preciso que a empresa reúna a maior quantidade possível de informações sobre o país ou os países para os quais deseja exportar. Ao dar início às exportações ou importações, deverá ser providenciado o registro de exportador ou importador. Sobre os órgãos envolvidos neste registro, analise as opções a seguir:
I- Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
II- Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX).
III- Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX).
IV- Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
V- Secretaria da Receita Federal (SRF).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.investexportbrasil.gov.br/sites/default/files/publicacoes/manuais/PUBExportPassoPasso2012.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2016.
fundo_transparente_16x16.png a)	As opções II, III e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta b)	As opções I, II, IV e V estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As opções I, II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As opções III, IV e V estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais