Buscar

MAED atividade prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Metodologias Aplicadas à Educação Ambiental - MEA
Data: 30 / 08 / 2019
Aluno (a): Marcos Antônio Zibell
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Avaliação contém 10 (dez) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
Nome / Data de entrega.
As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1)	O que é educação ambiental?
R: É um processo de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade considerando a temática de forma holística ou seja abordando seus aspectos econômicos, sociais políticos, ecológicos e éticos. 
2)	 A Educação Ambiental é definida como uma metodologia de análise que vêm surgindo a partir do crescente interesse do homem em assuntos relacionados ao meio ambiente, sendo vista atualmente como uma possibilidade de transformação ativa da realidade e das condições da qualidade de vida, por meio da conscientização obtida de práticas sociais. Defina como a educação ambiental atua no indivíduo. Cite uma característica da educação ambiental:
R:A educação ambiental em Foca no indivíduo e na coletividade, sendo caracterizada como um processo de construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas conservação do meio ambiente, devem estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal e não formal. 
3)	Cite dois princípios para a construção de propostas metodológicas em educação ambiental.
R:Podemos identificar alguns dos princípios fundamentais para a construção de propostas metodológicas em Educação Ambiental. O primeiro ponto refere-se à necessidade de partir da ideia de que qualquer metodologia para a Educação Ambiental tem que ser construída. No entanto, podemos buscar em diferentes propostas metodológicas inspiração para essa construção, revelando com isso um segundo princípio : as técnicas e instrumentos pedagógicos devem ser adaptadas as necessidades singulares do processo em curso. 
4)	Qual o problema ambiental que existe em sua cidade, que poderia entrar no currículo escolar como educação ambiental?
R:Um dos problemas ambientais em minha cidade é a degradação do Rio Iguaçu. O grande número de habitantes em torno do rio é a falta de investimentos em saneamento ambiental tornou o Iguaçu um dos rios mais poluídos do nosso país. 
5)	Segundo Paulo Freire, educar é?
R:Educar é um ato de conhecimento da realidade concreta, das situações vividas, um processo de aproximação crítica da própria realidade :compreender, refletir, criticar e agir são as ações pedagógicas pretendidas. 
6)	Cite 5 temas ambientais importantes para ser tratado em educação ambiental.
R:A água, o lixo, as queimadas, a energia e os animais.
7)	Comente sobre aula passeio segundo Freinet.
R:Observando as crianças na escola, este professor/pesquisador percebeu quanto elas se interessavam pelo mundo real, pelo mundo fora de sala de aula. Suas reflexões pedagógica sobre o enorme envolvimento das crianças nas brincadeiras e atividades que realizavam no intervalo das aulas foram de fundamental importância para a proposta passeio como uma técnica de ensino. Com relação ao que à aula passeio permite aprender, pode-se dizer que ela cumpre objetivos amplos:ensina uma atitude investigativa para os participantes, permite a ampliação das fontes de informação dos temas estudados em sala, em geral restrita aos livros, exercita o desenvolvimento da atitude de responsabilidade e organização entre os participantes, o autocontrole da conduta, desenvolve a linguagem oral e escrita, além de garantir uma aprendizado mais efetivo dos alunos,percebe se um sentido naquilo que realiza e aprende mais. 
8)	Qual a importância das atividades lúdicaconhecimento ambiental? 
R: Educação ambiental faz parte de um sistema educativo muito complexo, e por isso, é necessário que haja diferentes formas de incluir a temática ambiental nos currículos escolares, introduzindo mais criatividade e abandonando os modelos tradicionais. Assim, a educação ambiental nas escolas pode ser promovida através da ludicidade, como método de estímulo à conscientização dos temas ecológicos diversos pois a metodologia lúdica possibilita uma variedades de práticas de interação e motivação mútua e consequentemente de uma aquisição mais eficaz do conhecimento. 
9)	O que é história oral?
R:É um recurso moderno usado para a elaboração de documentos, arquivamento e estudos referentes a vida social de ppessoas.
10)	 Qual a relação entre educação ambiental e sustentabilidade?
R: é através da Educação Ambiental que se torna possível concientizar e mobilizar a sociedade sobre a necessidade de se implementar um estilo de vida sustentável que permita a existência humana na terra em sua Plenitude no futuro. Somente a educação ambiental pode viabilizar que o número amplo e heterogêneo de indivíduos se envolva mais efetivamente com a questão ambiental. Todos precisam entender sobre o que é sustentabilidade e a sua importância para que a interação do homem com o meio ambiente seja uma relação de coexistência e não de exploração. Sendo assim, a educação ambiental assume posição de destaque para construir os fundamentos de uma sociedade verdadeiramente sustentável. 
Metodologias Aplicadas à Educação Ambiental - MEA
Metodologias Aplicadas à Educação Ambiental - MEA

Outros materiais