Buscar

Plágio e Normas da ABNT

Prévia do material em texto

Prezados(as) acadêmicos(as),
 
Seguem algumas informações sobre PLÁGIO e como devem ser feitas as citações e referências, caso necessitem para os fóruns e estudos de caso.
As citações e referências devem ser realizadas conforme as NORMAS DA ABNT, após uma reflexão sobre o assunto que se pede no Fórum e/ou Estudo de Caso.
 
COPIAR TEXTO SEM CITAR O(A) AUTOR(A) é considerado PLÁGIO,
então cuidado!!!
ATENÇÃO!!! PLÁGIO SERÁ DESCONTADO NOTA.
 
Exemplo de REFERÊNCIAS:
 
 
	SOBRENOME, Prenomes. Título (em negrito ou itálico): subtítulo (se houver) Edição. Local: Editora, ano.
 
 
Como devem ser feitas as citações e referências
 
Exemplos de citação direta (quando citamos trecho de uma obra usando as palavras do(a) autor(a)):
Quando as transcrições no texto atingem até três linhas devem estar realizadas entre aspas duplas. Exemplo:
 
	Segundo Severino (2007, p. 171) “tão logo iniciada a digitação, o usuário deve da início ao salvamento do texto, evitando risco de perdas das partes já digitadas”.
 
Quando a citação direta for composta por mais de três linhas, deve ser apresentada num parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com letra menor (tamanho 10), sem parágrafo na primeira linha da citação e em espaço simples (1,0). Exemplo:
 
O comando para salvar um texto encontra-se no menu Arquivo, sob a designação Salvar como. É este o comando que deve ser usado quando se tratar do primeiro salvamento do texto e toda vez que se vai gravar pela primeira vez num disquete. Quando se tratar de ir salvando as demais  partes do texto, à medida que forem sendo digitadas, basta servir-se do comando Salvar ou do correspondente ícone (SEVERINO, 2007, p. 171- 172).
 
A Citação indireta, consiste em usar a ideia do autor, porém você expressa com as suas palavras. Exemplo:
	A internet é responsável por eliminar barreiras de tempo e espaço, permitindo acesso a milhares de informações armazenadas em seus Web sites, por meio do quais se pode consultar e colher elementos informativos de toda ordem (SEVERINO 2007).
 
Vale acrescentar que essa menção ao nome do(a) autor(a) e ao ano pode ocorrer no próprio texto, antes da citação com apenas a primeira letra do nome maiúscula, ou depois da citação, dentro dos parênteses, com todas as letras maiúsculas.
Observemos o mesmo exemplo, colocando o nome do autor anteriormente.
	Segundo Severino (2007), a internet é responsável por eliminar barreiras de tempo espaço...
 
Essa opção de mencionar o autor no próprio texto, antes da  citação, ou depois dela, pode ocorrer nos três tipos de citações, dependendo da escolha de quem escreve.
 
Exemplo de REFERÊNCIAS:
	SOBRENOME, Prenomes. Título (em negrito ou itálico): subtítulo (se houver) Edição. Local: Editora, ano.
 
Com apenas UM AUTOR:
	GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1995.

Continue navegando