Buscar

contabilidade financeira

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contabilidade Financeira (GFI13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( ) ( peso.:3,00)
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC - contribui para compreender a diferença entre o resultado de uma empresa que pode ser o lucro ou o prejuízo e o caixa destas empresas. Quando analisamos a Demonstração de Resultado - DR -, o lucro ou prejuízo não representa o valor em caixa da organização. Com relação às informações geradas pela DFC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É através desta demonstração que se visualiza a movimentação que ocorre no estoque das empresas em um período, permitindo verificarmos as origens das entradas e as destinações desses recursos.
(    ) A associação do lucro como caixa da empresa constantemente verificado, no entanto, trata-se de um equívoco, pois nem todo o caixa está associado ao lucro. 
(    ) As empresas podem receber recursos de terceiros que provêm da receita operacional (vendas), mas se trata de um empréstimo obtido junto a instituições financeiras, estas movimentações são exemplos de como podemos movimentar o caixa sem que alteremos o lucro ou o prejuízo do período.
(    ) Para visualizarmos a estrutura da DFC, devemos considerar não apenas os elementos operacionais, mas também aqueles que provêm de atividades não operacionais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	As empresas, ao realizarem atividades de compras para estoques, em relação às atividades dos seus fornecedores, estes concedem o "desconto comercial", denominado de "desconto incondicional" porque não há nenhuma condição que o determine. Este desconto existe quando a empresa está adquirindo a mercadoria e deixa de pagar o valor que consta na nota fiscal de compra e paga o valor de compra com o desconto (valor reduzido). Com relação aos fatos que alteram os valores das compras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Despesas acessórias: fretes e seguros quando estão a cargo do destinatário. Estes valores são acrescidos à conta Ativo Permanente do Imobilizado.
(    ) Descontos ou abatimentos incondicionais que constem na própria nota fiscal de compra: é registrado o valor líquido, já descontado os abatimentos incondicionais.
(    ) Devoluções de compras ou compras anuladas (total ou parcial): devem ser baixados da conta Estoque.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL, que não era obrigatória pela Lei das sociedades Anônimas n° 6.404/76, mudou em função das constantes alterações das normas contábeis no cenário mundial para tornar a informação contábil padronizada e retratando realmente a realidade das empresas, passou a ser obrigatória. De acordo com essas premissas, o que a DMPL poderá indicar?
	 a)
	A DMPL poderá indicar claramente a formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas por lucros. Servirá também para melhor compreensão, inclusive quanto ao cálculo dos dividendos obrigatórios.
	 b)
	A DMPL poderá indicar claramente a formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas por lucros. Servirá também para melhor compreensão, inclusive quanto ao cálculo dos tributos sobre a renda líquida.
	 c)
	A DMPL poderá indicar claramente a formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas pelas aplicações financeiras. Servirá também para melhor compreensão, inclusive quanto ao cálculo dos dividendos obrigatórios.
	 d)
	A DMPL poderá indicar claramente a formação e a utilização do Capital Social, e não apenas das originadas por novos investimentos. Servirá também para melhor compreensão, inclusive quanto ao cálculo dos dividendos regimentais.
	4.
	Conhecendo o conceito e o objetivo da DFC, pode-se prosseguir para identificar a sua composição, porém, antes de construirmos de fato a demonstração deve-se abortar a composição dos grandes grupos em que se encontram distribuídas as contas contábeis segundo sua natureza. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os tipos de transações de caixa atreladas às atividades operacionais de investimento e financiamento de acordo com o CPC 03:
	 a)
	A classificação dos pagamentos e recebimentos de caixa relaciona-se, normalmente com a natureza de transação que lhe dá origem. Assim, por exemplo, a compra de matéria-prima para produção é uma atividade de financiamento; a compra de uma máquina utilizada para a geração de outros produtos é uma atividade de investimento e, a emissão de ações da própria empresa é uma atividade de operacional.
	 b)
	A classificação dos pagamentos e recebimentos de caixa relaciona-se, normalmente com a natureza de transação que lhe dá origem. Assim, por exemplo, a compra de matéria-prima para produção é uma atividade operacional; a compra de uma máquina utilizada para a geração de outros produtos é uma atividade de financiamento e, a emissão de ações da própria empresa é uma atividade de investimento.
	 c)
	A classificação dos pagamentos e recebimentos de caixa relaciona-se, normalmente com a natureza de transação que lhe dá origem. Assim, por exemplo, a compra de matéria-prima para produção é uma atividade investimentos; a compra de uma máquina utilizada para a geração de outros produtos é uma atividade de operacional e, a emissão de ações da própria empresa é uma atividade de financiamento.
	 d)
	A classificação dos pagamentos e recebimentos de caixa relaciona-se, normalmente com a natureza de transação que lhe dá origem. Assim, por exemplo, a compra de matéria-prima para produção é uma atividade operacional; a compra de uma máquina utilizada para a geração de outros produtos é uma atividade de investimento e, a emissão de ações da própria empresa é uma atividade de financiamento.
	5.
	No abatimento sobre vendas, a empresa não devolve aos seus fornecedores as mercadorias que não foram vendidas, mas acontece uma negociação entre cliente e fornecedor para que o valor da venda seja diminuído evitando assim uma devolução. O abatimento não gera uma circulação de mercadoria, por isso não gera ICMS. Nas devoluções, as empresas devolvem as mercadorias porque estão em desacordo com o pedido ou com defeitos, e como consequência gera uma circulação de mercadorias e emite-se uma nota fiscal, podendo gerar ICMS caso o comprador seja contribuinte deste imposto. Com relação aos fatos que alteram as vendas e que envolvem situações financeiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Descontos comerciais: ocorrem no momento da compra (obtidos) ou da venda (concedidos) e são destacados na própria Nota Fiscal. São também denominados Descontos Incondicionais. 
(    ) Descontos financeiros: ocorrem no momento da liquidação de uma dívida ou do recebimento de um direito, fato posterior ao da compra ou da venda. 
(    ) O desconto financeiro, obtido ou concedido no momento da quitação de uma duplicata, só ocorre mediante condição imposta à instituição financeira; normalmente, quitação após o vencimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	6.
	O Balanço Patrimonial representa de forma clara a posição financeira dos direitos e obrigações em determinado momento de uma empresa, estruturada por meio de duas colunas. Assim, a coluna do lado direito é chamada Passivo e Patrimônio Líquido, e a coluna do lado esquerdo é chamada Ativo. Sobre essas contas, analise as afirmativas a seguir:
I- O Patrimônio Líquido representa todas as obrigações que a empresa possui e devem ser pagasaos acionistas, em função da capacidade de gerar lucro dos bens e direitos que a empresa possui.
II- O Ativo representa todos os bens e direitos de uso de recursos da empresa capazes de gerar produção, vendas e fluxo de caixa, procurando, assim, gerar um potencial lucro.
III- O Passivo representa todos os compromissos com terceiros, ou seja, por meio do passivo registram-se todas as obrigações a serem pagas pela empresa.
IV- O Patrimônio Líquido é basicamente a diferença entre o total do Ativo e os Passivos. Em síntese, é capital próprio dos acionistas da empresa, que vem a ser o total dos bens e direitos (o Ativo), menos o total das obrigações com terceiros (o Passivo).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	7.
	Todo processo de vendas possui as receitas brutas e líquidas, assim, considera-se receita líquida de um negócio a receita bruta vinda de suas operações, menos: os impostos sobre as vendas, a serem repassados ao governo; as devoluções, ou seja, vendas canceladas; os descontos que aconteceram no período. Destes valores a serem descontados da receita bruta, os impostos variam proporcionalmente em função do valor da venda bruta. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O imposto sobre produtos industrializados (IPI) faz parte da base de impostos sobre as vendas brutas.
(    ) O Imposto Sobre Serviços (ISS) vindos de qualquer origem não fazem parte da base de impostos das vendas brutas.
(    ) O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) faz parte da base de impostos das vendas brutas.
(    ) O Programa de Integração Social (PIS) não faz parte do grupo de impostos a ser considerado sobre as vendas brutas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	O capital social de uma empresa representa o investimento feito pelos acionistas nos ativos da empresa. Este investimento abrange, além do capital já entregue à empresa, os valores dos lucros obtidos e retidos, que, por decisão dos acionistas, se incorpora ao capital social. Para sua contabilização, o capital social divide-se em três componentes. Sobre esses componentes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Capital subscrito.
II- Capital social a realizar.
III- Capital social realizado.
(    ) É o recurso monetário feito pelos acionistas, registrado no Balanço Patrimonial, que ainda não foi materializado em dinheiro.
(    ) Significa o compromisso de recurso monetário que os sócios de uma empresa assumem para contribuir nos seus ativos.
(    ) É o recurso monetário feito pelos acionistas, o qual já foi materializado em dinheiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	9.
	A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) evidencia o quanto de dinheiro entra e sai da empresa ao longo de um trimestre ou de um ano. Em primeira análise, isso parece muito com a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), na medida em que se registra o desempenho financeiro ao longo de um determinado período, mas há uma grande diferença entre os dois indicadores. O que os distingue é a forma de registro na contabilidade, se no regime de competência ou de caixa. A Demonstração do Fluxo de Caixa irá indicar quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo. Com relação à DFC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) Em determinado período, a empresa apresentou um lucro, no entanto, não podemos afirmar que este lucro representa o valor em caixa da empresa.
(    ) A DRE Demonstração do Resultado do Período ou DR Demonstração do Resultado apura o resultado das empresas com base no Regime de Caixa (por esse motivo é elaborada a DFC Demonstração do Fluxo de Caixa).
(    ) As movimentações contábeis são realizadas no momento em que ocorrem, porém não correspondem à movimentação exata do caixa deste mesmo período. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	10.
	O controle de estoque possui uma importância significativa para as empresas, cabendo observar que a sua mensuração afeta diretamente a elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado Econômico, devendo abranger, como regra geral, tanto as mercadorias e os produtos de propriedade da empresa, em seu poder ou em poder de terceiros, quanto as mercadorias e os produtos de propriedade de terceiros que estejam sob a custódia da empresa. As empresas podem adotar como sistema para o controle de estoque, o inventário periódico, este é o sistema mais comum nas empresas de pequeno porte, conforme o artigo 289 do RIR Regulamento do Imposto de Renda de 1999. O inventário periódico é o sistema em que há o controle de estoque pela averiguação da contagem física de seus itens, ou seja, não é efetuado o controle contínuo das movimentações de entrada e saída de mercadorias ou de produtos, bem como seu saldo final. Com relação ao Inventário Periódico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A necessidade de um Inventário Físico das mercadorias existentes em cada etapa das operações de compras e vendas dos estoques da empresa.
(    ) A valorização do Inventário Físico por um preço de custo aceitável para cada item inventariado, multiplicado pela quantidade encontrada. A somatória dos valores é utilizado para obter o Valor Total do Inventário.
(    ) O Custo das Mercadorias à Disposição de Vendas (MDV) é obtido pela soma do Estoque Inicial (EI) mais as Compras (C). Portanto: MDV = EI +C.
(    ) O Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) é obtido indiretamente pela subtração do Estoque Final (EF) do MDV; portanto, CMV = MDV - EF. Exemplificando com os números da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
Parte inferior do formulário

Continue navegando